O dissídio de Professor Universitário na Área de Didática 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234505 no cargo de Professor Universitário na Área de Didática.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 8.297,88

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.963 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Cacoal - RO

R$ 3.423,03

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

676 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Superior - Pós-Graduação e Extensão

R$ 9.366,34

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

6.249 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de didática Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.

Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.

Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor Universitário na Área de Didática

O Professor de ensino superior na área de didática planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.

Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.

Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.

Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.

Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.

Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.

Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.

Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .

Funções do Professor de ensino superior na área de didática

O profissional Professor Universitário na Área de Didática deve orientar alunos, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, supervisionar formação pedagógica em estágios, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, demonstrar competências pessoais, participar de atividades administrativas, atualizar-se na Área, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, comunicar-se, produzir material de trabalho, avaliar o trabalho acadêmico científico.

Condições de trabalho da profissão

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática

Um Professor de ensino superior na área de didática deve estudar diferentes formas de comunicação, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, trabalhar em equipe, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, atribuir notas e conceitos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, planejar pesquisas, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, participar de comissões, estudar a produção científica da área, trabalhar com diferentes formas de interação humana, realizar revisão da literatura na área, redigir publicações científicas, prever fontes de financiamento, dialogar com os alunos, participar de associações de classe, estudar a legislação educacional, avaliar currículos e propostas pedagógicas, colaborar em comissões de avaliação, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, participar de associações científicas, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, sugerir composição de bancas examinadoras, avaliar trabalhos científicos, redigir relatórios de pesquisa, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, produzir planos de cursos e de aulas, orientar alunos de iniciação científica, demonstrar postura crítica, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, organizar publicações, produzir artigos para divulgação, coletar dados e materiais para pesquisa, desenvolver propostas de avaliação, analisar dados e materiais de pesquisa, estudar propostas e políticas educacionais, avaliar o desempenho dos alunos, organizar coletâneas, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, estudar outros idiomas, analisar os problemas da realidade brasileira, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, participar de atividades culturais, sistematizar conteúdos, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, constituir grupos de pesquisa, produzir textos para uso pedagógico, coordenar áreas, disciplinas e turmas, atuar em banca examinadora docente e discente, produzir cartazes, avaliar planos de ação pedagógica, avaliar cursos, atuar em comissões editoriais, avaliar material didático, avaliar currículos de alunos, programar cursos para atendimento a demandas externas, atender alunos, individualmente e em grupo, coordenar convênios, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, planejar eventos e seminários, realizar eventos, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), elaborar pareceres, sistematizar dados e materiais de pesquisa, planejar projetos de intervenção pedagógica, estudar a constituição de profissões no campo educacional, planejar os ambientes de aprendizagem, gerenciar convênios, gerenciar projetos, elaborar projetos de extensão, exercer cargos de direção, elaborar programas e cronogramas, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, orientar monitores, dominar a língua portuguesa, avaliar políticas educacionais, coordenar equipes de trabalho, produzir vídeos, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), exercer cargos de representação, participar de reuniões, atuar em projetos de extensão, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, participar de congressos e eventos científicos, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, treinar auxiliares de pesquisa, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, dialogar com os professores da instituição, avaliar projetos de extensão, coordenar reuniões, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, atuar em debates, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, coordenar projetos pedagógicos, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, coordenar pesquisas, divulgar resultados de pesquisas, proferir palestras, preencher relatórios de atividades, planejar aulas, demonstrar postura ética, produzir instrumentos de avaliação, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, prestar assessoria a órgãos públicos, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, analisar pesquisas educacionais, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, avaliar projetos de pesquisa, planejar a produção de materiais didáticos, atuar no processo de seleção de alunos e professores, produzir transparências, avaliar a própria prática de pesquisa, participar de colegiados, dialogar com as entidades representativas, coordenar grupos de pesquisa, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, coordenar eventos, planejar projetos de extensão, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, coordenar cursos, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, produzir hipertextos, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, compromissar-se social e politicamente, avaliar o desenvolvimento das aulas, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, estabelecer relações com os órgãos de fomento, coordenar projetos de extensão, auto avaliar-se, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, discutir resultados de avaliação, desenvolver atividades interativas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor Universitário na Área de Didática ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Universitário na Área de Didática e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 4.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Universitário na Área de Didática em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor Universitário na Área de Didática ficou em 6.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025

O salário de Professor Universitário na Área de Didática mostrado aqui é resultado do levantamento de 11.634 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Universitário na Área de Didática com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor Universitário na Área de Didática CBO 234505 salário