O dissídio de Professor de Ensino Superior na Área de Didática 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234505 no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Didática.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 8.264,98

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.001 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Campinas - SP

R$ 15.672,35

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

738 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de didática Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.

Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.

Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor de Ensino Superior na Área de Didática

O Professor de ensino superior na área de didática planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.

Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.

Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.

Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.

Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.

Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.

Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.

Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .

Funções do Professor de ensino superior na área de didática

O profissional Professor de Ensino Superior na Área de Didática deve supervisionar formação pedagógica em estágios, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, avaliar o trabalho acadêmico científico, atualizar-se na Área, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, participar de atividades administrativas, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, orientar alunos, produzir material de trabalho, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional.

Condições de trabalho da profissão

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática

Um Professor de ensino superior na área de didática deve promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, planejar projetos de extensão, sugerir composição de bancas examinadoras, estudar a produção científica da área, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, auto avaliar-se, proferir palestras, redigir publicações científicas, orientar monitores, avaliar projetos de extensão, produzir textos para uso pedagógico, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, participar de comissões, prestar assessoria a órgãos públicos, planejar os ambientes de aprendizagem, gerenciar convênios, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, trabalhar em equipe, redigir relatórios de pesquisa, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, coordenar áreas, disciplinas e turmas, coletar dados e materiais para pesquisa, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), exercer cargos de direção, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, produzir instrumentos de avaliação, produzir transparências, atribuir notas e conceitos, preencher relatórios de atividades, dialogar com os alunos, produzir artigos para divulgação, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, trabalhar com diferentes formas de interação humana, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, constituir grupos de pesquisa, participar de reuniões, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, estudar diferentes formas de comunicação, realizar eventos, coordenar pesquisas, avaliar projetos de pesquisa, estudar a constituição de profissões no campo educacional, organizar coletâneas, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, avaliar material didático, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, atuar em banca examinadora docente e discente, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, coordenar reuniões, sistematizar dados e materiais de pesquisa, participar de colegiados, estabelecer relações com os órgãos de fomento, atuar em projetos de extensão, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, participar de associações de classe, estudar outros idiomas, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, analisar os problemas da realidade brasileira, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, avaliar cursos, planejar pesquisas, analisar pesquisas educacionais, produzir cartazes, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, coordenar cursos, colaborar em comissões de avaliação, programar cursos para atendimento a demandas externas, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, avaliar trabalhos científicos, participar de congressos e eventos científicos, exercer cargos de representação, prever fontes de financiamento, treinar auxiliares de pesquisa, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, demonstrar postura crítica, coordenar projetos de extensão, participar de associações científicas, avaliar currículos de alunos, coordenar convênios, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, desenvolver propostas de avaliação, dominar a língua portuguesa, estudar propostas e políticas educacionais, estudar a legislação educacional, atender alunos, individualmente e em grupo, coordenar equipes de trabalho, avaliar planos de ação pedagógica, avaliar currículos e propostas pedagógicas, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, atuar em debates, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, planejar eventos e seminários, produzir vídeos, planejar a produção de materiais didáticos, dialogar com as entidades representativas, coordenar grupos de pesquisa, planejar projetos de intervenção pedagógica, produzir hipertextos, produzir planos de cursos e de aulas, coordenar eventos, avaliar o desenvolvimento das aulas, realizar revisão da literatura na área, planejar aulas, avaliar a própria prática de pesquisa, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, elaborar pareceres, desenvolver atividades interativas, coordenar projetos pedagógicos, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, orientar alunos de iniciação científica, sistematizar conteúdos, analisar dados e materiais de pesquisa, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, demonstrar postura ética, organizar publicações, participar de atividades culturais, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, dialogar com os professores da instituição, divulgar resultados de pesquisas, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, elaborar programas e cronogramas, discutir resultados de avaliação, gerenciar projetos, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), atuar em comissões editoriais, elaborar projetos de extensão, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, compromissar-se social e politicamente, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, atuar no processo de seleção de alunos e professores, avaliar o desempenho dos alunos, avaliar políticas educacionais, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Ensino Superior na Área de Didática ficou em 3.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Didática e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 3.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Superior na Área de Didática em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ensino Superior na Área de Didática ficou em 7.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025

O salário de Professor de Ensino Superior na Área de Didática mostrado aqui é resultado do levantamento de 11253 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Superior na Área de Didática com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Ensino Superior na Área de Didática CBO 234505 salário

Valor do salário na CCT 2025 de Professor de Ensino Superior na Área de Didática em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Ensino Superior na Área de Didática por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo 27h 7.956,60 8.264,98 11.663,78 60,98 4.30%
Minas Gerais 21h 5.448,20 5.659,36 7.986,65 54,36 4.90%
Ceará 34h 4.373,75 4.543,26 6.411,58 26,65 8.30%
Santa Catarina 26h 6.208,06 6.448,67 9.100,55 50,30 4.30%
Goiás 23h 4.840,08 5.027,66 7.095,19 42,97 4.70%
Rio Grande do Sul 22h 6.419,53 6.668,33 9.410,55 59,69 5.40%
Bahia 29h 4.382,67 4.552,53 6.424,67 31,46 7.00%
Paraná 27h 4.165,68 4.327,13 6.106,58 32,39 7.40%
Pernambuco 35h 5.742,35 5.964,90 8.417,85 34,26 4.90%
Rio de Janeiro 26h 6.026,18 6.259,73 8.833,92 48,48 6.50%
Espírito Santo 29h 6.221,45 6.462,57 9.120,18 43,83 7.80%
Rondônia 41h 6.600,52 6.856,34 9.675,87 33,30 7.10%
Pará 34h 6.742,62 7.003,95 9.884,18 40,81 5.60%
Amazonas 43h 7.753,70 8.054,21 11.366,34 37,77 5.00%
Paraíba 35h 4.152,70 4.313,65 6.087,55 24,31 7.10%
Alagoas 41h 5.297,49 5.502,81 7.765,73 26,63 6.50%
Rio Grande do Norte 28h 2.846,30 2.956,61 4.172,46 21,42 5.70%
Maranhão 26h 4.874,18 5.063,09 7.145,18 39,32 7.00%
Sergipe 21h 3.166,16 3.288,87 4.641,36 31,80 6.90%
Piauí 34h 6.050,33 6.284,82 8.869,33 36,91 8.10%
Distrito Federal 24h 4.444,61 4.616,87 6.515,47 38,66 7.30%
Mato Grosso 30h 5.763,79 5.987,18 8.449,29 39,40 4.70%
Tocantins 22h 5.747,64 5.970,40 8.425,61 53,61 7.50%
Mato Grosso do Sul 12h 2.085,53 2.166,36 3.057,23 37,40 6.20%
Roraima 33h 2.328,53 2.418,77 3.413,44 14,70 6.20%
Acre 43h 3.711,70 3.855,55 5.441,07 18,02 5.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Ensino Superior na Área de Didática.

Dissídio de Professor de Ensino Superior na Área de Didática por cidade

Quanto ganha um Professor de Ensino Superior na Área de Didática nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Ensino Superior na Área de Didática na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo, SP 21 6.445,48 6.695,29 9.448,59 63,91 6.70%
Belo Horizonte, MG 14 4.482,09 4.655,80 6.570,40 67,50 7.60%
Goiânia, GO 20 4.190,98 4.353,41 6.143,66 44,56 8.30%
Sobral, CE 32 4.467,58 4.640,73 6.549,14 28,56 4.60%
Campinas, SP 41 15.087,60 15.672,35 22.117,30 77,35 8.00%
Salvador, BA 28 4.029,10 4.185,25 5.906,35 29,94 7.40%
Fortaleza, CE 26 3.614,89 3.754,99 5.299,16 28,47 5.20%
Crato, CE 44 4.506,72 4.681,38 6.606,51 21,44 4.50%
Recife, PE 32 6.673,68 6.932,33 9.783,11 42,67 8.00%
Joinville, SC 36 10.008,92 10.396,83 14.672,33 58,44 7.80%
Manaus, AM 43 7.787,91 8.089,74 11.416,49 37,97 7.10%
Belém, PA 36 7.548,60 7.841,16 11.065,68 44,17 7.20%
Palhoça, SC 25 5.057,87 5.253,90 7.414,47 42,25 4.70%
Sete Lagoas, MG 37 7.588,59 7.882,70 11.124,31 42,34 5.80%
Porto Velho, RO 40 7.129,27 7.405,58 10.450,98 37,40 6.20%
Rio de Janeiro, RJ 27 7.677,26 7.974,80 11.254,28 58,41 4.70%
Maceió, AL 42 5.986,54 6.218,57 8.775,83 29,92 6.50%
São Leopoldo, RS 5 1.648,07 1.711,95 2.415,95 68,48 8.20%
Vitoria, ES 36 7.564,48 7.857,66 11.088,96 43,73 7.10%
Guarulhos, SP 38 7.468,02 7.757,46 10.947,56 40,64 5.60%
Canoas, RS 20 6.806,57 7.070,38 9.977,93 69,31 6.70%
Feira de Santana, BA 29 6.238,18 6.479,95 9.144,71 45,38 6.20%
Itumbiara, GO 18 4.456,13 4.628,84 6.532,36 52,14 8.10%
Brasília, DF 24 4.444,61 4.616,87 6.515,47 38,66 7.60%
Niterói, RJ 28 6.623,51 6.880,22 9.709,57 48,51 5.50%
Lages, SC 16 3.939,63 4.092,32 5.775,20 52,16 6.00%
Bragança Paulista, SP 40 9.181,46 9.537,30 13.459,33 48,28 6.60%
Aracaju, SE 21 3.278,40 3.405,46 4.805,89 32,11 4.90%
Curitiba, PR 18 2.830,55 2.940,26 4.149,38 33,29 6.80%
São Luís, MA 26 4.730,50 4.913,84 6.934,55 37,65 8.10%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Ensino Superior na Área de Didática. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Ensino Superior na Área de Didática no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2025 (%)
Educação superior - graduação e pós-graduação 6.239,35 6.481,16 9.146,41 6.30%
Educação superior - graduação 5.279,95 5.484,58 7.740,00 7.20%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 7.149,51 7.426,60 10.480,65 7.90%
Educação superior - pós-graduação e extensão 4.394,71 4.565,04 6.442,32 4.80%
Ensino fundamental 6.362,20 6.608,78 9.326,51 7.10%
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas 6.197,50 6.437,70 9.085,07 6.20%
Educação infantil - pré-escola 1.995,34 2.072,67 2.925,01 4.70%
Locação de mão-de-obra temporária 3.329,20 3.458,23 4.880,36 6.10%
Ensino médio 6.158,28 6.396,95 9.027,57 5.80%
Administração pública em geral 4.070,71 4.228,48 5.967,36 8.20%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 7.746,70 8.046,94 11.356,09 4.40%
Educação profissional de nível técnico 4.943,41 5.135,00 7.246,67 4.70%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 3.738,19 3.883,07 5.479,90 4.80%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 6.084,64 6.320,46 8.919,62 4.10%
Educação infantil - creche 1.652,30 1.716,33 2.422,14 5.40%
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza 4.400,02 4.570,56 6.450,11 8.10%
Ensino de idiomas 4.317,66 4.485,00 6.329,37 5.90%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 9.715,59 10.092,14 14.242,33 6.00%
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais 9.693,96 10.069,67 14.210,62 4.70%
Outras atividades esportivas não especificadas anteriormente 3.610,08 3.750,00 5.292,11 8.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.