O dissídio de Professor de Ensino Superior na Área de Didática 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234505 no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Didática.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 8.297,88

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.963 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Cacoal - RO

R$ 3.423,03

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

676 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Superior - Pós-Graduação e Extensão

R$ 9.366,34

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

6.249 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de didática Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.

Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.

Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor de Ensino Superior na Área de Didática

O Professor de ensino superior na área de didática planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.

Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.

Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.

Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.

Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.

Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.

Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.

Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.

Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.

Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.

Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.

Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .

Funções do Professor de ensino superior na área de didática

O profissional Professor de Ensino Superior na Área de Didática deve supervisionar formação pedagógica em estágios, avaliar o trabalho acadêmico científico, orientar alunos, produzir material de trabalho, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, participar de atividades administrativas, demonstrar competências pessoais, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, atualizar-se na Área, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.

Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática

Um Professor de ensino superior na área de didática deve desenvolver propostas de avaliação, avaliar o desempenho dos alunos, participar de colegiados, organizar publicações, produzir textos para uso pedagógico, produzir hipertextos, realizar revisão da literatura na área, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, demonstrar postura crítica, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, analisar os problemas da realidade brasileira, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, sistematizar dados e materiais de pesquisa, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, avaliar a própria prática de pesquisa, participar de associações de classe, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, atribuir notas e conceitos, planejar projetos de intervenção pedagógica, planejar os ambientes de aprendizagem, coordenar projetos pedagógicos, realizar eventos, coordenar convênios, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, sistematizar conteúdos, treinar auxiliares de pesquisa, produzir planos de cursos e de aulas, exercer cargos de direção, orientar alunos de iniciação científica, dialogar com as entidades representativas, programar cursos para atendimento a demandas externas, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, coordenar eventos, coordenar equipes de trabalho, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, participar de comissões, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, coordenar projetos de extensão, atuar em banca examinadora docente e discente, divulgar resultados de pesquisas, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, dialogar com os professores da instituição, redigir publicações científicas, estudar outros idiomas, atuar em comissões editoriais, avaliar trabalhos científicos, desenvolver atividades interativas, demonstrar postura ética, colaborar em comissões de avaliação, coordenar cursos, estudar a constituição de profissões no campo educacional, estudar a legislação educacional, participar de reuniões, produzir artigos para divulgação, participar de atividades culturais, elaborar projetos de extensão, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, redigir relatórios de pesquisa, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, dialogar com os alunos, trabalhar em equipe, prestar assessoria a órgãos públicos, planejar aulas, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, avaliar projetos de extensão, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, exercer cargos de representação, coordenar grupos de pesquisa, planejar a produção de materiais didáticos, dominar a língua portuguesa, coletar dados e materiais para pesquisa, atuar em projetos de extensão, produzir transparências, orientar monitores, avaliar políticas educacionais, constituir grupos de pesquisa, organizar coletâneas, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), participar de associações científicas, prever fontes de financiamento, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, planejar pesquisas, compromissar-se social e politicamente, estudar diferentes formas de comunicação, produzir instrumentos de avaliação, estudar propostas e políticas educacionais, estabelecer relações com os órgãos de fomento, atuar no processo de seleção de alunos e professores, produzir vídeos, avaliar currículos e propostas pedagógicas, elaborar pareceres, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, analisar pesquisas educacionais, proferir palestras, atuar em debates, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, planejar eventos e seminários, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, elaborar programas e cronogramas, analisar dados e materiais de pesquisa, trabalhar com diferentes formas de interação humana, estudar a produção científica da área, avaliar projetos de pesquisa, coordenar pesquisas, avaliar o desenvolvimento das aulas, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, avaliar planos de ação pedagógica, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, sugerir composição de bancas examinadoras, avaliar currículos de alunos, discutir resultados de avaliação, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, planejar projetos de extensão, coordenar áreas, disciplinas e turmas, produzir cartazes, atender alunos, individualmente e em grupo, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), gerenciar convênios, auto avaliar-se, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, coordenar reuniões, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, gerenciar projetos, participar de congressos e eventos científicos, avaliar material didático, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, preencher relatórios de atividades, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, avaliar cursos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Ensino Superior na Área de Didática ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ensino Superior na Área de Didática e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 6.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ensino Superior na Área de Didática em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ensino Superior na Área de Didática ficou em 3.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025

O salário de Professor de Ensino Superior na Área de Didática mostrado aqui é resultado do levantamento de 11.634 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ensino Superior na Área de Didática com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Ensino Superior na Área de Didática CBO 234505 salário