O dissídio de Professor Universitário na Área de Orientação Educacional 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234510 no cargo de Professor Universitário na Área de Orientação Educacional.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso do Sul
R$ 10.657,55
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.874 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 8.722,85
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
540 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Superior - Pós-Graduação e Extensão
R$ 10.607,21
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação
1.424 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de orientação educacional Ministra aulas, ensinando princípios e métodos, planejamento, coordenação, implantação e funcionamento dos serviços de orientação educacional e profissional, em cursos de graduação, pós-graduação, extensão e de formação de professores Articula ensino e aprendizagem na formação de profissionais, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e conteúdo.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão e de orientação profissional Orienta e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho e de trabalhos acadêmicos.
Elabora material de trabalho e documentação técnica Pode participar de atividades administrativas Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Professor Universitário na Área de Orientação Educacional
O Professor de ensino superior na área de orientação educacional planeja aulas, atividades, programas e cronogramas, referentes a práticas e teorias de orientação educacional e profissional Define o conteúdo programático, situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades Orienta alunos para a prática referente à promoção de ajustamento pessoal, social, educacional e profissional para elaboração de planos e projetos, considerando a inclusão de valores e do pensamento reflexivo de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
Medeia a relação do estagiário com instituições no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos.
Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos.
Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional.
Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Analisa a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações de ensino híbrido.
Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado.
Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores.
Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção Aplica técnicas e estratégias de comunicação, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade e objetividade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas.
Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho.
Funções do Professor de ensino superior na área de orientação educacional
O profissional Professor Universitário na Área de Orientação Educacional deve ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, produzir material de trabalho, participar de atividades administrativas, avaliar o trabalho acadêmico científico, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, supervisionar formação pedagógica em estágios, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional, orientar alunos, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, atualizar-se na Área, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de orientação educacional
Um Professor de ensino superior na área de orientação educacional deve estudar a constituição de profissões no campo educacional, coordenar estágios, orientar monitores, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, programar cursos para atendimento a demandas externas, planejar estágios, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, realizar eventos, proferir palestras, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, avaliar cursos, prestar assessoria a órgãos públicos, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, exercer cargos de representação, divulgar resultados de pesquisas, atuar em projetos de extensão, sistematizar conteúdos, preencher relatórios de atividades, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, coordenar projetos de extensão, gerenciar convênios, participar de congressos e eventos científicos, atuar em banca examinadora docente e discente, avaliar políticas educacionais, produzir cartazes, analisar os problemas da realidade brasileira, prever fontes de financiamento, demonstrar postura crítica, trabalhar em equipe, produzir textos para uso pedagógico, coordenar projetos pedagógicos, atuar no processo de seleção de alunos e professores, produzir instrumentos de avaliação, constituir grupos de pesquisa, avaliar projetos de extensão, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, avaliar o desenvolvimento das aulas, desenvolver propostas de avaliação, mapear campos para estágio, participar de reuniões, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, planejar a produção de materiais didáticos, estabelecer relações com os órgãos de fomento, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, sistematizar dados e materiais de pesquisa, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, planejar pesquisas, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, dialogar com os alunos, estudar a legislação educacional, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, planejar projetos de intervenção pedagógica, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, avaliar material didático, supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio, desenvolver atividades interativas, produzir transparências, realizar revisão da literatura na área, participar de comissões, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, estudar diferentes formas de comunicação, coordenar cursos, analisar dados e materiais de pesquisa, avaliar currículos de alunos, prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, produzir artigos para divulgação, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, coordenar pesquisas, ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, produzir vídeos, trabalhar com diferentes formas de interação humana, coordenar áreas, disciplinas e turmas, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, produzir hipertextos, elaborar projetos de extensão, coordenar eventos, redigir publicações científicas, produzir planos de cursos e de aulas, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, avaliar planos de ação pedagógica, participar de associações científicas, colaborar em comissões de avaliação, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, redigir relatórios de pesquisa, atender alunos, individualmente e em grupo, elaborar programas e cronogramas, planejar os ambientes de aprendizagem, gerenciar projetos, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, dialogar com as entidades representativas, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, participar de colegiados, mediar a relação do estagiário com a instituição, atuar em comissões editoriais, auto avaliar-se, avaliar projetos de pesquisa, avaliar currículos e propostas pedagógicas, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, participar de atividades culturais, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, coletar dados e materiais para pesquisa, orientar alunos de iniciação científica, avaliar trabalhos científicos, supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, compromissar-se social e politicamente, estudar outros idiomas, coordenar reuniões, organizar publicações, planejar aulas, estudar propostas e políticas educacionais, dominar a língua portuguesa, orientar alunos sobre campos de estágio, organizar coletâneas, coordenar convênios, exercer cargos de direção, atuar em debates, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, coordenar grupos de pesquisa, elaborar pareceres, atribuir notas e conceitos, participar de associações de classe, coordenar equipes de trabalho, dialogar com os professores da instituição, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), planejar projetos de extensão, discutir resultados de avaliação, demonstrar postura ética, avaliar a própria prática de pesquisa, estudar a produção científica da área, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, treinar auxiliares de pesquisa, sugerir composição de bancas examinadoras, avaliar o desempenho dos alunos, analisar pesquisas educacionais, planejar eventos e seminários.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor Universitário na Área de Orientação Educacional ficou em 4.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Universitário na Área de Orientação Educacional e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 4.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Universitário na Área de Orientação Educacional em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor Universitário na Área de Orientação Educacional ficou em 9.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025
O salário de Professor Universitário na Área de Orientação Educacional mostrado aqui é resultado do levantamento de 4.580 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Universitário na Área de Orientação Educacional com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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