O dissídio de Crecheira 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331110 no cargo de Crecheira.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.000,47

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

59.914 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.473,15

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

14.243 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Outras Atividades Esportivas

R$ 3.763,64

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

43.938 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Crecheira

O Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.

Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.

Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Auxiliar de desenvolvimento infantil

O profissional Crecheira deve avaliar desempenho dos alunos, ensinar alunos, elaborar projetos pedagógicos, orientar a construção do conhecimento, comunicar-se, planejar ações didáticas, preparar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, organizar o trabalho, cuidar dos alunos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil

Um Auxiliar de desenvolvimento infantil deve registrar observações, reunir-se com a coordenação e a direção, reunir-se com pais e responsáveis, participar de conselhos, servir alimentação aos alunos, orientar atividades de desenho, demonstrar sensibilidade, atualizar-se, investigar interesse do aluno, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, comentar filmes, organizar material pedagógico, definir métodos de avaliação, reestruturar estratégias, dar banho nos alunos, elaborar estórias com alunos, criar jogos e brincadeiras, pesquisar materiais e recursos disponíveis, corrigir atividades, modelar massas e argila, organizar sala de aula, participar da definição do horário, criar espaço para brincadeiras, alimentar os alunos, observar a linguagem, convocar pais e responsáveis, identificar material pedagógico, supervisionar entrada e saída dos alunos, higienizar brinquedos, apresentar regras da escola, participar da associação de pais e mestres, desenvolver capacidades emocionais, debater projeto com direção e coordenação, elaborar cronograma, supervisionar refeições, dramatizar estórias e músicas, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, elaborar relatórios, determinar parâmetros do projeto, limpar material, definir técnica de trabalho (estratégias), orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), cantar músicas, escrever letras e números, participar da elaboração de calendário escolar, demonstrar criatividade, selecionar material didático, ler textos, limpar sala de aula e mobiliário, interagir com a comunidade, especificar materiais de ensino-aprendizagem, definir atividades pedagógicas, desenhar, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, discutir plano de aula com coordenação e direção, observar higiene dos brinquedos, organizar espaços em geral, analisar necessidades do aluno e da comunidade, participar de reuniões com demais profissionais da escola, recortar materiais, servir como referencial de conduta, observar a socialização, organizar eventos na escola, desenvolver atividades artísticas, contornar situações adversas, definir objetivos da ação didática, discutir resultados dos projetos, observar o raciocínio lógico, participar de eventos de qualificação profissional, comprar material pedagógico, brincar com os alunos, confeccionar material pedagógico, construir regras com os alunos, demonstrar versatilidade, orientar atividades com jogos e brinquedos, demonstrar capacidade de observação, utilizar sucata, orientar higiene pessoal, preencher fichas de avaliação, solicitar material pedagógico, demonstrar afetividade, orientar atividades artísticas, desenvolver capacidades intelectuais, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, demonstrar senso de organização, trocar roupa dos alunos, trabalhar em equipe, supervisionar recreio, observar o desenvolvimento motor, pintar, conversar com alunos (roda da conversa), contar estórias, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), demonstrar paciência, ensinar culinária, desenvolver capacidades motoras, estabelecer vínculos, avaliar atividades dos alunos, encaminhar alunos para outros profissionais, organizar pastas de atividades dos alunos, supervisionar momento do sono e descanso, organizar espaço para momento do sono e descanso, apresentar projeto aos alunos, trocar roupa de cama, reciclar material, explicar atividades propostas, auto avaliar-se, trocar fralda dos alunos, demonstrar autocontrole, mostrar filmes, conferir cadastro dos alunos, colar materiais, planejar o roteiro de aula.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Crecheira ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Crecheira e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 4.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Crecheira em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Crecheira ficou em 3.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Crecheira mostrado aqui é resultado do levantamento de 141.842 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Crecheira com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Crecheira CBO 331110 salário