O dissídio de Crecheira 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331110 no cargo de Crecheira.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.000,47

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

59.914 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.473,15

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

14.243 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Outras Atividades Esportivas

R$ 3.763,64

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

43.938 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Crecheira

O Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.

Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.

Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Auxiliar de desenvolvimento infantil

O profissional Crecheira deve organizar o trabalho, elaborar projetos pedagógicos, comunicar-se, cuidar dos alunos, avaliar desempenho dos alunos, orientar a construção do conhecimento, demonstrar competências pessoais, ensinar alunos, preparar material pedagógico, planejar ações didáticas.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil

Um Auxiliar de desenvolvimento infantil deve orientar atividades artísticas, recortar materiais, limpar material, reciclar material, trocar roupa de cama, identificar material pedagógico, pesquisar materiais e recursos disponíveis, solicitar material pedagógico, supervisionar momento do sono e descanso, elaborar estórias com alunos, dramatizar estórias e músicas, investigar interesse do aluno, participar da elaboração de calendário escolar, organizar sala de aula, servir como referencial de conduta, conversar com alunos (roda da conversa), organizar espaço para momento do sono e descanso, demonstrar autocontrole, organizar espaços em geral, registrar observações, pintar, trocar fralda dos alunos, avaliar atividades dos alunos, demonstrar afetividade, ensinar culinária, utilizar sucata, demonstrar capacidade de observação, analisar necessidades do aluno e da comunidade, supervisionar recreio, desenvolver capacidades emocionais, debater projeto com direção e coordenação, servir alimentação aos alunos, desenvolver capacidades motoras, criar espaço para brincadeiras, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, modelar massas e argila, orientar higiene pessoal, estabelecer vínculos, organizar pastas de atividades dos alunos, observar o desenvolvimento motor, colar materiais, preencher fichas de avaliação, convocar pais e responsáveis, supervisionar entrada e saída dos alunos, interagir com a comunidade, observar a socialização, discutir plano de aula com coordenação e direção, organizar eventos na escola, planejar o roteiro de aula, definir objetivos da ação didática, reestruturar estratégias, comentar filmes, demonstrar sensibilidade, ler textos, demonstrar paciência, observar o raciocínio lógico, definir atividades pedagógicas, alimentar os alunos, construir regras com os alunos, elaborar relatórios, participar de conselhos, organizar material pedagógico, higienizar brinquedos, conferir cadastro dos alunos, comprar material pedagógico, definir métodos de avaliação, trabalhar em equipe, definir técnica de trabalho (estratégias), limpar sala de aula e mobiliário, explicar atividades propostas, apresentar regras da escola, apresentar projeto aos alunos, trocar roupa dos alunos, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), demonstrar criatividade, determinar parâmetros do projeto, contornar situações adversas, auto avaliar-se, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, encaminhar alunos para outros profissionais, mostrar filmes, reunir-se com pais e responsáveis, corrigir atividades, participar da definição do horário, confeccionar material pedagógico, participar de eventos de qualificação profissional, criar jogos e brincadeiras, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, demonstrar versatilidade, elaborar cronograma, observar higiene dos brinquedos, desenvolver atividades artísticas, escrever letras e números, desenvolver capacidades intelectuais, demonstrar senso de organização, brincar com os alunos, reunir-se com a coordenação e a direção, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), contar estórias, participar de reuniões com demais profissionais da escola, especificar materiais de ensino-aprendizagem, atualizar-se, observar a linguagem, dar banho nos alunos, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, orientar atividades de desenho, participar da associação de pais e mestres, desenhar, discutir resultados dos projetos, cantar músicas, selecionar material didático, supervisionar refeições, orientar atividades com jogos e brinquedos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Crecheira ficou em 6.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Crecheira e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 6.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Crecheira em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Crecheira ficou em 9.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Crecheira mostrado aqui é resultado do levantamento de 141.842 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Crecheira com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Crecheira CBO 331110 salário