O dissídio de Crecheira 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331110 no cargo de Crecheira.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.000,47

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

59.914 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.473,15

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

14.243 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Outras Atividades Esportivas

R$ 3.763,64

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

43.938 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Crecheira

O Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.

Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.

Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Auxiliar de desenvolvimento infantil

O profissional Crecheira deve organizar o trabalho, cuidar dos alunos, ensinar alunos, comunicar-se, planejar ações didáticas, demonstrar competências pessoais, preparar material pedagógico, elaborar projetos pedagógicos, orientar a construção do conhecimento, avaliar desempenho dos alunos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil

Um Auxiliar de desenvolvimento infantil deve observar higiene dos brinquedos, supervisionar entrada e saída dos alunos, dar banho nos alunos, escrever letras e números, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, observar o desenvolvimento motor, definir objetivos da ação didática, organizar pastas de atividades dos alunos, pintar, trabalhar em equipe, elaborar estórias com alunos, discutir resultados dos projetos, recortar materiais, definir técnica de trabalho (estratégias), participar de eventos de qualificação profissional, avaliar atividades dos alunos, interagir com a comunidade, desenhar, orientar higiene pessoal, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, organizar sala de aula, trocar roupa de cama, solicitar material pedagógico, limpar sala de aula e mobiliário, reciclar material, contar estórias, ler textos, auto avaliar-se, contornar situações adversas, apresentar regras da escola, determinar parâmetros do projeto, alimentar os alunos, registrar observações, atualizar-se, investigar interesse do aluno, organizar espaços em geral, reunir-se com pais e responsáveis, conferir cadastro dos alunos, elaborar cronograma, utilizar sucata, observar a linguagem, demonstrar criatividade, confeccionar material pedagógico, criar espaço para brincadeiras, trocar roupa dos alunos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, definir métodos de avaliação, demonstrar senso de organização, demonstrar autocontrole, participar da elaboração de calendário escolar, demonstrar afetividade, demonstrar versatilidade, planejar o roteiro de aula, supervisionar refeições, modelar massas e argila, cantar músicas, discutir plano de aula com coordenação e direção, trocar fralda dos alunos, debater projeto com direção e coordenação, conversar com alunos (roda da conversa), apresentar projeto aos alunos, organizar eventos na escola, colar materiais, ensinar culinária, demonstrar paciência, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, participar da definição do horário, desenvolver capacidades motoras, selecionar material didático, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, participar de reuniões com demais profissionais da escola, higienizar brinquedos, construir regras com os alunos, comprar material pedagógico, participar de conselhos, desenvolver atividades artísticas, servir como referencial de conduta, explicar atividades propostas, desenvolver capacidades emocionais, servir alimentação aos alunos, demonstrar capacidade de observação, orientar atividades artísticas, encaminhar alunos para outros profissionais, organizar material pedagógico, pesquisar materiais e recursos disponíveis, convocar pais e responsáveis, reestruturar estratégias, observar o raciocínio lógico, identificar material pedagógico, orientar atividades de desenho, observar a socialização, preencher fichas de avaliação, reunir-se com a coordenação e a direção, demonstrar sensibilidade, especificar materiais de ensino-aprendizagem, comentar filmes, mostrar filmes, criar jogos e brincadeiras, estabelecer vínculos, supervisionar recreio, limpar material, dramatizar estórias e músicas, desenvolver capacidades intelectuais, corrigir atividades, brincar com os alunos, definir atividades pedagógicas, organizar espaço para momento do sono e descanso, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), supervisionar momento do sono e descanso, orientar atividades com jogos e brinquedos, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), participar da associação de pais e mestres, elaborar relatórios.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Crecheira ficou em 5.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Crecheira e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 5.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Crecheira em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Crecheira ficou em 6.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Crecheira mostrado aqui é resultado do levantamento de 141.842 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Crecheira com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Crecheira CBO 331110 salário