O dissídio de Crecheira 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331110 no cargo de Crecheira.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.000,47
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
59.914 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.473,15
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
14.243 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades Esportivas
R$ 3.763,64
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
43.938 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Crecheira
O Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Auxiliar de desenvolvimento infantil
O profissional Crecheira deve elaborar projetos pedagógicos, planejar ações didáticas, comunicar-se, organizar o trabalho, ensinar alunos, cuidar dos alunos, orientar a construção do conhecimento, preparar material pedagógico, avaliar desempenho dos alunos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil deve brincar com os alunos, encaminhar alunos para outros profissionais, confeccionar material pedagógico, orientar atividades com jogos e brinquedos, orientar atividades de desenho, limpar material, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, selecionar material didático, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), observar a linguagem, conferir cadastro dos alunos, participar da definição do horário, dar banho nos alunos, trocar roupa dos alunos, cantar músicas, contornar situações adversas, apresentar projeto aos alunos, preencher fichas de avaliação, limpar sala de aula e mobiliário, escrever letras e números, observar o raciocínio lógico, desenvolver atividades artísticas, avaliar atividades dos alunos, desenvolver capacidades emocionais, participar de eventos de qualificação profissional, ler textos, identificar material pedagógico, apresentar regras da escola, trocar roupa de cama, desenvolver capacidades intelectuais, organizar espaços em geral, corrigir atividades, definir objetivos da ação didática, utilizar sucata, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, observar higiene dos brinquedos, organizar espaço para momento do sono e descanso, registrar observações, organizar sala de aula, trocar fralda dos alunos, reunir-se com a coordenação e a direção, criar jogos e brincadeiras, definir técnica de trabalho (estratégias), alimentar os alunos, demonstrar sensibilidade, definir métodos de avaliação, trabalhar em equipe, higienizar brinquedos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, elaborar estórias com alunos, discutir resultados dos projetos, participar da associação de pais e mestres, discutir plano de aula com coordenação e direção, supervisionar momento do sono e descanso, construir regras com os alunos, participar da elaboração de calendário escolar, organizar eventos na escola, conversar com alunos (roda da conversa), contar estórias, orientar higiene pessoal, reciclar material, observar o desenvolvimento motor, colar materiais, observar a socialização, reestruturar estratégias, determinar parâmetros do projeto, solicitar material pedagógico, debater projeto com direção e coordenação, demonstrar autocontrole, comentar filmes, pesquisar materiais e recursos disponíveis, pintar, comprar material pedagógico, demonstrar versatilidade, supervisionar recreio, analisar necessidades do aluno e da comunidade, especificar materiais de ensino-aprendizagem, definir atividades pedagógicas, organizar material pedagógico, servir alimentação aos alunos, explicar atividades propostas, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), participar de conselhos, orientar atividades artísticas, demonstrar capacidade de observação, investigar interesse do aluno, demonstrar paciência, demonstrar senso de organização, demonstrar criatividade, servir como referencial de conduta, demonstrar afetividade, recortar materiais, modelar massas e argila, reunir-se com pais e responsáveis, desenvolver capacidades motoras, atualizar-se, mostrar filmes, supervisionar refeições, interagir com a comunidade, elaborar relatórios, organizar pastas de atividades dos alunos, elaborar cronograma, dramatizar estórias e músicas, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, criar espaço para brincadeiras, supervisionar entrada e saída dos alunos, auto avaliar-se, planejar o roteiro de aula, ensinar culinária, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, estabelecer vínculos, convocar pais e responsáveis, desenhar.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Crecheira ficou em 5.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Crecheira e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 5.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Crecheira em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Crecheira ficou em 6.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 14,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Crecheira mostrado aqui é resultado do levantamento de 141.842 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Crecheira com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: