O dissídio de Chefe de Recepção 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420125 no cargo de Chefe de Recepção.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.912,48
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.622 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 2.206,94
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
999 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Psicologia e Psicanálise
R$ 3.630,19
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Hotéis
929 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de recepcionistas supervisiona a execução de serviços de recepção de clientes e visitantes Define procedimentos e regras de atendimento, disponibiliza ambiente confortável e organizado, supre materiais e equipamentos e providencia a instalação de sistemas informatizados.
Controla a rotina de trabalho de recepcionistas e avalia a qualidade dos serviços prestados Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Chefe de Recepção
O Supervisor de recepcionistas planeja os serviços de recepção, identificando prioridades, definindo procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho e estabelecendo regras para atendimento e fornecimento de informações Dimensiona equipe de trabalho e supre materiais e equipamentos para execução dos serviços.
Providencia ambiente confortável e organizado para a recepção, preferencialmente com rede Wi-Fi.
Providencia a instalação de sistemas informatizados, de comunicação e captação de imagens na recepção, para registro-cadastro de visitantes e clientes, para obter informações de consultas anteriores, para prestar informações sobre produtos ou serviços disponíveis e para outras finalidades compatíveis com a área de atuação do estabelecimento Controla a rotina de trabalho de recepcionistas, observando a forma de atendimento aos visitantes e clientes, monitorando a exatidão no registro da entrada e da saída de pessoas, equipamentos e materiais, verificando a objetividade e a pertinência das informações prestadas pessoalmente, por telefone ou outro meio de comunicação.
Acompanha o recebimento, o protocolo e o encaminhamento para arquivo de documentos recebidos Monitora as atividades de recebimento de pagamentos e emissão de notas fiscais e recibos, quando realizadas por recepcionista.
Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.
Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de recepcionistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos, examinando a eficiência da equipe, principalmente nos dias de maior movimento Verifica o funcionamento dos sistemas informatizados.
Emite relatórios de controle e desempenho.
Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.
Funções do Supervisor de recepcionistas
O profissional Chefe de Recepção deve supervisionar execução dos serviços, planejar trabalho da equipe, demonstrar competências pessoais, controlar atividades financeiras, administrar pessoal, atender público e informantes, avaliar qualidade dos serviços, qualificar equipe de trabalho.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.
Atividades exercidas por um Supervisor de recepcionistas
Um Supervisor de recepcionistas deve rever rotinas de trabalho, identificar prioridades, justificar diferenças de caixa, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, conferir faturas, controlar as emoções, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, propor fechamento de contratos, inventariar móveis, equipamentos e produtos, relatar falhas do processo de trabalho, identificar falhas do processo de trabalho, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, liderar equipe, avaliar desempenho dos funcionários, definir rotinas de trabalho, agir com desenvoltura, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, dimensionar equipe de trabalho, elaborar programação de férias, atuar com dinamismo, agir com ética e atitude profissional, reconhecer diferenças pessoais, verificar consistência de dados coletados, analisar relatórios, definir alternativas de negociação para retenção do cliente, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, estimar volume de trabalho, providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento, monitorar atendimento telefônico, promover rodízio de funções, controlar movimentação de questionários, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, orientar trabalho dos empregados, relatar necessidades de clientes e não clientes, expressar-se com fluência verbal, buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos, conferir numerário e produtos do caixa, aplicar penalidades aos funcionários, agir com flexibilidade, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, tabular dados, selecionar pessoal, controlar ligações telefônicas, administrar conflitos entre funcionários e clientes, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, propor novos serviços aos clientes, elaborar escalas de trabalho, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, promover reuniões, treinar novos funcionários, manter-se atualizado, propor penalidades aos funcionários, criar relacionamento interpessoal, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, orçar custos, prestar informações ao público e informantes, propor reciclagem de funcionários, demonstrar atitude proativa, definir recursos de trabalho, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, intermediar conflitos entre áreas internas, negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações, agir com criatividade, propor promoções de funcionários, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, reenquadrar funcionários em outra função, propor desligamentos de funcionários, emitir relatórios de controle e desempenho, propor admissões de funcionários, administrar conflitos entre funcionários, administrar banco de dados e listagens, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, definir perfil para cargos, esclarecer dúvidas dos funcionários, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, elaborar cronograma de trabalho, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, verificar necessidades de novos equipamentos, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, agir com empatia, promover atendimento personalizado ao cliente.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Chefe de Recepção ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Recepção e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 6.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Recepção em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Chefe de Recepção ficou em 7.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2025
O salário de Chefe de Recepção mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.932 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Recepção com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Supervisor de Atendimento Ao Cliente
- Supervisor de Cobrança
- Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)
- Encarregado de Telemarketing
- Líder de Recepção
- Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco)
- Coordenador de Cobrança
- Encarregado de Recepção
- Agente de Coleta Supervisor
- Chefe de Cobrança