O dissídio de Chefe de Recepção 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420125 no cargo de Chefe de Recepção.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.839,15
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.640 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Itajaí - SC
R$ 3.612,50
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.027 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de recepcionistas supervisiona a execução de serviços de recepção de clientes e visitantes Define procedimentos e regras de atendimento, disponibiliza ambiente confortável e organizado, supre materiais e equipamentos e providencia a instalação de sistemas informatizados.
Controla a rotina de trabalho de recepcionistas e avalia a qualidade dos serviços prestados Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Chefe de Recepção
O Supervisor de recepcionistas planeja os serviços de recepção, identificando prioridades, definindo procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho e estabelecendo regras para atendimento e fornecimento de informações Dimensiona equipe de trabalho e supre materiais e equipamentos para execução dos serviços.
Providencia ambiente confortável e organizado para a recepção, preferencialmente com rede Wi-Fi.
Providencia a instalação de sistemas informatizados, de comunicação e captação de imagens na recepção, para registro-cadastro de visitantes e clientes, para obter informações de consultas anteriores, para prestar informações sobre produtos ou serviços disponíveis e para outras finalidades compatíveis com a área de atuação do estabelecimento Controla a rotina de trabalho de recepcionistas, observando a forma de atendimento aos visitantes e clientes, monitorando a exatidão no registro da entrada e da saída de pessoas, equipamentos e materiais, verificando a objetividade e a pertinência das informações prestadas pessoalmente, por telefone ou outro meio de comunicação.
Acompanha o recebimento, o protocolo e o encaminhamento para arquivo de documentos recebidos Monitora as atividades de recebimento de pagamentos e emissão de notas fiscais e recibos, quando realizadas por recepcionista.
Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.
Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de recepcionistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos, examinando a eficiência da equipe, principalmente nos dias de maior movimento Verifica o funcionamento dos sistemas informatizados.
Emite relatórios de controle e desempenho.
Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.
Funções do Supervisor de recepcionistas
O profissional Chefe de Recepção deve planejar trabalho da equipe, controlar atividades financeiras, avaliar qualidade dos serviços, qualificar equipe de trabalho, supervisionar execução dos serviços, demonstrar competências pessoais, atender público e informantes, administrar pessoal.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Supervisor de recepcionistas
Um Supervisor de recepcionistas deve definir alternativas de negociação para retenção do cliente, agir com criatividade, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, monitorar atendimento telefônico, avaliar desempenho dos funcionários, propor admissões de funcionários, administrar banco de dados e listagens, agir com empatia, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, propor reciclagem de funcionários, manter-se atualizado, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, definir perfil para cargos, propor penalidades aos funcionários, verificar consistência de dados coletados, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, propor promoções de funcionários, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos, monitorar atendimento via correio eletrônico e postal, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, identificar prioridades, controlar as emoções, relatar necessidades de clientes e não clientes, rever rotinas de trabalho, estimar volume de trabalho, esclarecer dúvidas dos funcionários, conferir numerário e produtos do caixa, verificar necessidades de novos equipamentos, orçar custos, promover reuniões, conferir faturas, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, elaborar escalas de trabalho, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, justificar diferenças de caixa, controlar ligações telefônicas, promover rodízio de funções, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, inventariar móveis, equipamentos e produtos, agir com flexibilidade, identificar falhas do processo de trabalho, elaborar cronograma de trabalho, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, propor desligamentos de funcionários, demonstrar atitude proativa, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, propor fechamento de contratos, selecionar pessoal, atuar com dinamismo, elaborar programação de férias, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, aplicar penalidades aos funcionários, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, reenquadrar funcionários em outra função, negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações, promover atendimento personalizado ao cliente, treinar novos funcionários, propor novos serviços aos clientes, orientar trabalho dos empregados, estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços, administrar conflitos entre funcionários, intermediar conflitos entre áreas internas, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, reconhecer diferenças pessoais, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, analisar relatórios, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, agir com desenvoltura, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, definir recursos de trabalho, controlar movimentação de questionários, criar relacionamento interpessoal, dimensionar equipe de trabalho, expressar-se com fluência verbal, relatar falhas do processo de trabalho, prestar informações ao público e informantes, tabular dados, providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento, definir rotinas de trabalho, administrar conflitos entre funcionários e clientes, agir com ética e atitude profissional, liderar equipe, emitir relatórios de controle e desempenho.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Chefe de Recepção ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Recepção e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 4.40% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Recepção em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Chefe de Recepção ficou em 9.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2024
O salário de Chefe de Recepção mostrado aqui é resultado do levantamento de 7588 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Recepção com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Encarregado de Telefonistas
- Supervisor de Central de Atendimento
- Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores
- Encarregado de Cobrança
- Coordenador de Cobrança
- Encarregado de Recepção
- Supervisor de Atendimento Ao Cliente
- Supervisor de Caixas e Bilheteiros (exceto Caixa de Banco)
- Supervisor de Telefonistas
- Supervisor de Teleatendimento
Valor do salário na CCT 2024 de Chefe de Recepção em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 2.678,05 | 2.781,85 | 3.925,83 | 12,90 | 5.70% |
Rio de Janeiro | 42h | 2.534,32 | 2.632,54 | 3.715,12 | 12,49 | 6.50% |
Minas Gerais | 43h | 2.260,53 | 2.348,14 | 3.313,76 | 10,92 | 6.70% |
Rio Grande do Sul | 43h | 2.524,89 | 2.622,75 | 3.701,31 | 12,08 | 7.40% |
Paraná | 43h | 2.546,11 | 2.644,79 | 3.732,40 | 12,20 | 7.50% |
Bahia | 43h | 2.260,55 | 2.348,16 | 3.313,80 | 10,80 | 6.70% |
Santa Catarina | 43h | 2.733,22 | 2.839,15 | 4.006,69 | 13,08 | 4.80% |
Distrito Federal | 43h | 2.343,81 | 2.434,65 | 3.435,86 | 11,24 | 6.20% |
Goiás | 43h | 2.330,06 | 2.420,37 | 3.415,69 | 11,17 | 4.20% |
Ceará | 44h | 2.388,01 | 2.480,56 | 3.500,65 | 11,32 | 5.20% |
Mato Grosso | 44h | 2.053,62 | 2.133,21 | 3.010,45 | 9,78 | 4.90% |
Pernambuco | 43h | 2.438,93 | 2.533,46 | 3.575,29 | 11,74 | 6.10% |
Espírito Santo | 43h | 2.424,87 | 2.518,85 | 3.554,68 | 11,78 | 5.00% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 2.085,32 | 2.166,14 | 3.056,92 | 10,01 | 7.90% |
Pará | 43h | 2.108,36 | 2.190,08 | 3.090,71 | 10,12 | 6.70% |
Alagoas | 44h | 2.397,53 | 2.490,45 | 3.514,60 | 11,35 | 7.00% |
Paraíba | 44h | 1.966,84 | 2.043,07 | 2.883,24 | 9,34 | 4.20% |
Amazonas | 43h | 2.210,24 | 2.295,90 | 3.240,04 | 10,62 | 8.00% |
Rio Grande do Norte | 43h | 2.037,62 | 2.116,59 | 2.986,99 | 9,80 | 5.00% |
Maranhão | 43h | 2.321,67 | 2.411,65 | 3.403,39 | 11,16 | 6.40% |
Sergipe | 44h | 2.027,14 | 2.105,71 | 2.971,64 | 9,66 | 8.20% |
Tocantins | 41h | 2.052,63 | 2.132,18 | 3.009,00 | 10,38 | 7.70% |
Piauí | 44h | 2.238,76 | 2.325,53 | 3.281,85 | 10,62 | 7.90% |
Acre | 44h | 1.613,23 | 1.675,75 | 2.364,87 | 7,68 | 8.00% |
Rondônia | 43h | 1.977,11 | 2.053,73 | 2.898,29 | 9,51 | 5.30% |
Amapá | 43h | 2.009,85 | 2.087,75 | 2.946,30 | 9,65 | 5.00% |
Roraima | 44h | 2.459,19 | 2.554,50 | 3.604,99 | 11,70 | 7.80% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Chefe de Recepção. |
Dissídio de Chefe de Recepção por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 43 | 3.095,48 | 3.215,45 | 4.537,74 | 14,86 | 4.20% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.679,71 | 2.783,56 | 3.928,25 | 12,93 | 6.10% |
Brasília, DF | 43 | 2.343,81 | 2.434,65 | 3.435,86 | 11,24 | 6.20% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 2.480,05 | 2.576,17 | 3.635,57 | 12,06 | 6.60% |
Fortaleza, CE | 44 | 2.493,84 | 2.590,50 | 3.655,79 | 11,84 | 8.10% |
Cotia, SP | 44 | 1.934,70 | 2.009,69 | 2.836,13 | 9,17 | 8.20% |
Salvador, BA | 44 | 2.626,07 | 2.727,85 | 3.849,63 | 12,44 | 5.40% |
Goiânia, GO | 43 | 2.303,27 | 2.392,54 | 3.376,43 | 11,03 | 4.80% |
Curitiba, PR | 43 | 2.930,92 | 3.044,51 | 4.296,50 | 14,11 | 7.10% |
Recife, PE | 43 | 2.447,02 | 2.541,86 | 3.587,14 | 11,84 | 5.60% |
Porto Alegre, RS | 44 | 2.475,91 | 2.571,87 | 3.629,50 | 11,81 | 5.90% |
Cuiabá, MT | 44 | 2.071,19 | 2.151,47 | 3.036,22 | 9,88 | 7.70% |
Campinas, SP | 42 | 2.726,74 | 2.832,42 | 3.997,19 | 13,37 | 5.70% |
Maceió, AL | 44 | 2.431,55 | 2.525,79 | 3.564,48 | 11,52 | 5.60% |
Campo Grande, MS | 43 | 2.082,01 | 2.162,70 | 3.052,07 | 10,05 | 5.40% |
Guarulhos, SP | 44 | 2.539,72 | 2.638,16 | 3.723,05 | 12,09 | 7.00% |
Belém, PA | 43 | 2.095,02 | 2.176,22 | 3.071,15 | 10,06 | 5.00% |
Manaus, AM | 43 | 2.260,13 | 2.347,72 | 3.313,17 | 10,86 | 7.40% |
Ribeirão Preto, SP | 42 | 2.477,13 | 2.573,13 | 3.631,28 | 12,17 | 4.30% |
Florianópolis, SC | 43 | 2.865,71 | 2.976,77 | 4.200,91 | 13,84 | 6.90% |
São José dos Campos, SP | 43 | 2.288,81 | 2.377,51 | 3.355,22 | 11,11 | 7.80% |
Maringá, PR | 43 | 2.287,20 | 2.375,85 | 3.352,87 | 10,95 | 6.00% |
Sorocaba, SP | 44 | 2.497,59 | 2.594,39 | 3.661,28 | 11,88 | 7.40% |
Mogi das Cruzes, SP | 44 | 2.467,02 | 2.562,63 | 3.616,46 | 11,69 | 8.00% |
João Pessoa, PB | 44 | 1.926,05 | 2.000,70 | 2.823,45 | 9,17 | 5.10% |
Patos de Minas, MG | 44 | 1.764,23 | 1.832,61 | 2.586,23 | 8,37 | 4.40% |
Gramado, RS | 44 | 3.120,00 | 3.240,92 | 4.573,69 | 14,84 | 5.20% |
Natal, RN | 43 | 2.106,57 | 2.188,21 | 3.088,07 | 10,13 | 8.20% |
Santos, SP | 42 | 2.631,37 | 2.733,36 | 3.857,39 | 13,00 | 7.60% |
Porto Seguro, BA | 43 | 2.254,11 | 2.341,47 | 3.304,35 | 10,93 | 6.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Chefe de Recepção. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Chefe de Recepção no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Hotéis | 2.692,54 | 2.796,89 | 3.947,06 | 6.60% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 3.051,51 | 3.169,77 | 4.473,28 | 8.10% | |
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza | 2.891,15 | 3.003,20 | 4.238,20 | 6.80% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares | 2.297,71 | 2.386,76 | 3.368,26 | 6.90% | |
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas | 2.162,88 | 2.246,71 | 3.170,62 | 4.30% | |
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.948,68 | 2.024,20 | 2.856,62 | 6.10% | |
Laboratórios clínicos | 2.304,05 | 2.393,35 | 3.377,56 | 6.40% | |
Condomínios prediais | 3.315,11 | 3.443,59 | 4.859,70 | 5.60% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.097,15 | 2.178,42 | 3.074,26 | 7.30% | |
Restaurantes e similares | 1.956,89 | 2.032,73 | 2.868,65 | 7.20% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 2.308,98 | 2.398,47 | 3.384,80 | 7.60% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.567,67 | 2.667,18 | 3.764,01 | 6.20% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 1.856,00 | 1.927,93 | 2.720,75 | 7.90% | |
Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia | 2.586,36 | 2.686,60 | 3.791,41 | 4.80% | |
Atividades de condicionamento físico | 2.163,58 | 2.247,44 | 3.171,65 | 4.30% | |
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências | 3.275,42 | 3.402,36 | 4.801,51 | 5.60% | |
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares | 1.925,75 | 2.000,38 | 2.823,00 | 5.50% | |
Planos de saúde | 3.320,86 | 3.449,56 | 4.868,13 | 5.70% | |
Cabeleireiros | 2.080,03 | 2.160,64 | 3.049,16 | 4.20% | |
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos | 2.011,65 | 2.089,62 | 2.948,93 | 7.80% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |