O dissídio de Chefe de Portaria de Hotel 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 510120 no cargo de Chefe de Portaria de Hotel.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 3.600,73

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

379 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 2.395,22

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

114 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Condomínios Prediais

R$ 3.079,21

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Hotéis

621 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Chefe de portaria de hotel supervisiona os serviços de portaria de hotel, atendendo clientes, controlando o suprimento de produtos e materiais para a execução dos trabalhos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatórios de operação e de avaliação.

Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Cumpre procedimentos estabelecidos pelo hotel e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Chefe de Portaria de Hotel

O Chefe de portaria de hotel planeja rotinas de trabalho em portaria de hotel, definindo funções da equipe de trabalho e descrevendo procedimentos para execução dos serviços Atende clientes, recepcionando-os, acompanhando suas visitações nas dependências do hotel, registrando e encaminhando seus pedidos ao setor competente, e examinando o fundamento de suas reclamações.

Controla o suprimento de produtos e materiais para a execução dos trabalhos da portaria, monitorando o consumo e solicitando reposição.

Monitora o funcionamento dos equipamentos usados na portaria, providenciando pequenos reparos Solicita serviço de manutenção corretiva dos equipamentos, quando necessário.

Pode sugerir atualização de equipamentos à gerência do hotel Verifica o estado de conservação das instalações da portaria, providenciando pequenos reparos.

Encaminha solicitação de manutenção, quando constatados problemas maiores, acompanhando a execução e verificando o resultado dos serviços.

Monitora a realização dos serviços de dedetização Avalia a execução dos serviços da portaria, examinando o tempo e a qualidade do atendimento ao cliente, analisando a utilização dos novos equipamentos e utensílios e verificando as opiniões dos clientes sobre os serviços prestados.

Examina a preparação de ambientes, tais como quartos, salão de atendimento de restaurantes, entre outros.

Controla o recebimento de mercadorias, supervisionando os locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe.

Adequa equipe a situações atípicas Soluciona situações de conflito na equipe Intermedeia informações entre equipe e superiores.

Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Estabelece rotinas de passagem de turnos.

Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho Examina o tempo de execução e a qualidade do trabalho da equipe na realização de tarefas Realiza reuniões de avaliação da equipe.

Avalia cada membro da equipe para promoções Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre normas e regras do hotel.

Organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem Propõe programa de treinamento externo para a equipe.

Acompanha a aprendizagem da equipe Elabora relatórios de operação e de avaliação, apresentando dados sobre a operação de reservas e sobre a ocupação de apartamentos (ou quartos), expondo o consumo de produtos e materiais na portaria, em um período, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios e materiais, registrando ocorrências nos setores da portaria, e apresentando o nível de satisfação dos clientes Controla desperdícios, com o reaproveitamento do material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as regras estabelecidas pelo hotel Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

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Funções do Chefe de portaria de hotel

O profissional Chefe de Portaria de Hotel deve avaliar desempenho de funcionários, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes, coordenar equipe de trabalho, demonstrar competências pessoais, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, avaliar execução de serviços, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, elaborar relatórios de operação e de avaliação.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.

Atividades exercidas por um Chefe de portaria de hotel

Um Chefe de portaria de hotel deve adequar equipe a situações atípicas, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, coletar dados sobre desempenho de funcionários, dimensionar equipe de trabalho, verificar funcionamento de equipamentos, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, atender reclamações, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, delegar responsabilidade aos funcionários, registrar pedido do cliente, manter boa postura pessoal, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros), instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, encaminhar clientes, acomodar clientes, controlar recebimento de mercadorias e valores, controlar venda de bilhetes, demonstrar bom senso, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, registrar ocorrências nos setores, elaborar cronogramas de execução de tarefas, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, acompanhar visitações, manter bons hábitos de higiene, verificar estado das instalações, organizar treinamento para execução de novos serviços, liderar equipe, motivar funcionários, participar de programas de treinamento, distribuir funcionários em setores, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, definir funções da equipe de trabalho, descrever procedimentos de execução dos serviços, coletar dados sobre venda de bilhetes, manter-se atualizado, demonstrar agilidade, estabelecer rotinas de passagem de turnos, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, avaliar funcionários para promoções, propor treinamento externo para funcionários, tratar clientes e subordinados com cortesia, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, orientar pedido do cliente, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, realizar reuniões de avaliação de funcionários, intermediar informações entre equipe e superiores, providenciar atividades de capacitação, programar abastecimento dos setores, demonstrar atitudes inovadoras, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, supervisionar acesso às bilheterias, elaborar normas para treinamento de funcionários, simular atividades para aprendizagem, recepcionar clientes, controlar consumo de matérias-primas e insumos, examinar produtos, segundo validade de utilização, executar trabalho de subordinados, finalizar atendimento ao cliente, avaliar novos equipamentos e utensílios, coletar dados sobre operação de reservas, providenciar reparos de equipamentos e instalações, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, solicitar autoavaliação dos funcionários, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, supervisionar horários de portaria, atribuir tarefas aos funcionários, sugerir atualização de equipamentos, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, orientar execução dos serviços, demonstrar senso de organização, examinar padrão de arrumação dos quartos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Chefe de Portaria de Hotel ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Portaria de Hotel e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que ficou em 4.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Portaria de Hotel em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Chefe de Portaria de Hotel ficou em 10.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios 2025

O salário de Chefe de Portaria de Hotel mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.203 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Portaria de Hotel com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Chefe de Portaria de Hotel CBO 510120 salário