O dissídio de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 510135 no cargo de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.508,33

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

3.299 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio Branco - AC

R$ 1.920,73

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.810 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Clubes Sociais, Esportivos e Similares

R$ 4.303,35

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Restaurantes e Similares

5.033 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Maître supervisiona os serviços prestados em restaurantes, em eventos e em outros locais que servem comidas preparadas e bebidas, atendendo clientes, controlando o suprimento de matérias-primas e produtos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatórios de operação e de avaliação.

Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Cumpre procedimentos, normas da vigilância sanitária e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação

O Maître planeja as rotinas de servir comidas preparadas e bebidas nos restaurantes, nos eventos e em outros locais, definindo as funções da equipe de trabalho e descrevendo os procedimentos para execução dos serviços Orienta os garçons em relação ao cardápio e às opções de bebida, detalhando a composição dos pratos e expondo as características de vinhos, licores e outras bebidas.

Planeja operações para datas especiais.

Atende clientes, recepcionando-os e encaminhando-os à mesa escolhida Orienta os pedidos dos clientes, aplicando técnicas de harmonização entre alimentos e bebidas.

Atende reclamações dos clientes, verificando seus fundamentos e procurando solucionar os problemas apontados Pode acompanhar visitações de clientes nas instalações do restaurante.

Coordena e supervisiona os serviços de mesa.

Controla o tempo para preparação de alimentos e bebidas e para entrega do pedido aos clientes Pode finalizar pratos.

Avalia a execução dos serviços, analisando opiniões dos clientes.

Examina a preparação de ambientes onde alimentos e bebidas são servidos Analisa a apresentação dos pratos e das bebidas Verifica a aceitação de novos serviços e a utilização de novos equipamentos e utensílios.

Controla o suprimento de matérias-primas e produtos no salão do restaurante ou em outro local onde alimentos e bebidas são servidos Verifica o consumo de matérias-primas e produtos e requisita aquisição para reposição Controla recebimento de mercadorias e supervisiona locais de armazenamento e acondicionamento de matérias-primas e produtos.

Examina o prazo de validade de produtos Examina o estado de conservação das instalações e monitora o funcionamento de equipamentos, executando pequenos reparos e encaminhando requisição de serviços de manutenção.

Verifica os resultados de serviços de dedetização Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe.

Soluciona situações de conflito na equipe e problemas entre a equipe e os clientes Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Estabelece rotinas de passagem de turnos.

Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho Examina o tempo de execução e a qualidade do trabalho da equipe na realização de tarefas Realiza reuniões de avaliação da equipe.

Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre normas e regras do estabelecimento Organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem Propõe programa de treinamento externo para a equipe.

Elabora relatórios de operação e de avaliação, registrando ocorrências, expondo o consumo e a perda de matérias-primas de alimentos e bebidas, relatando a avaliação de cardápio, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios, e apresentando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatório estatístico de vendas do restaurante Conserva o salão do restaurante limpo e organizado, supervisionando a aplicação de boas práticas de higienização de instalações físicas e utensílios Controla desperdícios, com o reaproveitamento de material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Funções do Maître

O profissional Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação deve avaliar execução de serviços, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, coordenar equipe de trabalho, preparar alimentos e bebidas, avaliar desempenho de funcionários, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, elaborar relatórios de operação e de avaliação, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área.

Atividades exercidas por um Maître

Um Maître deve acomodar clientes, recepcionar clientes, avaliar qualidade e apresentação dos pratos, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, planejar cardápios de bebidas, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, estabelecer rotinas de passagem de turnos, atribuir tarefas aos funcionários, distribuir funcionários em setores, elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes, finalizar atendimento ao cliente, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, calcular custo de alimentos e bebidas, liderar equipe, elaborar normas para treinamento de funcionários, registrar pedido do cliente, participar de programas de treinamento, delegar responsabilidade aos funcionários, pesquisar receitas de preparo de bebidas, realizar reuniões de avaliação de funcionários, pesquisar preços de produtos, avaliar novos equipamentos e utensílios, definir trajetórias para condutores e maquinistas, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, definir funções da equipe de trabalho, acompanhar visitações, avaliar funcionários para promoções, elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, verificar estado das instalações, executar trabalho de subordinados, elaborar relatório sobre avaliação de cardápio, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, demonstrar atitudes inovadoras, simular atividades para aprendizagem, propor treinamento externo para funcionários, coletar dados sobre operação de reservas, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, organizar treinamento para execução de novos serviços, demonstrar senso de organização, controlar consumo de matérias-primas e insumos, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, descrever procedimentos de execução dos serviços, demonstrar bom senso, intermediar informações entre equipe e superiores, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, providenciar atividades de capacitação, orientar execução dos serviços, elaborar cronogramas de execução de tarefas, executar preparação de alimentos e bebidas, providenciar reparos de equipamentos e instalações, manter-se atualizado, degustar alimentos e bebidas, criar receitas de preparo de bebidas, encaminhar clientes, manter boa postura pessoal, sugerir atualização de equipamentos, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, escolher matéria-prima, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, manter bons hábitos de higiene, programar abastecimento dos setores, atender reclamações, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, controlar recebimento de mercadorias e valores, participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, registrar ocorrências nos setores, coletar dados sobre venda de bilhetes, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, controlar guarda de bilhetes, pesquisar receitas de preparo de alimentos, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, planejar operações para datas especiais, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, verificar funcionamento de equipamentos, tratar clientes e subordinados com cortesia, adequar equipe a situações atípicas, criar receitas de preparo de alimentos, demonstrar agilidade, orientar pedido do cliente, controlar preparação dos alimentos, dimensionar equipe de trabalho, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, solicitar autoavaliação dos funcionários, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela, finalizar pratos e bebidas, coletar dados sobre desempenho de funcionários, promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, motivar funcionários, examinar produtos, segundo validade de utilização, examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros).

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que ficou em 5.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação ficou em 5.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios 2025

O salário de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação mostrado aqui é resultado do levantamento de 8.805 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação CBO 510135 salário