O dissídio de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 510135 no cargo de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.338,84

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.970 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São José do Rio Preto - SP

R$ 2.937,26

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.630 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Maître supervisiona os serviços prestados em restaurantes, em eventos e em outros locais que servem comidas preparadas e bebidas, atendendo clientes, controlando o suprimento de matérias-primas e produtos, monitorando o funcionamento dos equipamentos, verificando o estado de conservação das instalações, coordenando e supervisionando o desempenho da equipe de trabalho, examinando a qualidade dos serviços prestados, e verificando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatórios de operação e de avaliação.

Promove atividades de capacitação da equipe de trabalho Cumpre procedimentos, normas da vigilância sanitária e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação

O Maître planeja as rotinas de servir comidas preparadas e bebidas nos restaurantes, nos eventos e em outros locais, definindo as funções da equipe de trabalho e descrevendo os procedimentos para execução dos serviços Orienta os garçons em relação ao cardápio e às opções de bebida, detalhando a composição dos pratos e expondo as características de vinhos, licores e outras bebidas.

Planeja operações para datas especiais.

Atende clientes, recepcionando-os e encaminhando-os à mesa escolhida Orienta os pedidos dos clientes, aplicando técnicas de harmonização entre alimentos e bebidas.

Atende reclamações dos clientes, verificando seus fundamentos e procurando solucionar os problemas apontados Pode acompanhar visitações de clientes nas instalações do restaurante.

Coordena e supervisiona os serviços de mesa.

Controla o tempo para preparação de alimentos e bebidas e para entrega do pedido aos clientes Pode finalizar pratos.

Avalia a execução dos serviços, analisando opiniões dos clientes.

Examina a preparação de ambientes onde alimentos e bebidas são servidos Analisa a apresentação dos pratos e das bebidas Verifica a aceitação de novos serviços e a utilização de novos equipamentos e utensílios.

Controla o suprimento de matérias-primas e produtos no salão do restaurante ou em outro local onde alimentos e bebidas são servidos Verifica o consumo de matérias-primas e produtos e requisita aquisição para reposição Controla recebimento de mercadorias e supervisiona locais de armazenamento e acondicionamento de matérias-primas e produtos.

Examina o prazo de validade de produtos Examina o estado de conservação das instalações e monitora o funcionamento de equipamentos, executando pequenos reparos e encaminhando requisição de serviços de manutenção.

Verifica os resultados de serviços de dedetização Coordena a equipe de trabalho, dimensionando pessoal, atribuindo tarefas, delegando responsabilidades e orientando a execução dos serviços Controla o uso de uniformes e a higiene pessoal da equipe.

Soluciona situações de conflito na equipe e problemas entre a equipe e os clientes Administra recursos humanos, participando da seleção de pessoal, controlando absenteísmo e estabelecendo escala de horários e folgas Estabelece rotinas de passagem de turnos.

Supervisiona a equipe de trabalho, determinando parâmetros para avaliação de execução de tarefas e coletando dados sobre desempenho Examina o tempo de execução e a qualidade do trabalho da equipe na realização de tarefas Realiza reuniões de avaliação da equipe.

Levanta as necessidades de treinamento e providencia as atividades de capacitação Instrui a equipe sobre normas e regras do estabelecimento Organiza treinamento para execução de novos serviços e para uso de novos equipamentos e produtos Simula atividades para aprendizagem Propõe programa de treinamento externo para a equipe.

Elabora relatórios de operação e de avaliação, registrando ocorrências, expondo o consumo e a perda de matérias-primas de alimentos e bebidas, relatando a avaliação de cardápio, preparando informações sobre quebra e reposição de utensílios, e apresentando o nível de satisfação dos clientes Elabora relatório estatístico de vendas do restaurante Conserva o salão do restaurante limpo e organizado, supervisionando a aplicação de boas práticas de higienização de instalações físicas e utensílios Controla desperdícios, com o reaproveitamento de material, sempre que possível Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança das pessoas, assegurando o cumprimento das normas, identificando e eliminando as condições inseguras, orientando e conscientizando a equipe para o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Funções do Maître

O profissional Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação deve coordenar equipe de trabalho, preparar alimentos e bebidas, avaliar execução de serviços, avaliar desempenho de funcionários, planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes, verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios, treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes, elaborar relatórios de operação e de avaliação, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Maître

Um Maître deve recepcionar clientes, executar trabalho de subordinados, propor treinamento externo para funcionários, simular atividades para aprendizagem, detectar necessidades de treinamento ou reciclagem, supervisionar higiene pessoal dos funcionários, controlar consumo de matérias-primas e insumos, coletar dados sobre operação de reservas, estabelecer rotinas de passagem de turnos, criar receitas de preparo de bebidas, programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes, analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços, controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual, operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria, promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis, planejar operações para datas especiais, supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos, elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas, instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa, demonstrar iniciativa na resolução de problemas, finalizar pratos e bebidas, calcular custo de alimentos e bebidas, examinar produtos, segundo validade de utilização, organizar treinamento para execução de novos serviços, pesquisar receitas de preparo de bebidas, realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo, pesquisar preços de produtos, verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização, avaliar qualidade e apresentação dos pratos, gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias, participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes, demonstrar agilidade, elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes, definir trajetórias para condutores e maquinistas, encaminhar clientes, distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes, examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros), acompanhar visitações, registrar ocorrências nos setores, demonstrar bom senso, controlar recebimento de mercadorias e valores, executar preparação de alimentos e bebidas, estabelecer escala de horários e folgas de funcionários, avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes, liderar equipe, descrever procedimentos de execução dos serviços, registrar pedido do cliente, determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas, sugerir atualização de equipamentos, avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas, verificar funcionamento de equipamentos, pesquisar receitas de preparo de alimentos, distribuir funcionários em setores, demonstrar senso de organização, planejar cardápios de bebidas, orientar execução dos serviços, avaliar comportamento do funcionário com o cliente, coletar dados sobre venda de bilhetes, providenciar reparos de equipamentos e instalações, elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente, manter boa postura pessoal, avaliar funcionários para promoções, demonstrar atitudes inovadoras, coletar dados sobre desempenho de funcionários, intermediar informações entre equipe e superiores, manter-se atualizado, avaliar novos equipamentos e utensílios, participar de programas de treinamento, atender reclamações, escolher matéria-prima, elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais, elaborar relatório sobre avaliação de cardápio, acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários, elaborar cronogramas de execução de tarefas, dimensionar equipe de trabalho, providenciar atividades de capacitação, motivar funcionários, definir funções da equipe de trabalho, finalizar atendimento ao cliente, verificar estado das instalações, delegar responsabilidade aos funcionários, acomodar clientes, controlar preparação dos alimentos, elaborar normas para treinamento de funcionários, adequar equipe a situações atípicas, tratar clientes e subordinados com cortesia, organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos, controlar guarda de bilhetes, programar abastecimento dos setores, realizar reuniões de avaliação de funcionários, orientar pedido do cliente, criar receitas de preparo de alimentos, determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários, atribuir tarefas aos funcionários, manter bons hábitos de higiene, solicitar autoavaliação dos funcionários, degustar alimentos e bebidas, sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que ficou em 5.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 26,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios 2024

O salário de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação mostrado aqui é resultado do levantamento de 8266 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação CBO 510135 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.251,57 2.338,84 3.300,64 10,71 6.60%
Rio de Janeiro 43h 2.214,95 2.300,79 3.246,94 10,66 4.20%
Bahia 43h 1.949,95 2.025,53 2.858,48 9,39 5.10%
Minas Gerais 43h 1.869,65 1.942,11 2.740,76 9,01 6.90%
Santa Catarina 43h 2.238,37 2.325,12 3.281,28 10,72 6.80%
Paraná 44h 2.231,27 2.317,74 3.270,87 10,63 4.10%
Pernambuco 44h 1.864,13 1.936,38 2.732,68 8,89 5.30%
Distrito Federal 43h 1.910,00 1.984,03 2.799,92 9,13 7.00%
Rio Grande do Sul 44h 2.025,26 2.103,75 2.968,88 9,66 6.40%
Goiás 43h 1.941,88 2.017,15 2.846,66 9,28 6.00%
Ceará 44h 1.768,84 1.837,39 2.592,98 8,37 4.70%
Paraíba 44h 1.524,25 1.583,33 2.234,44 7,21 5.80%
Alagoas 43h 2.144,92 2.228,05 3.144,30 10,26 7.00%
Rio Grande do Norte 44h 1.656,07 1.720,25 2.427,67 7,88 4.30%
Mato Grosso 43h 1.984,68 2.061,60 2.909,39 9,68 6.40%
Espírito Santo 44h 2.153,34 2.236,79 3.156,63 10,27 7.90%
Mato Grosso do Sul 43h 1.856,12 1.928,05 2.720,93 8,97 6.80%
Maranhão 43h 1.724,04 1.790,86 2.527,31 8,30 4.10%
Sergipe 43h 1.734,60 1.801,82 2.542,79 8,33 4.20%
Amazonas 42h 2.027,98 2.106,58 2.972,87 10,04 5.40%
Pará 43h 2.107,06 2.188,72 3.088,78 10,17 5.60%
Piauí 43h 1.495,20 1.553,15 2.191,85 7,15 7.70%
Tocantins 42h 1.439,66 1.495,46 2.110,44 7,12 7.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação.

Dissídio de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação por cidade

Quanto ganha um Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 2.293,02 2.381,89 3.361,40 10,88 6.90%
Rio de Janeiro, RJ 43 2.229,50 2.315,91 3.268,28 10,70 6.00%
Brasília, DF 43 1.910,00 1.984,03 2.799,92 9,13 7.90%
Salvador, BA 43 1.878,39 1.951,19 2.753,58 8,99 6.30%
Recife, PE 44 1.900,76 1.974,42 2.786,37 9,06 6.00%
Fortaleza, CE 44 1.730,47 1.797,53 2.536,73 8,18 5.70%
Goiânia, GO 44 1.853,74 1.925,59 2.717,45 8,82 6.20%
Belo Horizonte, MG 43 1.876,92 1.949,66 2.751,42 8,98 6.30%
Campinas, SP 44 2.238,23 2.324,98 3.281,08 10,64 7.30%
Florianópolis, SC 44 2.120,59 2.202,78 3.108,63 10,09 5.60%
Curitiba, PR 43 2.297,48 2.386,53 3.367,94 10,98 5.70%
Gramado, RS 44 2.078,37 2.158,92 3.046,73 9,90 6.90%
João Pessoa, PB 44 1.561,34 1.621,86 2.288,81 7,37 8.30%
Foz do Iguaçu, PR 44 2.414,29 2.507,86 3.539,17 11,43 4.60%
Porto Alegre, RS 44 1.945,21 2.020,60 2.851,53 9,23 8.00%
Maceió, AL 43 2.048,66 2.128,06 3.003,18 9,89 4.30%
Porto Seguro, BA 43 2.147,91 2.231,15 3.148,67 10,31 5.00%
Campos do Jordao, SP 42 2.147,32 2.230,55 3.147,81 10,50 7.90%
Ipojuca, PE 43 1.898,65 1.972,24 2.783,28 9,10 6.60%
São José dos Campos, SP 44 1.817,08 1.887,51 2.663,71 8,65 4.20%
Maringá, PR 44 1.951,44 2.027,07 2.860,66 9,24 7.70%
Niterói, RJ 44 1.906,65 1.980,54 2.795,00 9,08 5.10%
Balneário Camboriú, SC 44 2.214,31 2.300,13 3.246,01 10,52 5.70%
Campo Grande, MS 43 1.845,73 1.917,26 2.705,70 8,94 5.30%
Natal, RN 44 1.752,97 1.820,91 2.569,73 8,33 6.10%
Barueri, SP 44 2.006,38 2.084,14 2.941,20 9,55 8.30%
Ribeirão Preto, SP 44 2.049,94 2.129,39 3.005,06 9,74 4.40%
Atibaia, SP 43 2.657,58 2.760,58 3.895,81 12,70 7.50%
Jundiaí, SP 44 2.012,04 2.090,02 2.949,50 9,51 4.90%
Cuiabá, MT 43 1.887,70 1.960,86 2.767,22 9,10 5.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Chefe de Fila Nos Serviços de Alimentação no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Restaurantes e similares 1.993,10 2.070,35 2.921,73 4.30%
Hotéis 2.580,37 2.680,37 3.782,62 5.80%
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 1.942,21 2.017,49 2.847,14 5.60%
Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê 2.306,05 2.395,42 3.380,49 6.60%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 1.969,17 2.045,49 2.886,65 7.30%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.913,89 1.988,06 2.805,61 7.20%
Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar 2.011,40 2.089,36 2.948,56 7.30%
Condomínios prediais 2.716,56 2.821,85 3.982,28 6.20%
Comércio varejista de bebidas 1.783,63 1.852,76 2.614,67 6.10%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns 2.011,26 2.089,21 2.948,36 7.70%
Padaria e confeitaria com predominância de revenda 2.080,79 2.161,44 3.050,29 4.60%
Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas 2.235,08 2.321,70 3.276,46 7.20%
Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios 1.822,69 1.893,33 2.671,93 6.60%
Casas de festas e eventos 2.224,61 2.310,83 3.261,12 5.00%
Seleção e agenciamento de mão-de-obra 1.909,73 1.983,75 2.799,52 4.40%
Locação de mão-de-obra temporária 5.406,00 5.615,52 7.924,79 4.50%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 1.852,17 1.923,96 2.715,15 7.80%
Clubes sociais, esportivos e similares 3.527,69 3.664,41 5.171,32 4.10%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 3.109,99 3.230,52 4.559,01 7.10%
Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria 1.868,82 1.941,25 2.739,55 6.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.