O dissídio de Pedagogo em Educação Especial de Cegos 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239225 no cargo de Pedagogo em Educação Especial de Cegos.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 4.681,72
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
66 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Mossoró - RN
R$ 1.636,13
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
34 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
R$ 4.687,59
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
85 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência visual Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência visual Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Alfabetiza em Braille Ensina sorobã Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva.
Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área Divulga conhecimentos e forma profissionais da área.
Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Pedagogo em Educação Especial de Cegos
O Professor de alunos com deficiência visual participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência visual, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área.
Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência visual, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência visual.
Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência visual Analisa propostas pedagógicas e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.
Planeja programas de intervenção educacional individual.
Planeja atividades com base na experiência visual dos alunos Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos.
Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência visual Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência visual Transcreve textos em tinta para o Braille e textos em tipos ampliados.
Transcreve, à tinta, textos em Braille Cria texturas e relevos que transmitem conhecimentos Prepara materiais de alto contraste.
Adapta jogos pedagógicos em Braille e tipos ampliados Elabora material visual destinado a alunos com baixa visão.
Grava textos em diferentes suportes Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.
Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado Alfabetiza em Braille.
Ensina o uso de sorobã para cálculos matemáticos Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva – como, por exemplo, recurso que conecta voluntários videntes com pessoas com deficiência visual para auxílio à execução de tarefas cotidianas e leitores de tela e ampliadores de imagem que transcrevem para linguagem falada o conteúdo textual de dispositivos digitais – Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos.
Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência visual, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos.
Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições de educação especial Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes, guias-intérpretes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência visual Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do Professor de alunos com deficiência visual
O profissional Pedagogo em Educação Especial de Cegos deve demonstrar competências pessoais, formar profissionais para atuação na Área, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, pesquisar sobre temas de interesse da Área, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, divulgar conhecimentos da Área, atuar no processo de ensino-aprendizagem, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, participar de atividades pedagógico-administrativas.
Condições de trabalho da profissão
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência visual
Um Professor de alunos com deficiência visual deve indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, trabalhar com recursos da linguagem da informática, participar das associações da área, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, participar de fóruns de saúde e educação, implementar programas de atendimento educacional, participar de programas de inclusão escolar, preparar professores para classes de inclusão, coordenar curso, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, participar de reuniões pedagógicas, avaliar comunicação receptiva dos alunos, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa, corrigir trabalhos dos alunos, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, preparar a comunidade para uso do braile, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, participar de associações da categoria, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, transcrever à tinta textos em braile dos alunos, realizar atividades para orientação e mobilidade, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, dominar conteúdos e metodologias da área, elaborar programas de atendimento educacional, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, dominar língua de sinais, ministrar palestras e cursos, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, demonstrar capacidade de planejamento, avaliar os resultados dos projetos, demonstrar capacidade de observação, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, elaborar projetos de estimulação essencial, confeccionar materiais didático-pedagógicos, acompanhar treinamento do aluno em empresas, estabelecer parcerias com as famílias, demonstrar flexibilidade, estudar a língua escrita da língua de sinais, demonstrar capacidade de motivar o outro, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, encaminhar alunos para avaliações específicas, adequar o currículo às necessidades dos alunos, transcrever textos em tipos ampliados, analisar propostas pedagógicas, transcrever textos em tinta para o braile, participar de projetos de pesquisa, elaborar projetos com instituições não escolares, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, atuar em programas de estimulação essencial, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, atuar em programas de habilitação educacional, ensinar as atividades de vida autônoma, planejar programas de intervenção educacional individual, elaborar material visual para alunos, estudar as propostas da legislação educacional, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, dominar braile, elaborar relatórios, elaborar plano de aulas, demonstrar capacidade de liderança, orientar estágios dos alunos, avaliar conhecimento do aluno iniciante, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, prestar assessoria à comunidade escolar, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, planejar atividades extraclasse, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, ensinar língua portuguesa, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, registrar notas e conteúdos em diários de classe, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, dominar diferentes formas de comunicação, criar materiais didático-pedagógicos, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, ensinar as atividades de vida diária (avd), orientar trabalho em sala de leitura, proceder com ética, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, participar de conselhos de classe, analisar novas teorias para implementação prática, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, elaborar instrumentos de avaliação, demonstrar tolerância, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, ensinar o uso do sorobã para cálculos matemáticos, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, pesquisar o uso de tecnologias, elaborar projetos de pesquisa, participar da elaboração do currículo escolar, demonstrar capacidade de improvisação, demonstrar capacidade de administrar frustações, ensinar atividades recreativas, participar de palestras e cursos, participar da organização de eventos sobre prevenção, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, participar da elaboração do plano de ensino, alfabetizar em braile, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, elaborar registros de avanços dos alunos, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, participar da elaboração de textos sobre temas da área, preparar materiais de autocontrate, atuar em programas de reabilitação educacional, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, pesquisar temas de educação especial, criar texturas, relevos que transmitam conhecimentos, encaminhar aluno para ensino regular, criar materiais para comunicação alternativa, definir conteúdos escolares, ministrar aulas de orientação para o trabalho, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, adaptar jogos pedagógicos em braile e em tipos ampliados, demonstrar criatividade, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, avaliar rendimento escolar, avaliar comunicação expressiva dos alunos, orientar voluntários para educação especial em comunidades, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, prepara comunidade para uso de técnicas de orientação e mobilidade.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Pedagogo em Educação Especial de Cegos ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Pedagogo em Educação Especial de Cegos e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 4.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Pedagogo em Educação Especial de Cegos em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Pedagogo em Educação Especial de Cegos ficou em 8.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2025
O salário de Pedagogo em Educação Especial de Cegos mostrado aqui é resultado do levantamento de 221 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Pedagogo em Educação Especial de Cegos com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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