O dissídio de Professor de Alunos Com Deficiência Mental 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239215 no cargo de Professor de Alunos Com Deficiência Mental.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 9.138,75
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.448 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Mossoró - RN
R$ 2.141,85
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Ourinhos - SP
400 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Administração Pública em Geral
R$ 6.045,52
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
2.139 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de alunos com deficiência mental Participa da elaboração do currículo escolar, planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação, prepara materiais pedagógicos e realiza a ação docente e a avaliação na educação especial para alunos com deficiência mental, leve ou moderada Ensina atividades de vida diária e autônoma, educação especial para o trabalho, entre outros conteúdos formativos.
Instrui sobre o uso de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva Participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesses da área de educação especial, bem como de programas de atendimento educacional Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área.
Divulga conhecimentos e forma profissionais da área Cumpre legislação da educação, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Alunos Com Deficiência Mental
O Professor de alunos com deficiência mental participa de projetos de pesquisas sobre temas de interesse da área de educação especial, com focalização na educação de alunos com deficiência mental, leve ou moderada, levando em conta a legislação educacional e o uso de tecnologias – incluindo tecnologias assistivas – Pesquisa bibliografia sobre síndromes e patologias.
Estuda abordagens de comunicação aumentativa, que promove e apoia a fala, e de comunicação alternativa, que se baseia em formas de comunicação sem fala.
Pode elaborar projetos de pesquisa sobre temas da área Participa da elaboração do currículo escolar, especialmente no que se refere à educação especial de alunos com deficiência mental, fazendo a adequação do currículo às necessidades educacionais de cada aluno e realizando o planejamento de componentes curriculares de acordo com o período letivo.
No planejamento curricular, leva em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência mental Planeja o ensino, a aprendizagem e a avaliação da educação especial para alunos com deficiência mental.
Analisa propostas pedagógicas, novas teorias para efetivação da prática docente na educação especial e bibliografias, inclusive sobre síndromes e patologias.
Planeja programas de intervenção educacional individual Elabora planos de ensino, definindo conteúdos formativos, estratégias, atividades e recursos.
Elabora planos de aulas.
Planeja a avaliação do processo de ensino e de aprendizagem, utilizando critérios que consideram as singularidades dos alunos com deficiência mental Prepara materiais pedagógicos específicos para a educação especial de alunos com deficiência mental Cria material para comunicação alternativa.
Elabora material visual Realiza a ação docente, ensinando atividades de vida diária e de vida autônoma – de higiene, de segurança, de preparação de alimentos, entre outras, ministrando aulas de educação especial para o trabalho, ensinando conteúdos formativos Negocia com os alunos as regras de comportamento.
Atua desde a educação infantil até o ensino médio Desenvolve plano individualizado de atendimento especializado.
Usa técnicas de fonética e repetição para reforçar a aprendizagem Trabalha com comunicação aumentativa e alternativa Ensina a organizar objetos de referência para antecipar as atividades diárias.
Instrui sobre o uso de jogos educativos manuais e sistemas computadorizados que contemplam temas de acessibilidade, para estudantes com deficiência mental Avalia o processo de ensino e de aprendizagem, com focalização nas necessidades educacionais dos alunos Avalia estilos e ritmos de aprendizagem, avalia comunicação expressiva, comunicação receptiva, e rendimento escolar.
Participa do desenvolvimento de programas de atendimento educacional – em educação especial – para alunos com deficiência mental, atuando na elaboração e na execução das atividades Estabelece parcerias com famílias e equipes multidisciplinares (terapeutas ocupacionais, psicólogos, psiquiatras, entre outros) Participa de programas de inclusão escolar.
Participa de atividades pedagógico-administrativas, como reuniões pedagógicas e conselhos de classe Encaminha alunos com deficiência mental para o ensino profissional em oficinas protegidas Elabora relatórios e registros de avanços dos alunos Coordena a colocação de alunos em classes regulares Pode coordenar cursos e exercer a direção ou a coordenação pedagógica de instituições da área de educação especial.
Divulga conhecimentos da área de educação especial, concedendo entrevistas aos meios de comunicação de massa e participando da organização de seminários, fóruns e outros eventos Forma profissionais – professores para classes de inclusão, instrutores da formação profissional de aprendizes e profissionais de apoio – para atuação na área de educação especial de alunos com deficiência mental Instrui e monitora alunos no uso e cuidados de equipamentos e materiais, para evitar acidentes.
Funções do Professor de alunos com deficiência mental
O profissional Professor de Alunos Com Deficiência Mental deve participar de atividades pedagógico-administrativas, participar da elaboração do projeto político-pedagógico da escola, avaliar as necessidades educacionais dos alunos, atuar no processo de ensino-aprendizagem, divulgar conhecimentos da Área, demonstrar competências pessoais, pesquisar sobre temas de interesse da Área, preparar materiais pedagógicos e recursos específicos, participar do desenvolvimento de diferentes programas de atendimento educacional, formar profissionais para atuação na Área.
Condições de trabalho da profissão
Professores de educação especial atuam em atividades de ensino, saúde e serviços sociais, pesquisa e desenvolvimento, atividades recreativas, culturais e desportivas e administração pública, defesa e seguridade social. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horário diurno. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos, em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse. Também podem estar expostos a ruído intenso, condições insalubres e agressões físicas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação, com cursos ou especializações na área de educação especial.
Atividades exercidas por um Professor de alunos com deficiência mental
Um Professor de alunos com deficiência mental deve avaliar comunicação expressiva dos alunos, participar da elaboração de informativos sobre formas de comunicação, ministrar palestras e cursos, gravar textos em diferentes suportes (fitas, multimídia etc), proceder com ética, selecionar atividades e recursos físicos e materiais, corrigir trabalhos dos alunos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de trabalhar com as diferenças, participar da avaliação da comunicação receptiva dos alunos, ensinar as atividades de vida diária (avd), demonstrar capacidade de dirigir estabelecimentos de ensino, participar de conselhos de classe, elaborar programas de atendimento a jovens e adultos, participar da elaboração de textos sobre temas da área, encaminhar o aluno para oficinas protegidas, profissionalizantes ou ocupacionais, encaminhar o aluno para treinamento em empresas, avaliar estilos e ritmos de aprendizagem dos alunos, participar da organização de eventos sobre prevenção, desenvolver atividades profissionalizantes com os alunos, conceder entrevistas aos meios de comunicação de massa, participar da elaboração do plano de ensino, encaminhar alunos para avaliações específicas, atuar em programas de reabilitação educacional, trabalhar com comunicação aumentativa e alternativa, participar de palestras e cursos, participar do processo de avaliação dos aspectos psicomotor e cognitivo do aluno, participar de fóruns de saúde e educação, dirigir instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprendizagem, planejar componentes curriculares de acordo com ano/ciclo, demonstrar capacidade de interpretar a língua de sinais, prestar serviços de apoio pedagógico especializado nas diferentes modalidades de ensino, elaborar projetos de atendimento de jovens e adultos, dominar diferentes formas de comunicação, elaborar material visual para alunos, participar de projetos de pesquisa, demonstrar tolerância, indicar instituições para práticas de ensino profissionalizante, trabalhar o tema do preconceito em diferentes tipos de eventos, pesquisar o uso de tecnologias, dominar conteúdos e metodologias da área, avaliar os resultados dos projetos, confeccionar materiais didático-pedagógicos, participar da organização de seminários, fóruns e outros eventos, desenvolver atividades funcionais que envolvam a comunidade, ensinar as atividades de vida autônoma, analisar bibliografias sobre síndromes e patologias, demonstrar capacidade de motivar o outro, demonstrar criatividade, acompanhar treinamento do aluno em empresas, realizar atividades lúdicas visando interação sócio afetiva, ensinar atividades recreativas, organizar exposições dos trabalhos dos alunos, adequar o currículo às necessidades dos alunos, participar de programas de inclusão escolar, avaliar rendimento escolar, preparar atividades funcionais que envolvam a comunidade, demonstrar capacidade de liderança, dominar braile, estudar a língua escrita da língua de sinais, planejar atividades extraclasse, recorrer a legislação sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais de aprendizagem, dominar língua de sinais, criar materiais para comunicação alternativa, contribuir para a elaboração de revistas, jornais e boletins informativos, preparar professores para classes de inclusão, analisar os resultados das avaliações dos profissionais de outras áreas, estudar abordagens de comunicação aumentativa e alternativa, demonstrar capacidade de planejamento, atuar em programas de estimulação essencial, elaborar projetos de pesquisa, orientar trabalho em sala de leitura, coordenar curso, demonstrar capacidade de observação, elaborar projetos de estimulação essencial, atuar em programas de habilitação educacional, elaborar relatórios, avaliar comunicação receptiva dos alunos, implementar programas de atendimento educacional, ensinar a organizar os objetos de referência para antecipar as atividades diárias, coordenar pedagogicamente instituições de atendimento de alunos com necessidades especiais de aprende, analisar novas teorias para implementação prática, preparar profissionais para atuação educacional em hospitais, participar das atividades do programa de integração sensorial, participar de reuniões pedagógicas, elaborar programas de atendimento educacional, elaborar plano de aulas, participar do planejamento de atividades de integração escola-família-comunidade, pesquisar bibliografia sobre síndromes e patologias, demonstrar capacidade de improvisação, ensinar língua portuguesa, orientar estágios dos alunos, registrar notas e conteúdos em diários de classe, pesquisar temas de educação especial, demonstrar capacidade de trabalhar com ensino individualizado, elaborar registros de avanços dos alunos, realizar atividades pedagógicas e culturais em hospitais, planejar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de articular diferentes realidades, elaborar instrumentos de avaliação, encaminhar aluno para ensino regular, criar materiais didático-pedagógicos, analisar propostas pedagógicas, participar da avaliação da comunicação expressiva dos alunos, elaborar projetos com instituições não escolares, participar da elaboração do currículo escolar, preparar a comunidade para interagir com pessoas com necessidades educacionais especiais, avaliar conhecimento do aluno iniciante, ensinar conteúdos das disciplinas curriculares, estabelecer parcerias com equipes multidisciplinares, estabelecer parcerias com as famílias, trabalhar com recursos da linguagem da informática, demonstrar capacidade de coordenação pedagógica de estabelecimentos de ensino, participar da elaboração de informativos sobre prevenção, encaminhar o aluno para o mercado de trabalho, participar das associações da área, identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos, demonstrar capacidade de administrar frustações, divulgar os resultados dos projetos de pesquisas, demonstrar capacidade de reconhecer as próprias limitações, prestar assessoria à comunidade escolar, participar de associações da categoria, ministrar aulas de orientação para o trabalho, orientar voluntários para educação especial em comunidades, preparar instrutores para atuação na formação profissionalizante do aprendiz, estudar as propostas da legislação educacional, definir conteúdos escolares, planejar programas de intervenção educacional individual, demonstrar capacidade de estudo e pesquisa.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Alunos Com Deficiência Mental ficou em 5.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Alunos Com Deficiência Mental e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de educação especial que ficou em 5.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Alunos Com Deficiência Mental em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Alunos Com Deficiência Mental ficou em 6.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de educação especial 2025
O salário de Professor de Alunos Com Deficiência Mental mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.751 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de educação especial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Alunos Com Deficiência Mental com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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