O dissídio de Capitão de Cabotagem (imediato) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Capitão de Cabotagem (imediato).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 9.495,67
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
420 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio das Ostras - RJ
R$ 10.323,32
Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
183 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.
Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Capitão de Cabotagem (imediato)
O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.
Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.
Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.
Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.
Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.
Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.
Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.
Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.
Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.
Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.
Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.
Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.
Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.
Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.
Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.
Funções do Imediato da marinha mercante
O profissional Capitão de Cabotagem (imediato) deve realizar inspeção naval a bordo, qualificar pessoal, gerenciar operações, administrar pessoal, gerenciar material de bordo, navegar com segurança, coordenar manutenção de bordo, demonstrar competências pessoais, operar cargas, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms).
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante
Um Imediato da marinha mercante deve ministrar treinamento em terra, conduzir embarcação rápida de salvamento, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, controlar as condições da carga durante a viagem, proferir palestras, avaliar as condições para desamarração, controlar publicações regulamentares de bordo, acionar plano de contingência, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, testar equipamentos de salvatagem, inspecionar condições de flutuabilidade, preparar a unidade para reboque, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, executar procedimentos para navegação em mau tempo, acionar plano de emergência, avaliar as condições de atracação, avaliar as condições para desatracação, avaliar a quantidade de carga movimentada, coordenar operações de manuseio de âncora, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, verificar peação da carga, coordenar navegação de objeto rebocado, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, avaliar o preparo da tripulação, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, elaborar apresentações, demonstrar raciocínio matemático, elaborar planos de carregamento descarga, coordenar postos de emergência, inspecionar equipamentos de salvatagem, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, transportar passageiros, elaborar plano de manuseio da carga, demonstrar capacidade de improvisação, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, inspecionar as condições de segurança, elaborar conteúdo programático, operar equipamentos de navegação, operar o sistema de lastro, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), preparar documentação para despacho da embarcação, demonstrar raciocínio analítico, controlar temperatura dos tanques, operar guincho de reboque, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, elaborar o plano para reboque, supervisionar o sms, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, efetuar embarque e desembarque de passageiros, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, supervisionar seção de câmara, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, orientar praticante-aluno a bordo, coordenar operações de reboque, coordenar operação de controle à poluição, demonstrar liderança, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), operar rampas de cargas, inspecionar equipamentos de comunicação, coordenar operações de resgate, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), controlar epi e epc, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, demonstrar percepção espacial, orientar a navegação, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, operar rampas de acesso, supervisionar postos de manobra de amarração, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, trabalhar sob pressão, realizar comunicação de bordo, operar guincho de manuseio de âncoras, trabalhar em equipe, testar equipamentos de segurança, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), supervisionar equipe de combate à poluição, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, fiscalizar o uso de epi, tomar decisões, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, verificar compatibilidade de cargas, efetuar auditorias internas, controlar medicamento de bordo, manobrar a embarcação, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), operar tampas de escotilha, aplicar legislação, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, discriminar cores, controlar material de passadiço, ministrar aulas de formação profissional, controlar rancho, controlar manuais técnicos de bordo, efetuar embarque e desembarque da tripulação, avaliar as condições meteorológicas, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, tomar decisões rápidas em situações críticas, operar cobertas de cargas, executar procedimentos para navegação costeira, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, inspecionar equipamentos de convés, discriminar sons e ruídos, operar sistema de posicionamento dinâmico, conferir certificação da embarcação, elaborar material didático, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, realizar manutenção de equipamentos de navegação, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, coordenar a operação do guincho de reboque, fiscalizar a aplicação da legislação, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, controlar material de combate à poluição, avaliar as condições para amarração, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), controlar pressão atmosférica dos tanques, conferir certificação da tripulação, controlar material de custeio, inspecionar condições de navegabilidade, ministrar treinamento a bordo, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, realizar o plano de viagem, conduzir embarcação de salvamento, controlar atmosfera do tanque, controlar certificados regulamentares de bordo, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, coordenar manutenção de equipamentos de convés, demonstrar comportamento proativo, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, coordenar reuniões de segurança, avaliar as condições de calado, controlar certificação da tripulação, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, consultar legislação, demonstrar capacidade de adaptação, supervisionar operações de carga e descarga, avaliar estanqueidade dos porões, supervisionar equipe de conexão de mangote, inspecionar equipamentos de segurança, efetuar os registros pertinentes, definir área segura para trabalho, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, orientar estagiário-aluno a bordo, demonstrar percepção cinemática, realizar manutenção de equipamentos de segurança, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), manusear cargas a bordo, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), demonstrar capacidade de autocontrole, executar procedimentos de serviços no porto, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, controlar planos de bordo, supervisionar equipe de convés, demonstrar capacidade de negociação, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, verificar marcação das cargas, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, emitir permissão para trabalho, demonstrar criatividade, supervisionar postos de manobra de fundeio, executar procedimentos para navegação em águas rasas, verificar a permissão de acesso de terceiros, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, inspecionar equipamentos de navegação, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), demonstrar raciocínio sintético, executar procedimentos para navegação com o prático.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Capitão de Cabotagem (imediato) ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Capitão de Cabotagem (imediato) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 7.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Capitão de Cabotagem (imediato) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Capitão de Cabotagem (imediato) ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2024
O salário de Capitão de Cabotagem (imediato) mostrado aqui é resultado do levantamento de 454 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Capitão de Cabotagem (imediato) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Capitão de Manobra da Marinha Mercante
- Capitão de Longo Curso (imediato)
- Primeiro Oficial de Náutica
- Imediato da Marinha Mercante
- Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante
- Segundo Oficial de Náutica (imediato)
- Inspetor de Terminal
- Agente de Manobra e Docagem
- Segundo Oficial de Náutica (comandante)
- Primeiro Oficial de Náutica (comandante)
Valor do salário na CCT 2024 de Capitão de Cabotagem (imediato) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro | 42h | 9.141,37 | 9.495,67 | 13.400,57 | 45,27 | 7.90% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Capitão de Cabotagem (imediato). |
Dissídio de Capitão de Cabotagem (imediato) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 8.043,62 | 8.355,37 | 11.791,35 | 39,83 | 5.10% |
Macaé, RJ | 42 | 9.853,95 | 10.235,86 | 14.445,15 | 48,27 | 4.60% |
Rio das Ostras, RJ | 40 | 9.938,15 | 10.323,32 | 14.568,59 | 51,93 | 5.20% |
Niterói, RJ | 42 | 7.075,77 | 7.350,01 | 10.372,55 | 34,67 | 5.30% |
São João da Barra, RJ | 40 | 8.240,91 | 8.560,30 | 12.080,56 | 42,80 | 5.80% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Capitão de Cabotagem (imediato). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Capitão de Cabotagem (imediato) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Navegação de apoio marítimo | 8.733,34 | 9.071,82 | 12.802,42 | 7.60% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 6.705,27 | 6.965,14 | 9.829,42 | 6.90% | |
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural | 11.390,98 | 11.832,46 | 16.698,32 | 8.30% | |
Atividades de agenciamento marítimo | 7.449,11 | 7.737,81 | 10.919,83 | 7.80% | |
Transporte marítimo de cabotagem - carga | 12.168,84 | 12.640,47 | 17.838,61 | 5.00% | |
Manutenção e reparação de embarcações e estruturas flutuantes | 10.334,41 | 10.734,94 | 15.149,47 | 6.60% | |
Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos | 7.820,46 | 8.123,56 | 11.464,21 | 5.10% | |
Escafandria e mergulho | 8.240,08 | 8.559,44 | 12.079,34 | 4.30% | |
Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia | 3.840,77 | 3.989,63 | 5.630,28 | 4.20% | |
Navegação de apoio portuário | 2.670,21 | 2.773,70 | 3.914,32 | 7.10% | |
Atividades de estudos geológicos | 8.252,56 | 8.572,40 | 12.097,63 | 5.30% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 7.668,30 | 7.965,50 | 11.241,15 | 5.90% | |
Operações de terminais | 4.935,23 | 5.126,50 | 7.234,67 | 5.90% | |
Operador de transporte multimodal - otm | 10.171,77 | 10.566,00 | 14.911,06 | 4.80% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 22.141,85 | 23.000,00 | 32.458,29 | 7.80% | |
Extração de petróleo e gás natural | 12.961,89 | 13.464,25 | 19.001,15 | 6.30% | |
Serviços de engenharia | 17.581,83 | 18.263,25 | 25.773,65 | 5.70% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 11.826,31 | 12.284,67 | 17.336,49 | 7.30% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 5.694,79 | 5.915,50 | 8.348,13 | 7.00% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 5.973,49 | 6.205,00 | 8.756,68 | 5.30% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |