O dissídio de Capitão de Cabotagem (imediato) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Capitão de Cabotagem (imediato).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 9.284,77
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
400 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Guapimirim - RJ
R$ 8.567,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
207 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Marítimo de Cabotagem - Carga
R$ 11.641,06
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
184 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.
Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Capitão de Cabotagem (imediato)
O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.
Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.
Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.
Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.
Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.
Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.
Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.
Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.
Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.
Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.
Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.
Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.
Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.
Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.
Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.
Funções do Imediato da marinha mercante
O profissional Capitão de Cabotagem (imediato) deve operar cargas, navegar com segurança, qualificar pessoal, gerenciar material de bordo, coordenar manutenção de bordo, administrar pessoal, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), demonstrar competências pessoais, gerenciar operações, realizar inspeção naval a bordo.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante
Um Imediato da marinha mercante deve ministrar treinamento em terra, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, testar equipamentos de salvatagem, operar equipamentos de navegação, operar o sistema de lastro, controlar planos de bordo, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, orientar a navegação, operar rampas de acesso, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), supervisionar o sms, supervisionar postos de manobra de amarração, elaborar material didático, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), coordenar operações de manuseio de âncora, trabalhar sob pressão, controlar certificação da tripulação, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, definir área segura para trabalho, controlar manuais técnicos de bordo, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, avaliar as condições meteorológicas, operar rampas de cargas, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), conduzir embarcação rápida de salvamento, operar guincho de reboque, supervisionar operações de carga e descarga, demonstrar capacidade de autocontrole, coordenar operação de controle à poluição, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, controlar medicamento de bordo, proferir palestras, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, demonstrar criatividade, controlar as condições da carga durante a viagem, operar sistema de posicionamento dinâmico, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, tomar decisões, controlar certificados regulamentares de bordo, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, controlar atmosfera do tanque, executar procedimentos para navegação costeira, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, elaborar plano de manuseio da carga, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, avaliar estanqueidade dos porões, conduzir embarcação de salvamento, avaliar o preparo da tripulação, coordenar postos de emergência, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, demonstrar percepção cinemática, demonstrar raciocínio matemático, avaliar as condições de atracação, avaliar as condições para amarração, demonstrar raciocínio sintético, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, preparar documentação para despacho da embarcação, operar cobertas de cargas, verificar marcação das cargas, supervisionar equipe de combate à poluição, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, controlar material de custeio, efetuar embarque e desembarque da tripulação, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), demonstrar liderança, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, acionar plano de contingência, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, tomar decisões rápidas em situações críticas, coordenar operações de resgate, executar procedimentos para navegação com o prático, supervisionar seção de câmara, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, elaborar planos de carregamento descarga, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), trabalhar em equipe, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, acionar plano de emergência, verificar a permissão de acesso de terceiros, inspecionar equipamentos de salvatagem, coordenar a operação do guincho de reboque, transportar passageiros, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, aplicar legislação, realizar manutenção de equipamentos de navegação, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, demonstrar capacidade de negociação, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, controlar publicações regulamentares de bordo, demonstrar percepção espacial, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, elaborar apresentações, realizar o plano de viagem, ministrar aulas de formação profissional, operar tampas de escotilha, efetuar os registros pertinentes, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, emitir permissão para trabalho, verificar compatibilidade de cargas, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, realizar comunicação de bordo, controlar material de passadiço, controlar temperatura dos tanques, inspecionar equipamentos de segurança, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, avaliar as condições de calado, demonstrar capacidade de improvisação, coordenar reuniões de segurança, controlar pressão atmosférica dos tanques, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, coordenar manutenção de equipamentos de convés, controlar rancho, efetuar auditorias internas, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, inspecionar equipamentos de navegação, efetuar embarque e desembarque de passageiros, controlar material de combate à poluição, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, ministrar treinamento a bordo, coordenar navegação de objeto rebocado, demonstrar capacidade de adaptação, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), orientar estagiário-aluno a bordo, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, avaliar as condições para desamarração, supervisionar equipe de conexão de mangote, discriminar cores, demonstrar raciocínio analítico, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, executar procedimentos para navegação em águas rasas, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, coordenar operações de reboque, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), consultar legislação, realizar manutenção de equipamentos de segurança, avaliar as condições para desatracação, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), supervisionar postos de manobra de fundeio, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, supervisionar equipe de convés, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, demonstrar comportamento proativo, elaborar o plano para reboque, testar equipamentos de segurança, orientar praticante-aluno a bordo, executar procedimentos de serviços no porto, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, inspecionar equipamentos de convés, discriminar sons e ruídos, preparar a unidade para reboque, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, avaliar a quantidade de carga movimentada, manusear cargas a bordo, fiscalizar o uso de epi, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, executar procedimentos para navegação em mau tempo, elaborar conteúdo programático, operar guincho de manuseio de âncoras, inspecionar equipamentos de comunicação, manobrar a embarcação, verificar peação da carga, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), controlar a manutenção de equipamentos de navegação, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, controlar epi e epc, inspecionar condições de navegabilidade, inspecionar condições de flutuabilidade, inspecionar as condições de segurança, conferir certificação da embarcação, conferir certificação da tripulação, fiscalizar a aplicação da legislação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Capitão de Cabotagem (imediato) ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Capitão de Cabotagem (imediato) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 4.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Capitão de Cabotagem (imediato) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Capitão de Cabotagem (imediato) ficou em 9.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Capitão de Cabotagem (imediato) mostrado aqui é resultado do levantamento de 437 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Capitão de Cabotagem (imediato) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Capitão de Longo Curso (imediato)
- Capitão de Manobra da Marinha Mercante
- Capitão de Longo Curso (comandante)
- Vistoriador Naval
- Comandante da Marinha Mercante
- Segundo Oficial de Náutica (comandante)
- Segundo Oficial de Náutica
- Agente de Manobra e Docagem
- Primeiro Oficial de Náutica (comandante)
- Prático de Portos da Marinha Mercante