O dissídio de Capitão de Cabotagem (imediato) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Capitão de Cabotagem (imediato).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 9.284,77
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
400 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Guapimirim - RJ
R$ 8.567,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
207 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Marítimo de Cabotagem - Carga
R$ 11.641,06
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
184 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.
Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Capitão de Cabotagem (imediato)
O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.
Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.
Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.
Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.
Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.
Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.
Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.
Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.
Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.
Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.
Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.
Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.
Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.
Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.
Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.
Funções do Imediato da marinha mercante
O profissional Capitão de Cabotagem (imediato) deve realizar inspeção naval a bordo, gerenciar material de bordo, gerenciar operações, demonstrar competências pessoais, qualificar pessoal, navegar com segurança, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), operar cargas, coordenar manutenção de bordo, administrar pessoal.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante
Um Imediato da marinha mercante deve tomar decisões rápidas em situações críticas, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, controlar medicamento de bordo, demonstrar raciocínio analítico, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, demonstrar capacidade de autocontrole, supervisionar o sms, demonstrar criatividade, executar procedimentos para navegação em águas rasas, coordenar postos de emergência, definir área segura para trabalho, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, supervisionar operações de carga e descarga, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, supervisionar postos de manobra de amarração, acionar plano de emergência, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, inspecionar equipamentos de salvatagem, demonstrar capacidade de adaptação, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, aplicar legislação, ministrar treinamento a bordo, controlar material de custeio, elaborar plano de manuseio da carga, coordenar reuniões de segurança, conduzir embarcação de salvamento, elaborar conteúdo programático, controlar epi e epc, coordenar operações de manuseio de âncora, trabalhar em equipe, avaliar as condições para desamarração, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, coordenar operações de resgate, operar rampas de acesso, inspecionar equipamentos de comunicação, executar procedimentos para navegação em mau tempo, demonstrar percepção cinemática, discriminar sons e ruídos, operar rampas de cargas, realizar manutenção de equipamentos de navegação, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, conferir certificação da embarcação, operar cobertas de cargas, coordenar operação de controle à poluição, executar procedimentos de serviços no porto, inspecionar condições de flutuabilidade, inspecionar equipamentos de segurança, orientar estagiário-aluno a bordo, orientar praticante-aluno a bordo, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), operar sistema de posicionamento dinâmico, verificar compatibilidade de cargas, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, acionar plano de contingência, inspecionar equipamentos de navegação, executar procedimentos para navegação com o prático, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, conduzir embarcação rápida de salvamento, verificar a permissão de acesso de terceiros, coordenar manutenção de equipamentos de convés, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, supervisionar equipe de convés, testar equipamentos de segurança, avaliar as condições meteorológicas, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, orientar a navegação, controlar atmosfera do tanque, verificar peação da carga, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, avaliar o preparo da tripulação, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, controlar manuais técnicos de bordo, demonstrar liderança, manobrar a embarcação, elaborar planos de carregamento descarga, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, demonstrar raciocínio sintético, controlar publicações regulamentares de bordo, supervisionar equipe de conexão de mangote, controlar planos de bordo, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), supervisionar seção de câmara, preparar documentação para despacho da embarcação, avaliar a quantidade de carga movimentada, coordenar navegação de objeto rebocado, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, consultar legislação, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, coordenar a operação do guincho de reboque, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, operar o sistema de lastro, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, realizar o plano de viagem, inspecionar equipamentos de convés, operar tampas de escotilha, efetuar embarque e desembarque da tripulação, realizar comunicação de bordo, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, elaborar o plano para reboque, avaliar as condições de atracação, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, avaliar estanqueidade dos porões, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), avaliar as condições para amarração, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, proferir palestras, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, efetuar os registros pertinentes, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, supervisionar equipe de combate à poluição, efetuar embarque e desembarque de passageiros, controlar temperatura dos tanques, fiscalizar a aplicação da legislação, fiscalizar o uso de epi, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, ministrar treinamento em terra, avaliar as condições de calado, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, discriminar cores, demonstrar percepção espacial, supervisionar postos de manobra de fundeio, operar guincho de manuseio de âncoras, realizar manutenção de equipamentos de segurança, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, controlar certificados regulamentares de bordo, operar equipamentos de navegação, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, preparar a unidade para reboque, demonstrar capacidade de negociação, efetuar auditorias internas, executar procedimentos para navegação costeira, operar guincho de reboque, demonstrar capacidade de improvisação, controlar as condições da carga durante a viagem, controlar pressão atmosférica dos tanques, inspecionar condições de navegabilidade, coordenar operações de reboque, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), controlar material de passadiço, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, elaborar material didático, avaliar as condições para desatracação, controlar certificação da tripulação, trabalhar sob pressão, inspecionar as condições de segurança, manusear cargas a bordo, conferir certificação da tripulação, verificar marcação das cargas, controlar material de combate à poluição, testar equipamentos de salvatagem, demonstrar raciocínio matemático, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), demonstrar comportamento proativo, emitir permissão para trabalho, tomar decisões, ministrar aulas de formação profissional, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, elaborar apresentações, transportar passageiros, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, controlar rancho, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma).
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Capitão de Cabotagem (imediato) ficou em 5.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Capitão de Cabotagem (imediato) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 5.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Capitão de Cabotagem (imediato) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Capitão de Cabotagem (imediato) ficou em 8.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Capitão de Cabotagem (imediato) mostrado aqui é resultado do levantamento de 437 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Capitão de Cabotagem (imediato) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
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- Capitão de Manobra da Marinha Mercante
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- Agente de Manobra e Docagem