O dissídio de Capitão de Cabotagem (imediato) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Capitão de Cabotagem (imediato).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 9.284,77
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
400 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Guapimirim - RJ
R$ 8.567,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
207 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Marítimo de Cabotagem - Carga
R$ 11.641,06
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
184 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.
Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Capitão de Cabotagem (imediato)
O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.
Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.
Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.
Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.
Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.
Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.
Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.
Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.
Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.
Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.
Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.
Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.
Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.
Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.
Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.
Funções do Imediato da marinha mercante
O profissional Capitão de Cabotagem (imediato) deve navegar com segurança, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), coordenar manutenção de bordo, gerenciar operações, qualificar pessoal, demonstrar competências pessoais, operar cargas, gerenciar material de bordo, administrar pessoal, realizar inspeção naval a bordo.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante
Um Imediato da marinha mercante deve supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, verificar peação da carga, avaliar as condições para amarração, coordenar operações de reboque, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, inspecionar equipamentos de segurança, conferir certificação da tripulação, controlar material de passadiço, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, fiscalizar a aplicação da legislação, transportar passageiros, realizar o plano de viagem, elaborar plano de manuseio da carga, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar liderança, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade de autocontrole, efetuar os registros pertinentes, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, testar equipamentos de segurança, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), avaliar as condições para desatracação, realizar manutenção de equipamentos de segurança, controlar epi e epc, trabalhar sob pressão, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, inspecionar equipamentos de comunicação, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, controlar manuais técnicos de bordo, coordenar navegação de objeto rebocado, realizar comunicação de bordo, coordenar operações de manuseio de âncora, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, controlar certificados regulamentares de bordo, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, elaborar material didático, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, demonstrar criatividade, efetuar auditorias internas, discriminar cores, supervisionar seção de câmara, operar equipamentos de navegação, definir área segura para trabalho, supervisionar equipe de combate à poluição, controlar medicamento de bordo, verificar compatibilidade de cargas, ministrar treinamento a bordo, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, operar guincho de reboque, operar tampas de escotilha, controlar planos de bordo, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, supervisionar o sms, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, controlar certificação da tripulação, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), controlar sobressalentes de equipamentos de convés, inspecionar as condições de segurança, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, avaliar estanqueidade dos porões, tomar decisões, tomar decisões rápidas em situações críticas, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, executar procedimentos para navegação com o prático, consultar legislação, efetuar embarque e desembarque de passageiros, controlar atmosfera do tanque, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar percepção espacial, demonstrar capacidade de adaptação, controlar material de combate à poluição, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, orientar a navegação, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), executar procedimentos para navegação em mau tempo, demonstrar raciocínio matemático, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, avaliar as condições de atracação, avaliar as condições de calado, operar o sistema de lastro, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, executar procedimentos de serviços no porto, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, avaliar o preparo da tripulação, elaborar o plano para reboque, elaborar apresentações, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, demonstrar raciocínio sintético, executar procedimentos para navegação em águas rasas, supervisionar postos de manobra de fundeio, realizar manutenção de equipamentos de navegação, elaborar conteúdo programático, inspecionar condições de flutuabilidade, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, operar guincho de manuseio de âncoras, verificar marcação das cargas, orientar estagiário-aluno a bordo, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), ministrar aulas de formação profissional, supervisionar equipe de convés, proferir palestras, conduzir embarcação rápida de salvamento, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, testar equipamentos de salvatagem, coordenar a operação do guincho de reboque, avaliar as condições para desamarração, executar procedimentos para navegação costeira, efetuar embarque e desembarque da tripulação, avaliar as condições meteorológicas, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, aplicar legislação, operar sistema de posicionamento dinâmico, inspecionar equipamentos de convés, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, coordenar operação de controle à poluição, inspecionar equipamentos de salvatagem, controlar material de custeio, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, ministrar treinamento em terra, supervisionar equipe de conexão de mangote, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, controlar rancho, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, conferir certificação da embarcação, emitir permissão para trabalho, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, controlar publicações regulamentares de bordo, supervisionar operações de carga e descarga, inspecionar equipamentos de navegação, demonstrar percepção cinemática, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), controlar as condições da carga durante a viagem, operar rampas de cargas, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, demonstrar comportamento proativo, inspecionar condições de navegabilidade, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, coordenar operações de resgate, coordenar postos de emergência, elaborar planos de carregamento descarga, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, avaliar a quantidade de carga movimentada, demonstrar capacidade de improvisação, fiscalizar o uso de epi, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, controlar pressão atmosférica dos tanques, operar rampas de acesso, discriminar sons e ruídos, acionar plano de emergência, preparar a unidade para reboque, orientar praticante-aluno a bordo, trabalhar em equipe, operar cobertas de cargas, acionar plano de contingência, coordenar manutenção de equipamentos de convés, supervisionar postos de manobra de amarração, conduzir embarcação de salvamento, controlar temperatura dos tanques, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, coordenar reuniões de segurança, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, manobrar a embarcação, verificar a permissão de acesso de terceiros, demonstrar raciocínio analítico, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, manusear cargas a bordo, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), preparar documentação para despacho da embarcação, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Capitão de Cabotagem (imediato) ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Capitão de Cabotagem (imediato) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 5.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Capitão de Cabotagem (imediato) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Capitão de Cabotagem (imediato) ficou em 8.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Capitão de Cabotagem (imediato) mostrado aqui é resultado do levantamento de 437 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Capitão de Cabotagem (imediato) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Segundo Oficial de Náutica (comandante)
- Segundo Oficial de Náutica (imediato)
- Primeiro Oficial de Náutica (imediato)
- Inspetor Naval
- Comandante da Marinha Mercante
- Primeiro Oficial de Náutica
- Capitão de Longo Curso (comandante)
- Vistoriador Naval
- Imediato da Marinha Mercante
- Agente de Manobra e Docagem