O dissídio de Capitão de Cabotagem 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215140 no cargo de Capitão de Cabotagem.
Estado com maior salário médio
Espírito Santo
R$ 12.246,97
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
1.818 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 5.891,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
999 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Obras de Montagem Industrial
R$ 12.427,24
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
821 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Oficial de quarto de navegação da marinha mercante Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), executando – no seu período de quarto – serviços de navegação, de acordo com ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários.
Navega e orienta a navegação Auxilia nas operações com carga Supervisiona equipes de trabalho e operações.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Capitão de Cabotagem
O Oficial de quarto de navegação da marinha mercante toma conhecimento das ordens do comandante ao entrar de quarto (período de quatro horas) de navegação e comunica ao substituto as instruções recebidas Observa os registros de todos os instrumentos auxiliares de navegação.
Atua como oficial de quarto de navegação em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando – no seu período – trabalhos de bordo, de acordo com ordens emanadas do comando da embarcação, aplicando conhecimentos do campo das ciências náuticas.
Pode comandar ou imediatar embarcações, dentro de limites estabelecidos pela autoridade marítima para a carreira de aquaviários Prepara o passadiço e a casa de navegação para a viagem.
Elabora plano para reboque Inspeciona condições de flutuabilidade, de segurança e de navegabilidade, inspeciona equipamentos de navegação, de convés, de comunicação e de segurança, procurando sinais de irregularidades.
Executa cálculos de posição da embarcação e azimute, dá corda nos cronômetros, mantém atualizada a hora a bordo, registrando os estados absolutos e as marchas dos cronômetros, bem como prepara os boletins meteorológicos.
Executa a navegação, de acordo com as ordens do comandante, avisando-o, imediatamente, de qualquer ocorrência que afete a segurança da navegação, bem como qualquer anormalidade que se verifique Manobra a embarcação.
Supervisiona operação e opera sistema de posicionamento dinâmico.
Avalia a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas Verifica, constantemente, a posição da embarcação, especialmente com terra à vista Determina, periodicamente, a posição da embarcação, plotando-a em carta náutica e utilizando os equipamentos disponíveis – binóculos e todo equipamento de navegação – para esse fim.
Fiscaliza, frequentemente, o rumo e o governo da embarcação Verifica, constantemente, à noite, se as luzes de navegação estão acesas, sobretudo quando houver embarcações à vista Auxilia no passadiço, na proa ou na popa, nas manobras de fundear, suspender, atracar, desatracar, entrada e saída de dique, e outras fainas.
Coordena faina de embarque e desembarque de prático e de capitão de manobra Providencia escada de quebra peito para prático e manobras de bandeira, observando o cerimonial marítimo.
Executa procedimentos para navegação com o prático, em canais estreitos, em águas rasas, em mau tempo, em situações de emergência, com visibilidade restrita Executa procedimentos de serviços no porto Realiza operações com carga, auxiliando nas distribuições de cargas, verificações de avarias na carga, protestos, declarações, mapas, pedidos e outros documentos legais.
Supervisiona conexão de mangote em embarcações e unidades móveis marítimas Toma as necessárias providências com relação à segurança da carga de convés, material e equipamentos da embarcação, em caso de mau tempo iminente Escritura o diário de navegação, livros de azimute, diário de cronômetros e outros livros, de acordo com normas em vigor.
Prepara documentos necessários ao despacho da embarcação nas repartições competentes, responsabilizando-se pelo rol de equipagem, cadernetas de inscrição e registro (CIR) e demais documentos exigidos, verificando, à saída dos portos, se os documentos foram entregues em ordem pelas agências Mantém atualizadas as cartas náuticas a serem utilizadas Treina os praticantes de prático e estagiários de náutica, quando embarcados.
Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Controla material de passadiço Controla sobressalentes de equipamentos de navegação, de comunicação, de segurança, de salvatagem e de convés.
Efetura registros pertinentes Fiscaliza uso de equipamentos de proteção individual (EPI).
Funções do Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
O profissional Capitão de Cabotagem deve navegar com segurança, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), demonstrar competências pessoais, qualificar pessoal, operar cargas, gerenciar operações, gerenciar material de bordo, coordenar manutenção de bordo, realizar inspeção naval a bordo, administrar pessoal.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
Um Oficial de quarto de navegação da marinha mercante deve orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, fiscalizar a aplicação da legislação, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, controlar material de combate à poluição, discriminar cores, verificar marcação das cargas, demonstrar liderança, controlar rancho, avaliar o preparo da tripulação, demonstrar capacidade de adaptação, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, demonstrar capacidade de autocontrole, operar tampas de escotilha, coordenar operações de manuseio de âncora, executar procedimentos para navegação em águas rasas, demonstrar comportamento proativo, operar o sistema de lastro, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, avaliar as condições para desamarração, inspecionar condições de navegabilidade, demonstrar percepção cinemática, efetuar embarque e desembarque de passageiros, operar guincho de reboque, supervisionar seção de câmara, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), controlar material de passadiço, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, controlar pressão atmosférica dos tanques, ministrar treinamento em terra, realizar manutenção de equipamentos de segurança, realizar comunicação de bordo, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, controlar certificação da tripulação, conferir certificação da embarcação, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, controlar certificados regulamentares de bordo, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, avaliar a quantidade de carga movimentada, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, realizar o plano de viagem, operar guincho de manuseio de âncoras, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), inspecionar condições de flutuabilidade, avaliar estanqueidade dos porões, executar procedimentos de serviços no porto, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, coordenar operação de controle à poluição, efetuar embarque e desembarque da tripulação, conferir certificação da tripulação, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, elaborar apresentações, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, avaliar as condições para amarração, manusear cargas a bordo, fiscalizar o uso de epi, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, inspecionar equipamentos de navegação, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, ministrar treinamento a bordo, demonstrar capacidade de negociação, realizar manutenção de equipamentos de navegação, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, avaliar as condições para desatracação, coordenar postos de emergência, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, acionar plano de contingência, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), testar equipamentos de segurança, controlar publicações regulamentares de bordo, demonstrar raciocínio matemático, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, demonstrar raciocínio sintético, elaborar o plano para reboque, definir área segura para trabalho, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, inspecionar equipamentos de segurança, transportar passageiros, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, efetuar auditorias internas, avaliar as condições de atracação, verificar a permissão de acesso de terceiros, discriminar sons e ruídos, supervisionar equipe de convés, supervisionar equipe de conexão de mangote, controlar temperatura dos tanques, demonstrar percepção espacial, avaliar as condições de calado, controlar manuais técnicos de bordo, operar rampas de acesso, efetuar os registros pertinentes, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, emitir permissão para trabalho, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, inspecionar equipamentos de comunicação, operar cobertas de cargas, coordenar a operação do guincho de reboque, demonstrar raciocínio analítico, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, demonstrar criatividade, coordenar reuniões de segurança, tomar decisões rápidas em situações críticas, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, trabalhar sob pressão, controlar epi e epc, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), manobrar a embarcação, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, preparar a unidade para reboque, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, conduzir embarcação de salvamento, trabalhar em equipe, preparar documentação para despacho da embarcação, coordenar operações de reboque, elaborar material didático, operar rampas de cargas, supervisionar o sms, operar equipamentos de navegação, coordenar navegação de objeto rebocado, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, supervisionar postos de manobra de fundeio, conduzir embarcação rápida de salvamento, controlar atmosfera do tanque, controlar planos de bordo, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, supervisionar operações de carga e descarga, aplicar legislação, consultar legislação, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, operar sistema de posicionamento dinâmico, inspecionar as condições de segurança, controlar medicamento de bordo, inspecionar equipamentos de convés, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), tomar decisões, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, verificar peação da carga, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, supervisionar postos de manobra de amarração, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, coordenar manutenção de equipamentos de convés, orientar a navegação, executar procedimentos para navegação com o prático, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, executar procedimentos para navegação em mau tempo, orientar estagiário-aluno a bordo, executar procedimentos para navegação costeira, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), ministrar aulas de formação profissional, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, controlar as condições da carga durante a viagem, orientar praticante-aluno a bordo, coordenar operações de resgate, avaliar as condições meteorológicas, acionar plano de emergência, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, inspecionar equipamentos de salvatagem, testar equipamentos de salvatagem, proferir palestras, elaborar conteúdo programático, demonstrar capacidade de improvisação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Capitão de Cabotagem ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Capitão de Cabotagem e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 6.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Capitão de Cabotagem em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Capitão de Cabotagem ficou em 10.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Capitão de Cabotagem mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.036 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Capitão de Cabotagem com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Inspetor de Terminal
- Capitão de Longo Curso (comandante)
- Agente de Manobra e Docagem
- Capitão de Manobra da Marinha Mercante
- Segundo Oficial de Náutica (comandante)
- Segundo Oficial de Náutica (imediato)
- Segundo Oficial de Náutica
- Primeiro Oficial de Náutica
- Capitão de Longo Curso
- Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante