O dissídio de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331110 no cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.000,47
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
59.914 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.473,15
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
14.243 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades Esportivas
R$ 3.763,64
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
43.938 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Auxiliar de Desenvolvimento Infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Auxiliar de desenvolvimento infantil
O profissional Auxiliar de Desenvolvimento Infantil deve comunicar-se, planejar ações didáticas, orientar a construção do conhecimento, ensinar alunos, preparar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, organizar o trabalho, avaliar desempenho dos alunos, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil deve acompanhar alunos em eventos extracurriculares, comprar material pedagógico, desenvolver atividades artísticas, investigar interesse do aluno, higienizar brinquedos, conversar com alunos (roda da conversa), interagir com a comunidade, escrever letras e números, desenhar, brincar com os alunos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, orientar higiene pessoal, observar higiene dos brinquedos, avaliar atividades dos alunos, utilizar sucata, reestruturar estratégias, pintar, planejar o roteiro de aula, debater projeto com direção e coordenação, auto avaliar-se, recortar materiais, preencher fichas de avaliação, reciclar material, participar de conselhos, confeccionar material pedagógico, definir técnica de trabalho (estratégias), trocar roupa dos alunos, participar da elaboração de calendário escolar, servir alimentação aos alunos, limpar material, pesquisar materiais e recursos disponíveis, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, organizar espaço para momento do sono e descanso, apresentar projeto aos alunos, selecionar material didático, definir objetivos da ação didática, observar a socialização, determinar parâmetros do projeto, colar materiais, demonstrar criatividade, solicitar material pedagógico, atualizar-se, reunir-se com pais e responsáveis, participar de eventos de qualificação profissional, analisar necessidades do aluno e da comunidade, definir métodos de avaliação, servir como referencial de conduta, convocar pais e responsáveis, encaminhar alunos para outros profissionais, explicar atividades propostas, demonstrar sensibilidade, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), organizar espaços em geral, conferir cadastro dos alunos, contar estórias, trocar roupa de cama, organizar sala de aula, supervisionar refeições, discutir plano de aula com coordenação e direção, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, especificar materiais de ensino-aprendizagem, registrar observações, corrigir atividades, demonstrar afetividade, mostrar filmes, reunir-se com a coordenação e a direção, demonstrar senso de organização, organizar pastas de atividades dos alunos, organizar eventos na escola, discutir resultados dos projetos, supervisionar recreio, elaborar relatórios, orientar atividades com jogos e brinquedos, cantar músicas, elaborar cronograma, orientar atividades de desenho, supervisionar entrada e saída dos alunos, apresentar regras da escola, criar espaço para brincadeiras, dar banho nos alunos, participar da definição do horário, demonstrar autocontrole, estabelecer vínculos, ensinar culinária, desenvolver capacidades emocionais, ler textos, construir regras com os alunos, elaborar estórias com alunos, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), contornar situações adversas, desenvolver capacidades intelectuais, observar a linguagem, observar o raciocínio lógico, modelar massas e argila, alimentar os alunos, participar da associação de pais e mestres, trocar fralda dos alunos, desenvolver capacidades motoras, criar jogos e brincadeiras, demonstrar paciência, demonstrar capacidade de observação, orientar atividades artísticas, trabalhar em equipe, organizar material pedagógico, observar o desenvolvimento motor, limpar sala de aula e mobiliário, definir atividades pedagógicas, demonstrar versatilidade, identificar material pedagógico, dramatizar estórias e músicas, supervisionar momento do sono e descanso, comentar filmes.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 4.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Desenvolvimento Infantil em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil ficou em 6.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil mostrado aqui é resultado do levantamento de 141.842 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Desenvolvimento Infantil com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: