O dissídio de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331110 no cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.000,47

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

59.914 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.473,15

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

14.243 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Outras Atividades Esportivas

R$ 3.763,64

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

43.938 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Auxiliar de Desenvolvimento Infantil

O Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.

Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.

Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Auxiliar de desenvolvimento infantil

O profissional Auxiliar de Desenvolvimento Infantil deve organizar o trabalho, ensinar alunos, cuidar dos alunos, demonstrar competências pessoais, preparar material pedagógico, comunicar-se, planejar ações didáticas, avaliar desempenho dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, orientar a construção do conhecimento.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil

Um Auxiliar de desenvolvimento infantil deve orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), participar da definição do horário, demonstrar sensibilidade, ler textos, observar o raciocínio lógico, orientar higiene pessoal, organizar eventos na escola, demonstrar criatividade, pintar, supervisionar entrada e saída dos alunos, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), avaliar atividades dos alunos, supervisionar momento do sono e descanso, elaborar estórias com alunos, organizar pastas de atividades dos alunos, selecionar material didático, participar de conselhos, limpar material, discutir plano de aula com coordenação e direção, identificar material pedagógico, demonstrar paciência, supervisionar recreio, criar jogos e brincadeiras, organizar material pedagógico, demonstrar afetividade, convocar pais e responsáveis, reestruturar estratégias, discutir resultados dos projetos, observar higiene dos brinquedos, contornar situações adversas, observar a linguagem, reciclar material, brincar com os alunos, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, observar o desenvolvimento motor, dar banho nos alunos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, demonstrar senso de organização, organizar espaço para momento do sono e descanso, conferir cadastro dos alunos, dramatizar estórias e músicas, utilizar sucata, contar estórias, auto avaliar-se, escrever letras e números, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, orientar atividades de desenho, higienizar brinquedos, participar da elaboração de calendário escolar, debater projeto com direção e coordenação, criar espaço para brincadeiras, analisar necessidades do aluno e da comunidade, servir alimentação aos alunos, desenvolver capacidades intelectuais, definir técnica de trabalho (estratégias), desenvolver capacidades emocionais, reunir-se com a coordenação e a direção, demonstrar autocontrole, preencher fichas de avaliação, demonstrar versatilidade, orientar atividades artísticas, corrigir atividades, interagir com a comunidade, mostrar filmes, servir como referencial de conduta, cantar músicas, definir objetivos da ação didática, reunir-se com pais e responsáveis, construir regras com os alunos, registrar observações, participar de eventos de qualificação profissional, estabelecer vínculos, conversar com alunos (roda da conversa), pesquisar materiais e recursos disponíveis, desenvolver atividades artísticas, ensinar culinária, encaminhar alunos para outros profissionais, elaborar relatórios, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, comentar filmes, especificar materiais de ensino-aprendizagem, demonstrar capacidade de observação, definir métodos de avaliação, planejar o roteiro de aula, apresentar projeto aos alunos, participar da associação de pais e mestres, colar materiais, trabalhar em equipe, definir atividades pedagógicas, observar a socialização, solicitar material pedagógico, modelar massas e argila, atualizar-se, alimentar os alunos, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, limpar sala de aula e mobiliário, elaborar cronograma, determinar parâmetros do projeto, explicar atividades propostas, comprar material pedagógico, organizar sala de aula, desenvolver capacidades motoras, recortar materiais, supervisionar refeições, trocar roupa dos alunos, investigar interesse do aluno, trocar fralda dos alunos, trocar roupa de cama, confeccionar material pedagógico, desenhar, apresentar regras da escola, orientar atividades com jogos e brinquedos, organizar espaços em geral.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 8.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Desenvolvimento Infantil em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil ficou em 5.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil mostrado aqui é resultado do levantamento de 141.842 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Desenvolvimento Infantil com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil CBO 331110 salário