O dissídio de Agente de Coleta Supervisor 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420120 no cargo de Agente de Coleta Supervisor.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 3.666,93
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
217 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 3.176,86
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
126 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Pesquisas de Mercado e de Opinião Pública
R$ 5.802,79
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Serviços de Engenharia
97 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores supervisiona rotina de entrevistadores e recenseadores, planejando a execução do trabalho, controlando a realização da coleta de dados e acompanhando o cumprimento das metas e dos prazos estabelecidos Verifica a consistência das informações coletadas.
Administra pessoal e promove treinamento dos entrevistadores e dos recenseadores Cumpre legislação, procedimentos de pesquisa, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Agente de Coleta Supervisor
O Supervisor de entrevistadores e recenseadores planeja as atividades de levantamento de dados, estabelecendo prioridades, dimensionando a quantidade necessária de entrevistadores ou recenseadores, reconhecendo a área geográfica onde se realizará o trabalho, aplicando pré-teste do instrumento de pesquisa, definindo cronograma, calculando orçamento e suprindo materiais e equipamentos para a execução dos serviços Verifica a necessidade de disponibilizar novos equipamentos - como computadores de mão -, para levantamento de dados.
Controla a realização da coleta de dados pela equipe, providenciando divulgação da pesquisa aos informantes, dimensionando volume de trabalho para cada integrante da equipe, emitindo relatórios de controle e desempenho.
Pode providenciar substituição de entrevistado Supervisiona a execução do trabalho, orientando a equipe em relação aos procedimentos a serem adotados, administrando conflitos entre entrevistador ou recenseador e informante, acompanhando o cumprimento das metas e dos prazos estabelecidos.
Verifica a consistência dos dados coletados, realizando tabulação e crítica inicial dos dados e decidindo se precisará ser feita complementação da coleta junto ao informante Pode digitalizar os instrumentos de pesquisa preenchidos.
Pode integrar a equipe técnica responsável pela pesquisa, participando também de outras fases, tais como definição de objetivos, elaboração do instrumento de coleta de dados, análise e interpretação dos dados e apresentação dos resultados.
Administra pessoal, propondo contratação e realizando seleção de entrevistadores e recenseadores Confere se cada entrevistador ou recenseador está no local da coleta de dados, no dia e no horário agendado.
Solicita e confere pagamentos de entrevistadores e recenseadores.
Promove treinamento dos entrevistadores e recenseadores para realização da pesquisa Realiza reuniões com entrevistados e recenseadores para prestar informações, dar esclarecimentos e dirimir dúvidas.
Funções do Supervisor de entrevistadores e recenseadores
O profissional Agente de Coleta Supervisor deve controlar atividades financeiras, demonstrar competências pessoais, atender público e informantes, administrar pessoal, avaliar qualidade dos serviços, qualificar equipe de trabalho, planejar trabalho da equipe, supervisionar execução dos serviços.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.
Atividades exercidas por um Supervisor de entrevistadores e recenseadores
Um Supervisor de entrevistadores e recenseadores deve avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, identificar prioridades, atuar com dinamismo, propor reciclagem de funcionários, estimar volume de trabalho, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, promover reuniões, dimensionar equipe de trabalho, agir com desenvoltura, selecionar pessoal, reenquadrar funcionários em outra função, prestar informações ao público e informantes, demonstrar atitude proativa, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, aplicar penalidades aos funcionários, administrar conflitos entre funcionários, avaliar desempenho dos funcionários, orçar custos, promover rodízio de funções, criticar questionários preenchidos, administrar conflitos entre funcionários e clientes, agir com criatividade, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, reconhecer diferenças pessoais, definir recursos de trabalho, manter-se atualizado, propor desligamentos de funcionários, rever rotinas de trabalho, esclarecer dúvidas dos funcionários, verificar consistência de dados coletados, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, elaborar escalas de trabalho, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, relatar falhas do processo de trabalho, confrontar dados coletados, intermediar conflitos entre áreas internas, orientar trabalho dos empregados, solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores, elaborar programação de férias, analisar relatórios, agir com flexibilidade, constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa, controlar movimentação de questionários, definir perfil para cargos, controlar as emoções, propor promoções de funcionários, propor admissões de funcionários, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, administrar banco de dados e listagens, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, agir com empatia, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa, promover atendimento personalizado ao cliente, tabular dados, definir rotinas de trabalho, conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores, elaborar cronograma de trabalho, administrar conflitos entre pesquisadores e informantes, criar relacionamento interpessoal, liderar equipe, verificar necessidades de novos equipamentos, emitir relatórios de controle e desempenho, inventariar móveis, equipamentos e produtos, agir com ética e atitude profissional, providenciar substituição de insumos pesquisados, treinar novos funcionários, identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados, expressar-se com fluência verbal, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, propor novos serviços aos clientes, propor penalidades aos funcionários, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, identificar falhas do processo de trabalho, controlar ligações telefônicas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Agente de Coleta Supervisor ficou em 5.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Agente de Coleta Supervisor e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 5.80% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Agente de Coleta Supervisor em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Agente de Coleta Supervisor ficou em 7.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2025
O salário de Agente de Coleta Supervisor mostrado aqui é resultado do levantamento de 530 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Agente de Coleta Supervisor com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Líder de Recepção
- Supervisor de Central de Atendimento
- Supervisor de Coletadores de Apostas e de Jogos
- Chefe de Cobrança
- Supervisor de Tesouraria de Apostas e Jogos
- Supervisor de Atendimento (caixas e Bilheteiros)
- Encarregado de Cobrança
- Chefe de Recepção
- Supervisor de Telemarketing e Atendimento
- Supervisor de Cobrança