O dissídio de Agente de Coleta Supervisor 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420120 no cargo de Agente de Coleta Supervisor.

Estado com maior salário médio

Amapá

R$ 5.026,40

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

203 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Cotia - SP

R$ 6.388,91

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

144 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de entrevistadores e recenseadores supervisiona rotina de entrevistadores e recenseadores, planejando a execução do trabalho, controlando a realização da coleta de dados e acompanhando o cumprimento das metas e dos prazos estabelecidos Verifica a consistência das informações coletadas.

Administra pessoal e promove treinamento dos entrevistadores e dos recenseadores Cumpre legislação, procedimentos de pesquisa, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Agente de Coleta Supervisor

O Supervisor de entrevistadores e recenseadores planeja as atividades de levantamento de dados, estabelecendo prioridades, dimensionando a quantidade necessária de entrevistadores ou recenseadores, reconhecendo a área geográfica onde se realizará o trabalho, aplicando pré-teste do instrumento de pesquisa, definindo cronograma, calculando orçamento e suprindo materiais e equipamentos para a execução dos serviços Verifica a necessidade de disponibilizar novos equipamentos - como computadores de mão -, para levantamento de dados.

Controla a realização da coleta de dados pela equipe, providenciando divulgação da pesquisa aos informantes, dimensionando volume de trabalho para cada integrante da equipe, emitindo relatórios de controle e desempenho.

Pode providenciar substituição de entrevistado Supervisiona a execução do trabalho, orientando a equipe em relação aos procedimentos a serem adotados, administrando conflitos entre entrevistador ou recenseador e informante, acompanhando o cumprimento das metas e dos prazos estabelecidos.

Verifica a consistência dos dados coletados, realizando tabulação e crítica inicial dos dados e decidindo se precisará ser feita complementação da coleta junto ao informante Pode digitalizar os instrumentos de pesquisa preenchidos.

Pode integrar a equipe técnica responsável pela pesquisa, participando também de outras fases, tais como definição de objetivos, elaboração do instrumento de coleta de dados, análise e interpretação dos dados e apresentação dos resultados.

Administra pessoal, propondo contratação e realizando seleção de entrevistadores e recenseadores Confere se cada entrevistador ou recenseador está no local da coleta de dados, no dia e no horário agendado.

Solicita e confere pagamentos de entrevistadores e recenseadores.

Promove treinamento dos entrevistadores e recenseadores para realização da pesquisa Realiza reuniões com entrevistados e recenseadores para prestar informações, dar esclarecimentos e dirimir dúvidas.

Funções do Supervisor de entrevistadores e recenseadores

O profissional Agente de Coleta Supervisor deve planejar trabalho da equipe, administrar pessoal, atender público e informantes, demonstrar competências pessoais, qualificar equipe de trabalho, supervisionar execução dos serviços, avaliar qualidade dos serviços, controlar atividades financeiras.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Supervisor de entrevistadores e recenseadores

Um Supervisor de entrevistadores e recenseadores deve promover rodízio de funções, elaborar escalas de trabalho, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, agir com flexibilidade, prestar informações ao público e informantes, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, agir com criatividade, inventariar móveis, equipamentos e produtos, analisar relatórios, verificar consistência de dados coletados, promover atendimento personalizado ao cliente, verificar necessidades de novos equipamentos, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, agir com ética e atitude profissional, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, agir com desenvoltura, propor penalidades aos funcionários, estimar volume de trabalho, elaborar cronograma de trabalho, liderar equipe, esclarecer dúvidas dos funcionários, constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa, selecionar pessoal, identificar falhas do processo de trabalho, definir perfil para cargos, promover reuniões, propor novos serviços aos clientes, identificar prioridades, definir rotinas de trabalho, conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores, reconhecer diferenças pessoais, propor promoções de funcionários, controlar movimentação de questionários, avaliar desempenho dos funcionários, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores, administrar conflitos entre funcionários, elaborar programação de férias, administrar conflitos entre pesquisadores e informantes, orçar custos, propor desligamentos de funcionários, reenquadrar funcionários em outra função, confrontar dados coletados, administrar conflitos entre funcionários e clientes, agir com empatia, identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados, treinar novos funcionários, definir recursos de trabalho, controlar as emoções, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, criticar questionários preenchidos, manter-se atualizado, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, administrar banco de dados e listagens, rever rotinas de trabalho, orientar trabalho dos empregados, relatar falhas do processo de trabalho, controlar ligações telefônicas, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, expressar-se com fluência verbal, emitir relatórios de controle e desempenho, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, dimensionar equipe de trabalho, demonstrar atitude proativa, criar relacionamento interpessoal, aplicar penalidades aos funcionários, providenciar substituição de insumos pesquisados, tabular dados, atuar com dinamismo, propor reciclagem de funcionários, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, propor admissões de funcionários, providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa, intermediar conflitos entre áreas internas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Agente de Coleta Supervisor ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Agente de Coleta Supervisor e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 5.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Agente de Coleta Supervisor em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Agente de Coleta Supervisor ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2024

O salário de Agente de Coleta Supervisor mostrado aqui é resultado do levantamento de 464 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Agente de Coleta Supervisor com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Agente de Coleta Supervisor CBO 420120 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Agente de Coleta Supervisor em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Agente de Coleta Supervisor por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 41h 3.341,65 3.471,16 4.898,61 16,88 4.80%
Minas Gerais 44h 2.327,01 2.417,19 3.411,22 11,01 5.50%
Rio de Janeiro 42h 2.973,03 3.088,26 4.358,25 14,56 7.30%
Espírito Santo 41h 2.101,41 2.182,86 3.080,51 10,64 7.00%
Maranhão 41h 2.314,02 2.403,70 3.392,17 11,78 7.80%
Santa Catarina 43h 3.809,14 3.956,77 5.583,92 18,58 4.20%
Pará 44h 2.610,28 2.711,44 3.826,47 12,41 4.40%
Rio Grande do Sul 41h 2.941,61 3.055,62 4.312,18 14,93 7.50%
Bahia 42h 2.956,10 3.070,67 4.333,42 14,56 5.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Agente de Coleta Supervisor.

Dissídio de Agente de Coleta Supervisor por cidade

Quanto ganha um Agente de Coleta Supervisor nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Agente de Coleta Supervisor na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 41 2.688,42 2.792,61 3.941,02 13,64 5.70%
Belo Horizonte, MG 44 1.807,17 1.877,21 2.649,17 8,53 7.30%
Cotia, SP 40 6.150,54 6.388,91 9.016,23 31,67 4.50%
Vitoria, ES 41 2.018,61 2.096,84 2.959,13 10,29 4.60%
São Luís, MA 41 1.695,23 1.760,93 2.485,08 8,63 5.70%
Belém, PA 44 2.841,61 2.951,75 4.165,59 13,53 6.70%
Nova Lima, MG 44 1.724,75 1.791,60 2.528,36 8,14 4.80%
Criciúma, SC 44 2.863,85 2.974,84 4.198,19 13,52 5.00%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Agente de Coleta Supervisor. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Agente de Coleta Supervisor no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Serviços de engenharia 2.349,74 2.440,80 3.444,54 6.90%
Pesquisas de mercado e de opinião pública 5.586,19 5.802,69 8.188,93 7.60%
Coleta de resíduos não-perigosos 2.504,21 2.601,27 3.670,98 4.80%
Comércio atacadista de material elétrico 1.731,81 1.798,93 2.538,70 7.60%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 3.119,54 3.240,44 4.573,01 7.60%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 2.035,63 2.114,53 2.984,08 7.20%
Laboratórios clínicos 2.762,89 2.869,97 4.050,19 7.20%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 2.011,70 2.089,67 2.949,00 6.60%
Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (glp) 1.505,65 1.564,00 2.207,16 6.30%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 4.098,92 4.257,78 6.008,70 5.20%
Fabricação de embalagens de material plástico 3.151,42 3.273,56 4.619,74 4.10%
Comércio atacadista de resíduos e sucatas metálicos 7.627,02 7.922,63 11.180,65 5.70%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 3.377,47 3.508,38 4.951,12 7.90%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.798,78 2.907,25 4.102,80 7.30%
Fabricação de refrigerantes 3.479,57 3.614,43 5.100,79 7.60%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 2.900,03 3.012,43 4.251,23 6.30%
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 1.569,32 1.630,14 2.300,51 7.20%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 3.790,59 3.937,50 5.556,72 5.60%
Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia 2.747,67 2.854,17 4.027,89 6.00%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 4.227,17 4.391,00 6.196,71 7.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.