O dissídio de Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141720 no cargo de Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 14.063,42
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
558 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Osasco - SP
R$ 25.602,25
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
361 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de crédito e cobrança Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a crédito e cobrança de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento e implantação de processos de análise crédito e cobrança, analisando perfil do cliente e especificando condições e fluxos operacionais.
Implementa processos operacionais de crédito e cobrança, detectando riscos e ajustando parâmetros Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.
Repassa informações a órgãos reguladores e participa de comissões Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
O que faz um Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança
O Gerente de crédito e cobrança planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas do setor financeiro e de crédito e cobrança, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Desenvolve processos e modelos estatísticos de análise de informações de crédito.
Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, obtendo aprovação interna e avaliando riscos Estipula políticas de crédito e cobrança por produto, estabelecendo condições operacionais.
Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários Homologa projeto-piloto e define canais de distribuição, como agências, internet, terminais eletrônicos, entre outros.
Desenvolve processos de prospecção de clientes e de ações mercadológicas.
Mensura composição dos ativos da instituição e adapta produtos, serviços e processos à legislação Implementa políticas legais, administrativas e financeiras.
Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.
Coordena a gestão e a revisão dos processos de crédito e cobrança, acompanhado a formalização de operações Verifica enquadramento de garantias, ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento Monitora carteira e instrui processos de cobrança e recuperação de crédito.
Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas Otimiza fluxo de trabalho e revisa políticas operacionais de crédito e de cobrança.
Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias.
Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito Verifica informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e histórico de inadimplência das carteiras.
Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para área de crédito e cobrança, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior Define estrutura organizacional, atribuições da área, objetivos e indicadores de resultados.
Analisa mercado e elabora orçamento da área Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações.
Propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho da equipe de trabalho Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais e comissões Divulga normas e procedimentos e consolida informações, repassando-as a órgãos reguladores Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.
Funções do Gerente de crédito e cobrança
O profissional Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança deve administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, demonstrar competências pessoais, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, planejar processos de operações bancárias, comercializar produtos e serviços financeiros, implementar processos operacionais, gerenciar pessoas, comunicar-se, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Gerente de crédito e cobrança
Um Gerente de crédito e cobrança deve incrementar resultados, interagir com demais áreas do banco, reconhecer nichos de mercado, participar de projetos da instituição, definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos), adequar perfil ocupacional à função, executar consultas de crédito, avaliar potencial de pessoal da equipe, coordenar equipes, propor remuneração de pessoal, demonstrar visão gerencial, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, assegurar padrões de atendimento, demonstrar pensamento estruturado, solicitar compra de equipamentos, participar de comitê de crédito, definir estrutura organizacional da área, demonstrar persuasão, programar férias da equipe, executar políticas de manutenção de clientes, conferir autenticidade de informações, especificar condições e fluxos operacionais, propor alteração de rating ou score para clientes, delegar atribuições, prever impactos de normas internas e externas, demonstrar flexibilidade, detectar riscos inerentes ao processo operacional, reciclar-se profissionalmente, demonstrar poder de decisão, motivar equipes, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, autorizar pagamento de serviços terceirizados, analisar evolução de inadimplência das carteiras, coordenar processo de revisão de crédito, dispensar pessoas, examinar operações gerenciais, sugerir promoção de pessoal, controlar orçamento da área, demonstrar liderança, controlar custos, analisar mercado e concorrência, selecionar pessoas, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj), identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, programar desenvolvimento de equipes, visitar clientes, solucionar reclamações de clientes, desenvolver processos de prospecção de clientes, reestudar políticas operacionais e de crédito, divulgar objetivos e metas da área, classificar clientes (rating e score), instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, administrar conflitos, estabelecer indicadores de resultados, homologar piloto de produtos, serviços e processos, gerir processos de crédito, monitorar qualidade da carteira de crédito, demonstrar percepção (feeling), demonstrar capacidade de negociação, estabelecer prioridades, remanejar pessoal, solicitar manutenção de sistemas informatizados, acompanhar formalização de operações, desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito, implementar políticas internas e externas, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, conduzir reuniões com equipe, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, otimizar fluxo de trabalho, promover interação da equipe, desenvolver processos de análise de informações de crédito, fomentar prospecção de clientes, atribuir perfil de acesso aos sistemas, revisar plano diretor, contratar serviços terceirizados, verificar enquadramento de garantias, identificar necessidade de cliente, definir atribuições para cada cargo, submeter plano diretor à aprovação superior, consolidar informações gerenciais, divulgar normas e procedimentos, estudar sugestões de clientes, atender auditoria interna e externa, ajustar parâmetros operacionais, realizar avaliação cruzada de desempenho, demonstrar segurança, elaborar orçamento da área, determinar perfil de ocupações, repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos, participar das comissões febraban, abecip, estipular políticas por produto, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, recomendar ações de marketing e vendas, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, controlar execução de serviços de terceiros, mensurar composição dos ativos do banco, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, demonstrar raciocínio analítico, avaliar riscos inerentes ao produto, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, autorizar manutenção de sistemas informatizados, respeitar valores da instituição, estabelecer objetivos e metas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança ficou em 6.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que ficou em 6.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança ficou em 4.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira 2024
O salário de Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança mostrado aqui é resultado do levantamento de 1371 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Gerente de Agência
- Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário
- Gerente de Câmbio e Comércio Exterior
- Gerente de Produtos Bancários
- Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior
- Gerente de Crédito e Cobrança
- Gerente de Crédito Rural
- Gerente de Administração de Carteira de Crédito Imobiliário
- Gerente de Crédito Imobiliário
- Administrador de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior
Valor do salário na CCT 2024 de Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 43h | 13.538,70 | 14.063,42 | 19.846,72 | 65,83 | 4.50% |
Paraná | 43h | 4.920,77 | 5.111,49 | 7.213,48 | 23,62 | 5.30% |
Santa Catarina | 43h | 4.680,41 | 4.861,81 | 6.861,14 | 22,42 | 6.50% |
Minas Gerais | 43h | 6.244,89 | 6.486,93 | 9.154,55 | 30,19 | 5.90% |
Ceará | 44h | 4.368,77 | 4.538,09 | 6.404,28 | 20,71 | 6.10% |
Rio Grande do Sul | 42h | 11.480,40 | 11.925,35 | 16.829,41 | 57,27 | 4.70% |
Goiás | 43h | 8.638,03 | 8.972,82 | 12.662,71 | 42,06 | 5.40% |
Rio de Janeiro | 42h | 7.533,99 | 7.825,99 | 11.044,27 | 36,85 | 5.10% |
Bahia | 43h | 3.935,95 | 4.088,50 | 5.769,81 | 18,96 | 7.40% |
Mato Grosso | 43h | 9.092,18 | 9.444,57 | 13.328,46 | 44,31 | 7.30% |
Pernambuco | 44h | 3.760,49 | 3.906,23 | 5.512,59 | 17,86 | 6.30% |
Piauí | 44h | 2.409,74 | 2.503,14 | 3.532,50 | 11,46 | 6.80% |
Maranhão | 44h | 2.919,69 | 3.032,85 | 4.280,05 | 13,84 | 6.90% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 7.738,49 | 8.038,41 | 11.344,05 | 36,64 | 5.30% |
Rondônia | 43h | 4.323,44 | 4.491,00 | 6.337,83 | 21,10 | 8.30% |
Rio Grande do Norte | 44h | 2.007,39 | 2.085,19 | 2.942,68 | 9,54 | 4.40% |
Espírito Santo | 43h | 4.259,58 | 4.424,67 | 6.244,22 | 20,58 | 4.20% |
Pará | 43h | 3.034,48 | 3.152,08 | 4.448,31 | 14,55 | 6.40% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança. |
Dissídio de Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 15.132,51 | 15.719,00 | 22.183,12 | 74,08 | 6.30% |
Curitiba, PR | 43 | 5.072,63 | 5.269,23 | 7.436,09 | 24,25 | 7.30% |
Fortaleza, CE | 44 | 5.741,90 | 5.964,44 | 8.417,20 | 27,28 | 5.40% |
Osasco, SP | 44 | 24.647,00 | 25.602,25 | 36.130,66 | 117,34 | 6.00% |
Goiânia, GO | 43 | 10.523,09 | 10.930,94 | 15.426,07 | 50,77 | 5.50% |
Ribeirão Preto, SP | 43 | 5.696,90 | 5.917,69 | 8.351,22 | 27,27 | 6.60% |
Porto Alegre, RS | 40 | 15.949,62 | 16.567,78 | 23.380,95 | 82,15 | 8.10% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 10.688,25 | 11.102,50 | 15.668,18 | 52,53 | 5.10% |
Teresina, PI | 44 | 2.392,94 | 2.485,68 | 3.507,87 | 11,40 | 6.30% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 6.539,82 | 6.793,29 | 9.586,89 | 32,20 | 8.20% |
Recife, PE | 44 | 5.054,98 | 5.250,89 | 7.410,22 | 24,10 | 8.10% |
Barueri, SP | 43 | 16.549,53 | 17.190,94 | 24.260,38 | 80,79 | 7.30% |
Salvador, BA | 44 | 4.133,34 | 4.293,54 | 6.059,17 | 19,52 | 4.90% |
Campinas, SP | 43 | 14.324,37 | 14.879,54 | 20.998,45 | 69,08 | 5.20% |
Uberlândia, MG | 43 | 10.407,15 | 10.810,50 | 15.256,10 | 50,58 | 6.70% |
Pato Branco, PR | 40 | 2.166,56 | 2.250,53 | 3.176,02 | 11,14 | 6.80% |
São Luís, MA | 44 | 3.624,24 | 3.764,70 | 5.312,86 | 17,11 | 5.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de cobrança e informações cadastrais | 8.087,27 | 8.400,71 | 11.855,34 | 5.50% | |
Bancos múltiplos, com carteira comercial | 18.057,05 | 18.756,89 | 26.470,29 | 6.10% | |
Atividades de teleatendimento | 7.406,80 | 7.693,86 | 10.857,81 | 5.60% | |
Cooperativas de crédito mútuo | 8.770,61 | 9.110,53 | 12.857,05 | 6.50% | |
Comércio varejista de calçados | 2.385,39 | 2.477,85 | 3.496,81 | 7.10% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 7.494,68 | 7.785,15 | 10.986,64 | 5.90% | |
Comércio varejista de móveis | 2.345,50 | 2.436,41 | 3.438,33 | 5.00% | |
Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo | 2.705,46 | 2.810,31 | 3.966,00 | 4.50% | |
Comércio atacadista de defensivos agrícolas, adubos, fertilizantes e corretivos do solo | 13.787,22 | 14.321,57 | 20.211,03 | 7.70% | |
Serviços advocatícios | 5.529,16 | 5.743,45 | 8.105,33 | 5.20% | |
Administração de cartões de crédito | 12.769,18 | 13.264,08 | 18.718,67 | 4.30% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 18.742,75 | 19.469,16 | 27.475,46 | 4.30% | |
Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros não especificadas anteriormente | 13.587,65 | 14.114,27 | 19.918,47 | 8.00% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 4.433,79 | 4.605,63 | 6.499,60 | 7.70% | |
Sociedades de crédito, financiamento e investimento - financeiras | 21.309,12 | 22.135,00 | 31.237,58 | 4.90% | |
Bancos comerciais | 23.564,34 | 24.477,63 | 34.543,56 | 7.10% | |
Holdings de instituições não-financeiras | 9.790,07 | 10.169,50 | 14.351,50 | 8.30% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 2.774,85 | 2.882,39 | 4.067,72 | 6.60% | |
Comércio varejista de materiais de construção em geral | 1.755,83 | 1.823,88 | 2.573,91 | 6.70% | |
Securitização de créditos | 6.324,69 | 6.569,81 | 9.271,52 | 5.30% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |