O dissídio de Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141720 no cargo de Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 14.681,77
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
592 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Teresina - PI
R$ 2.741,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
392 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Bancos Comerciais
R$ 27.624,08
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Cobrança e Informações Cadastrais
151 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de crédito e cobrança Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a crédito e cobrança de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento e implantação de processos de análise crédito e cobrança, analisando perfil do cliente e especificando condições e fluxos operacionais.
Implementa processos operacionais de crédito e cobrança, detectando riscos e ajustando parâmetros Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.
Repassa informações a órgãos reguladores e participa de comissões Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
O que faz um Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança
O Gerente de crédito e cobrança planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas do setor financeiro e de crédito e cobrança, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Desenvolve processos e modelos estatísticos de análise de informações de crédito.
Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, obtendo aprovação interna e avaliando riscos Estipula políticas de crédito e cobrança por produto, estabelecendo condições operacionais.
Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários Homologa projeto-piloto e define canais de distribuição, como agências, internet, terminais eletrônicos, entre outros.
Desenvolve processos de prospecção de clientes e de ações mercadológicas.
Mensura composição dos ativos da instituição e adapta produtos, serviços e processos à legislação Implementa políticas legais, administrativas e financeiras.
Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.
Coordena a gestão e a revisão dos processos de crédito e cobrança, acompanhado a formalização de operações Verifica enquadramento de garantias, ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento Monitora carteira e instrui processos de cobrança e recuperação de crédito.
Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas Otimiza fluxo de trabalho e revisa políticas operacionais de crédito e de cobrança.
Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias.
Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito Verifica informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e histórico de inadimplência das carteiras.
Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para área de crédito e cobrança, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior Define estrutura organizacional, atribuições da área, objetivos e indicadores de resultados.
Analisa mercado e elabora orçamento da área Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações.
Propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho da equipe de trabalho Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais e comissões Divulga normas e procedimentos e consolida informações, repassando-as a órgãos reguladores Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.
Funções do Gerente de crédito e cobrança
O profissional Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança deve coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, demonstrar competências pessoais, implementar processos operacionais, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, comunicar-se, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comercializar produtos e serviços financeiros, planejar processos de operações bancárias, gerenciar pessoas.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.
Atividades exercidas por um Gerente de crédito e cobrança
Um Gerente de crédito e cobrança deve desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito, propor remuneração de pessoal, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, contratar serviços terceirizados, demonstrar percepção (feeling), demonstrar raciocínio analítico, interagir com demais áreas do banco, consolidar informações gerenciais, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, estabelecer objetivos e metas, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, respeitar valores da instituição, demonstrar segurança, avaliar riscos inerentes ao produto, classificar clientes (rating e score), avaliar potencial de pessoal da equipe, demonstrar persuasão, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, participar de comitê de crédito, programar desenvolvimento de equipes, definir estrutura organizacional da área, determinar perfil de ocupações, monitorar qualidade da carteira de crédito, elaborar orçamento da área, participar de projetos da instituição, executar consultas de crédito, autorizar manutenção de sistemas informatizados, otimizar fluxo de trabalho, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, propor alteração de rating ou score para clientes, definir atribuições para cada cargo, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj), promover interação da equipe, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, controlar execução de serviços de terceiros, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, detectar riscos inerentes ao processo operacional, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, administrar conflitos, gerir processos de crédito, acompanhar formalização de operações, coordenar processo de revisão de crédito, estipular políticas por produto, submeter plano diretor à aprovação superior, analisar mercado e concorrência, analisar evolução de inadimplência das carteiras, demonstrar visão gerencial, ajustar parâmetros operacionais, motivar equipes, atender auditoria interna e externa, demonstrar liderança, identificar necessidade de cliente, conferir autenticidade de informações, prever impactos de normas internas e externas, executar políticas de manutenção de clientes, conduzir reuniões com equipe, implementar políticas internas e externas, participar das comissões febraban, abecip, demonstrar flexibilidade, adequar perfil ocupacional à função, revisar plano diretor, selecionar pessoas, realizar avaliação cruzada de desempenho, visitar clientes, demonstrar capacidade de negociação, reestudar políticas operacionais e de crédito, estabelecer indicadores de resultados, fomentar prospecção de clientes, incrementar resultados, divulgar objetivos e metas da área, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, dispensar pessoas, especificar condições e fluxos operacionais, remanejar pessoal, coordenar equipes, reciclar-se profissionalmente, demonstrar pensamento estruturado, solicitar manutenção de sistemas informatizados, definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos), solicitar compra de equipamentos, demonstrar poder de decisão, recomendar ações de marketing e vendas, verificar enquadramento de garantias, autorizar pagamento de serviços terceirizados, estabelecer prioridades, solucionar reclamações de clientes, programar férias da equipe, sugerir promoção de pessoal, repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos, delegar atribuições, mensurar composição dos ativos do banco, controlar custos, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, reconhecer nichos de mercado, assegurar padrões de atendimento, atribuir perfil de acesso aos sistemas, desenvolver processos de prospecção de clientes, examinar operações gerenciais, controlar orçamento da área, estudar sugestões de clientes, divulgar normas e procedimentos, desenvolver processos de análise de informações de crédito, homologar piloto de produtos, serviços e processos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que ficou em 5.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança ficou em 6.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira 2025
O salário de Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.467 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança
- Gerente de Crédito e Cobrança
- Gerente de Produtos Bancários
- Gerente de Crédito Rural
- Gerente de Agência
- Gerente de Administração de Carteiras de Câmbio e Comércio Exterior
- Administrador de Carteiras de Crédito Imobiliário
- Gerente de Câmbio e Comércio Exterior
- Gerente de Recuperação de Crédito
- Gerente de Administração de Carteira de Crédito Imobiliário