O dissídio de Teleoperador Ativo (telemarketing) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422305 no cargo de Teleoperador Ativo (telemarketing).
Estado com maior salário médio
Espírito Santo
R$ 1.765,42
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
19.392 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Sumaré - SP
R$ 2.645,43
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
6.101 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Operador de telemarketing ativo identifica e contata clientes potenciais para apresentar e vender-lhes produtos e serviços, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre produto ou serviço a ser vendido e examinando protocolos, manuais e instruções.
Busca fidelizar e recuperar clientes Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos.
Cadastra clientes Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.
O que faz um Teleoperador Ativo (telemarketing)
O Operador de telemarketing ativo prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre todos os aspectos do produto ou serviço a ser vendido, para poder sanar dúvidas do potencial cliente Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa e introduzindo em sistema informatizado as principais informações sobre o produto ou serviço.
Examina protocolos, manuais e instruções.
Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.
Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.
Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.
Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas.
Finaliza transações e soluciona pendências pós-atendimento, solicitando orientação do supervisor e acionando serviços internos da empresa, quando necessário.
Comunica-se com o cliente seguindo roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento Aplica técnicas de fidelização do cliente Busca recuperar usuário, revertendo a sua insatisfação.
Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais e providenciar retirada de restrições ao crédito.
Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por correio eletrônico ou por telefone Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando respostas em formulário eletrônico.
Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida.
Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como características do produto ou serviço - e usando-os durante a realização da venda Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira, conforme a natureza da organização.
Funções do Operador de telemarketing ativo
O profissional Teleoperador Ativo (telemarketing) deve atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, realizar pesquisas em tempo real, por telefone, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, oferecer serviços e produtos via teleatendimento, cadastrar clientes, seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, demonstrar competências pessoais, cobrar débitos.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo
Um Operador de telemarketing ativo deve finalizar contato, demonstrar agilidade no atendimento, depurar informações, confirmar dados, consultar supervisor, identificar-se ao cliente, demonstrar capacidade de expressão oral, demonstrar objetividade, efetivar a venda, atualizar cadastro por telefone, demonstrar paciência, fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up), consultar manuais, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail), persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, pesquisar perfil do entrevistado, ouvir mensagem do cliente, consultar área técnica, informar disponibilidade de serviços agregados, informar prazo de entrega, descrever o produto, seguir o código de ética, oferecer vantagens, oferecer benefícios variados, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, demonstrar aptidão à microinformática, demonstrar poder de persuasão, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, abordar o cliente, fornecer informações, oferecer formas e condições de pagamento, demonstrar empatia, registrar informações com precisão, negociar descontos, avaliar perfil de consumo, informar relação custo-benefício, reverter a insatisfação do cliente, esclarecer dúvidas, finalizar pendências de serviços, argumentar com o cliente, negociar datas de pagamento, solicitar providências técnicas junto à área competente, consultar histórico, negociar valores, solicitar informações ao cliente, orientar o usuário, verificar disponibilidade de entrega, oferecer alternativas de produtos e serviços, convencer o entrevistado à participação na pesquisa, negociar valor de débitos, agendar retorno (follow-up), confirmar dados cadastrais, registrar respostas em papel, trabalhar a qualidade vocal, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, aplicar questionário, administrar conflitos, demonstrar compreensão oral (saber ouvir), calcular encargos do débito, demonstrar clareza de dicção, demonstrar o cliente a sua importância, realizar triagem de atendimento, demonstrar capacidade de compreensão escrita, atualizar listas, comunicar débitos, autocontrolar-se, informar restrições ao crédito, informar sanções contratuais, definir formas de pagamento, registrar respostas em formulário eletrônico, evidenciar vantagens do produto ou serviço, enviar mensagens pós-atendimento, oferecer soluções, demonstrar agilidade de digitação, tomar decisões, trabalhar em equipe, identificar necessidades do interlocutor, analisar reclamações com maior flexibilidade, identificar problemas, apresentar produtos e serviços, direcionar atendimento, finalizar pendência técnica, providenciar retirada de restrições ao crédito, demonstrar capacidade de expressão escrita, identificar clientes potenciais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Teleoperador Ativo (telemarketing) ficou em 5.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Teleoperador Ativo (telemarketing) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 5.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Teleoperador Ativo (telemarketing) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Teleoperador Ativo (telemarketing) ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2024
O salário de Teleoperador Ativo (telemarketing) mostrado aqui é resultado do levantamento de 45290 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Teleoperador Ativo (telemarketing) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Operador de Telemarketing (operações Híbridas)
- Operador de Telemarketing Bilíngüe
- Teleoperador de Apoio (telemarketing)
- Atendente Central Telemarketing
- Atendente de Telemarketing
- Operador de Telemarketing Ativo
- Operador de Teleatendimento Ativo (telemarketing)
- Operador de Teleatendimento Híbrido (telemarketing)
- Operador de Telemarketing Técnico
- Teleoperador de Suporte Técnico (telemarketing)
Valor do salário na CCT 2024 de Teleoperador Ativo (telemarketing) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 35h | 1.508,70 | 1.567,17 | 2.211,64 | 8,86 | 7.30% |
Minas Gerais | 37h | 1.405,73 | 1.460,21 | 2.060,69 | 7,98 | 4.40% |
Paraná | 37h | 1.471,53 | 1.528,56 | 2.157,15 | 8,21 | 5.70% |
Santa Catarina | 37h | 1.517,01 | 1.575,80 | 2.223,82 | 8,62 | 5.20% |
Rio de Janeiro | 39h | 1.590,97 | 1.652,63 | 2.332,24 | 8,53 | 8.20% |
Rio Grande do Sul | 36h | 1.562,47 | 1.623,03 | 2.290,47 | 9,02 | 5.20% |
Distrito Federal | 37h | 1.542,32 | 1.602,09 | 2.260,92 | 8,68 | 7.00% |
Pernambuco | 36h | 1.448,75 | 1.504,90 | 2.123,75 | 8,34 | 8.00% |
Goiás | 38h | 1.522,42 | 1.581,43 | 2.231,76 | 8,22 | 4.90% |
Bahia | 37h | 1.499,03 | 1.557,13 | 2.197,47 | 8,50 | 4.40% |
Ceará | 37h | 1.411,02 | 1.465,71 | 2.068,45 | 7,99 | 5.80% |
Espírito Santo | 37h | 1.699,55 | 1.765,42 | 2.491,41 | 9,48 | 8.20% |
Pará | 37h | 1.648,69 | 1.712,59 | 2.416,85 | 9,24 | 6.00% |
Maranhão | 37h | 1.405,10 | 1.459,55 | 2.059,77 | 7,84 | 6.70% |
Mato Grosso do Sul | 38h | 1.456,33 | 1.512,77 | 2.134,87 | 8,05 | 8.20% |
Amazonas | 39h | 1.406,87 | 1.461,40 | 2.062,37 | 7,42 | 6.20% |
Mato Grosso | 39h | 1.495,66 | 1.553,63 | 2.192,52 | 7,96 | 7.90% |
Paraíba | 39h | 1.414,50 | 1.469,32 | 2.073,56 | 7,56 | 4.20% |
Alagoas | 39h | 1.433,62 | 1.489,19 | 2.101,59 | 7,56 | 6.10% |
Rio Grande do Norte | 37h | 1.418,11 | 1.473,07 | 2.078,84 | 7,91 | 6.90% |
Sergipe | 33h | 1.464,40 | 1.521,16 | 2.146,70 | 9,14 | 6.50% |
Tocantins | 40h | 1.392,82 | 1.446,80 | 2.041,76 | 7,27 | 5.80% |
Piauí | 38h | 1.414,79 | 1.469,63 | 2.073,98 | 7,65 | 5.30% |
Rondônia | 44h | 1.520,75 | 1.579,69 | 2.229,30 | 7,22 | 4.30% |
Amapá | 40h | 1.447,30 | 1.503,39 | 2.121,63 | 7,55 | 6.70% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Teleoperador Ativo (telemarketing). |
Dissídio de Teleoperador Ativo (telemarketing) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 34 | 1.590,33 | 1.651,97 | 2.331,31 | 9,61 | 7.60% |
Poa, SP | 36 | 1.362,31 | 1.415,11 | 1.997,04 | 7,87 | 4.70% |
Curitiba, PR | 37 | 1.422,78 | 1.477,92 | 2.085,69 | 8,07 | 7.10% |
Belo Horizonte, MG | 36 | 1.432,17 | 1.487,67 | 2.099,45 | 8,15 | 4.90% |
Uberlândia, MG | 36 | 1.367,29 | 1.420,29 | 2.004,35 | 7,79 | 5.40% |
Rio de Janeiro, RJ | 39 | 1.623,62 | 1.686,55 | 2.380,11 | 8,65 | 7.90% |
Campinas, SP | 34 | 1.417,94 | 1.472,90 | 2.078,60 | 8,62 | 6.90% |
Florianópolis, SC | 36 | 1.480,84 | 1.538,23 | 2.170,80 | 8,51 | 4.50% |
Porto Alegre, RS | 36 | 1.501,97 | 1.560,18 | 2.201,78 | 8,61 | 5.30% |
Brasília, DF | 37 | 1.542,32 | 1.602,09 | 2.260,92 | 8,68 | 4.10% |
Bauru, SP | 36 | 1.391,40 | 1.445,32 | 2.039,68 | 7,99 | 4.90% |
Recife, PE | 36 | 1.429,16 | 1.484,55 | 2.095,04 | 8,27 | 4.50% |
Mogi das Cruzes, SP | 37 | 1.368,49 | 1.421,52 | 2.006,10 | 7,77 | 4.10% |
Ribeirão Preto, SP | 32 | 1.510,54 | 1.569,08 | 2.214,33 | 9,93 | 7.50% |
Birigui, SP | 36 | 1.800,85 | 1.870,64 | 2.639,91 | 10,29 | 7.60% |
Goiânia, GO | 38 | 1.536,73 | 1.596,29 | 2.252,73 | 8,45 | 4.60% |
Joinville, SC | 36 | 1.469,89 | 1.526,86 | 2.154,75 | 8,54 | 6.70% |
Fortaleza, CE | 36 | 1.399,97 | 1.454,23 | 2.052,26 | 7,99 | 7.20% |
Uberaba, MG | 36 | 1.362,45 | 1.415,26 | 1.997,25 | 7,84 | 4.60% |
Barueri, SP | 37 | 1.457,10 | 1.513,57 | 2.135,99 | 8,29 | 4.50% |
São José do Rio Preto, SP | 32 | 1.602,78 | 1.664,90 | 2.349,55 | 10,25 | 8.00% |
Salvador, BA | 35 | 1.510,94 | 1.569,50 | 2.214,92 | 8,93 | 7.90% |
Lins, SP | 36 | 1.359,55 | 1.412,24 | 1.992,99 | 7,85 | 6.10% |
Vitoria, ES | 36 | 1.770,38 | 1.839,00 | 2.595,25 | 10,24 | 8.00% |
Belém, PA | 37 | 1.680,84 | 1.745,98 | 2.463,98 | 9,50 | 4.50% |
Itaúna, MG | 36 | 1.400,68 | 1.454,97 | 2.053,30 | 8,07 | 5.60% |
Pederneiras, SP | 36 | 1.359,46 | 1.412,15 | 1.992,87 | 7,85 | 8.30% |
Governador Valadares, MG | 35 | 1.474,26 | 1.531,40 | 2.161,16 | 8,86 | 4.60% |
Manaus, AM | 39 | 1.406,92 | 1.461,45 | 2.062,44 | 7,42 | 5.90% |
Santos, SP | 36 | 1.454,95 | 1.511,34 | 2.132,85 | 8,32 | 6.50% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Teleoperador Ativo (telemarketing). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Teleoperador Ativo (telemarketing) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de teleatendimento | 1.414,30 | 1.469,11 | 2.073,26 | 5.70% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 1.501,41 | 1.559,60 | 2.200,95 | 6.10% | |
Atividades de cobrança e informações cadastrais | 1.401,28 | 1.455,59 | 2.054,17 | 6.00% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 1.525,68 | 1.584,81 | 2.236,53 | 5.00% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.561,21 | 1.621,72 | 2.288,62 | 5.00% | |
Promoção de vendas | 1.380,73 | 1.434,24 | 2.024,05 | 8.10% | |
Comércio varejista de livros | 1.766,40 | 1.834,86 | 2.589,42 | 5.00% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 1.440,02 | 1.495,83 | 2.110,96 | 8.00% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 1.636,40 | 1.699,82 | 2.398,84 | 5.20% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 1.612,22 | 1.674,70 | 2.363,39 | 6.00% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 1.567,26 | 1.628,00 | 2.297,49 | 7.30% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 1.495,22 | 1.553,17 | 2.191,88 | 7.50% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 1.450,02 | 1.506,22 | 2.125,62 | 4.50% | |
Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde | 1.507,07 | 1.565,48 | 2.209,25 | 4.70% | |
Treinamento em informática | 1.510,90 | 1.569,46 | 2.214,87 | 5.00% | |
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos | 1.600,73 | 1.662,77 | 2.346,55 | 4.70% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 1.567,24 | 1.627,98 | 2.297,45 | 5.30% | |
Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação | 1.506,69 | 1.565,09 | 2.208,70 | 4.10% | |
Ensino de idiomas | 1.428,12 | 1.483,47 | 2.093,51 | 7.80% | |
Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios | 1.639,79 | 1.703,34 | 2.403,81 | 7.80% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |