O dissídio de Teleoperador Ativo (telemarketing) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422305 no cargo de Teleoperador Ativo (telemarketing).

Estado com maior salário médio

Espírito Santo

R$ 1.765,42

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

19.392 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Sumaré - SP

R$ 2.645,43

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

6.101 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Operador de telemarketing ativo identifica e contata clientes potenciais para apresentar e vender-lhes produtos e serviços, via teleatendimento Prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre produto ou serviço a ser vendido e examinando protocolos, manuais e instruções.

Busca fidelizar e recuperar clientes Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos.

Cadastra clientes Realiza pesquisas de opinião e pesquisas de mercado Atua em conformidade com os regulamentos de telecomunicações, com as normas da empresa e com as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho.

O que faz um Teleoperador Ativo (telemarketing)

O Operador de telemarketing ativo prepara-se para o trabalho, levantando informações sobre todos os aspectos do produto ou serviço a ser vendido, para poder sanar dúvidas do potencial cliente Organiza o espaço de trabalho, deixando em local acessível o material fornecido pela empresa e introduzindo em sistema informatizado as principais informações sobre o produto ou serviço.

Examina protocolos, manuais e instruções.

Identifica e contata o potencial cliente, para apresentar-lhe produto ou serviço Evidencia a qualidade do produto ou serviço e seu diferencial no mercado, em termos de vantagens oferecidas.

Esclarece dúvidas e argumenta com o cliente Negocia valor de venda, apresentando os descontos que podem ser concedidos.

Mostra alternativas em relação às formas e às condições de pagamento.

Informa sobre o prazo de entrega e sobre a taxa de envio do produto Pode apresentar contrato a ser firmado e suas cláusulas.

Finaliza transações e soluciona pendências pós-atendimento, solicitando orientação do supervisor e acionando serviços internos da empresa, quando necessário.

Comunica-se com o cliente seguindo roteiros pré-estabelecidos, scripts e protocolos de atendimento Aplica técnicas de fidelização do cliente Busca recuperar usuário, revertendo a sua insatisfação.

Agenda e reagenda pagamentos Cobra débitos, comunicando o valor e os encargos, negociando descontos e estabelecendo novos prazos de pagamento Pode informar sanções contratuais e providenciar retirada de restrições ao crédito.

Cadastra clientes ou atualiza dados cadastrais, por correio eletrônico ou por telefone Realiza pesquisa de opinião, em tempo real, convencendo o entrevistado a participar, levantando o perfil do entrevistado e registrando respostas em formulário eletrônico.

Aplica questionário sobre perfil de consumo em pesquisa de mercado, registrando as respostas do participante Pode usar sistema de agendamento de chamadas, serviços, entregas e controle de prazos Pode operar central telefônica digital ou central telefônica híbrida.

Pode contar com a interligação de sistemas telefônicos e computacionais (processo CTI - Integração entre Computador e Telefonia ou Computer Telephony Integration), dispondo de dados – como características do produto ou serviço - e usando-os durante a realização da venda Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira, conforme a natureza da organização.

Funções do Operador de telemarketing ativo

O profissional Teleoperador Ativo (telemarketing) deve atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento, realizar pesquisas em tempo real, por telefone, realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços, oferecer serviços e produtos via teleatendimento, cadastrar clientes, seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo, demonstrar competências pessoais, cobrar débitos.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Operador de telemarketing ativo

Um Operador de telemarketing ativo deve finalizar contato, demonstrar agilidade no atendimento, depurar informações, confirmar dados, consultar supervisor, identificar-se ao cliente, demonstrar capacidade de expressão oral, demonstrar objetividade, efetivar a venda, atualizar cadastro por telefone, demonstrar paciência, fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up), consultar manuais, solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail), persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços, pesquisar perfil do entrevistado, ouvir mensagem do cliente, consultar área técnica, informar disponibilidade de serviços agregados, informar prazo de entrega, descrever o produto, seguir o código de ética, oferecer vantagens, oferecer benefícios variados, demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, demonstrar aptidão à microinformática, demonstrar poder de persuasão, demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira, abordar o cliente, fornecer informações, oferecer formas e condições de pagamento, demonstrar empatia, registrar informações com precisão, negociar descontos, avaliar perfil de consumo, informar relação custo-benefício, reverter a insatisfação do cliente, esclarecer dúvidas, finalizar pendências de serviços, argumentar com o cliente, negociar datas de pagamento, solicitar providências técnicas junto à área competente, consultar histórico, negociar valores, solicitar informações ao cliente, orientar o usuário, verificar disponibilidade de entrega, oferecer alternativas de produtos e serviços, convencer o entrevistado à participação na pesquisa, negociar valor de débitos, agendar retorno (follow-up), confirmar dados cadastrais, registrar respostas em papel, trabalhar a qualidade vocal, indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados, aplicar questionário, administrar conflitos, demonstrar compreensão oral (saber ouvir), calcular encargos do débito, demonstrar clareza de dicção, demonstrar o cliente a sua importância, realizar triagem de atendimento, demonstrar capacidade de compreensão escrita, atualizar listas, comunicar débitos, autocontrolar-se, informar restrições ao crédito, informar sanções contratuais, definir formas de pagamento, registrar respostas em formulário eletrônico, evidenciar vantagens do produto ou serviço, enviar mensagens pós-atendimento, oferecer soluções, demonstrar agilidade de digitação, tomar decisões, trabalhar em equipe, identificar necessidades do interlocutor, analisar reclamações com maior flexibilidade, identificar problemas, apresentar produtos e serviços, direcionar atendimento, finalizar pendência técnica, providenciar retirada de restrições ao crédito, demonstrar capacidade de expressão escrita, identificar clientes potenciais.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Teleoperador Ativo (telemarketing) ficou em 5.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Teleoperador Ativo (telemarketing) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de telemarketing que ficou em 5.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Teleoperador Ativo (telemarketing) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Teleoperador Ativo (telemarketing) ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de telemarketing 2024

O salário de Teleoperador Ativo (telemarketing) mostrado aqui é resultado do levantamento de 45290 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de telemarketing que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Teleoperador Ativo (telemarketing) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Teleoperador Ativo (telemarketing) CBO 422305 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Teleoperador Ativo (telemarketing) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Teleoperador Ativo (telemarketing) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 35h 1.508,70 1.567,17 2.211,64 8,86 7.30%
Minas Gerais 37h 1.405,73 1.460,21 2.060,69 7,98 4.40%
Paraná 37h 1.471,53 1.528,56 2.157,15 8,21 5.70%
Santa Catarina 37h 1.517,01 1.575,80 2.223,82 8,62 5.20%
Rio de Janeiro 39h 1.590,97 1.652,63 2.332,24 8,53 8.20%
Rio Grande do Sul 36h 1.562,47 1.623,03 2.290,47 9,02 5.20%
Distrito Federal 37h 1.542,32 1.602,09 2.260,92 8,68 7.00%
Pernambuco 36h 1.448,75 1.504,90 2.123,75 8,34 8.00%
Goiás 38h 1.522,42 1.581,43 2.231,76 8,22 4.90%
Bahia 37h 1.499,03 1.557,13 2.197,47 8,50 4.40%
Ceará 37h 1.411,02 1.465,71 2.068,45 7,99 5.80%
Espírito Santo 37h 1.699,55 1.765,42 2.491,41 9,48 8.20%
Pará 37h 1.648,69 1.712,59 2.416,85 9,24 6.00%
Maranhão 37h 1.405,10 1.459,55 2.059,77 7,84 6.70%
Mato Grosso do Sul 38h 1.456,33 1.512,77 2.134,87 8,05 8.20%
Amazonas 39h 1.406,87 1.461,40 2.062,37 7,42 6.20%
Mato Grosso 39h 1.495,66 1.553,63 2.192,52 7,96 7.90%
Paraíba 39h 1.414,50 1.469,32 2.073,56 7,56 4.20%
Alagoas 39h 1.433,62 1.489,19 2.101,59 7,56 6.10%
Rio Grande do Norte 37h 1.418,11 1.473,07 2.078,84 7,91 6.90%
Sergipe 33h 1.464,40 1.521,16 2.146,70 9,14 6.50%
Tocantins 40h 1.392,82 1.446,80 2.041,76 7,27 5.80%
Piauí 38h 1.414,79 1.469,63 2.073,98 7,65 5.30%
Rondônia 44h 1.520,75 1.579,69 2.229,30 7,22 4.30%
Amapá 40h 1.447,30 1.503,39 2.121,63 7,55 6.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Teleoperador Ativo (telemarketing).

Dissídio de Teleoperador Ativo (telemarketing) por cidade

Quanto ganha um Teleoperador Ativo (telemarketing) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Teleoperador Ativo (telemarketing) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 34 1.590,33 1.651,97 2.331,31 9,61 7.60%
Poa, SP 36 1.362,31 1.415,11 1.997,04 7,87 4.70%
Curitiba, PR 37 1.422,78 1.477,92 2.085,69 8,07 7.10%
Belo Horizonte, MG 36 1.432,17 1.487,67 2.099,45 8,15 4.90%
Uberlândia, MG 36 1.367,29 1.420,29 2.004,35 7,79 5.40%
Rio de Janeiro, RJ 39 1.623,62 1.686,55 2.380,11 8,65 7.90%
Campinas, SP 34 1.417,94 1.472,90 2.078,60 8,62 6.90%
Florianópolis, SC 36 1.480,84 1.538,23 2.170,80 8,51 4.50%
Porto Alegre, RS 36 1.501,97 1.560,18 2.201,78 8,61 5.30%
Brasília, DF 37 1.542,32 1.602,09 2.260,92 8,68 4.10%
Bauru, SP 36 1.391,40 1.445,32 2.039,68 7,99 4.90%
Recife, PE 36 1.429,16 1.484,55 2.095,04 8,27 4.50%
Mogi das Cruzes, SP 37 1.368,49 1.421,52 2.006,10 7,77 4.10%
Ribeirão Preto, SP 32 1.510,54 1.569,08 2.214,33 9,93 7.50%
Birigui, SP 36 1.800,85 1.870,64 2.639,91 10,29 7.60%
Goiânia, GO 38 1.536,73 1.596,29 2.252,73 8,45 4.60%
Joinville, SC 36 1.469,89 1.526,86 2.154,75 8,54 6.70%
Fortaleza, CE 36 1.399,97 1.454,23 2.052,26 7,99 7.20%
Uberaba, MG 36 1.362,45 1.415,26 1.997,25 7,84 4.60%
Barueri, SP 37 1.457,10 1.513,57 2.135,99 8,29 4.50%
São José do Rio Preto, SP 32 1.602,78 1.664,90 2.349,55 10,25 8.00%
Salvador, BA 35 1.510,94 1.569,50 2.214,92 8,93 7.90%
Lins, SP 36 1.359,55 1.412,24 1.992,99 7,85 6.10%
Vitoria, ES 36 1.770,38 1.839,00 2.595,25 10,24 8.00%
Belém, PA 37 1.680,84 1.745,98 2.463,98 9,50 4.50%
Itaúna, MG 36 1.400,68 1.454,97 2.053,30 8,07 5.60%
Pederneiras, SP 36 1.359,46 1.412,15 1.992,87 7,85 8.30%
Governador Valadares, MG 35 1.474,26 1.531,40 2.161,16 8,86 4.60%
Manaus, AM 39 1.406,92 1.461,45 2.062,44 7,42 5.90%
Santos, SP 36 1.454,95 1.511,34 2.132,85 8,32 6.50%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Teleoperador Ativo (telemarketing). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Teleoperador Ativo (telemarketing) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de teleatendimento 1.414,30 1.469,11 2.073,26 5.70%
Serviços de assistência social sem alojamento 1.501,41 1.559,60 2.200,95 6.10%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.401,28 1.455,59 2.054,17 6.00%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 1.525,68 1.584,81 2.236,53 5.00%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.561,21 1.621,72 2.288,62 5.00%
Promoção de vendas 1.380,73 1.434,24 2.024,05 8.10%
Comércio varejista de livros 1.766,40 1.834,86 2.589,42 5.00%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 1.440,02 1.495,83 2.110,96 8.00%
Limpeza em prédios e em domicílios 1.636,40 1.699,82 2.398,84 5.20%
Locação de mão-de-obra temporária 1.612,22 1.674,70 2.363,39 6.00%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 1.567,26 1.628,00 2.297,49 7.30%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 1.495,22 1.553,17 2.191,88 7.50%
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo 1.450,02 1.506,22 2.125,62 4.50%
Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde 1.507,07 1.565,48 2.209,25 4.70%
Treinamento em informática 1.510,90 1.569,46 2.214,87 5.00%
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 1.600,73 1.662,77 2.346,55 4.70%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.567,24 1.627,98 2.297,45 5.30%
Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação 1.506,69 1.565,09 2.208,70 4.10%
Ensino de idiomas 1.428,12 1.483,47 2.093,51 7.80%
Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios 1.639,79 1.703,34 2.403,81 7.80%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.