O dissídio de Supervisor de Telefonistas 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420130 no cargo de Supervisor de Telefonistas.
Estado com maior salário médio
Maranhão
R$ 3.603,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
78 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 3.471,60
Cidade que mais contrata
Curitiba - PR
72 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de telefonistas supervisiona a execução de serviços de atendimento telefônico, planejando o trabalho de telefonistas, controlando a rotina de receber, fazer ou repassar ligações telefônicas, avaliando a qualidade dos serviços prestados Pode coordenar a implantação de mudanças tecnológicas nas centrais telefônicas.
Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Supervisor de Telefonistas
O Supervisor de telefonistas planeja o trabalho de telefonistas, definindo rotinas, propondo ações de melhoria em processos e estabelecendo regras para atendimento e para fornecimento de informações Dimensiona a equipe e distribui a carga de trabalho.
Providencia materiais e equipamentos para execução dos serviços.
Pode coordenar a implantação de mudanças tecnológicas nas centrais telefônicas, capacitando e orientando a equipe Controla a rotina de receber, fazer ou repassar ligações telefônicas, orientando equipe quanto aos procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho, monitorando atendimento telefônico e administrando conflitos.
Propõe alternativas contingenciais para resolução de problemas Administra banco de dados e listagens, sistematizando informações sobre ligações realizadas.
Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.
Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de telefonistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos e analisando resultados da equipe em centrais telefônicas Emite relatórios de controle e desempenho.
Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos.
Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.
Funções do Supervisor de telefonistas
O profissional Supervisor de Telefonistas deve demonstrar competências pessoais, supervisionar execução dos serviços, administrar pessoal, avaliar qualidade dos serviços, atender público e informantes, qualificar equipe de trabalho, planejar trabalho da equipe.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Supervisor de telefonistas
Um Supervisor de telefonistas deve administrar conflitos entre funcionários, relatar necessidades de clientes e não clientes, agir com desenvoltura, controlar as emoções, agir com flexibilidade, verificar consistência de dados coletados, expressar-se com fluência verbal, dimensionar equipe de trabalho, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, intermediar conflitos entre áreas internas, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, controlar ligações telefônicas, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, verificar necessidades de novos equipamentos, propor promoções de funcionários, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, aplicar penalidades aos funcionários, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, criar relacionamento interpessoal, elaborar cronograma de trabalho, monitorar atendimento telefônico, reconhecer diferenças pessoais, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, propor admissões de funcionários, definir recursos de trabalho, identificar falhas do processo de trabalho, definir perfil para cargos, identificar prioridades, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, propor desligamentos de funcionários, agir com criatividade, emitir relatórios de controle e desempenho, treinar novos funcionários, reenquadrar funcionários em outra função, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, administrar conflitos entre funcionários e clientes, promover reuniões, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, liderar equipe, demonstrar atitude proativa, atuar com dinamismo, elaborar programação de férias, promover atendimento personalizado ao cliente, relatar falhas do processo de trabalho, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, elaborar escalas de trabalho, agir com empatia, selecionar pessoal, propor reciclagem de funcionários, manter-se atualizado, administrar banco de dados e listagens, definir rotinas de trabalho, agir com ética e atitude profissional, rever rotinas de trabalho, analisar relatórios, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, tabular dados, orientar trabalho dos empregados, propor penalidades aos funcionários, esclarecer dúvidas dos funcionários, prestar informações ao público e informantes, avaliar desempenho dos funcionários.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Supervisor de Telefonistas ficou em 7.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Telefonistas e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 7.50% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Telefonistas em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Supervisor de Telefonistas ficou em 8.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2024
O salário de Supervisor de Telefonistas mostrado aqui é resultado do levantamento de 378 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Telefonistas com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Supervisor de Televendas
- Supervisor de Central de Atendimento
- Agente de Coleta Supervisor
- Supervisor de Telemarketing e Atendimento
- Encarregado de Telemarketing
- Supervisor de Entrevistadores e Recenseadores
- Supervisor de Teleatendimento
- Coordenador de Recepção
- Chefe de Recepção
- Supervisor de Arrecadação (apostas e Jogos)
Valor do salário na CCT 2024 de Supervisor de Telefonistas em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 2.961,88 | 3.076,67 | 4.341,89 | 14,48 | 7.10% |
Paraná | 40h | 2.635,22 | 2.737,35 | 3.863,03 | 13,55 | 8.20% |
Minas Gerais | 43h | 2.527,63 | 2.625,60 | 3.705,32 | 12,27 | 5.70% |
Rio de Janeiro | 43h | 2.301,58 | 2.390,78 | 3.373,94 | 11,16 | 7.00% |
Santa Catarina | 43h | 2.339,80 | 2.430,48 | 3.429,97 | 11,21 | 5.70% |
Distrito Federal | 43h | 2.256,07 | 2.343,51 | 3.307,24 | 10,86 | 5.90% |
Bahia | 44h | 2.116,90 | 2.198,94 | 3.103,22 | 10,10 | 7.40% |
Goiás | 42h | 1.997,95 | 2.075,38 | 2.928,84 | 9,88 | 5.90% |
Pernambuco | 35h | 1.593,83 | 1.655,60 | 2.336,44 | 9,38 | 7.60% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Supervisor de Telefonistas. |
Dissídio de Supervisor de Telefonistas por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Curitiba, PR | 40 | 2.622,78 | 2.724,43 | 3.844,79 | 13,55 | 4.80% |
São Paulo, SP | 42 | 3.342,08 | 3.471,60 | 4.899,23 | 16,64 | 8.00% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.312,85 | 2.402,49 | 3.390,46 | 11,28 | 6.20% |
Brasília, DF | 43 | 2.256,07 | 2.343,51 | 3.307,24 | 10,86 | 6.50% |
Cataguases, MG | 44 | 2.445,17 | 2.539,94 | 3.584,44 | 11,61 | 6.60% |
Santo Amaro da Imperatriz, SC | 43 | 2.424,94 | 2.518,92 | 3.554,78 | 11,74 | 7.30% |
Goiânia, GO | 42 | 1.971,59 | 2.048,00 | 2.890,20 | 9,86 | 4.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Supervisor de Telefonistas. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Supervisor de Telefonistas no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de teleatendimento | 2.448,04 | 2.542,91 | 3.588,64 | 7.10% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.098,17 | 2.179,48 | 3.075,75 | 5.70% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.851,68 | 2.962,20 | 4.180,35 | 7.70% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 1.804,36 | 1.874,30 | 2.645,06 | 4.30% | |
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas | 1.962,14 | 2.038,18 | 2.876,34 | 7.40% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares | 1.839,70 | 1.911,00 | 2.696,86 | 4.80% | |
Manutenção de estações e redes de telecomunicações | 4.378,31 | 4.548,00 | 6.418,27 | 6.50% | |
Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação | 2.865,33 | 2.976,38 | 4.200,36 | 4.30% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 2.479,89 | 2.576,00 | 3.635,33 | 6.80% | |
Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia | 2.566,80 | 2.666,29 | 3.762,74 | 8.20% | |
Serviços de engenharia | 3.015,14 | 3.132,00 | 4.419,97 | 7.70% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 3.997,57 | 4.152,50 | 5.860,13 | 4.20% | |
Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos | 1.604,00 | 1.666,17 | 2.351,34 | 5.00% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 2.054,22 | 2.133,83 | 3.011,33 | 6.80% | |
Treinamento em informática | 1.664,30 | 1.728,80 | 2.439,73 | 5.30% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 2.040,71 | 2.119,80 | 2.991,53 | 4.60% | |
Provedores de acesso às redes de comunicações | 2.209,86 | 2.295,51 | 3.239,49 | 7.00% | |
Atividades de contabilidade | 1.495,06 | 1.553,00 | 2.191,64 | 6.60% | |
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.777,09 | 1.845,96 | 2.605,08 | 8.20% | |
Hotéis | 3.174,95 | 3.298,00 | 4.654,24 | 6.80% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |