O dissídio de Supervisor de Telefonistas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420130 no cargo de Supervisor de Telefonistas.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 3.159,58

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

86 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Caruaru - PE

R$ 1.621,18

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Curitiba - PR

70 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 3.538,29

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Teleatendimento

133 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de telefonistas supervisiona a execução de serviços de atendimento telefônico, planejando o trabalho de telefonistas, controlando a rotina de receber, fazer ou repassar ligações telefônicas, avaliando a qualidade dos serviços prestados Pode coordenar a implantação de mudanças tecnológicas nas centrais telefônicas.

Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Supervisor de Telefonistas

O Supervisor de telefonistas planeja o trabalho de telefonistas, definindo rotinas, propondo ações de melhoria em processos e estabelecendo regras para atendimento e para fornecimento de informações Dimensiona a equipe e distribui a carga de trabalho.

Providencia materiais e equipamentos para execução dos serviços.

Pode coordenar a implantação de mudanças tecnológicas nas centrais telefônicas, capacitando e orientando a equipe Controla a rotina de receber, fazer ou repassar ligações telefônicas, orientando equipe quanto aos procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho, monitorando atendimento telefônico e administrando conflitos.

Propõe alternativas contingenciais para resolução de problemas Administra banco de dados e listagens, sistematizando informações sobre ligações realizadas.

Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de telefonistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos e analisando resultados da equipe em centrais telefônicas Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos.

Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.

Funções do Supervisor de telefonistas

O profissional Supervisor de Telefonistas deve demonstrar competências pessoais, supervisionar execução dos serviços, qualificar equipe de trabalho, atender público e informantes, avaliar qualidade dos serviços, administrar pessoal, planejar trabalho da equipe.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de telefonistas

Um Supervisor de telefonistas deve atuar com dinamismo, promover atendimento personalizado ao cliente, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, emitir relatórios de controle e desempenho, definir perfil para cargos, definir recursos de trabalho, expressar-se com fluência verbal, administrar conflitos entre funcionários, elaborar escalas de trabalho, agir com criatividade, propor desligamentos de funcionários, relatar necessidades de clientes e não clientes, administrar conflitos entre funcionários e clientes, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, agir com empatia, avaliar desempenho dos funcionários, administrar banco de dados e listagens, aplicar penalidades aos funcionários, treinar novos funcionários, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, agir com desenvoltura, elaborar programação de férias, intermediar conflitos entre áreas internas, reconhecer diferenças pessoais, esclarecer dúvidas dos funcionários, definir rotinas de trabalho, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, propor admissões de funcionários, dimensionar equipe de trabalho, identificar falhas do processo de trabalho, promover reuniões, agir com flexibilidade, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, analisar relatórios, propor promoções de funcionários, manter-se atualizado, demonstrar atitude proativa, elaborar cronograma de trabalho, criar relacionamento interpessoal, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, relatar falhas do processo de trabalho, prestar informações ao público e informantes, propor penalidades aos funcionários, selecionar pessoal, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, rever rotinas de trabalho, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, controlar as emoções, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, liderar equipe, verificar consistência de dados coletados, agir com ética e atitude profissional, propor reciclagem de funcionários, reenquadrar funcionários em outra função, identificar prioridades, controlar ligações telefônicas, tabular dados, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, monitorar atendimento telefônico, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, verificar necessidades de novos equipamentos, orientar trabalho dos empregados.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Supervisor de Telefonistas ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Telefonistas e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 4.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Telefonistas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Supervisor de Telefonistas ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2025

O salário de Supervisor de Telefonistas mostrado aqui é resultado do levantamento de 419 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Telefonistas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Supervisor de Telefonistas CBO 420130 salário