O dissídio de Encarregado de Telefonistas 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420130 no cargo de Encarregado de Telefonistas.

Estado com maior salário médio

Maranhão

R$ 3.603,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

78 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 3.471,60

Cidade que mais contrata

Curitiba - PR

72 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de telefonistas supervisiona a execução de serviços de atendimento telefônico, planejando o trabalho de telefonistas, controlando a rotina de receber, fazer ou repassar ligações telefônicas, avaliando a qualidade dos serviços prestados Pode coordenar a implantação de mudanças tecnológicas nas centrais telefônicas.

Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Encarregado de Telefonistas

O Supervisor de telefonistas planeja o trabalho de telefonistas, definindo rotinas, propondo ações de melhoria em processos e estabelecendo regras para atendimento e para fornecimento de informações Dimensiona a equipe e distribui a carga de trabalho.

Providencia materiais e equipamentos para execução dos serviços.

Pode coordenar a implantação de mudanças tecnológicas nas centrais telefônicas, capacitando e orientando a equipe Controla a rotina de receber, fazer ou repassar ligações telefônicas, orientando equipe quanto aos procedimentos a serem adotados na rotina de trabalho, monitorando atendimento telefônico e administrando conflitos.

Propõe alternativas contingenciais para resolução de problemas Administra banco de dados e listagens, sistematizando informações sobre ligações realizadas.

Supervisiona a rotina da equipe, distribuindo tarefas, delegando funções e orientando a execução dos serviços.

Avalia a qualidade dos serviços prestados, observando a cordialidade de telefonistas no trato com pessoas, verificando o cumprimento de regras e procedimentos e analisando resultados da equipe em centrais telefônicas Emite relatórios de controle e desempenho.

Administra pessoal, propondo admissões, selecionando pessoal, apurando frequência e realizando promoções e desligamentos.

Avalia desempenho da equipe de trabalho, levanta necessidade de capacitação e promove programas de aperfeiçoamento profissional.

Funções do Supervisor de telefonistas

O profissional Encarregado de Telefonistas deve atender público e informantes, supervisionar execução dos serviços, qualificar equipe de trabalho, administrar pessoal, demonstrar competências pessoais, planejar trabalho da equipe, avaliar qualidade dos serviços.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Supervisor de telefonistas

Um Supervisor de telefonistas deve supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, identificar prioridades, emitir relatórios de controle e desempenho, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, identificar falhas do processo de trabalho, relatar falhas do processo de trabalho, monitorar atendimento telefônico, tabular dados, verificar necessidades de novos equipamentos, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, manter-se atualizado, demonstrar atitude proativa, esclarecer dúvidas dos funcionários, elaborar programação de férias, propor promoções de funcionários, propor desligamentos de funcionários, definir recursos de trabalho, controlar ligações telefônicas, administrar conflitos entre funcionários e clientes, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, selecionar pessoal, agir com ética e atitude profissional, reenquadrar funcionários em outra função, agir com criatividade, verificar consistência de dados coletados, propor admissões de funcionários, atuar com dinamismo, promover reuniões, reconhecer diferenças pessoais, agir com empatia, agir com flexibilidade, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, administrar banco de dados e listagens, propor penalidades aos funcionários, prestar informações ao público e informantes, relatar necessidades de clientes e não clientes, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, administrar conflitos entre funcionários, elaborar escalas de trabalho, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, orientar trabalho dos empregados, dimensionar equipe de trabalho, liderar equipe, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, promover atendimento personalizado ao cliente, treinar novos funcionários, intermediar conflitos entre áreas internas, definir perfil para cargos, agir com desenvoltura, avaliar desempenho dos funcionários, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, analisar relatórios, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, expressar-se com fluência verbal, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, rever rotinas de trabalho, intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços, elaborar cronograma de trabalho, controlar as emoções, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, aplicar penalidades aos funcionários, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, propor reciclagem de funcionários, criar relacionamento interpessoal, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, definir rotinas de trabalho.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Encarregado de Telefonistas ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Encarregado de Telefonistas e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 4.10% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Encarregado de Telefonistas em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Encarregado de Telefonistas ficou em 6.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2024

O salário de Encarregado de Telefonistas mostrado aqui é resultado do levantamento de 378 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Encarregado de Telefonistas com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Encarregado de Telefonistas CBO 420130 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Encarregado de Telefonistas em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Encarregado de Telefonistas por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 2.961,88 3.076,67 4.341,89 14,48 4.50%
Paraná 40h 2.635,22 2.737,35 3.863,03 13,55 4.20%
Minas Gerais 43h 2.527,63 2.625,60 3.705,32 12,27 4.40%
Rio de Janeiro 43h 2.301,58 2.390,78 3.373,94 11,16 4.60%
Santa Catarina 43h 2.339,80 2.430,48 3.429,97 11,21 5.90%
Distrito Federal 43h 2.256,07 2.343,51 3.307,24 10,86 7.70%
Bahia 44h 2.116,90 2.198,94 3.103,22 10,10 4.90%
Goiás 42h 1.997,95 2.075,38 2.928,84 9,88 6.90%
Pernambuco 35h 1.593,83 1.655,60 2.336,44 9,38 7.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Encarregado de Telefonistas.

Dissídio de Encarregado de Telefonistas por cidade

Quanto ganha um Encarregado de Telefonistas nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Encarregado de Telefonistas na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Curitiba, PR 40 2.622,78 2.724,43 3.844,79 13,55 5.00%
São Paulo, SP 42 3.342,08 3.471,60 4.899,23 16,64 8.00%
Rio de Janeiro, RJ 43 2.312,85 2.402,49 3.390,46 11,28 8.20%
Brasília, DF 43 2.256,07 2.343,51 3.307,24 10,86 5.80%
Cataguases, MG 44 2.445,17 2.539,94 3.584,44 11,61 7.30%
Santo Amaro da Imperatriz, SC 43 2.424,94 2.518,92 3.554,78 11,74 4.10%
Goiânia, GO 42 1.971,59 2.048,00 2.890,20 9,86 5.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Encarregado de Telefonistas. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Encarregado de Telefonistas no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de teleatendimento 2.448,04 2.542,91 3.588,64 6.60%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.098,17 2.179,48 3.075,75 6.80%
Locação de mão-de-obra temporária 2.851,68 2.962,20 4.180,35 4.30%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 1.804,36 1.874,30 2.645,06 5.20%
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas 1.962,14 2.038,18 2.876,34 7.60%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 1.839,70 1.911,00 2.696,86 7.20%
Manutenção de estações e redes de telecomunicações 4.378,31 4.548,00 6.418,27 5.20%
Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação 2.865,33 2.976,38 4.200,36 4.80%
Serviços de comunicação multimídia - scm 2.479,89 2.576,00 3.635,33 4.40%
Serviços de diagnóstico por imagem com uso de radiação ionizante, exceto tomografia 2.566,80 2.666,29 3.762,74 7.80%
Serviços de engenharia 3.015,14 3.132,00 4.419,97 4.20%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 3.997,57 4.152,50 5.860,13 8.20%
Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos 1.604,00 1.666,17 2.351,34 4.90%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 2.054,22 2.133,83 3.011,33 4.70%
Treinamento em informática 1.664,30 1.728,80 2.439,73 6.50%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 2.040,71 2.119,80 2.991,53 7.90%
Provedores de acesso às redes de comunicações 2.209,86 2.295,51 3.239,49 6.00%
Atividades de contabilidade 1.495,06 1.553,00 2.191,64 7.50%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.777,09 1.845,96 2.605,08 5.80%
Hotéis 3.174,95 3.298,00 4.654,24 6.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.