O dissídio de Supervisor de Cobrança 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 420110 no cargo de Supervisor de Cobrança.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 4.011,08

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.632 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 2.776,75

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

868 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Bancos Múltiplos, com Carteira Comercial

R$ 11.838,14

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Cobrança e Informações Cadastrais

887 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor de cobrança supervisiona atividades de cobrança, planejando o trabalho da equipe, controlando a execução das rotinas, estabelecendo parâmetros para negociação com devedores e acompanhando o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobrança terceirizadas Avalia a qualidade dos serviços e acompanha o cumprimento de metas e prazos.

Administra pessoal, avalia desempenho e promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Supervisor de Cobrança

O Supervisor de cobrança planeja o trabalho da equipe, identificando prioridades, elaborando cronograma, propondo alternativas de maximização de resultados e definindo estratégias para cumprimentos de metas e prazos Analisa e implementa rotinas administrativas da área, supre materiais e equipamentos para execução dos serviços e propõe ações de melhoria em processos.

Analisa informações socioeconômicas de clientes, identificando suas necessidades e definindo a melhor técnica para sua abordagem.

Controla atividades de cobrança, conferindo numerário e documentos como faturas, duplicatas, cadastros e recibos Analisa relatório de indicadores e negocia taxas de juros.

Monitora as cobranças bancárias e a emissão de borderôs Acompanha a realização de cobranças de títulos em carteira, planejando recebimentos.

Analisa índices de inadimplência e estabelece parâmetros e alçadas para negociação com clientes.

Monitora a cobrança de títulos vencidos, a negociação de pagamentos com devedores e a proposta de acordos Verifica o envio de títulos aos cartórios ou às empresas de cobranças terceirizadas.

Pode bloquear prestação de serviços por inadimplência do cliente.

Supervisiona a execução dos serviços, administrando conflitos entre funcionários e clientes, distribuindo carga de trabalho, delegando funções e orientando a execução de tarefas Avalia a qualidade dos serviços prestados, acompanhando o cumprimento de metas e prazos estabelecidos, examinando o atendimento prestado ao cliente, identificando falhas no processo de trabalho e analisando o funcionamento de sistemas e equipamentos Administra pessoal, definindo perfil para cargos, propondo admissões e selecionando pessoal.

Controla horários de entradas, saídas e absenteísmo Define escalas, jornadas e cronogramas de trabalho Remaneja pessoal de acordo com aptidões e desempenho laboral.

Propõe promoções, penalidades e desligamento de pessoal Avalia o desempenho da equipe, levantando necessidade de treinamento.

Promove programas de aperfeiçoamento profissional para a equipe Presta atendimento personalizado ao cliente, fornecendo informações .

Funções do Supervisor de cobrança

O profissional Supervisor de Cobrança deve administrar pessoal, controlar atividades financeiras, supervisionar execução dos serviços, planejar trabalho da equipe, qualificar equipe de trabalho, atender público e informantes, avaliar qualidade dos serviços, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada.

Atividades exercidas por um Supervisor de cobrança

Um Supervisor de cobrança deve propor admissões de funcionários, rever rotinas de trabalho, avaliar desempenho de sistemas e equipamentos, dimensionar equipe de trabalho, estimar volume de trabalho, manter-se atualizado, conferir numerário e produtos do caixa, controlar as emoções, definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos, avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante, definir rotinas de trabalho, encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos, administrar conflitos entre funcionários, emitir relatórios de controle e desempenho, administrar banco de dados e listagens, promover rodízio de funções, esclarecer dúvidas dos funcionários, expressar-se com fluência verbal, identificar necessidades dos clientes e não-clientes, propor penalidades aos funcionários, reconhecer diferenças pessoais, elaborar programação de férias, relatar falhas do processo de trabalho, identificar necessidades de reciclagem de funcionários, liderar equipe, propor novos serviços aos clientes, controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo, monitorar atendimento telefônico, identificar falhas do processo de trabalho, verificar necessidades de novos equipamentos, criar relacionamento interpessoal, divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, administrar conflitos entre funcionários e clientes, verificar consistência de dados coletados, treinar novos funcionários, agir com desenvoltura, propor promoções de funcionários, definir técnicas de abordagem de clientes e informantes, analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes, conferir faturas, agir com criatividade, acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho, promover reuniões, propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários, prestar informações ao público e informantes, identificar prioridades, propor desligamentos de funcionários, bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente, definir perfil para cargos, suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços, agir com ética e atitude profissional, reenquadrar funcionários em outra função, atuar com dinamismo, controlar ligações telefônicas, definir recursos de trabalho, informar clientes e informantes sobre providências solicitadas, agir com flexibilidade, propor reciclagem de funcionários, analisar relatórios, realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes, selecionar pessoal, orientar trabalho dos empregados, aplicar penalidades aos funcionários, agir com empatia, distribuir carga de trabalho individual e da equipe, elaborar escalas de trabalho, justificar diferenças de caixa, manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe, intermediar conflitos entre áreas internas, relatar necessidades de clientes e não clientes, solicitar adiantamentos salariais aos funcionários, demonstrar atitude proativa, elaborar cronograma de trabalho, supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas, avaliar desempenho dos funcionários, treinar empregados em novos serviços e tecnologias, promover atendimento personalizado ao cliente, negociar pagamentos com devedores.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Supervisor de Cobrança ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Supervisor de Cobrança e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que ficou em 5.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Supervisor de Cobrança em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Supervisor de Cobrança ficou em 6.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa 2025

O salário de Supervisor de Cobrança mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.531 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Supervisor de Cobrança com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Supervisor de Cobrança CBO 420110 salário