O dissídio de Crecheira 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331110 no cargo de Crecheira.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 2.000,47

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

59.914 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.473,15

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

14.243 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Outras Atividades Esportivas

R$ 3.763,64

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

43.938 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Crecheira

O Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.

Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.

Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Auxiliar de desenvolvimento infantil

O profissional Crecheira deve orientar a construção do conhecimento, demonstrar competências pessoais, planejar ações didáticas, cuidar dos alunos, elaborar projetos pedagógicos, avaliar desempenho dos alunos, preparar material pedagógico, organizar o trabalho, ensinar alunos, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil

Um Auxiliar de desenvolvimento infantil deve encaminhar alunos para outros profissionais, registrar observações, comentar filmes, demonstrar afetividade, demonstrar paciência, participar de conselhos, definir métodos de avaliação, dramatizar estórias e músicas, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), reciclar material, supervisionar entrada e saída dos alunos, demonstrar criatividade, analisar necessidades do aluno e da comunidade, organizar pastas de atividades dos alunos, reunir-se com pais e responsáveis, identificar material pedagógico, orientar atividades de desenho, interagir com a comunidade, conferir cadastro dos alunos, reestruturar estratégias, trocar roupa de cama, brincar com os alunos, orientar atividades com jogos e brinquedos, criar espaço para brincadeiras, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), demonstrar versatilidade, organizar eventos na escola, atualizar-se, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, organizar espaço para momento do sono e descanso, supervisionar momento do sono e descanso, orientar higiene pessoal, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, construir regras com os alunos, modelar massas e argila, discutir resultados dos projetos, cantar músicas, solicitar material pedagógico, desenvolver capacidades motoras, conversar com alunos (roda da conversa), confeccionar material pedagógico, organizar material pedagógico, participar de reuniões com demais profissionais da escola, utilizar sucata, demonstrar autocontrole, demonstrar senso de organização, apresentar projeto aos alunos, corrigir atividades, desenvolver capacidades intelectuais, planejar o roteiro de aula, criar jogos e brincadeiras, recortar materiais, definir atividades pedagógicas, ler textos, observar higiene dos brinquedos, debater projeto com direção e coordenação, auto avaliar-se, elaborar estórias com alunos, limpar sala de aula e mobiliário, pesquisar materiais e recursos disponíveis, trocar roupa dos alunos, ensinar culinária, definir objetivos da ação didática, especificar materiais de ensino-aprendizagem, elaborar relatórios, determinar parâmetros do projeto, organizar espaços em geral, escrever letras e números, desenvolver atividades artísticas, orientar atividades artísticas, convocar pais e responsáveis, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, explicar atividades propostas, mostrar filmes, apresentar regras da escola, definir técnica de trabalho (estratégias), discutir plano de aula com coordenação e direção, participar de eventos de qualificação profissional, desenhar, reunir-se com a coordenação e a direção, pintar, avaliar atividades dos alunos, elaborar cronograma, organizar sala de aula, selecionar material didático, participar da elaboração de calendário escolar, limpar material, alimentar os alunos, observar a socialização, servir alimentação aos alunos, trocar fralda dos alunos, trabalhar em equipe, contar estórias, observar o raciocínio lógico, observar o desenvolvimento motor, preencher fichas de avaliação, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, investigar interesse do aluno, demonstrar capacidade de observação, comprar material pedagógico, desenvolver capacidades emocionais, participar da associação de pais e mestres, demonstrar sensibilidade, supervisionar refeições, contornar situações adversas, servir como referencial de conduta, supervisionar recreio, dar banho nos alunos, colar materiais, participar da definição do horário, estabelecer vínculos, higienizar brinquedos, observar a linguagem.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Crecheira ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Crecheira e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 6.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Crecheira em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Crecheira ficou em 3.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 15,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Crecheira mostrado aqui é resultado do levantamento de 141.842 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Crecheira com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Crecheira CBO 331110 salário