O dissídio de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331110 no cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.000,47
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
59.914 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.473,15
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
14.243 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades Esportivas
R$ 3.763,64
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
43.938 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Auxiliar de Desenvolvimento Infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Auxiliar de desenvolvimento infantil
O profissional Auxiliar de Desenvolvimento Infantil deve preparar material pedagógico, avaliar desempenho dos alunos, ensinar alunos, orientar a construção do conhecimento, elaborar projetos pedagógicos, organizar o trabalho, cuidar dos alunos, demonstrar competências pessoais, planejar ações didáticas, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil deve discutir plano de aula com coordenação e direção, demonstrar afetividade, trocar roupa dos alunos, orientar atividades artísticas, criar jogos e brincadeiras, trocar roupa de cama, supervisionar momento do sono e descanso, discutir resultados dos projetos, trocar fralda dos alunos, participar da associação de pais e mestres, servir alimentação aos alunos, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), organizar espaços em geral, participar de reuniões com demais profissionais da escola, cantar músicas, modelar massas e argila, brincar com os alunos, escrever letras e números, observar higiene dos brinquedos, trabalhar em equipe, orientar atividades com jogos e brinquedos, pesquisar materiais e recursos disponíveis, desenvolver atividades artísticas, demonstrar criatividade, colar materiais, pintar, demonstrar sensibilidade, avaliar atividades dos alunos, especificar materiais de ensino-aprendizagem, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, demonstrar autocontrole, elaborar estórias com alunos, organizar material pedagógico, alimentar os alunos, reciclar material, elaborar relatórios, desenhar, desenvolver capacidades emocionais, analisar necessidades do aluno e da comunidade, demonstrar capacidade de observação, participar de eventos de qualificação profissional, debater projeto com direção e coordenação, supervisionar refeições, higienizar brinquedos, comprar material pedagógico, participar da definição do horário, servir como referencial de conduta, organizar sala de aula, construir regras com os alunos, orientar higiene pessoal, ensinar culinária, corrigir atividades, participar de conselhos, auto avaliar-se, apresentar projeto aos alunos, desenvolver capacidades intelectuais, selecionar material didático, solicitar material pedagógico, estabelecer vínculos, desenvolver capacidades motoras, investigar interesse do aluno, comentar filmes, ler textos, definir atividades pedagógicas, confeccionar material pedagógico, definir métodos de avaliação, demonstrar versatilidade, encaminhar alunos para outros profissionais, preencher fichas de avaliação, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), reunir-se com pais e responsáveis, organizar pastas de atividades dos alunos, limpar material, reunir-se com a coordenação e a direção, explicar atividades propostas, definir técnica de trabalho (estratégias), identificar material pedagógico, contar estórias, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, dar banho nos alunos, supervisionar recreio, recortar materiais, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, determinar parâmetros do projeto, demonstrar paciência, limpar sala de aula e mobiliário, reestruturar estratégias, planejar o roteiro de aula, conversar com alunos (roda da conversa), trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, dramatizar estórias e músicas, apresentar regras da escola, orientar atividades de desenho, participar da elaboração de calendário escolar, utilizar sucata, supervisionar entrada e saída dos alunos, demonstrar senso de organização, organizar espaço para momento do sono e descanso, observar a linguagem, criar espaço para brincadeiras, elaborar cronograma, atualizar-se, definir objetivos da ação didática, contornar situações adversas, organizar eventos na escola, observar a socialização, registrar observações, observar o desenvolvimento motor, interagir com a comunidade, observar o raciocínio lógico, mostrar filmes, convocar pais e responsáveis, conferir cadastro dos alunos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 6.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Desenvolvimento Infantil em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil ficou em 3.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil mostrado aqui é resultado do levantamento de 141.842 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Desenvolvimento Infantil com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: