O dissídio de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331110 no cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.000,47
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
59.914 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.473,15
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
14.243 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades Esportivas
R$ 3.763,64
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
43.938 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor de educação infantil nas diversas ações e atividades de cuidar e educar a criança de até 5 (cinco) anos, visando promover seu desenvolvimento integral, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social Segue a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Auxiliar de Desenvolvimento Infantil
O Auxiliar de desenvolvimento infantil auxilia o professor nas ações de cuidar e de educar crianças, no âmbito da educação infantil, em creches e pré-escolas Cuida, monitora e orienta crianças, sob a supervisão do professor, em relação a higiene pessoal, organização de espaços e de objetos, vestuário, alimentação, sono e descanso, relacionamento e convivência com os colegas, visando ao conforto, ao bem-estar e à criação das condições ideais para convívio e aprendizado das crianças.
Apoia o professor nas atividades de desenvolvimento do movimento corporal e das capacidades de expressão das crianças, utilizando recursos visuais - desenhos, pinturas, recortes, colagens e montagens -, música, dramatizações, jogos, brincadeiras, narração de histórias e outros meios, de acordo com o estágio do desenvolvimento infantil.
Prepara, organiza e higieniza ambientes, materiais, recursos didáticos e utensílios Trabalha em cooperação com professores e com a comunidade escolar, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Auxiliar de desenvolvimento infantil
O profissional Auxiliar de Desenvolvimento Infantil deve orientar a construção do conhecimento, cuidar dos alunos, ensinar alunos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, planejar ações didáticas, elaborar projetos pedagógicos, avaliar desempenho dos alunos, preparar material pedagógico, organizar o trabalho.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Auxiliar de desenvolvimento infantil
Um Auxiliar de desenvolvimento infantil deve organizar eventos na escola, observar o desenvolvimento motor, contar estórias, cantar músicas, limpar sala de aula e mobiliário, corrigir atividades, modelar massas e argila, comprar material pedagógico, desenhar, definir atividades pedagógicas, dar banho nos alunos, participar da definição do horário, dramatizar estórias e músicas, elaborar estórias com alunos, registrar observações, demonstrar sensibilidade, ensinar culinária, reciclar material, conferir cadastro dos alunos, trocar roupa dos alunos, orientar higiene pessoal, selecionar material didático, investigar interesse do aluno, encaminhar alunos para outros profissionais, preencher fichas de avaliação, supervisionar refeições, orientar atividades com jogos e brinquedos, supervisionar entrada e saída dos alunos, limpar material, pesquisar materiais e recursos disponíveis, alimentar os alunos, demonstrar autocontrole, escrever letras e números, trocar roupa de cama, explicar atividades propostas, determinar parâmetros do projeto, participar da associação de pais e mestres, organizar sala de aula, ler textos, participar de conselhos, participar da elaboração de calendário escolar, organizar material pedagógico, definir técnica de trabalho (estratégias), observar higiene dos brinquedos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, demonstrar criatividade, pintar, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), supervisionar recreio, higienizar brinquedos, auto avaliar-se, orientar atividades de desenho, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, demonstrar capacidade de observação, desenvolver atividades artísticas, convocar pais e responsáveis, observar o raciocínio lógico, elaborar cronograma, demonstrar versatilidade, observar a socialização, observar a linguagem, servir alimentação aos alunos, reunir-se com pais e responsáveis, especificar materiais de ensino-aprendizagem, apresentar regras da escola, demonstrar senso de organização, reestruturar estratégias, criar espaço para brincadeiras, supervisionar momento do sono e descanso, apresentar projeto aos alunos, demonstrar paciência, identificar material pedagógico, desenvolver capacidades motoras, comentar filmes, brincar com os alunos, conversar com alunos (roda da conversa), atualizar-se, criar jogos e brincadeiras, trabalhar em equipe, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, confeccionar material pedagógico, participar de eventos de qualificação profissional, trocar fralda dos alunos, utilizar sucata, interagir com a comunidade, organizar espaço para momento do sono e descanso, mostrar filmes, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, colar materiais, servir como referencial de conduta, desenvolver capacidades emocionais, solicitar material pedagógico, desenvolver capacidades intelectuais, contornar situações adversas, definir métodos de avaliação, recortar materiais, estabelecer vínculos, discutir plano de aula com coordenação e direção, organizar espaços em geral, avaliar atividades dos alunos, organizar pastas de atividades dos alunos, discutir resultados dos projetos, orientar atividades artísticas, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), participar de reuniões com demais profissionais da escola, planejar o roteiro de aula, demonstrar afetividade, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, reunir-se com a coordenação e a direção, elaborar relatórios, debater projeto com direção e coordenação, definir objetivos da ação didática, construir regras com os alunos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 7.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Desenvolvimento Infantil em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil ficou em 3.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 15,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil mostrado aqui é resultado do levantamento de 141.842 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Desenvolvimento Infantil com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: