O dissídio de Professor de Pré-escola 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Pré-escola.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Pré-escola

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Professor de Pré-escola deve preparar material pedagógico, organizar o trabalho, elaborar projetos pedagógicos, planejar ações didáticas, cuidar dos alunos, avaliar desempenho dos alunos, demonstrar competências pessoais, orientar a construção do conhecimento, comunicar-se, ensinar alunos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve definir técnica de trabalho (estratégias), desenhar, organizar sala de aula, selecionar material didático, demonstrar versatilidade, visitar locais para eventos extracurriculares, alimentar os alunos, supervisionar refeições, determinar parâmetros do projeto, limpar material, investigar interesse do aluno, dramatizar estórias e músicas, pintar, ler textos, comprar material pedagógico, utilizar sucata, escrever letras e números, organizar pastas de atividades dos alunos, administrar biblioteca circulante, dar banho nos alunos, desenvolver capacidades motoras, conversar com alunos (roda da conversa), comentar filmes, demonstrar sensibilidade, reestruturar estratégias, preencher diário de classe, observar o raciocínio lógico, explicar atividades propostas, desenvolver capacidades emocionais, contar estórias, selecionar eventos e atividades extracurriculares, elaborar cronograma, orientar atividades artísticas, encaminhar alunos para outros profissionais, trocar fralda dos alunos, demonstrar autocontrole, desenvolver atividades com informática, organizar espaço para momento do sono e descanso, recortar materiais, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), desenvolver capacidades intelectuais, reunir-se com a coordenação e a direção, demonstrar afetividade, interagir com a comunidade, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, registrar observações, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, servir alimentação aos alunos, estabelecer vínculos, organizar eventos na escola, discutir resultados dos projetos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, apresentar regras da escola, organizar eventos extracurriculares, participar da definição do horário, orientar higiene pessoal, demonstrar senso de organização, analisar necessidades do aluno e da comunidade, demonstrar paciência, preencher agenda, criar jogos e brincadeiras, construir regras com os alunos, orientar atividades com jogos e brinquedos, pesquisar materiais e recursos disponíveis, solicitar material pedagógico, demonstrar capacidade de observação, desenvolver atividades artísticas, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), corrigir atividades, acompanhar alunos em cursos extraclasses, especificar materiais de ensino-aprendizagem, definir métodos de avaliação, planejar o roteiro de aula, contornar situações adversas, confeccionar material pedagógico, participar de eventos de qualificação profissional, preencher fichas de avaliação, atualizar-se, ensinar culinária, modelar massas e argila, brincar com os alunos, observar a socialização, avaliar atividades dos alunos, mostrar filmes, organizar espaços em geral, convocar pais e responsáveis, limpar sala de aula e mobiliário, participar da elaboração de calendário escolar, definir objetivos da ação didática, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, elaborar estórias com alunos, reunir-se com pais e responsáveis, trocar roupa de cama, servir como referencial de conduta, elaborar relatórios, criar espaço para brincadeiras, identificar material pedagógico, conferir cadastro dos alunos, trocar roupa dos alunos, cantar músicas, participar de conselhos, participar da associação de pais e mestres, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, orientar atividades de desenho, demonstrar criatividade, supervisionar entrada e saída dos alunos, observar o desenvolvimento motor, observar a linguagem, supervisionar momento do sono e descanso, auto avaliar-se, apresentar projeto aos alunos, organizar material pedagógico, debater projeto com direção e coordenação, colar materiais, discutir plano de aula com coordenação e direção, reciclar material, supervisionar recreio, definir atividades pedagógicas, trabalhar em equipe.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Pré-escola ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Pré-escola e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 3.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Pré-escola em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Pré-escola ficou em 5.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Professor de Pré-escola mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Pré-escola com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Pré-escola CBO 331105 salário