O dissídio de Professor de Nível Médio na Educação Infantil 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 3.497,38
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
15.662 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.392,91
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.961 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 7.002,00
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Infantil - Creche
14.985 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.
Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor de Nível Médio na Educação Infantil
O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.
Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.
Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.
Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.
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Funções do Professor de nível médio na educação infantil
O profissional Professor de Nível Médio na Educação Infantil deve demonstrar competências pessoais, elaborar projetos pedagógicos, cuidar dos alunos, organizar o trabalho, preparar material pedagógico, orientar a construção do conhecimento, avaliar desempenho dos alunos, comunicar-se, planejar ações didáticas, ensinar alunos.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.
Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil
Um Professor de nível médio na educação infantil deve reciclar material, interagir com a comunidade, acompanhar alunos em cursos extraclasses, observar o desenvolvimento motor, organizar sala de aula, cantar músicas, solicitar material pedagógico, limpar sala de aula e mobiliário, supervisionar entrada e saída dos alunos, auto avaliar-se, demonstrar paciência, criar espaço para brincadeiras, organizar pastas de atividades dos alunos, reunir-se com a coordenação e a direção, administrar biblioteca circulante, estabelecer vínculos, observar a linguagem, criar jogos e brincadeiras, participar da elaboração de calendário escolar, modelar massas e argila, encaminhar alunos para outros profissionais, organizar material pedagógico, apresentar regras da escola, selecionar material didático, demonstrar autocontrole, definir objetivos da ação didática, debater projeto com direção e coordenação, orientar higiene pessoal, utilizar sucata, preencher agenda, construir regras com os alunos, pintar, investigar interesse do aluno, organizar eventos extracurriculares, alimentar os alunos, especificar materiais de ensino-aprendizagem, demonstrar criatividade, conferir cadastro dos alunos, preencher diário de classe, limpar material, servir como referencial de conduta, servir alimentação aos alunos, selecionar eventos e atividades extracurriculares, desenvolver capacidades intelectuais, participar de eventos de qualificação profissional, supervisionar momento do sono e descanso, demonstrar afetividade, desenvolver capacidades motoras, organizar espaço para momento do sono e descanso, definir técnica de trabalho (estratégias), pesquisar materiais e recursos disponíveis, trocar roupa dos alunos, dramatizar estórias e músicas, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, brincar com os alunos, observar a socialização, atualizar-se, participar de conselhos, discutir plano de aula com coordenação e direção, definir métodos de avaliação, conversar com alunos (roda da conversa), convocar pais e responsáveis, explicar atividades propostas, desenvolver atividades artísticas, comentar filmes, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), registrar observações, trabalhar em equipe, organizar eventos na escola, demonstrar sensibilidade, supervisionar recreio, orientar atividades com jogos e brinquedos, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, planejar o roteiro de aula, ensinar culinária, mostrar filmes, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), definir atividades pedagógicas, elaborar cronograma, confeccionar material pedagógico, participar da associação de pais e mestres, corrigir atividades, orientar atividades artísticas, observar o raciocínio lógico, trocar fralda dos alunos, demonstrar senso de organização, determinar parâmetros do projeto, desenhar, demonstrar capacidade de observação, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, apresentar projeto aos alunos, desenvolver capacidades emocionais, recortar materiais, escrever letras e números, colar materiais, avaliar atividades dos alunos, participar da definição do horário, reestruturar estratégias, ler textos, demonstrar versatilidade, desenvolver atividades com informática, comprar material pedagógico, reunir-se com pais e responsáveis, dar banho nos alunos, visitar locais para eventos extracurriculares, identificar material pedagógico, discutir resultados dos projetos, orientar atividades de desenho, organizar espaços em geral, contar estórias, supervisionar refeições, preencher fichas de avaliação, analisar necessidades do aluno e da comunidade, contornar situações adversas, trocar roupa de cama, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, elaborar estórias com alunos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, elaborar relatórios.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Nível Médio na Educação Infantil e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 7.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Nível Médio na Educação Infantil em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Nível Médio na Educação Infantil ficou em 9.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025
O salário de Professor de Nível Médio na Educação Infantil mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Nível Médio na Educação Infantil com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: