O dissídio de Professor de Maternal 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Maternal.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Maternal

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Professor de Maternal deve comunicar-se, planejar ações didáticas, demonstrar competências pessoais, elaborar projetos pedagógicos, cuidar dos alunos, avaliar desempenho dos alunos, organizar o trabalho, orientar a construção do conhecimento, ensinar alunos, preparar material pedagógico.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve limpar sala de aula e mobiliário, explicar atividades propostas, estabelecer vínculos, debater projeto com direção e coordenação, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, corrigir atividades, convocar pais e responsáveis, definir técnica de trabalho (estratégias), administrar biblioteca circulante, limpar material, orientar atividades com jogos e brinquedos, demonstrar senso de organização, servir alimentação aos alunos, organizar espaço para momento do sono e descanso, visitar locais para eventos extracurriculares, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, contornar situações adversas, escrever letras e números, desenvolver capacidades motoras, modelar massas e argila, investigar interesse do aluno, demonstrar autocontrole, pesquisar materiais e recursos disponíveis, registrar observações, preencher fichas de avaliação, ensinar culinária, orientar atividades de desenho, observar a socialização, participar de reuniões com demais profissionais da escola, conferir cadastro dos alunos, supervisionar momento do sono e descanso, ler textos, conversar com alunos (roda da conversa), reestruturar estratégias, criar jogos e brincadeiras, selecionar material didático, desenvolver capacidades intelectuais, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, participar de eventos de qualificação profissional, utilizar sucata, supervisionar recreio, desenvolver atividades artísticas, discutir resultados dos projetos, desenhar, trabalhar em equipe, auto avaliar-se, pintar, participar da definição do horário, participar de conselhos, contar estórias, demonstrar capacidade de observação, reunir-se com a coordenação e a direção, organizar eventos extracurriculares, trocar roupa dos alunos, observar a linguagem, brincar com os alunos, servir como referencial de conduta, recortar materiais, trocar fralda dos alunos, observar o raciocínio lógico, solicitar material pedagógico, demonstrar afetividade, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, mostrar filmes, apresentar projeto aos alunos, construir regras com os alunos, interagir com a comunidade, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), analisar necessidades do aluno e da comunidade, criar espaço para brincadeiras, definir atividades pedagógicas, organizar espaços em geral, identificar material pedagógico, demonstrar sensibilidade, preencher agenda, colar materiais, acompanhar alunos em cursos extraclasses, avaliar atividades dos alunos, reunir-se com pais e responsáveis, participar da associação de pais e mestres, organizar eventos na escola, demonstrar criatividade, comprar material pedagógico, dramatizar estórias e músicas, definir métodos de avaliação, determinar parâmetros do projeto, discutir plano de aula com coordenação e direção, supervisionar entrada e saída dos alunos, organizar material pedagógico, orientar atividades artísticas, reciclar material, organizar sala de aula, organizar pastas de atividades dos alunos, comentar filmes, elaborar cronograma, trocar roupa de cama, cantar músicas, apresentar regras da escola, elaborar relatórios, definir objetivos da ação didática, desenvolver capacidades emocionais, selecionar eventos e atividades extracurriculares, observar o desenvolvimento motor, demonstrar versatilidade, participar da elaboração de calendário escolar, demonstrar paciência, planejar o roteiro de aula, confeccionar material pedagógico, elaborar estórias com alunos, especificar materiais de ensino-aprendizagem, dar banho nos alunos, supervisionar refeições, orientar higiene pessoal, encaminhar alunos para outros profissionais, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), alimentar os alunos, desenvolver atividades com informática, atualizar-se, preencher diário de classe.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Maternal ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Maternal e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 5.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Maternal em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Maternal ficou em 4.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Professor de Maternal mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Maternal com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Maternal CBO 331105 salário