O dissídio de Professor de Jardim da Infância 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Professor de Jardim da Infância.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor de Jardim da Infância

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Professor de Jardim da Infância deve orientar a construção do conhecimento, elaborar projetos pedagógicos, preparar material pedagógico, comunicar-se, avaliar desempenho dos alunos, demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos, ensinar alunos, organizar o trabalho, planejar ações didáticas.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve mostrar filmes, supervisionar momento do sono e descanso, construir regras com os alunos, elaborar estórias com alunos, dar banho nos alunos, solicitar material pedagógico, debater projeto com direção e coordenação, supervisionar refeições, observar o desenvolvimento motor, demonstrar afetividade, estabelecer vínculos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, reunir-se com a coordenação e a direção, limpar material, brincar com os alunos, determinar parâmetros do projeto, atualizar-se, organizar pastas de atividades dos alunos, participar da elaboração de calendário escolar, auto avaliar-se, criar jogos e brincadeiras, trocar fralda dos alunos, servir como referencial de conduta, corrigir atividades, colar materiais, participar de eventos de qualificação profissional, orientar atividades com jogos e brinquedos, acompanhar alunos em cursos extraclasses, desenvolver atividades com informática, reciclar material, organizar espaço para momento do sono e descanso, orientar atividades de desenho, participar de conselhos, convocar pais e responsáveis, demonstrar capacidade de observação, preencher fichas de avaliação, interagir com a comunidade, analisar necessidades do aluno e da comunidade, pesquisar materiais e recursos disponíveis, elaborar cronograma, confeccionar material pedagógico, definir métodos de avaliação, especificar materiais de ensino-aprendizagem, trabalhar em equipe, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, preencher agenda, planejar o roteiro de aula, supervisionar recreio, desenvolver capacidades motoras, administrar biblioteca circulante, identificar material pedagógico, definir atividades pedagógicas, participar da associação de pais e mestres, recortar materiais, utilizar sucata, elaborar relatórios, criar espaço para brincadeiras, participar da definição do horário, cantar músicas, demonstrar senso de organização, observar a linguagem, discutir plano de aula com coordenação e direção, trocar roupa dos alunos, dramatizar estórias e músicas, contornar situações adversas, escrever letras e números, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), pintar, discutir resultados dos projetos, apresentar regras da escola, ensinar culinária, apresentar projeto aos alunos, registrar observações, contar estórias, desenhar, orientar atividades artísticas, conferir cadastro dos alunos, organizar material pedagógico, desenvolver atividades artísticas, desenvolver capacidades emocionais, organizar eventos extracurriculares, desenvolver capacidades intelectuais, orientar higiene pessoal, preencher diário de classe, reunir-se com pais e responsáveis, observar o raciocínio lógico, encaminhar alunos para outros profissionais, demonstrar versatilidade, organizar eventos na escola, definir técnica de trabalho (estratégias), orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), demonstrar paciência, comentar filmes, definir objetivos da ação didática, ler textos, servir alimentação aos alunos, organizar sala de aula, comprar material pedagógico, reestruturar estratégias, trocar roupa de cama, modelar massas e argila, limpar sala de aula e mobiliário, alimentar os alunos, selecionar eventos e atividades extracurriculares, conversar com alunos (roda da conversa), supervisionar entrada e saída dos alunos, avaliar atividades dos alunos, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, selecionar material didático, visitar locais para eventos extracurriculares, organizar espaços em geral, investigar interesse do aluno, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, observar a socialização, demonstrar autocontrole, demonstrar criatividade, demonstrar sensibilidade, explicar atividades propostas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Jardim da Infância ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Jardim da Infância e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 7.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Jardim da Infância em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Jardim da Infância ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Professor de Jardim da Infância mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Jardim da Infância com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Jardim da Infância CBO 331105 salário