O dissídio de Educador Infantil de Nível Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Educador Infantil de Nível Médio.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Educador Infantil de Nível Médio

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Educador Infantil de Nível Médio deve cuidar dos alunos, demonstrar competências pessoais, elaborar projetos pedagógicos, ensinar alunos, avaliar desempenho dos alunos, comunicar-se, preparar material pedagógico, orientar a construção do conhecimento, organizar o trabalho, planejar ações didáticas.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve investigar interesse do aluno, preencher fichas de avaliação, orientar atividades de desenho, solicitar material pedagógico, demonstrar afetividade, recortar materiais, orientar atividades artísticas, identificar material pedagógico, ler textos, apresentar regras da escola, definir técnica de trabalho (estratégias), trabalhar em equipe, reunir-se com a coordenação e a direção, supervisionar refeições, orientar higiene pessoal, organizar eventos na escola, participar de eventos de qualificação profissional, organizar espaço para momento do sono e descanso, reunir-se com pais e responsáveis, organizar espaços em geral, limpar material, construir regras com os alunos, organizar sala de aula, trocar roupa dos alunos, comprar material pedagógico, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, demonstrar capacidade de observação, dar banho nos alunos, explicar atividades propostas, desenvolver capacidades emocionais, desenvolver atividades artísticas, conversar com alunos (roda da conversa), elaborar relatórios, observar o desenvolvimento motor, organizar eventos extracurriculares, confeccionar material pedagógico, participar de conselhos, servir alimentação aos alunos, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), ensinar culinária, observar o raciocínio lógico, definir métodos de avaliação, pesquisar materiais e recursos disponíveis, trocar roupa de cama, registrar observações, elaborar estórias com alunos, observar a linguagem, mostrar filmes, participar da definição do horário, corrigir atividades, administrar biblioteca circulante, servir como referencial de conduta, apresentar projeto aos alunos, conferir cadastro dos alunos, alimentar os alunos, preencher diário de classe, especificar materiais de ensino-aprendizagem, acompanhar alunos em cursos extraclasses, limpar sala de aula e mobiliário, preencher agenda, elaborar cronograma, supervisionar entrada e saída dos alunos, demonstrar paciência, estabelecer vínculos, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), visitar locais para eventos extracurriculares, contar estórias, desenvolver capacidades motoras, organizar material pedagógico, dramatizar estórias e músicas, debater projeto com direção e coordenação, demonstrar criatividade, demonstrar senso de organização, selecionar eventos e atividades extracurriculares, reciclar material, supervisionar momento do sono e descanso, demonstrar versatilidade, observar a socialização, interagir com a comunidade, encaminhar alunos para outros profissionais, definir atividades pedagógicas, contornar situações adversas, cantar músicas, criar espaço para brincadeiras, participar de reuniões com demais profissionais da escola, determinar parâmetros do projeto, modelar massas e argila, colar materiais, participar da elaboração de calendário escolar, discutir plano de aula com coordenação e direção, planejar o roteiro de aula, orientar atividades com jogos e brinquedos, desenvolver atividades com informática, organizar pastas de atividades dos alunos, reestruturar estratégias, criar jogos e brincadeiras, supervisionar recreio, definir objetivos da ação didática, pintar, demonstrar autocontrole, comentar filmes, demonstrar sensibilidade, desenvolver capacidades intelectuais, auto avaliar-se, desenhar, participar da associação de pais e mestres, atualizar-se, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, discutir resultados dos projetos, selecionar material didático, utilizar sucata, trocar fralda dos alunos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, escrever letras e números, avaliar atividades dos alunos, convocar pais e responsáveis, brincar com os alunos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Educador Infantil de Nível Médio ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Educador Infantil de Nível Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 8.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Educador Infantil de Nível Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Educador Infantil de Nível Médio ficou em 5.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Educador Infantil de Nível Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Educador Infantil de Nível Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Educador Infantil de Nível Médio CBO 331105 salário