O dissídio de Educador Infantil de Nível Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 331105 no cargo de Educador Infantil de Nível Médio.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 3.497,38

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

15.662 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.392,91

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.961 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Locação de Mão-De-Obra Temporária

R$ 7.002,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Infantil - Creche

14.985 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível médio na educação infantil organiza e realiza, em creches e pré-escolas, atividades educativas de desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil.

Atua de acordo com a legislação educacional, o regimento escolar e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Educador Infantil de Nível Médio

O Professor de nível médio na educação infantil planeja o roteiro de aulas, seleciona recursos didáticos, define estratégias de ensino e indica os instrumentos de acompanhamento e registro utilizados para avaliação do desenvolvimento das crianças Prepara e organiza brincadeiras, atividades artísticas e outras ações de ensino, promovendo a criatividade, a curiosidade e a aquisição de conhecimentos do mundo, de espaços, do meio ambiente, dos objetos ao redor e de elementos culturais.

Orienta a construção do conhecimento, incentivando a comunicação interpessoal e apresentando as regras de convivência social e escolar.

Cuida dos alunos quanto à higiene, à alimentação e aos momentos de sono e de descanso Acompanha os alunos em atividades extracurriculares.

Pode supervisionar o trabalho do auxiliar de desenvolvimento infantil, orientando-o sobre como cuidar, monitorar e orientar crianças Trabalha em cooperação com a comunidade escolar, com o entorno e com pais, familiares e responsáveis pelos alunos, para o desenvolvimento integral da criança, nas esferas individual e coletiva.

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Funções do Professor de nível médio na educação infantil

O profissional Educador Infantil de Nível Médio deve demonstrar competências pessoais, cuidar dos alunos, preparar material pedagógico, avaliar desempenho dos alunos, organizar o trabalho, orientar a construção do conhecimento, ensinar alunos, comunicar-se, planejar ações didáticas, elaborar projetos pedagógicos.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível médio na educação infantil trabalham em instituições de ensino das esferas pública e privada. Atuam de forma individual, com supervisão permanente, em ambientes fechados e a céu aberto, no período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para professores de nível médio na educação infantil, requer-se escolaridade de ensino médio, acrescida de curso técnico de formação para o magistério. Para a ocupação de auxiliar de desenvolvimento infantil, é desejável escolaridade de ensino médio completo,com aprendizado no local de trabalho, sob orientação da equipe escolar.

Atividades exercidas por um Professor de nível médio na educação infantil

Um Professor de nível médio na educação infantil deve desenvolver atividades com informática, registrar observações, supervisionar momento do sono e descanso, demonstrar paciência, demonstrar senso de organização, organizar espaço para momento do sono e descanso, alimentar os alunos, participar de conselhos, participar de eventos de qualificação profissional, discutir resultados dos projetos, selecionar eventos e atividades extracurriculares, observar a socialização, brincar com os alunos, participar da associação de pais e mestres, preencher diário de classe, observar a linguagem, desenvolver capacidades emocionais, solicitar material pedagógico, observar o desenvolvimento motor, convocar pais e responsáveis, administrar biblioteca circulante, ensinar culinária, orientar atividades de desenho, apresentar regras da escola, corrigir atividades, servir como referencial de conduta, limpar material, acompanhar alunos em cursos extraclasses, demonstrar autocontrole, supervisionar recreio, trocar fralda dos alunos, organizar eventos na escola, orientar manuseio de materiais (tesoura, lápis etc.), criar jogos e brincadeiras, mostrar filmes, contornar situações adversas, limpar sala de aula e mobiliário, preencher fichas de avaliação, confeccionar material pedagógico, modelar massas e argila, comentar filmes, encaminhar alunos para outros profissionais, estabelecer vínculos, observar o raciocínio lógico, auto avaliar-se, reunir-se com a coordenação e a direção, organizar material pedagógico, elaborar relatórios, orientar atividades artísticas, dar banho nos alunos, debater projeto com direção e coordenação, participar da definição do horário, definir atividades pedagógicas, selecionar material didático, dramatizar estórias e músicas, definir técnica de trabalho (estratégias), demonstrar afetividade, definir métodos de avaliação, atualizar-se, organizar espaços em geral, reunir-se com pais e responsáveis, definir conteúdo pedagógico das áreas de conhecimento, elaborar cronograma, conferir cadastro dos alunos, demonstrar sensibilidade, colar materiais, trabalhar em equipe, desenvolver capacidades intelectuais, acompanhar alunos em eventos extracurriculares, elaborar estórias com alunos, avaliar atividades dos alunos, participar de reuniões com demais profissionais da escola, criar espaço para brincadeiras, observar estado geral dos alunos (higiene, saúde etc.), visitar locais para eventos extracurriculares, escrever letras e números, trabalhar dificuldades e potencialidades dos alunos, comprar material pedagógico, demonstrar criatividade, identificar material pedagógico, organizar sala de aula, demonstrar capacidade de observação, ler textos, explicar atividades propostas, supervisionar entrada e saída dos alunos, orientar higiene pessoal, reestruturar estratégias, discutir plano de aula com coordenação e direção, determinar parâmetros do projeto, auxiliar alunos na colocação de peças de vestuário, trocar roupa de cama, desenhar, definir objetivos da ação didática, servir alimentação aos alunos, preencher agenda, supervisionar refeições, cantar músicas, pintar, apresentar projeto aos alunos, planejar o roteiro de aula, investigar interesse do aluno, interagir com a comunidade, orientar atividades com jogos e brinquedos, analisar necessidades do aluno e da comunidade, utilizar sucata, participar da elaboração de calendário escolar, organizar eventos extracurriculares, demonstrar versatilidade, pesquisar materiais e recursos disponíveis, desenvolver atividades artísticas, trocar roupa dos alunos, organizar pastas de atividades dos alunos, reciclar material, recortar materiais, construir regras com os alunos, contar estórias, desenvolver capacidades motoras, conversar com alunos (roda da conversa), especificar materiais de ensino-aprendizagem.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Educador Infantil de Nível Médio ficou em 3.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Educador Infantil de Nível Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível médio na educação infantil que ficou em 3.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Educador Infantil de Nível Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Educador Infantil de Nível Médio ficou em 7.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 26,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível médio na educação infantil 2025

O salário de Educador Infantil de Nível Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 42.941 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível médio na educação infantil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Educador Infantil de Nível Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Educador Infantil de Nível Médio CBO 331105 salário