O dissídio de Docente de Ensino Superior na Área de Didática 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234505 no cargo de Docente de Ensino Superior na Área de Didática.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 8.297,88
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.963 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Cacoal - RO
R$ 3.423,03
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
676 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Superior - Pós-Graduação e Extensão
R$ 9.366,34
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
6.249 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de ensino superior na área de didática Ensina métodos e técnicas de sequências didáticas, articulando o processo de ensino e aprendizagem na formação de profissionais da educação, por meio de teorias e práticas educacionais, considerando a relação entre professor, aluno e o conteúdo a ser desenvolvido Pode ministrar aulas de didática para licenciatura de professores de nível superior de várias áreas.
Realiza pesquisas educacionais, planeja e coordena atividades de ensino, pesquisa e extensão, orienta alunos e supervisiona a formação pedagógica em estágios Promove estratégias para avaliação de desempenho dos alunos e de trabalhos acadêmicos Elabora material de trabalho e documentação técnica educacional.
Presta assistência e atendimento às demandas da comunidade, no âmbito da educação escolar e não escolar Participa de atividades administrativas no seu campo de atuação Atua de acordo com a legislação educacional vigente, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
O que faz um Docente de Ensino Superior na Área de Didática
O Professor de ensino superior na área de didática planeja e elabora aulas, atividades, programas e cronogramas Define o conteúdo programático, as situações de aprendizagem, estratégias de avaliação e seleciona recursos para o trabalho.
Define a utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, metodologias, projetos de intervenção pedagógica e de extensão, programa visitas a instituições para pesquisa.
Coordena e supervisiona ações e atividades de formação pedagógica em estágios, identificando oportunidades e orientando alunos para essa prática educativa e para elaboração de planos e projetos Medeia a relação do estagiário com a instituição no exercício dessa ação de aprendizagem e de aperfeiçoamento profissional, orientando a elaboração de relatórios de estágio.
Orienta alunos sobre procedimentos teóricos-metodológicos, indicando fontes de consulta e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, acompanhando o planejamento, analisando e avaliando textos e relatórios produzidos por eles Responsabiliza-se por projetos de pesquisa para obtenção de títulos acadêmicos, orienta monitores e alunos de iniciação científica.
Realiza avaliações e autoavaliações das atividades acadêmicas, no que se refere ao desenvolvimento das aulas, ao desempenho dos alunos, aos cursos e currículos, às propostas pedagógicas, aos planos de ações didático-pedagógicas, ao material didático.
Atribui notas e conceitos, utilizando diferentes instrumentos de avaliação, analisando e discutindo resultados avaliativos Coordena atividades de ensino, referentes a projetos de pesquisa e extensão, cursos, projetos pedagógicos, estágios, convênios, reuniões e eventos educacionais.
Produz material de trabalho, elaborando planos de curso e de aulas, textos para uso didático-pedagógico, instrumentos de avaliação, artigos científicos, apresentações, vídeos, hipertextos, entre outros.
Integra equipes para desenvolvimento de homepage, softwares e materiais midiáticos Organiza coletâneas e publicações da área educacional Realiza pesquisas científicas na área educacional, elaborando projetos, prevendo fontes de financiamento, coletando, analisando e sistematizando dados, revisando literatura.
Redige relatórios de pesquisa e publicações científicas, e divulga resultados do trabalho realizado Atualiza-se na área de atuação, analisando a produção científica publicada, avalia as implicações do uso de informação e comunicação, em situações de ensino e identifica formas de interação aplicáveis nas situações semipresenciais e virtuais de educação Mantém-se informado acerca da legislação educacional, de políticas educacionais e da constituição de profissões da área, participa de atividades culturais, congressos e eventos científicos.
Pode participar de programas de formação acadêmica como doutorado e pós-doutorado Presta assessoria a órgãos públicos e atendimento às demandas da comunidade, na área da educação escolar e não escolar, realizando eventos, consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica.
Programa e ministra cursos considerando demandas externas, profere palestras, atua em debates e em banca examinadora Pode participar em processos para seleção de alunos e professores Participa de atividades administrativas, como comissões, colegiados, gerenciamento de convênios e de projetos, podendo exercer cargos de representação e de direção.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, transmitindo conhecimentos e informações, com assertividade, objetividade e imparcialidade Dialoga com alunos, professores, entidades representativas, e estabelece relações com instituições e organizações da sociedade, órgãos de fomento e instâncias hierárquicas da instituição Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade.
Zela pela fidedignidade das informações, cumprimento de prazos e integridade dos recursos de trabalho .
Funções do Professor de ensino superior na área de didática
O profissional Docente de Ensino Superior na Área de Didática deve supervisionar formação pedagógica em estágios, demonstrar competências pessoais, participar de atividades administrativas, orientar alunos, planejar atividades relativas a cursos e pesquisas, prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar, comunicar-se, produzir material de trabalho, coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão, atualizar-se na Área, avaliar o trabalho acadêmico científico, ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional.
Condições de trabalho da profissão
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Atividades exercidas por um Professor de ensino superior na área de didática
Um Professor de ensino superior na área de didática deve supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos, coordenar equipes de trabalho, avaliar o desenvolvimento das aulas, analisar os problemas da realidade brasileira, atuar no processo de seleção de alunos e professores, participar de colegiados, exercer cargos de direção, proferir palestras, coordenar eventos, estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional, orientar a elaboração de pesquisas dos alunos, atribuir notas e conceitos, planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino, gerenciar projetos, organizar coletâneas, produzir textos para uso pedagógico, avaliar o desempenho dos alunos, estudar a constituição de profissões no campo educacional, produzir vídeos, divulgar resultados de pesquisas, gerenciar convênios, prever fontes de financiamento, programar cursos para atendimento a demandas externas, produzir cartazes, dialogar com os professores da instituição, discutir as práticas pedagógicas dos alunos, participar de congressos e eventos científicos, estudar diferentes formas de comunicação, avaliar cursos, prestar assessoria a órgãos públicos, problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas, estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição, avaliar material didático, dialogar com os alunos, orientar monitores, integrar equipe para o desenvolvimento de homepage, colaborar em comissões de avaliação, exercer cargos de representação, trabalhar em equipe, avaliar currículos de alunos, realizar revisão da literatura na área, planejar aulas, coordenar pesquisas, discutir resultados de avaliação, coordenar grupos de pesquisa, produzir transparências, demonstrar postura crítica, coordenar cursos, planejar pesquisas, realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.), prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica, treinar auxiliares de pesquisa, estabelecer relações com os órgãos de fomento, estudar propostas e políticas educacionais, produzir planos de cursos e de aulas, auto avaliar-se, atuar em banca examinadora docente e discente, participar de associações de classe, redigir relatórios de pesquisa, indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho, atuar em debates, elaborar programas e cronogramas, produzir hipertextos, atender alunos, individualmente e em grupo, orientar alunos de iniciação científica, participar de associações científicas, elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo, estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação, desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem, planejar a produção de materiais didáticos, coordenar projetos de extensão, prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico, atuar em comissões editoriais, planejar projetos de intervenção pedagógica, acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar, avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços, avaliar planos de ação pedagógica, ministrar cursos para atendimento às demandas externas, orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos, avaliar currículos e propostas pedagógicas, estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade, preencher relatórios de atividades, organizar publicações, analisar pesquisas educacionais, avaliar trabalhos científicos, desenvolver atividades interativas, estudar a legislação educacional, avaliar projetos de pesquisa, orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos, proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos, dialogar com as entidades representativas, atuar em projetos de extensão, dominar a língua portuguesa, sistematizar conteúdos, utilizar diferentes instrumentos de avaliação, estudar outros idiomas, dominar conhecimentos básicos de outros idiomas, coordenar reuniões, trabalhar com diferentes formas de interação humana, discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional, orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios, desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos, planejar eventos e seminários, sistematizar dados e materiais de pesquisa, constituir grupos de pesquisa, realizar eventos, planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica, sugerir composição de bancas examinadoras, participar de comissões, supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não), ler textos e relatórios produzidos pelos alunos, participar de reuniões, produzir artigos para divulgação, estudar a produção científica da área, redigir publicações científicas, coordenar convênios, analisar dados e materiais de pesquisa, compromissar-se social e politicamente, coletar dados e materiais para pesquisa, coordenar projetos pedagógicos, participar de atividades culturais, promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento, avaliar projetos de extensão, desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem, elaborar projetos de extensão, planejar projetos de extensão, planejar os ambientes de aprendizagem, avaliar a própria prática de pesquisa, problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos, demonstrar postura ética, avaliar políticas educacionais, desenvolver propostas de avaliação, orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos, integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos, elaborar pareceres, produzir instrumentos de avaliação, coordenar áreas, disciplinas e turmas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Docente de Ensino Superior na Área de Didática ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Docente de Ensino Superior na Área de Didática e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que ficou em 7.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Docente de Ensino Superior na Área de Didática em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Docente de Ensino Superior na Área de Didática ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior 2025
O salário de Docente de Ensino Superior na Área de Didática mostrado aqui é resultado do levantamento de 11.634 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores na área de formação pedagógica do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Docente de Ensino Superior na Área de Didática com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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