O dissídio de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233220 no cargo de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal.
Estado com maior salário médio
Paraná
R$ 11.527,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Mato Grosso do Sul
193 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Campo Grande - MS
R$ 5.742,51
Cidade que mais contrata
Campo Grande - MS
67 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agroflorestal no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar tecnologias de uso e ocupação do solo por florestas nativas e plantadas, e exploração de produtos madeireiros e não madeireiros Promove a aprendizagem em situações de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, produtos e serviços, insumos e equipamentos, custos e tempos operacionais.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
O que faz um Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agroflorestal no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos de produção do sistema agroflorestal de produtos madeireiros e não madeireiros, instalações e necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático, define e prepara recursos de trabalho.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agroflorestal, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agroflorestais, considerando aspectos estruturais e funcionais, referentes a processos, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instalações, aproveitamento de recursos naturais, estimativa de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudo de casos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas de uso e ocupação do solo, nos processos de produção e na realização de serviços agroflorestais, considerando aspectos tais como qualidade do solo e da água, condições climáticas, medições e demarcações de áreas, controle biológico, práticas de irrigação e drenagem, composição de espécies, manejo integrado de doenças e pragas, uso de ferramentas tecnológicas, logística de distribuição e a de comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros como madeira, látex, frutos, celulose, fibras, entre outros.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode prestar assessoria e coordenar equipe de docentes de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Reaproveita materiais e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
O profissional Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal deve garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, comunicar-se, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, elaborar material pedagógico, demonstrar competências pessoais, prestar serviços À comunidade, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, planejar metas e estratégias de ações educacionais.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal deve efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, identificar características e interesses pessoais dos alunos, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, sistematizar os termos técnicos da área, consultar manual do equipamento para manutenção, criar situações interativas com o mercado de trabalho, orientar os alunos, elaborar os planos de aula, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, avaliar competências adquiridas anteriormente, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, participar de campanhas educativas, tomar providências em casos de emergência, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, sistematizar a legislação na sua área, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, prestar assessoria técnica à comunidade, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, demonstrar capacidade de aprendizagem, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, verificar o estado dos equipamentos de segurança, sistematizar a produção científica da área, especificar equipamentos para manutenção e reposição, auto avaliar-se, demonstrar liderança, integrar-se em eventos da área, confeccionar apostilas para apoio às aulas, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, demonstrar capacidade de avaliação, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, comprovar experiência na área específica, criar relacionamentos de confiabilidade, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), preparar recursos audiovisuais, programar calendário de atividades para estágios de alunos, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, dialogar com membros e instituições da comunidade, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, participar da captação de recursos financeiros e físicos, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, demonstrar perseverança, identificar novas fontes para atualização, comprovar qualificação profissional na área de atuação, organizar exposições de produtos, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, conferir a execução da manutenção, dialogar com os meios de comunicação de massa, promover a exposição e venda de produtos do curso, participar de ações institucionais com objetivo social, registrar as tarefas executadas pelos alunos, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, tomar parte na organização do currículo escolar, agir eticamente na profissão, dialogar com os outros professores, adequar material pedagógico, demonstrar capacidade de organização, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, preencher diários de classe ou similares, demonstrar tolerância e paciência, criar situações de trabalho em equipe, demonstrar flexibilidade, estabelecer referenciais de avaliação, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, investigar diferentes recursos didáticos, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, comprovar certificação das competências, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, analisar as avaliações, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, dialogar com outros setores ou unidades da escola, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, expressar-se com clareza, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, corrigir trabalhos, provas, exercícios, processar materiais para a utilização em ensino, participar de atividades de elaboração do plano de curso, fixar critérios de avaliação dos alunos, sistematizar as mudanças tecnológicas, divulgar ideias através de projetos de ensino, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, promover intercâmbios institucionais, utilizar referenciais de avaliação normatizados, encaminhar alunos para atendimentos específicos, negociar projetos e cursos, executar a manutenção preventiva, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, sistematizar as normas técnicas, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, revisar material pedagógico, dialogar com os alunos, demonstrar criatividade, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, preencher planilhas de custo, registrar controles de estoque, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, limpar os equipamentos, controlar o estoque de peças de reposição.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 8.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal ficou em 7.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2024
O salário de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal mostrado aqui é resultado do levantamento de 255 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem em Serviços
- Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Comercial
- Instrutor de Treinamento Agropecuário
- Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Agropecuário
- Instrutor de Aprendizagem em Comunicação
- Instrutor de Ofícios Industriais
- Professor-instrutor de Cursos de Treinamento Industrial
- Instrutor de Aprendizagem e Treinamento Industrial
- Instrutor de Treinamento Comercial
- Instrutor de Educação Profissional Industrial
Valor do salário na CCT 2024 de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Mato Grosso do Sul | 40h | 5.411,89 | 5.621,64 | 7.933,43 | 27,96 | 4.70% |
São Paulo | 40h | 4.975,13 | 5.167,95 | 7.293,17 | 25,82 | 6.90% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal. |
Dissídio de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Campo Grande, MS | 40 | 5.528,25 | 5.742,51 | 8.104,00 | 28,71 | 7.70% |
Dourados, MS | 40 | 5.521,49 | 5.735,48 | 8.094,09 | 28,68 | 4.90% |
Três Lagoas, MS | 41 | 5.160,94 | 5.360,97 | 7.565,56 | 26,44 | 5.10% |
Corumbá, MS | 40 | 5.399,72 | 5.609,00 | 7.915,59 | 28,05 | 6.00% |
Lençóis Paulista, SP | 42 | 5.531,33 | 5.745,71 | 8.108,52 | 27,28 | 4.70% |
Aparecida do Taboado, MS | 40 | 5.466,49 | 5.678,36 | 8.013,47 | 28,19 | 4.60% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 5.524,25 | 5.738,35 | 8.098,13 | 4.20% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 4.800,54 | 4.986,60 | 7.037,24 | 6.50% | |
Atividades de apoio à produção florestal | 5.455,56 | 5.667,00 | 7.997,44 | 6.40% | |
Cultivo de eucalipto | 5.468,86 | 5.680,82 | 8.016,94 | 6.20% | |
Fabricação de álcool | 4.372,00 | 4.541,44 | 6.409,02 | 4.40% | |
Ensino de idiomas | 3.737,02 | 3.881,86 | 5.478,19 | 4.20% | |
Fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel | 5.410,33 | 5.620,02 | 7.931,13 | 6.80% | |
Ensino médio | 2.846,51 | 2.956,83 | 4.172,77 | 4.50% | |
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária | 2.888,07 | 3.000,00 | 4.233,69 | 5.60% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 6.680,10 | 6.939,00 | 9.792,52 | 5.90% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 4.572,77 | 4.750,00 | 6.703,34 | 8.00% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 2.924,65 | 3.038,00 | 4.287,32 | 7.10% | |
Comércio atacadista de outras máquinas e equipamentos | 11.096,92 | 11.527,00 | 16.267,25 | 5.00% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 2.541,50 | 2.640,00 | 3.725,65 | 5.10% | |
Moagem e fabricação de produtos de origem vegetal | 2.406,72 | 2.500,00 | 3.528,08 | 6.90% | |
Treinamento em informática | 2.117,92 | 2.200,00 | 3.104,71 | 8.00% | |
Educação profissional de nível técnico | 1.925,38 | 2.000,00 | 2.822,46 | 6.90% | |
Comércio varejista de livros | 1.482,54 | 1.540,00 | 2.173,29 | 5.70% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.316,70 | 4.484,00 | 6.327,96 | 8.30% | |
Ensino fundamental | 2.606,00 | 2.707,00 | 3.820,20 | 8.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |