O dissídio de Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233220 no cargo de Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso do Sul
R$ 5.590,89
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Mato Grosso do Sul
163 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Lençóis Paulista - SP
R$ 5.719,80
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Campo Grande - MS
49 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades de Ensino
R$ 5.769,10
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
142 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agroflorestal no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar tecnologias de uso e ocupação do solo por florestas nativas e plantadas, e exploração de produtos madeireiros e não madeireiros Promove a aprendizagem em situações de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, produtos e serviços, insumos e equipamentos, custos e tempos operacionais.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
O que faz um Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agroflorestal no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos de produção do sistema agroflorestal de produtos madeireiros e não madeireiros, instalações e necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático, define e prepara recursos de trabalho.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agroflorestal, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agroflorestais, considerando aspectos estruturais e funcionais, referentes a processos, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instalações, aproveitamento de recursos naturais, estimativa de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudo de casos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas de uso e ocupação do solo, nos processos de produção e na realização de serviços agroflorestais, considerando aspectos tais como qualidade do solo e da água, condições climáticas, medições e demarcações de áreas, controle biológico, práticas de irrigação e drenagem, composição de espécies, manejo integrado de doenças e pragas, uso de ferramentas tecnológicas, logística de distribuição e a de comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros como madeira, látex, frutos, celulose, fibras, entre outros.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode prestar assessoria e coordenar equipe de docentes de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Reaproveita materiais e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
O profissional Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal deve garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, demonstrar competências pessoais, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, planejar metas e estratégias de ações educacionais, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, comunicar-se, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, prestar serviços À comunidade, elaborar material pedagógico.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal deve preparar recursos audiovisuais, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, organizar exposições de produtos, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, utilizar referenciais de avaliação normatizados, verificar o estado dos equipamentos de segurança, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, processar materiais para a utilização em ensino, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, executar a manutenção preventiva, participar da captação de recursos financeiros e físicos, tomar parte na organização do currículo escolar, integrar-se em eventos da área, demonstrar capacidade de aprendizagem, fixar critérios de avaliação dos alunos, sistematizar os termos técnicos da área, negociar projetos e cursos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, sistematizar as mudanças tecnológicas, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, dialogar com os outros professores, tomar providências em casos de emergência, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, revisar material pedagógico, analisar as avaliações, corrigir trabalhos, provas, exercícios, divulgar ideias através de projetos de ensino, registrar controles de estoque, programar calendário de atividades para estágios de alunos, agir eticamente na profissão, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, controlar o estoque de peças de reposição, consultar manual do equipamento para manutenção, preencher planilhas de custo, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, prestar assessoria técnica à comunidade, sistematizar a legislação na sua área, demonstrar tolerância e paciência, especificar equipamentos para manutenção e reposição, promover a exposição e venda de produtos do curso, identificar novas fontes para atualização, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, adequar material pedagógico, elaborar os planos de aula, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, participar de campanhas educativas, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, dialogar com os meios de comunicação de massa, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, dialogar com membros e instituições da comunidade, criar situações interativas com o mercado de trabalho, demonstrar flexibilidade, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, investigar diferentes recursos didáticos, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, confeccionar apostilas para apoio às aulas, auto avaliar-se, demonstrar capacidade de avaliação, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, registrar as tarefas executadas pelos alunos, estabelecer referenciais de avaliação, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, sistematizar a produção científica da área, demonstrar capacidade de organização, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, demonstrar criatividade, criar relacionamentos de confiabilidade, limpar os equipamentos, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, demonstrar liderança, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, comprovar qualificação profissional na área de atuação, comprovar certificação das competências, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, encaminhar alunos para atendimentos específicos, conferir a execução da manutenção, avaliar competências adquiridas anteriormente, preencher diários de classe ou similares, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, demonstrar perseverança, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, promover intercâmbios institucionais, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, participar de atividades de elaboração do plano de curso, dialogar com outros setores ou unidades da escola, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, identificar características e interesses pessoais dos alunos, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, sistematizar as normas técnicas, criar situações de trabalho em equipe, expressar-se com clareza, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, participar de ações institucionais com objetivo social, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, orientar os alunos, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, comprovar experiência na área específica, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, dialogar com os alunos, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 6.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal ficou em 4.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025
O salário de Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal mostrado aqui é resultado do levantamento de 227 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Aprendizagem Agroindustrial e Florestal com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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