O dissídio de Instrutor de Treinamento Comercial 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233215 no cargo de Instrutor de Treinamento Comercial.

Estado com maior salário médio

Mato Grosso do Sul

R$ 8.529,53

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

3.273 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Rio Branco - AC

R$ 2.462,38

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.536 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Tratamento de Dados, Provedores de Serviços de Aplicação e Serviços de Hospedagem na Internet

R$ 14.743,68

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

3.638 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, em empresas, órgãos e instituições públicos ou privados Promove atividades de ensino, considerando situações reais de trabalho, por meio de teorias e práticas referentes a planejamento, organização, otimização e realização de processos e operações de serviços administrativos de comercialização de bens e produtos.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

O que faz um Instrutor de Treinamento Comercial

O Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial planeja ações educacionais e o ensino para aprendizagem e treinamento comercial no ensino profissional, definindo objetivos, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os locais de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, bibliografia para consulta, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento comercial no ensino profissional, considerando as especificidades da ocupação, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas.

Ensina métodos, técnicas de trabalho, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes de teorias e práticas comerciais, referentes a planejamento, organização, otimização e realização de operações e processos administrativos e de rotinas de secretaria, de acordo com normas e procedimentos técnicos, de segurança e saúde, de qualidade e de preservação ambiental Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios de técnicas comerciais, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudos de caso, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar técnicas comerciais, por meio de procedimentos, operações e processos de serviços administrativos e de rotinas de secretaria, referentes à gestão de informações, organização e normas administrativas, elaboração e expedição de documentos, controle de processos e de entrada e saída de correspondência e documentação, arquivamento de informações, legislação, normas e procedimentos de comercialização.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades de técnicas comerciais Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas, e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação individual e coletiva, de projetos e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente nas situações de ensino e aprendizagem, orientando os alunos quanto ao uso de EPI, ao descarte e acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, convênios, exposições, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode realizar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela preservação, acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

O profissional Instrutor de Treinamento Comercial deve sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, prestar serviços À comunidade, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, planejar metas e estratégias de ações educacionais, demonstrar competências pessoais, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, comunicar-se, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, elaborar material pedagógico.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.

Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial

Um Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial deve ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, promover a exposição e venda de produtos do curso, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, dialogar com os alunos, participar de atividades de elaboração do plano de curso, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, executar a manutenção preventiva, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, revisar as metodologias e técnicas de ensino, confeccionar apostilas para apoio às aulas, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, orientar os alunos, prestar assessoria técnica à comunidade, organizar exposições de produtos, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, agir eticamente na profissão, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, participar de ações institucionais com objetivo social, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, processar materiais para a utilização em ensino, criar situações interativas com o mercado de trabalho, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, demonstrar flexibilidade, limpar os equipamentos, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, utilizar referenciais de avaliação normatizados, comprovar certificação das competências, identificar características e interesses pessoais dos alunos, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, sistematizar as mudanças tecnológicas, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, preparar material didático, analisar as avaliações, comprovar experiência na área específica, avaliar competências adquiridas anteriormente, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, dialogar com os outros professores, demonstrar tolerância e paciência, conferir a execução da manutenção, programar calendário de atividades para estágios de alunos, preencher diários de classe ou similares, integrar-se em eventos da área, auto avaliar-se, dialogar com outros setores ou unidades da escola, divulgar ideias através de projetos de ensino, criar situações de trabalho em equipe, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, tomar parte na elaboração do calendário escolar, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, preparar recursos audiovisuais, criar relacionamentos de confiabilidade, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, dialogar com membros e instituições da comunidade, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, demonstrar capacidade de avaliação, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, tomar providências em casos de emergência, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, sistematizar a legislação na sua área, participar de campanhas educativas, registrar controles de estoque, definir metodologias e técnicas de ensino, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, estimular os alunos na busca de conhecimento, propor cronograma de atividades pedagógicas, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, selecionar material pedagógico, negociar projetos e cursos, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, sistematizar a produção científica da área, registrar as tarefas executadas pelos alunos, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, demonstrar capacidade de aprendizagem, investigar diferentes recursos didáticos, revisar material pedagógico, expressar-se com clareza, preencher planilhas de custo, dialogar com os meios de comunicação de massa, fixar metas educacionais para a escola, promover intercâmbios institucionais, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, tomar parte na organização do currículo escolar, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, identificar novas fontes para atualização, verificar o estado dos equipamentos de segurança, demonstrar capacidade de organização, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, demonstrar perseverança, demonstrar criatividade, sistematizar as normas técnicas, sistematizar os termos técnicos da área, criar situações operacionais de atividades, controlar o estoque de peças de reposição, ministrar palestras para públicos de fora da escola, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, fixar critérios de avaliação dos alunos, consultar manual do equipamento para manutenção, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, participar da captação de recursos financeiros e físicos, elaborar os planos de aula, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, selecionar recursos didáticos, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, demonstrar liderança, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, estabelecer referenciais de avaliação, corrigir trabalhos, provas, exercícios, comprovar qualificação profissional na área de atuação, encaminhar alunos para atendimentos específicos, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, adequar material pedagógico, especificar equipamentos para manutenção e reposição, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, programar a utilização de material didático-pedagógico, simular situações atuais de trabalho.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor de Treinamento Comercial ficou em 6.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor de Treinamento Comercial e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 6.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor de Treinamento Comercial em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor de Treinamento Comercial ficou em 4.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025

O salário de Instrutor de Treinamento Comercial mostrado aqui é resultado do levantamento de 7.947 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor de Treinamento Comercial com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor de Treinamento Comercial CBO 233215 salário