O dissídio de Instrutor Agrícola 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233205 no cargo de Instrutor Agrícola.
Estado com maior salário médio
Bahia
R$ 7.972,45
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
76 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Carlos - SP
R$ 1.802,29
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Carlos - SP
17 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Formação de Condutores
R$ 1.790,31
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
28 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar diferentes tecnologias na produção agrícola Promove a aprendizagem considerando situações reais de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, operações, produtos e serviços, insumos, máquinas e equipamentos, custos e tempos operacionais da agropecuária.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
O que faz um Instrutor Agrícola
O Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agropecuário no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos agrícolas, as instalações e as necessidades do mercado de trabalho Define objetivos, seleciona material didático e de consumo, prepara os recursos de trabalho.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agropecuário no ensino profissional, de acordo com a legislação, incorporando conhecimentos de genética, biotecnologia, automação e tecnologias da informação e comunicação na agropecuária.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agrícolas, referentes a processos, operações, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instrumentos e ferramentas, instalações, materiais, estimativa e apropriação de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais em parceria com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas agrícolas, nos processos de produção e na realização de serviços agropecuários, considerando aspectos como: medições e demarcações de áreas para cultivo e de criação pecuária, manejo de solo e de animais, melhoramento genético, irrigação e drenagem, implementação de insumos biológicos e sintéticos, rotação de culturas, manejo integrado de doenças e pragas.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições de equipamentos, ferramentas e instrumentos, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques, especificações Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação .
Funções do Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
O profissional Instrutor Agrícola deve desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, prestar serviços À comunidade, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, planejar metas e estratégias de ações educacionais, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, elaborar material pedagógico.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário
Um Instrutor de aprendizagem e treinamento agropecuário deve cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, fixar critérios de avaliação dos alunos, programar calendário de atividades para estágios de alunos, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, identificar novas fontes para atualização, prestar assessoria técnica à comunidade, elaborar os planos de aula, agir eticamente na profissão, demonstrar liderança, controlar o estoque de peças de reposição, investigar diferentes recursos didáticos, demonstrar flexibilidade, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, tomar parte na organização do currículo escolar, avaliar competências adquiridas anteriormente, negociar projetos e cursos, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, orientar os alunos, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstrar criatividade, confeccionar apostilas para apoio às aulas, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, registrar as tarefas executadas pelos alunos, comprovar qualificação profissional na área de atuação, corrigir trabalhos, provas, exercícios, participar de atividades de elaboração do plano de curso, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, participar da captação de recursos financeiros e físicos, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, adequar material pedagógico, processar materiais para a utilização em ensino, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, demonstrar capacidade de aprendizagem, identificar características e interesses pessoais dos alunos, preencher planilhas de custo, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, dialogar com membros e instituições da comunidade, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, demonstrar capacidade de organização, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, integrar-se em eventos da área, criar relacionamentos de confiabilidade, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, promover intercâmbios institucionais, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, expressar-se com clareza, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, utilizar referenciais de avaliação normatizados, encaminhar alunos para atendimentos específicos, analisar as avaliações, desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente, sistematizar as normas técnicas, sistematizar a legislação na sua área, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, limpar os equipamentos, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, preparar recursos audiovisuais, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, especificar equipamentos para manutenção e reposição, dialogar com os meios de comunicação de massa, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, demonstrar tolerância e paciência, consultar manual do equipamento para manutenção, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, conferir a execução da manutenção, dialogar com os outros professores, criar situações de trabalho em equipe, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, verificar o estado dos equipamentos de segurança, registrar controles de estoque, dialogar com outros setores ou unidades da escola, promover a exposição e venda de produtos do curso, participar de ações institucionais com objetivo social, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, dialogar com os alunos, comprovar certificação das competências, tomar providências em casos de emergência, auto avaliar-se, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), executar a manutenção preventiva, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, sistematizar as mudanças tecnológicas, sistematizar os termos técnicos da área, participar de campanhas educativas, preencher diários de classe ou similares, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, demonstrar capacidade de avaliação, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, comprovar experiência na área específica, organizar exposições de produtos, revisar material pedagógico, criar situações interativas com o mercado de trabalho, divulgar ideias através de projetos de ensino, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, demonstrar perseverança, estabelecer referenciais de avaliação, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, sistematizar a produção científica da área.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Instrutor Agrícola ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor Agrícola e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 5.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor Agrícola em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor Agrícola ficou em 8.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025
O salário de Instrutor Agrícola mostrado aqui é resultado do levantamento de 277 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor Agrícola com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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