O dissídio de Professor de Geografia no Ensino Médio 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232135 no cargo de Professor de Geografia no Ensino Médio.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 6.405,21

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

405 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 6.337,82

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

168 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de geografia no ensino médio Ministra aulas de geografia no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes a espaços geográficos, nas dimensões de território, lugar, paisagem e região e sua interação com fatores naturais, sociais, econômicos e políticos Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo do educando.

Prepara aulas, seleciona e elabora recursos e didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra informações das atividades desenvolvidas Propõe atividades extraclasse.

Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade

O que faz um Professor de Geografia no Ensino Médio

O Professor de geografia no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define conteúdo programático de geografia, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona e elabora recursos didáticos.

Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.

Ministra aulas de geografia no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.

Estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com fatos sociais, políticos e históricos e o cotidiano dos alunos, tendo em vista compreender o significado de território e fronteiras, considerando ocupação espacial e temporal.

Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de geografia, conceitos, procedimentos e atitudes referentes a espaços geográficos, nas dimensões de território, lugar, paisagem e região e sua interação com fatores naturais, sociais, culturais, econômicos e políticos, e as relações de tempo e espaço que envolvem os fenômenos geográficos, na perspectiva em que o mundo é compreensível, explicável e passível de transformações.

Propõe atividades para que o aluno compreenda e analise a ocupação humana e a produção no espaço em diferentes tempos, aplicando princípios de origem e constituição de espaços e territórios, considerando localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, que contribuem para o raciocínio geográfico Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito à natureza e às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os povos.

Propõe temas e projetos interdisciplinares.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a pesquisa com autonomia Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.

Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.

Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras, observatórios espaciais Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.

Funções do Professor de geografia no ensino médio

O profissional Professor de Geografia no Ensino Médio deve ensinar, demonstrar competências pessoais, participar de atividades institucionais, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, preparar aulas, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de geografia no ensino médio

Um Professor de geografia no ensino médio deve adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, influir na decisão da aquisição de material didático, influir na definição dos planos de carreira, elaborar instrumentos de avaliação, integrar grupos de estudos interdisciplinares, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, expressar-se com clareza, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, indicar os avanços da aprendizagem, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, estruturar a transmissão do conhecimento, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, subsidiar os alunos para autoavaliação, estimular a continuidade da escolaridade, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, medir o conhecimento específico, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, comentar os resultados das avaliações com os alunos, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, relacionar-se com a comunidade escolar, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, discutir questões pedagógicas com os pares, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, determinar temas e conteúdos da disciplina, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, dialogar com os alunos, interagir com os alunos, conceber o projeto pedagógico da escola, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, preparar-se para concursos docentes, estabelecer empatia com os alunos, ler jornais, revistas, periódicos e livros, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, assumir cargos de coordenação, representação, direção, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, requisitar material pedagógico, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, intervir na definição dos orçamentos da escola, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, aplicar instrumentos de avaliação, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, atender pais e alunos, incentivar a capacidade criadora dos alunos, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, ministrar aulas teóricas e práticas, selecionar textos e bibliografia da aula, definir objetivos para a área de conhecimento, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, atentar para reações dos alunos na sala, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, comunicar resultados das avaliações dos alunos, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, acompanhar processo de aprendizagem, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, escolher material didático e pedagógico, refletir continuamente sobre a própria prática docente, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, adequar o planejamento às aulas, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, administrar conflitos, definir o calendário, estimular a participação do aluno nas atividades, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, indicar compra de material didático e pedagógico, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor de Geografia no Ensino Médio ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Geografia no Ensino Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 7.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Geografia no Ensino Médio em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Geografia no Ensino Médio ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2024

O salário de Professor de Geografia no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 1147 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Geografia no Ensino Médio com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Geografia no Ensino Médio CBO 232135 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Geografia no Ensino Médio em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor de Geografia no Ensino Médio por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 20h 4.579,04 4.756,51 6.712,53 48,10 4.10%
Rio de Janeiro 26h 4.706,04 4.888,43 6.898,70 37,29 7.00%
Minas Gerais 23h 3.989,97 4.144,61 5.848,99 36,17 7.40%
Pará 31h 4.348,85 4.517,39 6.375,08 29,13 4.10%
Santa Catarina 21h 2.915,87 3.028,88 4.274,45 29,23 6.90%
Bahia 20h 2.626,02 2.727,79 3.849,54 27,36 4.50%
Distrito Federal 25h 5.193,73 5.395,03 7.613,62 42,81 4.40%
Goiás 24h 3.686,90 3.829,79 5.404,72 32,59 5.20%
Rio Grande do Sul 20h 3.497,15 3.632,69 5.126,56 35,71 4.30%
Paraná 26h 2.854,58 2.965,21 4.184,60 22,39 6.50%
Pernambuco 33h 6.166,23 6.405,21 9.039,23 38,77 4.10%
Ceará 31h 4.682,47 4.863,94 6.864,14 30,99 8.00%
Mato Grosso do Sul 25h 2.970,24 3.085,35 4.354,14 24,57 4.20%
Mato Grosso 20h 3.228,21 3.353,33 4.732,32 33,53 4.10%
Rio Grande do Norte 26h 3.450,82 3.584,56 5.058,64 27,44 4.10%
Espírito Santo 21h 3.007,62 3.124,19 4.408,95 29,84 5.00%
Sergipe 23h 2.479,08 2.575,17 3.634,15 22,15 5.00%
Tocantins 23h 5.485,58 5.698,18 8.041,45 49,94 5.40%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Geografia no Ensino Médio.

Dissídio de Professor de Geografia no Ensino Médio por cidade

Quanto ganha um Professor de Geografia no Ensino Médio nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor de Geografia no Ensino Médio na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 20 5.309,88 5.515,67 7.783,88 55,96 5.40%
Rio de Janeiro, RJ 26 4.367,77 4.537,06 6.402,83 34,84 8.20%
Brasília, DF 25 5.193,73 5.395,03 7.613,62 42,81 4.30%
Belo Horizonte, MG 23 5.579,63 5.795,88 8.179,32 49,70 6.30%
Belém, PA 27 6.101,35 6.337,82 8.944,12 47,64 4.30%
Altamira, PA 41 2.076,35 2.156,82 3.043,77 10,59 6.00%
Goiânia, GO 24 3.952,34 4.105,53 5.793,84 33,74 6.50%
São Bernardo do Campo, SP 23 3.162,80 3.285,38 4.636,43 28,57 5.30%
Curitiba, PR 24 2.589,33 2.689,68 3.795,76 22,05 4.10%
São José dos Campos, SP 16 3.650,00 3.791,46 5.350,62 47,85 4.90%
Niterói, RJ 27 3.977,27 4.131,42 5.830,38 30,51 8.10%
Feira de Santana, BA 22 2.584,49 2.684,65 3.788,66 23,95 5.40%
Campinas, SP 12 3.023,32 3.140,50 4.431,97 51,27 7.00%
Santos, SP 13 2.780,68 2.888,45 4.076,27 44,44 6.90%
Fortaleza, CE 34 4.116,98 4.276,55 6.035,19 25,09 7.00%
Ananindeua, PA 28 7.439,66 7.728,00 10.905,99 55,80 6.90%
Salvador, BA 15 2.284,94 2.373,50 3.349,55 31,86 6.00%
Santana de Parnaíba, SP 8 2.246,53 2.333,60 3.293,25 55,56 5.90%
Ribeirão Preto, SP 15 2.792,76 2.901,00 4.093,98 38,17 4.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Geografia no Ensino Médio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor de Geografia no Ensino Médio no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 4.036,45 4.192,89 5.917,13 6.10%
Ensino médio 4.614,83 4.793,68 6.764,99 7.40%
Educação infantil - pré-escola 3.363,68 3.494,05 4.930,90 5.10%
Educação profissional de nível técnico 2.694,34 2.798,76 3.949,70 5.90%
Cursos preparatórios para concursos 5.711,39 5.932,74 8.372,46 6.30%
Educação infantil - creche 4.095,63 4.254,36 6.003,88 8.00%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 7.326,34 7.610,29 10.739,87 7.80%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 4.190,31 4.352,71 6.142,68 8.10%
Educação superior - graduação e pós-graduação 3.292,05 3.419,64 4.825,90 7.60%
Administração pública em geral 2.867,33 2.978,46 4.203,29 8.00%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 3.570,26 3.708,64 5.233,74 7.90%
Ensino de idiomas 8.528,46 8.859,00 12.502,09 5.70%
Educação superior - graduação 3.967,24 4.121,00 5.815,68 6.20%
Locação de mão-de-obra temporária 1.385,31 1.439,00 2.030,76 7.70%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.526,33 3.663,00 5.169,34 7.20%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 1.990,84 2.068,00 2.918,42 4.10%
Gestão de ativos intangíveis não-financeiros 8.763,36 9.103,00 12.846,43 6.20%
Comércio atacadista de livros, jornais e outras publicações 2.428,86 2.523,00 3.560,53 4.40%
Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos 5.171,57 5.372,00 7.581,13 8.20%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 1.746,32 1.814,00 2.559,97 4.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.