O dissídio de Segundo Oficial de Náutica (imediato) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215125 no cargo de Segundo Oficial de Náutica (imediato).
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 9.284,77
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
400 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Guapimirim - RJ
R$ 8.567,00
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
207 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Marítimo de Cabotagem - Carga
R$ 11.641,06
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
184 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Imediato da marinha mercante Serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante, aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Pode substituir, eventualmente, o comandante.
Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima Atua como encarregado das seções de convés e câmara, supervisionando equipes de trabalho, administrando operações com carga e dirigindo fainas de convés Auxilia o comandante nas manobras e o assessora na administração da manutenção da embarcação.
Qualifica pessoal aquaviário Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Segundo Oficial de Náutica (imediato)
O Imediato da marinha mercante serve como imediato em embarcações, na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), coordenando os trabalhos de bordo, de acordo com as ordens emanadas do comandante Aplica conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas.
Atua como segunda autoridade de bordo, podendo, nessa qualidade, intervir em qualquer parte da embarcação.
Substitui o comandante em suas faltas e impedimentos Pode comandar embarcações, dentro dos limites territoriais e de arqueação definidos pela autoridade marítima.
Efetua embarque e desembarque da tripulação Executa ou determina a execução de procedimentos relacionados à segurança da navegação.
Realiza procedimentos relacionados com a inspeção naval, a bordo.
Programa, dirige e fiscaliza a limpeza, a conservação e a desgaseificação dos tanques, redes e válvulas dos sistemas de carga da embarcação, tomando as providências que evitem a poluição do meio ambiente Verifica, pessoal e diariamente, o estado geral dos porões, ralos e pocetos, sobretudo no início do carregamento.
Inspeciona os locais designados para estivagem de cargas inflamáveis, explosivas ou corrosivas.
Prepara o convés para o recebimento de carga Atua como encarregado das seções de convés e de câmara, realizando operações com carga (carga e descarga) e ações de administração de serviços da embarcação, no porto e em viagem Supervisiona equipes de trabalho de convés e de câmara.
Administra a seção de convés, emitindo pedidos de suprimentos, reparos e revisões, mantendo inventariado todo o material, fiscalizando escrituração de livros e documentos Dirige fainas de convés, por ocasião de acidentes e exercícios Controla, com a cooperação do chefe de máquinas, o serviço de abastecimento e distribuição de combustíveis e água, para garantir a eficiência operacional e a segurança da embarcação.
Prepara documentação para despacho da embarcação, de acordo com padrões exigidos pelas autoridades dos portos de escala Administra as operações com carga, elaborando planos de carregamento, de descarga e de manuseio de cargas.
Gerencia e supervisiona atividades com cargas Apresenta previamente, ao comandante, o plano de carregamento e, concluída a carga, entrega o plano final da distribuição, por tanques, dos produtos e suas quantidades embarcadas Dirige o serviço geral de distribuição das cargas dos porões, conveses, frigoríficos e tanques, considerando o calado da embarcação, sua estabilidade, esforços máximos permissíveis, estiva e desestiva da carga.
Fiscaliza as operações de carga, descarga, lastro e deslastro da embarcação Verifica peação, marcação e peação da carga Avalia quantidade de carga movimentada.
Controla as condições da carga durante a viagem, arejando os porões e mantendo a carga líquida ou seca nas condições específicas para transporte, usando os recursos existentes a bordo Controla pressão atmosférica e temperatura de tanques Mantém o navio dentro dos padrões corretos de inertização durante os carregamentos, travessias, estadias, descargas e nas fainas de limpeza dos tanques e movimentação de lastros.
Conduz e coordena programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo Conduz sindicâncias a bordo.
Auxilia o comandante em todas as manobras da embarcação Assessora o comandante na administração dos processos de manutenção de bordo.
Funções do Imediato da marinha mercante
O profissional Segundo Oficial de Náutica (imediato) deve realizar inspeção naval a bordo, operar cargas, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), gerenciar material de bordo, demonstrar competências pessoais, navegar com segurança, qualificar pessoal, administrar pessoal, coordenar manutenção de bordo, gerenciar operações.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Imediato da marinha mercante
Um Imediato da marinha mercante deve inspecionar as condições de segurança, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, elaborar o plano para reboque, operar tampas de escotilha, ministrar treinamento em terra, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, controlar epi e epc, avaliar as condições de atracação, ministrar aulas de formação profissional, conferir certificação da tripulação, inspecionar equipamentos de segurança, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, supervisionar postos de manobra de amarração, verificar compatibilidade de cargas, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), inspecionar condições de flutuabilidade, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), orientar praticante-aluno a bordo, elaborar apresentações, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, operar guincho de manuseio de âncoras, inspecionar equipamentos de salvatagem, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, controlar manuais técnicos de bordo, efetuar os registros pertinentes, supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, testar equipamentos de salvatagem, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, executar procedimentos de serviços no porto, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, demonstrar capacidade de improvisação, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, operar sistema de posicionamento dinâmico, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, inspecionar equipamentos de comunicação, coordenar operação de controle à poluição, operar rampas de acesso, avaliar estanqueidade dos porões, avaliar as condições meteorológicas, controlar material de passadiço, demonstrar criatividade, operar o sistema de lastro, executar procedimentos para navegação em águas rasas, demonstrar capacidade de adaptação, manobrar a embarcação, realizar manutenção de equipamentos de segurança, coordenar operações de resgate, avaliar as condições para desamarração, operar rampas de cargas, controlar certificados regulamentares de bordo, supervisionar o sms, coordenar postos de emergência, supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), efetuar embarque e desembarque da tripulação, operar cobertas de cargas, verificar marcação das cargas, executar procedimentos para navegação com o prático, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, preparar a unidade para reboque, avaliar as condições para amarração, avaliar as condições para desatracação, operar equipamentos de navegação, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, realizar o plano de viagem, preparar documentação para despacho da embarcação, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), efetuar embarque e desembarque de passageiros, elaborar material didático, tomar decisões, transportar passageiros, controlar medicamento de bordo, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), tomar decisões rápidas em situações críticas, controlar pressão atmosférica dos tanques, inspecionar equipamentos de navegação, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, demonstrar liderança, controlar publicações regulamentares de bordo, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, inspecionar condições de navegabilidade, trabalhar sob pressão, controlar as condições da carga durante a viagem, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, conduzir embarcação de salvamento, coordenar manutenção de equipamentos de convés, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, elaborar plano de manuseio da carga, demonstrar raciocínio analítico, conferir certificação da embarcação, discriminar cores, operar guincho de reboque, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), controlar certificação da tripulação, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, controlar planos de bordo, avaliar a quantidade de carga movimentada, supervisionar postos de manobra de fundeio, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, controlar material de combate à poluição, acionar plano de emergência, controlar material de custeio, discriminar sons e ruídos, demonstrar percepção cinemática, consultar legislação, fiscalizar a aplicação da legislação, inspecionar equipamentos de convés, orientar estagiário-aluno a bordo, demonstrar capacidade de autocontrole, proferir palestras, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), coordenar navegação de objeto rebocado, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, coordenar operações de reboque, verificar a permissão de acesso de terceiros, fiscalizar o uso de epi, demonstrar raciocínio matemático, verificar peação da carga, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, supervisionar equipe de combate à poluição, realizar comunicação de bordo, executar procedimentos para navegação em mau tempo, demonstrar percepção espacial, definir área segura para trabalho, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, demonstrar raciocínio sintético, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, elaborar planos de carregamento descarga, emitir permissão para trabalho, controlar rancho, coordenar a operação do guincho de reboque, coordenar operações de manuseio de âncora, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, elaborar conteúdo programático, supervisionar equipe de conexão de mangote, controlar atmosfera do tanque, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), coordenar faina de embarque e desembarque de prático, efetuar auditorias internas, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, ministrar treinamento a bordo, conduzir embarcação rápida de salvamento, testar equipamentos de segurança, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, realizar manutenção de equipamentos de navegação, orientar a navegação, orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, manusear cargas a bordo, aplicar legislação, supervisionar equipe de convés, supervisionar seção de câmara, avaliar o preparo da tripulação, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, avaliar as condições de calado, executar procedimentos para navegação costeira, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, coordenar reuniões de segurança, acionar plano de contingência, supervisionar operações de carga e descarga, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), demonstrar comportamento proativo, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, trabalhar em equipe, controlar temperatura dos tanques.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Segundo Oficial de Náutica (imediato) ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Segundo Oficial de Náutica (imediato) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 6.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Segundo Oficial de Náutica (imediato) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Segundo Oficial de Náutica (imediato) ficou em 8.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Segundo Oficial de Náutica (imediato) mostrado aqui é resultado do levantamento de 437 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Segundo Oficial de Náutica (imediato) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: