O dissídio de Comandante da Marinha Mercante 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 215115 no cargo de Comandante da Marinha Mercante.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 11.458,11
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
321 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 9.721,56
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
159 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Navegação de Apoio Marítimo
R$ 13.724,12
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Navegação de Apoio Marítimo
142 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Comandante da marinha mercante Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros.
Administra pessoal e gerencia material de bordo Supervisiona e coordena operações diversificadas como manutenção e inspeção a bordo, dentre outras fainas do navio Qualifica pessoal aquaviário.
Cumpre normas, regulamentos e convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente aquaviário
O que faz um Comandante da Marinha Mercante
O Comandante da marinha mercante inspeciona ou faz inspecionar a embarcação, diariamente, para verificar as condições de asseio, higiene e segurança Cumpre disposições previstas nas instruções sobre os meios de salvamento a bordo, assegura a ordem e serventia das embarcações auxiliares de salvamento, toma precauções para segurança da embarcação, em viagem e no porto.
Avalia estanqueidade de porões.
Cumpre e aplica legislação Supervisiona o carregamento, a descarga, o lastro e o deslastro da embarcação, de acordo com normas de segurança.
Avalia a quantidade de carga movimentada Supervisiona postos de manobras.
Elabora plano para reboque.
Avalia o estado do mar e outros ambientes aquaviários para início e paralisação de manobras Avalia condições para desatracação e desamarração.
Comanda embarcações na navegação de longo curso, cabotagem, apoio marítimo, costeira e interior (incluindo a fluvial), aplicando conhecimentos de navegação, manobras, procedimentos de emergência, telecomunicações navais, legislação marítima e ambiental, administração de navios, economia e direito comercial marítimo, dentre outros do campo das ciências náuticas, cumprindo e fazendo cumprir – por todos os subordinados, as leis e regulamentos em vigor, mantendo a disciplina na sua embarcação, zelando pela execução dos deveres dos tripulantes, de todas as categorias e funções sob as suas ordens.
Orienta e realiza operações de navegação, para o transporte de cargas e de passageiros, realizando o plano de viagem Durante a viagem, controla as condições da carga, bem como as condições operacionais dos tanques da embarcação Avalia condições externas, como vento e correntes.
Assume pessoalmente a direção da embarcação, sempre que necessário, por ocasião de travessias perigosas, entrada e saída de portos, atracação e desatracação, manobras de fundear ou suspender, entrada e saída de diques, em temporais, cerração ou qualquer outra manobra da embarcação em casos de emergência Avalia condições de calado, de atracação e de amarração Coordena fainas de embarque e desembarque de capitão de manobra e de prático em zonas de praticagem.
Administra pessoal, delegando poderes aos subordinados para distribuição de serviços, visando ao bom andamento dos trabalhos de bordo Organiza os serviços de quarto, de forma a manter a vigilância e a segurança da navegação.
Promove a qualificação do pessoal aquaviário, implantando e mantendo programa continuado e periódico de treinamento para familiarização de novos tripulantes e para manutenção do nível operacional da tripulação Ministra aulas e profere palestras Avalia estagiários e praticantes de prático a bordo.
Impõe penas disciplinares aos que perturbarem a ordem na embarcação, cometerem faltas disciplinares ou deixarem de fazer o serviço que lhes compete, comunicando às autoridades constituídas, de acordo com a legislação Supervisiona serviços de terceiros em embarcações e unidades aquaviárias móveis Fiscaliza e repreende contrabando, transporte de armas, munições e cargas não declaradas em manifesto (relação completa das mercadorias transportadas por navio).
Gerencia material de bordo, superintendendo os serviços de abastecimento e reparos, manutenção, docagem e reclassificação da embarcação, visando as respectivas faturas, relatórios de serviço e pedidos, bem como todos e quaisquer outros documentos Implanta e mantém sistemas de controle sobre planos de bordo, certificação da tripulação e manuais técnicos, dentre outros documentos obrigatórios da embarcação Gerencia operações atinentes ao material de custeio, e aos sobressalentes de equipamentos.
Supervisiona e coordena operações de manutenção de bordo, de dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas navais, a fim de garantir plenas condições operacionais da embarcação Implanta e faz cumprir, a bordo, plano de prevenção e combate à poluição.
Funções do Comandante da marinha mercante
O profissional Comandante da Marinha Mercante deve operar cargas, administrar pessoal, gerenciar material de bordo, demonstrar competências pessoais, gerenciar operações, coordenar manutenção de bordo, navegar com segurança, qualificar pessoal, trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms), realizar inspeção naval a bordo.
Condições de trabalho da profissão
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício dessas ocupações, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício dessas ocupações segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Atividades exercidas por um Comandante da marinha mercante
Um Comandante da marinha mercante deve avaliar as condições para desamarração, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa, supervisionar o sms, discriminar sons e ruídos, inspecionar condições de navegabilidade, realizar manutenção de equipamentos de segurança, controlar manuais técnicos de bordo, controlar pressão atmosférica dos tanques, calibrar instrumentos analisadores de atmosfera, realizar o plano de viagem, supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas, inspecionar as condições de segurança, avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo, inspecionar equipamentos de salvatagem, trabalhar sob pressão, testar equipamentos de segurança, elaborar o plano para reboque, inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental, demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento, aplicar legislação, orientar estagiário-aluno a bordo, inspecionar equipamentos de segurança, efetuar os registros pertinentes, avaliar as condições para desatracação, supervisionar postos de manobra de amarração, orientar praticante-aluno a bordo, demonstrar percepção espacial, realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada, fiscalizar o uso de epi, demonstrar liderança, realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), supervisionar equipe de convés, orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio, testar equipamentos de salvatagem, executar procedimentos para navegação costeira, controlar material de passadiço, coordenar postos de emergência, realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma, controlar atmosfera do tanque, fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, controlar a manutenção de equipamentos de segurança, ministrar medicamentos regulamentares de bordo, controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma), coordenar operações de manuseio de âncora, coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga, coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário, avaliar as condições para amarração, inspecionar equipamentos de comunicação, coordenar manutenção de equipamentos de lastro, supervisionar postos de manobra de fundeio, supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança), preparar documentação para despacho da embarcação, executar procedimentos de navegação em situações de emergência, supervisionar seção de câmara, controlar sobressalentes de equipamentos de segurança, inspecionar equipamentos de convés, demonstrar percepção cinemática, definir área segura para trabalho, avaliar estanqueidade dos porões, controlar certificação da tripulação, controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem, operar equipamentos de navegação, efetuar embarque e desembarque de passageiros, demonstrar capacidade de interpretação cartográfica, controlar a manutenção de equipamentos de navegação, controlar material de combate à poluição, operar guincho de reboque, demonstrar comportamento proativo, executar procedimentos para navegação com o prático, proferir palestras, coordenar reuniões de segurança, coordenar manutenção de equipamentos de convés, demonstrar raciocínio sintético, demonstrar capacidade de autocontrole, realizar a inspeção e vistoria da embarcação, familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo, coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra, supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas, manobrar a embarcação, discriminar cores, avaliar a quantidade de carga movimentada, verificar peação da carga, elaborar conteúdo programático, demonstrar capacidade de improvisação, executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita, emitir permissão para trabalho, controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem, auxiliar na elaboração de conteúdo didático, ministrar treinamento em terra, controlar sobressalentes de equipamentos de convés, ministrar aulas de formação profissional, controlar medicamento de bordo, controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas, coordenar equipe de resgate, controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação, consultar legislação, elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança), supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação, demonstrar raciocínio matemático, demonstrar capacidade de negociação, controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma), elaborar material didático, coordenar operações de reboque, fiscalizar a aplicação da legislação, operar sistema de posicionamento dinâmico, avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras, verificar sistema de segurança para cargas perigosas, acionar plano de emergência, verificar marcação das cargas, controlar temperatura dos tanques, avaliar o preparo da tripulação, controlar certificados regulamentares de bordo, inspecionar condições de flutuabilidade, coordenar manutenção de dispositivos de lançamento, conduzir embarcação de salvamento, supervisionar equipe de hotelaria, trabalhar em equipe, demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo, executar procedimentos para navegação em águas rasas, controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma), demonstrar capacidade de adaptação, realizar manutenção de equipamentos de navegação, familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem, controlar as condições da carga durante a viagem, coordenar faina de embarque e desembarque de prático, demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática, operar guincho de manuseio de âncoras, conferir certificação da embarcação, realizar comunicação de bordo, supervisionar pessoal de segurança do trabalho, coordenar operação de controle à poluição, demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática, avaliar condições externas durante operações (vento, corrente), supervisionar equipe de lastro, verificar a permissão de acesso de terceiros, tomar decisões, acionar plano de contingência, efetuar auditorias internas, realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), orientar a navegação, tomar decisões rápidas em situações críticas, supervisionar equipe de combate à poluição, ministrar treinamento a bordo, supervisionar equipe de posicionamento dinâmico, controlar rancho, executar procedimentos para navegação em canais estreitos, demonstrar raciocínio analítico, realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma), inspecionar equipamentos de navegação, avaliar as condições de calado, supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico, avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas, avaliar as condições meteorológicas, realizar manutenção de equipamentos de salvatagem, coordenar a operação do guincho de reboque, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, preparar a unidade para reboque, transportar passageiros, executar procedimentos de serviços no porto, controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma), controlar planos de bordo, demonstrar criatividade, controlar publicações regulamentares de bordo, controlar material de custeio, operar o sistema de lastro, conduzir embarcação rápida de salvamento, supervisionar operações de carga e descarga, avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental, coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras, coordenar operações de resgate, elaborar apresentações, efetuar embarque e desembarque da tripulação, avaliar as condições de atracação, executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga, conferir certificação da tripulação, coordenar navegação de objeto rebocado, controlar sobressalentes de equipamentos de navegação, executar procedimentos para navegação em mau tempo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Comandante da Marinha Mercante ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Comandante da Marinha Mercante e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Oficiais de convés que ficou em 5.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Comandante da Marinha Mercante em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Comandante da Marinha Mercante ficou em 4.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Oficiais de convés 2025
O salário de Comandante da Marinha Mercante mostrado aqui é resultado do levantamento de 662 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Oficiais de convés que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Comandante da Marinha Mercante com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Capitão de Longo Curso
- Primeiro Oficial de Náutica (comandante)
- Capitão de Manobra da Marinha Mercante
- Inspetor Naval
- Capitão de Longo Curso (imediato)
- Segundo Oficial de Náutica (comandante)
- Segundo Oficial de Náutica (imediato)
- Capitão de Cabotagem
- Inspetor de Terminal
- Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante