O dissídio de Gerente de Administração de Carteira de Crédito Imobiliário 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141725 no cargo de Gerente de Administração de Carteira de Crédito Imobiliário.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 9.118,95
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
73 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belo Horizonte - MG
R$ 4.534,07
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
50 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Bancos Comerciais
R$ 11.022,50
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Corretagem na Compra e Venda e Avaliação de Imóveis
34 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de crédito imobiliário Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a financiamento para aquisição ou construção de imóveis residenciais ou comerciais de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento, implantação e oferta de linhas de crédito imobiliário, especificando condições e fluxos operacionais.
Implementa processos operacionais, detectando riscos e ajustando parâmetros Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado imobiliário e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.
Consolida e repassa informações a clientes e órgãos reguladores Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
O que faz um Gerente de Administração de Carteira de Crédito Imobiliário
O Gerente de crédito imobiliário planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas que ofertam linhas de financiamento para aquisição ou construção de imóveis residenciais ou comerciais, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, avaliando riscos e atuação.
Estabelece políticas por produto e condições operacionais Obtém aprovação interna e conformidade legal de produtos, serviços e processos.
Submete contratos à área jurídica Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários.
Homologa projeto-piloto de linhas de crédito imobiliário.
Recomenda ações de marketing e adaptações com base em mudanças legais Implementa políticas legais, administrativas e financeiras, interna e externamente.
Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.
Coordena a gestão e a revisão dos processos de crédito imobiliário, acompanhando a formalização de operações Verifica aplicação de recursos e enquadramento de garantias Ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento.
Monitora carteira e instrui processos de cobrança e recuperação de crédito Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas.
Otimiza fluxo de trabalho e participa do comitê operacional e de produtos Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes.
Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito imobiliário Verifica informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações.
Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e histórico de inadimplência das carteiras Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para a área de crédito imobiliário, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior.
Define estrutura organizacional da área e estabelece prioridades, objetivos, metas e indicadores de resultados Analisa mercado e concorrência e elabora orçamentos Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental.
Determina perfil de ocupações Propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho dos empregados.
Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas informatizados e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais, divulga normas e procedimentos e consolida informações Presta informações a clientes e a órgãos reguladores, participando de comissões Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.
Funções do Gerente de crédito imobiliário
O profissional Gerente de Administração de Carteira de Crédito Imobiliário deve implementar processos operacionais, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, planejar processos de operações bancárias, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, comercializar produtos e serviços financeiros, gerenciar pessoas.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.
Atividades exercidas por um Gerente de crédito imobiliário
Um Gerente de crédito imobiliário deve reconhecer nichos de mercado, demonstrar capacidade de negociação, delegar atribuições, analisar mercado e concorrência, atender auditoria interna e externa, verificar enquadramento de garantias, avaliar potencial de pessoal da equipe, acompanhar formalização de operações, selecionar pessoas, repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos, submeter contratos de produtos à validação do jurídico, identificar necessidade de cliente, programar férias da equipe, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, demonstrar segurança, visitar clientes, dispensar pessoas, especificar condições e fluxos operacionais, demonstrar poder de decisão, obter conformidade legal de produtos e serviços, motivar equipes, solicitar compra de equipamentos, coordenar processo de revisão de crédito, elaborar orçamento da área, solucionar reclamações de clientes, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj), divulgar objetivos e metas da área, propor alteração de rating ou score para clientes, adequar perfil ocupacional à função, demonstrar percepção (feeling), sugerir promoção de pessoal, participar de projetos da instituição, analisar evolução de inadimplência das carteiras, implementar políticas internas e externas, recomendar ações de marketing e vendas, gerir processos de crédito, consolidar informações gerenciais, estabelecer prioridades, estipular políticas por produto, incrementar resultados, demonstrar persuasão, participar de comitê de crédito, homologar piloto de produtos, serviços e processos, controlar execução de serviços de terceiros, demonstrar flexibilidade, checar aplicação do crédito na finalidade, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, respeitar valores da instituição, participar das comissões febraban, abecip, coordenar equipes, definir estrutura organizacional da área, demonstrar visão gerencial, participar do comitê operacional e de produtos, contratar serviços terceirizados, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, prever impactos de normas internas e externas, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, realizar avaliação cruzada de desempenho, programar desenvolvimento de equipes, autorizar pagamento de serviços terceirizados, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, ajustar parâmetros operacionais, monitorar qualidade da carteira de crédito, atribuir perfil de acesso aos sistemas, fomentar prospecção de clientes, propor remuneração de pessoal, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, executar políticas de manutenção de clientes, assegurar padrões de atendimento, interagir com demais áreas do banco, otimizar fluxo de trabalho, demonstrar pensamento estruturado, estabelecer indicadores de resultados, estabelecer objetivos e metas, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, controlar orçamento da área, detectar riscos inerentes ao processo operacional, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, definir atribuições para cada cargo, remanejar pessoal, examinar operações gerenciais, demonstrar raciocínio analítico, identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, classificar clientes (rating e score), autorizar manutenção de sistemas informatizados, revisar plano diretor, controlar custos, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, submeter plano diretor à aprovação superior, avaliar riscos inerentes ao produto, conferir autenticidade de informações, comunicar alterações de taxas e tarifas ao bacen e a clientes, executar consultas de crédito, determinar perfil de ocupações, estudar sugestões de clientes, divulgar normas e procedimentos, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, validar contratos de produtos com compliance, administrar conflitos, conduzir reuniões com equipe, solicitar manutenção de sistemas informatizados, reciclar-se profissionalmente, promover interação da equipe, demonstrar liderança.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Gerente de Administração de Carteira de Crédito Imobiliário ficou em 4.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Administração de Carteira de Crédito Imobiliário e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que ficou em 4.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Administração de Carteira de Crédito Imobiliário em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Administração de Carteira de Crédito Imobiliário ficou em 7.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira 2025
O salário de Gerente de Administração de Carteira de Crédito Imobiliário mostrado aqui é resultado do levantamento de 203 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Administração de Carteira de Crédito Imobiliário com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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