O dissídio de Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141720 no cargo de Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 14.681,77

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

592 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Teresina - PI

R$ 2.741,00

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

392 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Bancos Comerciais

R$ 27.624,08

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Cobrança e Informações Cadastrais

151 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de crédito e cobrança Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais relativas a crédito e cobrança de uma instituição, de um estabelecimento ou de um departamento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena desenvolvimento e implantação de processos de análise crédito e cobrança, analisando perfil do cliente e especificando condições e fluxos operacionais.

Implementa processos operacionais de crédito e cobrança, detectando riscos e ajustando parâmetros Gerencia, coordena, desenvolve e treina equipe de trabalho Analisa mercado e concorrência e estabelece indicadores de resultado, objetivos e metas.

Repassa informações a órgãos reguladores e participa de comissões Administra recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.

O que faz um Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança

O Gerente de crédito e cobrança planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em empresas do setor financeiro e de crédito e cobrança, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Desenvolve processos e modelos estatísticos de análise de informações de crédito.

Coordena desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, obtendo aprovação interna e avaliando riscos Estipula políticas de crédito e cobrança por produto, estabelecendo condições operacionais.

Fornece subsídios para o desenvolvimento de produtos e serviços bancários Homologa projeto-piloto e define canais de distribuição, como agências, internet, terminais eletrônicos, entre outros.

Desenvolve processos de prospecção de clientes e de ações mercadológicas.

Mensura composição dos ativos da instituição e adapta produtos, serviços e processos à legislação Implementa políticas legais, administrativas e financeiras.

Participa de comitê de crédito e propõe alteração de classificação de risco de clientes.

Coordena a gestão e a revisão dos processos de crédito e cobrança, acompanhado a formalização de operações Verifica enquadramento de garantias, ajusta parâmetros operacionais e assegura padrões de atendimento Monitora carteira e instrui processos de cobrança e recuperação de crédito.

Elabora estratégias de exigibilidade e de aplicações, examina operações e mensura impactos legais nos processos de trabalho Detecta riscos operacionais e atribui perfil de acesso aos sistemas Otimiza fluxo de trabalho e revisa políticas operacionais de crédito e de cobrança.

Identifica público-alvo, promove visitas e executa políticas para manutenção de clientes Analisa sugestões e reclamações e desenvolve melhorias.

Classifica risco por nível - “rating” – e faz consultas de crédito Verifica informações e negocia taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas, valores e outras condições das operações Analisa desempenho econômico-financeiro de clientes e histórico de inadimplência das carteiras.

Incrementa resultados financeiros Traça plano diretor para área de crédito e cobrança, revisando-o e submetendo-o à aprovação superior Define estrutura organizacional, atribuições da área, objetivos e indicadores de resultados.

Analisa mercado e elabora orçamento da área Administra pessoas, finanças, suprimentos, operações de produção e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Determina perfil de ocupações.

Propõe remuneração, seleciona, treina, remaneja e dispensa pessoal Coordena equipes e promove a sua interação, administrando conflitos Programa férias dos funcionários e delega atribuições Realiza avaliação de desempenho da equipe de trabalho Programa e promove treinamento e desenvolvimento de equipes e sugere promoção de pessoal.

Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Controla orçamento da área e custos operacionais Contrata, autoriza pagamento e controla serviços terceirizados Solicita e autoriza manutenção de sistemas e compra de equipamentos Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos Participa de projetos institucionais e comissões Divulga normas e procedimentos e consolida informações, repassando-as a órgãos reguladores Atua de acordo com normas e legislações, em especial do Sistema Financeiro Nacional (SFN), com observância aos preceitos do sigilo de informações, administrando os ativos e recursos a ele confiados.

Funções do Gerente de crédito e cobrança

O profissional Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança deve demonstrar competências pessoais, coordenar desenvolvimento e implantação de produtos, serviços e processos, comunicar-se, administrar recursos materiais, financeiros e serviços de terceiros, comercializar produtos e serviços financeiros, planejar processos de operações bancárias, implementar processos operacionais, traçar plano diretor para Áreas de crédito, produtos e comercialização, gerenciar pessoas.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira os cargos dessa família CBO desenvolvem suas atividades em empresas de intermediações financeiras e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Atuam como gestores de equipes de trabalho e, geralmente, trabalham no período diurno. Desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, sob supervisão ocasional. Pela própria característica da função, podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por profissionais com nível superior, acrescida de cursos básicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas. O tempo de experiência profissional requerido para o exercício pleno da função é de um a dois anos para gerente de agência e mais de cinco anos para as demais ocupações.

Atividades exercidas por um Gerente de crédito e cobrança

Um Gerente de crédito e cobrança deve consolidar informações gerenciais, demonstrar visão gerencial, analisar evolução de inadimplência das carteiras, monitorar qualidade da carteira de crédito, examinar operações gerenciais, definir estrutura organizacional da área, demonstrar pensamento estruturado, reciclar-se profissionalmente, adequar perfil ocupacional à função, negociar taxas, prazos, formas de pagamento, tarifas e valores, coordenar equipes, demonstrar liderança, demonstrar percepção (feeling), programar desenvolvimento de equipes, autorizar pagamento de serviços terceirizados, prever impactos de normas internas e externas, atribuir perfil de acesso aos sistemas, analisar mercado e concorrência, homologar piloto de produtos, serviços e processos, fomentar prospecção de clientes, subsidiar desenvolvimento de produtos e serviços, demonstrar capacidade de conviver com situações adversas, submeter plano diretor à aprovação superior, estabelecer objetivos e metas, reconhecer nichos de mercado, montar estratégias de exigibilidade e aplicações, participar das comissões febraban, abecip, elaborar orçamento da área, promover treinamento e desenvolvimento de equipes, analisar desempenho econômico-financeiro de clientes (pf e pj), demonstrar persuasão, recomendar ações de marketing e vendas, executar consultas de crédito, respeitar valores da instituição, demonstrar capacidade de negociação, controlar orçamento da área, participar de comitê de crédito, reestudar políticas operacionais e de crédito, determinar perfil de ocupações, propor alteração de rating ou score para clientes, dispensar pessoas, solicitar manutenção de sistemas informatizados, demonstrar segurança, desenvolver processos de prospecção de clientes, revisar plano diretor, especificar condições e fluxos operacionais, adaptar produtos, serviços e processos às mudanças de legislação e normas, remanejar pessoal, interagir com demais áreas do banco, garantir o cumprimento de políticas legais, administrativas e financeiras, conduzir reuniões com equipe, solicitar compra de equipamentos, repassar informações ao bacen (banco central) e demais órgãos públicos, solucionar reclamações de clientes, desenvolver processos de análise de informações de crédito, propor remuneração de pessoal, controlar custos, avaliar potencial de pessoal da equipe, administrar conflitos, contratar serviços terceirizados, classificar clientes (rating e score), executar políticas de manutenção de clientes, estabelecer prioridades, assegurar padrões de atendimento, gerir processos de crédito, motivar equipes, verificar enquadramento de garantias, participar de projetos da instituição, programar férias da equipe, autorizar manutenção de sistemas informatizados, avaliar riscos inerentes ao produto, instruir processos de cobrança e recuperação de crédito, desenvolver modelos estatísticos de análise de crédito, obter aprovação interna de produtos, serviços e processos, sugerir promoção de pessoal, detectar riscos inerentes ao processo operacional, definir atribuições para cada cargo, ajustar parâmetros operacionais, implementar políticas internas e externas, atender auditoria interna e externa, demonstrar poder de decisão, delegar atribuições, conferir autenticidade de informações, otimizar fluxo de trabalho, estabelecer indicadores de resultados, realizar avaliação cruzada de desempenho, demonstrar flexibilidade, selecionar pessoas, promover interação da equipe, divulgar normas e procedimentos, coordenar processo de revisão de crédito, identificar necessidade de cliente, estipular políticas por produto, estudar sugestões de clientes, demonstrar raciocínio analítico, definir canais de distribuição (agências, internet, terminais eletrônicos), identificar necessidade de melhoria em produtos e serviços, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, acompanhar formalização de operações, incrementar resultados, divulgar objetivos e metas da área, controlar execução de serviços de terceiros, mensurar composição dos ativos do banco, visitar clientes.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança ficou em 5.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que ficou em 5.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança ficou em 3.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira 2025

O salário de Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.467 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações de serviços em instituição de intermediação financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Administração de Carteiras de Crédito e Cobrança CBO 141720 salário