O dissídio de Secretária Trilíngüe 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252315 no cargo de Secretária Trilíngüe.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 4.691,29

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

73 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São José do Rio Preto - SP

R$ 2.040,69

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

22 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Serviços de Diagnóstico por Imagem sem Uso de Radiação Ionizante

R$ 2.005,85

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividade Médica Ambulatorial Restrita a Consultas

23 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Secretária trilíngüe Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais, como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.

Cria e atualiza banco de dados Organiza arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, administra atividades, prazos, recursos físicos, financeiros e humanos.

Pode administrar eventos protocolares Presta serviços de redação, tradução e interpretação em idioma nacional e em duas línguas estrangeiras Mantém-se atualizado e promove a inovação e a integração no contexto da globalização.

O que faz um Secretária Trilíngüe

O Secretária trilíngüe assiste executivos e gestores de organizações diversas, organizando e administrando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo.

Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.

Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.

Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, orienta e indica facilidades e serviços relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.

Pode administrar eventos protocolares, como reuniões de conselhos administrativos.

Efetua triagem de ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados Realiza contatos solicitados pelos executivos.

Cria, administra, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços.

Auxilia e fornece informações para a gestão estratégica Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos.

Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, manuais e materiais de divulgação, em três idiomas.

Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos.

Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas, pendências e processos secretariais.

Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, e presta contas de verbas Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout” locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa e elabora roteiros e itinerários de atividades dos executivos.

Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito Realiza versões, traduções e interpretações, nas modalidades simultânea e consecutiva, prestando serviços em dois idiomas estrangeiros – inglês e/ou espanhol e/ou alemão e/ou francês e/ou italiano e/ ou japonês e/ ou chinês, entre outras possibilidades, além da língua nacional.

Realiza audição, decodificação e codificação, transcrição, resumos, resenhas, paráfrases, transliteração de mensagens orais para a linguagem escrita, transposições textuais entre a língua pátria e línguas estrangeiras de especialidade, conforme a necessidade de comunicação dos interlocutores e a natureza de eventos gerenciais e técnicos, considerando questões de diversidade e fatores políticos e culturais no contexto da globalização .

Funções do Secretária trilíngüe

O profissional Secretária Trilíngüe deve arquivar documentos físicos e eletrônicos, elaborar documentos, demonstrar competências pessoais, gerenciar informações, assessorar executivo(s) / Área(s), prestar serviços em idioma estrangeiro, organizar eventos e viagens, supervisionar equipes de trabalho, atender pessoas (cliente externo e interno), gerir suprimentos, controlar correspondência física e eletrônica.

Condições de trabalho da profissão

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.

Atividades exercidas por um Secretária trilíngüe

Um Secretária trilíngüe deve formular pedidos de compra, escolher cardápio, trabalhar sob pressão, atualizar arquivos, formatar documentos, preparar sala/local, transcrever textos, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), recepcionar pessoas, identificar o assunto, elaborar prestação de contas, ciceronear visitas, acompanhar contratos e garantias, capacitar equipe, encaminhar documentos, redigir documentos em idioma estrangeiro, divulgar informações, demonstrar sensibilidade, demonstrar proatividade, monitorar o trabalho da equipe, filtrar ligações telefônicas, despachar com o(s) executivo(s), confirmar presença, encaminhar ligações telefônicas, triar correspondência, demonstrar senso de organização, avaliar a equipe, transmitir recados, programar as atividades da equipe, administrar pendências, encaminhar certificados, estabelecer atribuições da equipe, orientar pessoas, solicitar verbas, registrar correspondência, enviar correspondência, prestar serviço de intérprete, dar suporte em reuniões, elaborar convites e convocações, colher assinatura, comprar material, equipamento e mobiliário, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), conferir material, pesquisar local, demonstrar discrição, atender pedidos e solicitações, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, demonstrar capacidade de comunicação, priorizar compromissos e ligações telefônicas, ordenar documentos, levantar necessidades de material, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, definir horários, atender ligações telefônicas, demonstrar espírito de liderança, cancelar compromissos, ler documentos, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, estabelecer cronograma de atividades, elaborar relatórios, adaptar-se a mudanças, fazer checklist, encaminhar pessoas, cobrar ações, monitorar horários de entrada e saída, confeccionar clippings, selecionar pessoal, trabalhar em equipe, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, acompanhar processos, cadastrar documentos, classificar documentos, controlar cronogramas, enviar convite ou convocação, arquivar correspondência, marcar compromissos, administrar agenda do(s) executivo(s), administrar arquivos, reproduzir documentos, pesquisar informações e dados, cotar preços, sintetizar textos em idioma estrangeiro, traduzir documentos, anotar informações, administrar estresse, direcionar informações, contornar situações adversas, elaborar planilhas e gráficos, requisitar material, identificar a natureza do documento, controlar prazos, dar suporte durante o evento, elaborar base de dados, reservar sala/local, elaborar ficha de avaliação, dar suporte a expatriados, adaptar espaço para armazenagem, demonstrar dinamismo, digitar documentos, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, demonstrar capacidade de retórica, controlar malote, manter atualizado o banco de dados, transmitir fax, revisar traduções, receber correspondência, administrar conflitos, preparar apresentações, cobrar respostas, demonstrar paciência, contratar expositores e palestrantes, elaborar lista de presença, cobrar relatórios, anotar recados, redigir documentos, elaborar atas, contratar serviços de terceiros, protocolar correspondência, datilografar documentos, fazer ligações telefônicas, fornecer informações, tomar ditados, secretariar reuniões, demonstrar iniciativa, consultar profissionais de outras áreas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Secretária Trilíngüe ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Secretária Trilíngüe e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 3.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Secretária Trilíngüe em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Secretária Trilíngüe ficou em 8.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2025

O salário de Secretária Trilíngüe mostrado aqui é resultado do levantamento de 250 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Secretária Trilíngüe com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Secretária Trilíngüe CBO 252315 salário