O dissídio de Auxiliar Administrativo Bilíngüe 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252310 no cargo de Auxiliar Administrativo Bilíngüe.
Estado com maior salário médio
Ceará
R$ 6.844,60
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
752 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 1.693,44
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
389 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Serviços Advocatícios
R$ 7.530,58
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Locação de Mão-De-Obra Temporária
148 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Secretário bilíngüe Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais, como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.
Cria e atualiza banco de dados Organiza arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, administra atividades, prazos, recursos físicos, financeiros e humanos.
Pode administrar eventos protocolares Presta serviços de redação, tradução e interpretação em idioma nacional e em língua estrangeira Mantém-se atualizado e promove a inovação e a integração no contexto da globalização.
O que faz um Auxiliar Administrativo Bilíngüe
O Secretário bilíngüe assiste executivos e gestores de organizações diversas, organizando e administrando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo.
Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.
Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.
Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, orienta e indica facilidades e serviços relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.
Pode administrar eventos protocolares, como reuniões de conselhos administrativos.
Efetua triagem de ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.
Cria, administra, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços.
Auxilia e fornece informações para a gestão estratégica Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos.
Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, manuais e materiais de divulgação, em dois idiomas.
Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos.
Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas, pendências e processos secretariais.
Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, e presta contas de verbas Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout” locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa e elabora roteiros e itinerários de atividades dos executivos.
Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito Realiza versões, traduções e interpretações, nas modalidades simultânea e consecutiva, prestando serviços em um idioma estrangeiro, como inglês ou espanhol, além da língua nacional.
Realiza audição, decodificação e codificação, transcrição, resumos, resenhas, paráfrases, transliteração de mensagens orais para a linguagem escrita, transposições textuais entre a língua pátria e língua estrangeira de especialidade, conforme a necessidade de comunicação dos interlocutores e a natureza de eventos gerenciais e técnicos, considerando questões de diversidade e fatores políticos e culturais no contexto da globalização .
Funções do Secretário bilíngüe
O profissional Auxiliar Administrativo Bilíngüe deve prestar serviços em idioma estrangeiro, controlar correspondência física e eletrônica, elaborar documentos, assessorar executivo(s) / Área(s), demonstrar competências pessoais, supervisionar equipes de trabalho, gerir suprimentos, atender pessoas (cliente externo e interno), gerenciar informações, arquivar documentos físicos e eletrônicos, organizar eventos e viagens.
Condições de trabalho da profissão
Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.
Atividades exercidas por um Secretário bilíngüe
Um Secretário bilíngüe deve ordenar documentos, elaborar planilhas e gráficos, controlar malote, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, demonstrar capacidade de retórica, contratar serviços de terceiros, administrar conflitos, acompanhar contratos e garantias, contratar expositores e palestrantes, preparar apresentações, capacitar equipe, demonstrar capacidade de comunicação, receber correspondência, levantar necessidades de material, comprar material, equipamento e mobiliário, ciceronear visitas, solicitar verbas, reproduzir documentos, registrar correspondência, elaborar ficha de avaliação, anotar informações, elaborar prestação de contas, controlar prazos, cotar preços, elaborar relatórios, adaptar-se a mudanças, elaborar atas, filtrar ligações telefônicas, cobrar respostas, enviar convite ou convocação, estabelecer cronograma de atividades, revisar traduções, transmitir recados, encaminhar ligações telefônicas, pesquisar informações e dados, fornecer informações, cadastrar documentos, redigir documentos em idioma estrangeiro, atualizar arquivos, formular pedidos de compra, fazer ligações telefônicas, demonstrar discrição, elaborar convites e convocações, administrar arquivos, triar correspondência, dar suporte em reuniões, dar suporte a expatriados, ler documentos, elaborar lista de presença, colher assinatura, confirmar presença, demonstrar senso de organização, direcionar informações, preparar sala/local, atender pedidos e solicitações, arquivar correspondência, avaliar a equipe, prestar serviço de intérprete, manter atualizado o banco de dados, encaminhar certificados, administrar estresse, administrar agenda do(s) executivo(s), contornar situações adversas, formatar documentos, sintetizar textos em idioma estrangeiro, elaborar base de dados, protocolar correspondência, controlar cronogramas, demonstrar paciência, transmitir fax, demonstrar sensibilidade, determinar a forma de arquivo (disquete, microfilmagem), pesquisar local, reservar sala/local, definir horários, digitar documentos, administrar pendências, providenciar documentação legal do executivo (passaporte, vistos), trabalhar em equipe, datilografar documentos, adaptar espaço para armazenagem, cobrar ações, demonstrar dinamismo, cancelar compromissos, acompanhar executivo(s) em evento(s) e viagens, demonstrar iniciativa, monitorar o trabalho da equipe, identificar o assunto, classificar documentos, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, programar as atividades da equipe, requisitar material, divulgar informações, redigir documentos, traduzir documentos, trabalhar sob pressão, acompanhar processos, transcrever textos, cobrar relatórios, selecionar pessoal, atender ligações telefônicas, demonstrar proatividade, consultar profissionais de outras áreas, estabelecer atribuições da equipe, encaminhar pessoas, enviar correspondência, fazer checklist, identificar a natureza do documento, recepcionar pessoas, monitorar horários de entrada e saída, dar suporte durante o evento, anotar recados, confeccionar clippings, conferir material, escolher cardápio, orientar pessoas, tomar ditados, demonstrar espírito de liderança, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, secretariar reuniões, despachar com o(s) executivo(s), priorizar compromissos e ligações telefônicas, marcar compromissos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Auxiliar Administrativo Bilíngüe ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar Administrativo Bilíngüe e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Secretárias(os) executivas(os) que ficou em 3.70% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar Administrativo Bilíngüe em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar Administrativo Bilíngüe ficou em 5.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Secretárias(os) executivas(os) 2025
O salário de Auxiliar Administrativo Bilíngüe mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.921 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Secretárias(os) executivas(os) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar Administrativo Bilíngüe com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: