O dissídio de Recepcionista de Hotel 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422120 no cargo de Recepcionista de Hotel.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.110,70
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
14.087 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.572,71
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
3.986 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Limpeza em Prédios e em Domicílios
R$ 2.648,56
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Hotéis
41.437 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Recepcionista de hotel realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.
Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Recepcionista de Hotel
O Recepcionista de hotel planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.
Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.
Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.
Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.
Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.
Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.
Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.
Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.
Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.
No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.
Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.
Funções do Recepcionista de hotel
O profissional Recepcionista de Hotel deve demonstrar competências pessoais, planejar o cotidiano, observar normas internas de segurança, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, comunicar-se, organizar informações a serem prestadas, agendar serviços, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros.
Condições de trabalho da profissão
Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.
Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel
Um Recepcionista de hotel deve efetuar cobrança ´no show´, demonstrar autonomia, oferecer auxílio para a bagagem, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, auxiliar o hóspede com atendimento médico, anotar telefonemas e recados, demonstrar pró atividade, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, identificar o espaço físico da empresa, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, emitir extrato de contas, demonstrar empatia, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, demonstrar entusiasmo, atualizar conta, ouvir com atenção, demonstrar respeito mútuo, fechar contas masters, oferecer transporte ao cliente, circular informações internas, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, fornecer informações meteorológicas, providenciar solicitações de reservas especiais, transmitir recados e fax, conferir documentos com identificação, atender o cliente com informações precisas, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, acionar alarme de segurança em caso de assalto, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, verificar cadastro e reserva, bloquear apartamento, demonstrar conhecimentos de informática, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, fornecer serviço de cofre, participar de reuniões na troca de turnos, receber pagamentos, demonstrar eficiência, guardar volumes de prestadores de serviços, fornecer indicações de locais para câmbio de moedas, encerrar a conta no sistema, demonstrar interesse, demonstrar espírito de equipe, encerrar o ´pos´ (point of sale), organizar materiais de trabalho, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, lançar despesas em contas, distribuir malotes, emitir notas fiscais e recibos, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, agendar reservas / consultas dos clientes, efetuar acertos em contas, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, planejar o dia seguinte, interagir com os outros departamentos, emitir o cartão de liberação de saída, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, averiguar agenda semanal de eventos, averiguar horário de saída dos grupos, solicitar o serviço de manobrista, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, demonstrar paciência, agir com bom senso, acolher o cliente e passageiro, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, propor associação de programas de fidelidade, imprimir relatórios de controle, registrar acompanhantes, coordenar equipe, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, pedir forma de garantia de pagamento, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, anunciar a chegada do cliente, preparar o ´mise-en-place´, avisar o concierge da chegada do hóspede, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, realizar câmbio de moedas, auxiliar o cliente com informações financeiras, distribuir jornais, revistas, flores etc., demonstrar iniciativa, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, demonstrar senso de organização.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Recepcionista de Hotel ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Recepcionista de Hotel e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Recepcionistas que ficou em 5.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Recepcionista de Hotel em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Recepcionista de Hotel ficou em 3.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 16,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Recepcionistas 2025
O salário de Recepcionista de Hotel mostrado aqui é resultado do levantamento de 56.509 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Recepcionistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Recepcionista de Hotel com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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