O dissídio de Guest Relations 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422120 no cargo de Guest Relations.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.043,56

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

13.644 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itapeva - SP

R$ 2.847,30

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

3.982 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Recepcionista de hotel realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.

Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Guest Relations

O Recepcionista de hotel planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.

Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.

Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.

Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.

Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.

Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do Recepcionista de hotel

O profissional Guest Relations deve prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, agendar serviços, organizar informações a serem prestadas, comunicar-se, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, observar normas internas de segurança, demonstrar competências pessoais, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, planejar o cotidiano.

Condições de trabalho da profissão

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel

Um Recepcionista de hotel deve efetuar acertos em contas, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, anotar telefonemas e recados, demonstrar empatia, demonstrar pró atividade, planejar o dia seguinte, emitir extrato de contas, fornecer indicações de locais para câmbio de moedas, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, bloquear apartamento, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, ouvir com atenção, averiguar horário de saída dos grupos, atender o cliente com informações precisas, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, distribuir jornais, revistas, flores etc., acolher o cliente e passageiro, guardar volumes de prestadores de serviços, imprimir relatórios de controle, anunciar a chegada do cliente, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, demonstrar eficiência, demonstrar entusiasmo, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, acionar alarme de segurança em caso de assalto, demonstrar espírito de equipe, circular informações internas, fornecer informações meteorológicas, emitir notas fiscais e recibos, realizar câmbio de moedas, preparar o ´mise-en-place´, pedir forma de garantia de pagamento, coordenar equipe, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, agir com bom senso, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, demonstrar conhecimentos de informática, demonstrar iniciativa, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, lançar despesas em contas, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, conferir documentos com identificação, solicitar o serviço de manobrista, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, distribuir malotes, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, transmitir recados e fax, receber pagamentos, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, encerrar a conta no sistema, participar de reuniões na troca de turnos, oferecer transporte ao cliente, efetuar cobrança ´no show´, propor associação de programas de fidelidade, registrar acompanhantes, demonstrar interesse, organizar materiais de trabalho, oferecer auxílio para a bagagem, auxiliar o cliente com informações financeiras, avisar o concierge da chegada do hóspede, agendar reservas / consultas dos clientes, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, emitir o cartão de liberação de saída, encerrar o ´pos´ (point of sale), solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, demonstrar respeito mútuo, demonstrar paciência, fornecer serviço de cofre, atualizar conta, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, demonstrar senso de organização, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, providenciar solicitações de reservas especiais, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, averiguar agenda semanal de eventos, demonstrar autonomia, verificar cadastro e reserva, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, interagir com os outros departamentos, fechar contas masters, encaminhar o cliente para os diversos setores, auxiliar o hóspede com atendimento médico, identificar o espaço físico da empresa, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Guest Relations ficou em 7.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Guest Relations e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Recepcionistas que ficou em 7.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Guest Relations em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Guest Relations ficou em 9.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Recepcionistas 2024

O salário de Guest Relations mostrado aqui é resultado do levantamento de 51883 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Recepcionistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Guest Relations com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Guest Relations CBO 422120 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Guest Relations em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Guest Relations por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 1.967,31 2.043,56 2.883,93 9,38 4.90%
Minas Gerais 43h 1.624,18 1.687,12 2.380,92 7,90 5.10%
Santa Catarina 43h 1.961,31 2.037,33 2.875,14 9,39 7.90%
Rio de Janeiro 43h 1.811,44 1.881,65 2.655,44 8,73 4.30%
Paraná 43h 1.838,17 1.909,41 2.694,61 8,82 5.30%
Rio Grande do Sul 43h 1.733,39 1.800,57 2.541,02 8,34 5.70%
Bahia 43h 1.645,35 1.709,12 2.411,96 7,86 6.00%
Goiás 42h 1.544,45 1.604,31 2.264,05 7,58 8.30%
Mato Grosso 42h 1.581,26 1.642,55 2.318,01 7,84 6.90%
Mato Grosso do Sul 43h 1.587,67 1.649,20 2.327,40 7,65 4.90%
Pernambuco 43h 1.649,88 1.713,82 2.418,60 7,95 5.30%
Espírito Santo 43h 1.694,67 1.760,35 2.484,25 8,28 7.70%
Pará 42h 1.496,65 1.554,65 2.193,97 7,37 8.20%
Ceará 43h 1.590,07 1.651,69 2.330,92 7,70 6.20%
Alagoas 43h 1.607,95 1.670,27 2.357,14 7,69 6.30%
Distrito Federal 43h 1.787,82 1.857,11 2.620,81 8,73 8.20%
Rio Grande do Norte 44h 1.548,92 1.608,95 2.270,60 7,36 4.70%
Tocantins 42h 1.435,04 1.490,65 2.103,65 7,03 5.50%
Maranhão 42h 1.481,30 1.538,71 2.171,47 7,26 5.10%
Amazonas 43h 1.631,31 1.694,54 2.391,39 7,93 5.30%
Rondônia 42h 1.508,71 1.567,19 2.211,66 7,55 5.50%
Paraíba 43h 1.440,59 1.496,42 2.111,79 6,93 4.60%
Sergipe 43h 1.468,08 1.524,97 2.152,09 7,15 4.40%
Piauí 43h 1.494,45 1.552,37 2.190,75 7,28 4.80%
Roraima 41h 1.406,03 1.460,53 2.061,14 7,16 5.70%
Acre 43h 1.532,70 1.592,10 2.246,82 7,37 7.70%
Amapá 40h 1.449,26 1.505,43 2.124,51 7,56 5.80%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Guest Relations.

Dissídio de Guest Relations por cidade

Quanto ganha um Guest Relations nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Guest Relations na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 2.214,97 2.300,82 3.246,99 10,52 6.10%
Rio de Janeiro, RJ 43 1.928,67 2.003,42 2.827,28 9,28 4.50%
Florianópolis, SC 44 2.116,52 2.198,55 3.102,66 10,07 7.10%
Curitiba, PR 44 1.876,59 1.949,32 2.750,94 8,92 8.30%
Belo Horizonte, MG 43 1.889,81 1.963,06 2.770,33 9,15 7.60%
Porto Seguro, BA 43 1.676,68 1.741,67 2.457,89 8,03 5.30%
Gramado, RS 44 1.917,25 1.991,56 2.810,54 9,07 5.50%
Brasília, DF 43 1.787,82 1.857,11 2.620,81 8,73 8.30%
Foz do Iguaçu, PR 44 2.102,28 2.183,76 3.081,79 9,96 6.20%
Balneário Camboriú, SC 43 2.060,55 2.140,41 3.020,61 9,84 6.20%
Salvador, BA 44 1.683,73 1.748,99 2.468,23 8,02 7.50%
Campinas, SP 44 1.946,27 2.021,70 2.853,08 9,27 6.70%
Goiânia, GO 43 1.575,20 1.636,25 2.309,12 7,68 8.30%
Porto Alegre, RS 44 1.746,02 1.813,69 2.559,53 8,27 6.20%
Maceió, AL 43 1.654,02 1.718,12 2.424,67 7,94 8.00%
Armação de Búzios, RJ 43 1.825,37 1.896,12 2.675,86 8,77 6.50%
Ribeirão Preto, SP 44 2.063,97 2.143,97 3.025,63 9,76 6.40%
Ilhéus, BA 44 1.788,94 1.858,27 2.622,45 8,48 8.00%
São Sebastiao, SP 44 1.757,31 1.825,42 2.576,08 8,33 6.40%
Guarulhos, SP 43 2.141,75 2.224,76 3.139,64 10,28 5.60%
Ubatuba, SP 44 1.622,37 1.685,25 2.378,28 7,69 5.80%
Manaus, AM 43 1.614,72 1.677,30 2.367,06 7,84 4.90%
Ipojuca, PE 43 1.669,95 1.734,67 2.448,02 7,98 6.70%
Campo Grande, MS 43 1.683,74 1.749,00 2.468,24 8,10 7.00%
Fortaleza, CE 42 1.555,97 1.616,27 2.280,93 7,66 7.80%
Campos do Jordao, SP 44 1.728,89 1.795,90 2.534,43 8,19 4.30%
Bombinhas, SC 44 1.923,96 1.998,53 2.820,38 9,12 5.50%
Vitoria, ES 44 1.912,92 1.987,06 2.804,20 9,13 6.60%
Aparecida, SP 44 1.669,87 1.734,59 2.447,91 7,93 5.90%
Natal, RN 44 1.617,04 1.679,71 2.370,46 7,70 4.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Guest Relations. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Guest Relations no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Hotéis 1.736,39 1.803,68 2.545,41 5.00%
Condomínios prediais 2.173,80 2.258,05 3.186,62 4.40%
Motéis 1.637,04 1.700,49 2.399,78 4.50%
Locação de mão-de-obra temporária 2.211,26 2.296,96 3.241,55 6.50%
Outros alojamentos 1.612,99 1.675,51 2.364,52 6.70%
Restaurantes e similares 1.715,54 1.782,03 2.514,86 7.40%
Apart-hotéis 1.865,30 1.937,60 2.734,39 6.80%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.751,48 1.819,37 2.567,54 4.70%
Pensões (alojamento) 1.588,16 1.649,72 2.328,13 7.20%
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 1.888,26 1.961,45 2.768,05 6.60%
Albergues, exceto assistenciais 1.598,23 1.660,17 2.342,89 6.80%
Serviços de reservas e outros serviços de turismo 1.718,85 1.785,47 2.519,71 8.10%
Gestão e administração da propriedade imobiliária 1.797,14 1.866,79 2.634,47 5.40%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 1.698,82 1.764,66 2.490,34 4.90%
Cabeleireiros 1.718,00 1.784,59 2.518,46 8.00%
Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê 1.641,11 1.704,71 2.405,74 5.60%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 1.703,01 1.769,01 2.496,48 5.00%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.565,61 2.665,05 3.761,00 7.30%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 1.930,06 2.004,86 2.829,33 4.40%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 2.261,94 2.349,61 3.315,83 5.80%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.