O dissídio de Concierge 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422130 no cargo de Concierge.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 4.427,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.165 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Paulo - SP

R$ 2.653,12

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

687 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Concierge recepciona, atende e presta serviços de apoio personalizado a clientes, propiciando seu conforto e sua comodidade Recepciona o cliente, conhecendo suas solicitações de apoio personalizado.

Busca informações sobre a disponibilidade do serviço ou produto solicitado Informa ao cliente sobre a oferta disponível, auxiliando na seleção Encarrega-se dos trâmites administrativos e logísticos para a aquisição do produto ou para a execução do serviço solicitado.

Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Concierge

O Concierge prepara os recursos de trabalho, organizando os materiais e os equipamentos e mantendo, em sistema informatizado, cadastro de contatos para prestação de diferentes serviços Recepciona o cliente - de hotéis, hospitais, condomínios residenciais e comerciais, companhias aéreas, administradoras de cartão de crédito ou outras empresas de diversas naturezas -, informando-se sobre as suas preferências e hábitos.

Toma conhecimento das solicitações de apoio personalizado do cliente, que podem ser demandas rotineiras e previsíveis ou, ainda, problemas e demandas de urgência e emergência, geralmente imprevisíveis.

Busca informações sobre a disponibilidade dos serviços de apoio solicitados Pode averiguar agenda semanal de eventos, levantar programação cultural, verificar a oferta de serviços de hospedagem e transporte, analisar roteiros turísticos e avaliar outros produtos ou serviços.

Informa ao cliente sobre a oferta dos serviços ou produtos solicitados, auxiliando na sua seleção Efetiva as ações de apoio.

Nesse sentido, pode providenciar reservas, ingressos e inscrições em atividades de lazer, turismo e entretenimento.

Pode, ainda, agendar atendimento em serviços de saúde ou marcar compromissos profissionais e acadêmicos Pode, também, comprar objetos e produtos, especialmente os típicos de um local ou uma região.

Encarrega-se dos trâmites administrativos e logísticos para a aquisição do produto ou para a execução do serviço solicitado.

Controla a entrega das encomendas Documenta o serviço de apoio solicitado pelo cliente e organiza notas fiscais e outros comprovantes para prestação de contas Lança as despesas na conta do cliente.

Interage diretamente com clientes, parceiros, fornecedores e prestadores de serviços Comunica-se com diversas áreas e setores da empresa onde trabalha Pode prestar atendimento em língua(s) estrangeira(s), preferencialmente inglês e/ou espanhol.

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Funções do Concierge

O profissional Concierge deve organizar informações a serem prestadas, observar normas internas de segurança, planejar o cotidiano, comunicar-se, prestar atendimento/ apoio personalizado ao hóspede, demonstrar competências pessoais, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros.

Condições de trabalho da profissão

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Concierge

Um Concierge deve demonstrar eficiência, organizar materiais de trabalho, demonstrar senso de organização, interagir com os outros departamentos, colher feedback das informações prestadas, demonstrar interesse, certificar-se de entrega de documentos/encomendas aos hóspedes, resolver pendências do dia anterior, averiguar agenda semanal de eventos, prestar assistência ao hóspede em caso e extravio de bagagem, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, ouvir com atenção, participar de reuniões na troca de turnos, agendar reservas / consultas dos clientes, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, demonstrar espírito de equipe, demonstrar empatia, atualizar banco de dados do estabelecimento, informar-se sobre o hóspede( preferências, necessidades, hábitos), estabelecer contato/comunicação visual com o cliente, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, oferecer suporte ao hóspede em diferentes eventualidades, auxiliar o cliente com informações financeiras, circular informações internas, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, demonstrar respeito mútuo, oferecer auxílio para a bagagem, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, providenciar solicitações de reservas especiais, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, atender o cliente com informações precisas, fornecer indicações de locais para câmbio de moedas, organizar as entregas aos hóspedes, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, intermediar na obtenção de autorizações dos convênios, providenciar envio de itens/objetos solicitados pelos hóspedes, lançar despesas em contas, acionar alarme de segurança em caso de assalto, providenciar compra de itens/objetos solicitados pelos hóspedes, auxiliar na organização de ocasiões especiais aos hóspedes( pedido de casamento, aniversário, comemorações em geral), consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, checar solicitações dos hóspedes, auxiliar o hóspede com atendimento médico, identificar o espaço físico da empresa, planejar o dia seguinte, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar iniciativa, demonstrar paciência, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, manter anonimidade do hóspede quando solicitado, demonstrar autonomia, coordenar equipe, conferir idoneidade dos clientes, demonstrar conhecimentos de informática, acompanhar as solicitações dos hóspedes, estabelecer rede de contatos para atendimento de solicitações dos clientes, demonstrar entusiasmo, providenciar a compra de ingressos para eventos em geral, visitar locais/estabelecimentos para serem indicados aos hóspedes, auxiliar no planejamento de roteiros turísticos aos hóspedes, demonstrar pró atividade, colher principais notícias e manchetes do dia, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, oferecer transporte ao cliente, consultar solicitações especiais de hóspedes, acolher o cliente e passageiro, conferir documentos com identificação, fornecer informações meteorológicas, protocolar documentos/encomendas de hóspedes, agendar transfers e carros executivos, distribuir jornais, revistas, flores etc., auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., solicitar o serviço de manobrista, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, agir com bom senso.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Concierge ficou em 7.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Concierge e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Recepcionistas que ficou em 7.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Concierge em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Concierge ficou em 8.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Recepcionistas 2024

O salário de Concierge mostrado aqui é resultado do levantamento de 2711 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Recepcionistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Concierge com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Concierge CBO 422130 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Concierge em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Concierge por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 2.231,46 2.317,95 3.271,16 10,83 5.30%
Rio de Janeiro 43h 2.013,42 2.091,46 2.951,53 9,74 6.80%
Minas Gerais 43h 1.677,54 1.742,56 2.459,15 8,09 4.70%
Bahia 42h 2.045,31 2.124,58 2.998,27 10,06 8.10%
Distrito Federal 42h 1.658,49 1.722,76 2.431,22 8,17 7.20%
Paraná 41h 1.669,41 1.734,11 2.447,23 8,39 7.20%
Rio Grande do Sul 43h 1.855,31 1.927,22 2.719,75 8,99 4.90%
Santa Catarina 44h 2.221,68 2.307,79 3.256,82 10,59 4.80%
Pernambuco 44h 1.870,47 1.942,96 2.741,96 8,90 5.60%
Goiás 43h 1.760,96 1.829,20 2.581,43 8,46 7.00%
Sergipe 43h 1.315,09 1.366,06 1.927,82 6,41 4.10%
Ceará 44h 1.701,80 1.767,76 2.494,71 8,12 7.70%
Mato Grosso 43h 1.544,29 1.604,14 2.263,81 7,41 4.50%
Amazonas 43h 1.550,25 1.610,33 2.272,55 7,52 6.70%
Espírito Santo 43h 1.834,74 1.905,85 2.689,60 8,86 5.80%
Mato Grosso do Sul 44h 1.844,17 1.915,65 2.703,42 8,71 7.70%
Maranhão 43h 1.675,24 1.740,16 2.455,77 8,11 7.40%
Rio Grande do Norte 44h 2.037,79 2.116,77 2.987,25 9,62 5.70%
Paraíba 44h 1.491,43 1.549,23 2.186,32 7,04 7.50%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Concierge.

Dissídio de Concierge por cidade

Quanto ganha um Concierge nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Concierge na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 2.554,13 2.653,12 3.744,17 12,40 4.40%
Rio de Janeiro, RJ 42 2.232,21 2.318,72 3.272,25 10,97 5.40%
Brasília, DF 42 1.658,49 1.722,76 2.431,22 8,17 6.60%
Salvador, BA 43 2.093,07 2.174,19 3.068,29 10,08 7.20%
Belo Horizonte, MG 43 1.945,06 2.020,45 2.851,32 9,36 7.40%
Mata de São Joao, BA 40 2.204,12 2.289,54 3.231,07 11,38 4.50%
Curitiba, PR 39 1.718,29 1.784,89 2.518,89 9,21 4.10%
Armação de Búzios, RJ 44 2.009,51 2.087,39 2.945,79 9,53 6.30%
Campinas, SP 40 1.837,49 1.908,70 2.693,62 9,50 6.10%
Aracaju, SE 43 1.317,78 1.368,85 1.931,76 6,43 4.20%
Uberlândia, MG 43 1.714,55 1.781,00 2.513,40 8,20 7.90%
Recife, PE 44 1.887,55 1.960,71 2.767,01 8,91 7.50%
Porto Feliz, SP 43 2.032,93 2.111,72 2.980,13 9,88 4.30%
Barueri, SP 44 1.894,86 1.968,30 2.777,73 9,03 7.00%
Porto Seguro, BA 43 2.015,18 2.093,29 2.954,11 9,78 6.60%
São Caetano do Sul, SP 44 1.473,66 1.530,77 2.160,27 6,96 6.70%
Manaus, AM 43 1.550,25 1.610,33 2.272,55 7,52 4.30%
Goiânia, GO 43 1.955,55 2.031,34 2.866,68 9,51 4.40%
Bento Goncalves, RS 44 1.623,60 1.686,53 2.380,08 7,67 6.70%
Poços de Caldas, MG 43 1.364,09 1.416,96 1.999,65 6,66 5.10%
Porto Alegre, RS 40 2.034,91 2.113,78 2.983,02 10,47 5.80%
Taubaté, SP 44 1.490,74 1.548,52 2.185,31 7,04 4.80%
São Roque, SP 41 2.336,04 2.426,58 3.424,46 11,98 6.90%
Maringá, PR 44 1.581,86 1.643,17 2.318,89 7,47 5.50%
Divinópolis, MG 43 1.475,21 1.532,39 2.162,55 7,18 8.00%
Juiz de Fora, MG 44 1.375,81 1.429,13 2.016,83 6,53 7.20%
São João de Meriti, RJ 44 1.603,84 1.666,00 2.351,11 7,57 5.90%
Ribeirão Preto, SP 44 1.914,47 1.988,67 2.806,46 9,04 6.20%
Caruaru, PE 44 1.583,44 1.644,81 2.321,21 7,56 7.70%
Sorocaba, SP 42 1.911,72 1.985,81 2.802,44 9,46 5.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Concierge. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Concierge no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 1.500,09 1.558,22 2.199,01 7.20%
Hotéis 2.173,90 2.258,15 3.186,77 6.40%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 2.366,77 2.458,50 3.469,50 4.90%
Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências 1.726,16 1.793,06 2.530,42 5.20%
Locação de mão-de-obra temporária 1.924,29 1.998,87 2.820,86 6.80%
Condomínios prediais 2.255,61 2.343,03 3.306,55 5.60%
Atividade médica ambulatorial restrita a consultas 2.266,30 2.354,13 3.322,22 7.40%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 2.478,69 2.574,76 3.633,58 6.00%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos 2.076,08 2.156,55 3.043,38 5.80%
Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares 1.946,68 2.022,12 2.853,68 7.70%
Gestão e administração da propriedade imobiliária 3.010,31 3.126,98 4.412,88 4.10%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.294,83 2.383,77 3.364,05 4.60%
Serviços de ressonância magnética 2.967,54 3.082,56 4.350,19 6.70%
Laboratórios clínicos 2.213,06 2.298,83 3.244,18 4.20%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 2.950,89 3.065,26 4.325,78 5.70%
Agências de viagens 2.726,03 2.831,68 3.996,15 4.50%
Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza 2.010,20 2.088,11 2.946,81 4.80%
Serviços de quimioterapia 2.031,68 2.110,42 2.978,29 6.20%
Restaurantes e similares 1.805,61 1.875,60 2.646,90 6.00%
Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação 1.638,39 1.701,89 2.401,76 6.60%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.