O dissídio de Recepcionista de Hotel 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 422120 no cargo de Recepcionista de Hotel.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.043,56

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

13.644 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itapeva - SP

R$ 2.847,30

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

3.982 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Recepcionista de hotel realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.

Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Recepcionista de Hotel

O Recepcionista de hotel planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.

Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.

Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.

Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.

Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.

Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do Recepcionista de hotel

O profissional Recepcionista de Hotel deve observar normas internas de segurança, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, organizar informações a serem prestadas, fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, comunicar-se, agendar serviços, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, planejar o cotidiano, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel

Um Recepcionista de hotel deve consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, demonstrar respeito mútuo, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, encerrar o ´pos´ (point of sale), demonstrar eficiência, demonstrar senso de organização, emitir o cartão de liberação de saída, realizar câmbio de moedas, efetuar cobrança ´no show´, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, receber pagamentos, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, demonstrar conhecimentos de informática, averiguar horário de saída dos grupos, lançar despesas em contas, auxiliar o hóspede com atendimento médico, cobrir informações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, guardar volumes de prestadores de serviços, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, demonstrar entusiasmo, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, preparar o ´mise-en-place´, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, atualizar conta, averiguar agenda semanal de eventos, planejar o dia seguinte, fornecer informações meteorológicas, oferecer transporte ao cliente, distribuir jornais, revistas, flores etc., atender o cliente com informações precisas, pedir forma de garantia de pagamento, anunciar a chegada do cliente, circular informações internas, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, verificar cadastro e reserva, demonstrar pró atividade, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, encaminhar o cliente para os diversos setores, anotar telefonemas e recados, avisar o concierge da chegada do hóspede, ouvir com atenção, participar de reuniões na troca de turnos, providenciar solicitações de reservas especiais, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, coordenar equipe, demonstrar iniciativa, encerrar a conta no sistema, propor associação de programas de fidelidade, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, demonstrar espírito de equipe, efetuar acertos em contas, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, demonstrar interesse, solicitar o serviço de manobrista, fornecer indicações de locais para câmbio de moedas, registrar acompanhantes, demonstrar paciência, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, interagir com os outros departamentos, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, emitir notas fiscais e recibos, agendar reservas / consultas dos clientes, demonstrar autonomia, oferecer auxílio para a bagagem, fornecer serviço de cofre, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, acolher o cliente e passageiro, conferir documentos com identificação, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, agir com bom senso, emitir extrato de contas, distribuir malotes, auxiliar o cliente com informações financeiras, imprimir relatórios de controle, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, transmitir recados e fax, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, fechar contas masters, demonstrar empatia, acionar alarme de segurança em caso de assalto, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, bloquear apartamento, identificar o espaço físico da empresa, organizar materiais de trabalho.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Recepcionista de Hotel ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Recepcionista de Hotel e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Recepcionistas que ficou em 7.90% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Recepcionista de Hotel em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Recepcionista de Hotel ficou em 4.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Recepcionistas 2024

O salário de Recepcionista de Hotel mostrado aqui é resultado do levantamento de 51883 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Recepcionistas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Recepcionista de Hotel com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Recepcionista de Hotel CBO 422120 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Recepcionista de Hotel em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Recepcionista de Hotel por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 1.967,31 2.043,56 2.883,93 9,38 4.10%
Minas Gerais 43h 1.624,18 1.687,12 2.380,92 7,90 5.10%
Santa Catarina 43h 1.961,31 2.037,33 2.875,14 9,39 4.10%
Rio de Janeiro 43h 1.811,44 1.881,65 2.655,44 8,73 4.50%
Paraná 43h 1.838,17 1.909,41 2.694,61 8,82 6.20%
Rio Grande do Sul 43h 1.733,39 1.800,57 2.541,02 8,34 4.40%
Bahia 43h 1.645,35 1.709,12 2.411,96 7,86 7.70%
Goiás 42h 1.544,45 1.604,31 2.264,05 7,58 6.20%
Mato Grosso 42h 1.581,26 1.642,55 2.318,01 7,84 5.80%
Mato Grosso do Sul 43h 1.587,67 1.649,20 2.327,40 7,65 5.70%
Pernambuco 43h 1.649,88 1.713,82 2.418,60 7,95 6.50%
Espírito Santo 43h 1.694,67 1.760,35 2.484,25 8,28 6.30%
Pará 42h 1.496,65 1.554,65 2.193,97 7,37 7.40%
Ceará 43h 1.590,07 1.651,69 2.330,92 7,70 4.80%
Alagoas 43h 1.607,95 1.670,27 2.357,14 7,69 6.60%
Distrito Federal 43h 1.787,82 1.857,11 2.620,81 8,73 6.00%
Rio Grande do Norte 44h 1.548,92 1.608,95 2.270,60 7,36 4.20%
Tocantins 42h 1.435,04 1.490,65 2.103,65 7,03 5.40%
Maranhão 42h 1.481,30 1.538,71 2.171,47 7,26 7.90%
Amazonas 43h 1.631,31 1.694,54 2.391,39 7,93 4.30%
Rondônia 42h 1.508,71 1.567,19 2.211,66 7,55 7.40%
Paraíba 43h 1.440,59 1.496,42 2.111,79 6,93 5.00%
Sergipe 43h 1.468,08 1.524,97 2.152,09 7,15 8.00%
Piauí 43h 1.494,45 1.552,37 2.190,75 7,28 7.70%
Roraima 41h 1.406,03 1.460,53 2.061,14 7,16 6.00%
Acre 43h 1.532,70 1.592,10 2.246,82 7,37 4.40%
Amapá 40h 1.449,26 1.505,43 2.124,51 7,56 7.10%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Recepcionista de Hotel.

Dissídio de Recepcionista de Hotel por cidade

Quanto ganha um Recepcionista de Hotel nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Recepcionista de Hotel na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 2.214,97 2.300,82 3.246,99 10,52 5.60%
Rio de Janeiro, RJ 43 1.928,67 2.003,42 2.827,28 9,28 5.90%
Florianópolis, SC 44 2.116,52 2.198,55 3.102,66 10,07 5.00%
Curitiba, PR 44 1.876,59 1.949,32 2.750,94 8,92 6.40%
Belo Horizonte, MG 43 1.889,81 1.963,06 2.770,33 9,15 5.70%
Porto Seguro, BA 43 1.676,68 1.741,67 2.457,89 8,03 6.10%
Gramado, RS 44 1.917,25 1.991,56 2.810,54 9,07 7.90%
Brasília, DF 43 1.787,82 1.857,11 2.620,81 8,73 5.70%
Foz do Iguaçu, PR 44 2.102,28 2.183,76 3.081,79 9,96 4.90%
Balneário Camboriú, SC 43 2.060,55 2.140,41 3.020,61 9,84 4.20%
Salvador, BA 44 1.683,73 1.748,99 2.468,23 8,02 7.10%
Campinas, SP 44 1.946,27 2.021,70 2.853,08 9,27 5.40%
Goiânia, GO 43 1.575,20 1.636,25 2.309,12 7,68 6.60%
Porto Alegre, RS 44 1.746,02 1.813,69 2.559,53 8,27 7.00%
Maceió, AL 43 1.654,02 1.718,12 2.424,67 7,94 7.80%
Armação de Búzios, RJ 43 1.825,37 1.896,12 2.675,86 8,77 4.30%
Ribeirão Preto, SP 44 2.063,97 2.143,97 3.025,63 9,76 7.50%
Ilhéus, BA 44 1.788,94 1.858,27 2.622,45 8,48 7.50%
São Sebastiao, SP 44 1.757,31 1.825,42 2.576,08 8,33 5.70%
Guarulhos, SP 43 2.141,75 2.224,76 3.139,64 10,28 6.20%
Ubatuba, SP 44 1.622,37 1.685,25 2.378,28 7,69 8.00%
Manaus, AM 43 1.614,72 1.677,30 2.367,06 7,84 5.10%
Ipojuca, PE 43 1.669,95 1.734,67 2.448,02 7,98 6.80%
Campo Grande, MS 43 1.683,74 1.749,00 2.468,24 8,10 5.40%
Fortaleza, CE 42 1.555,97 1.616,27 2.280,93 7,66 5.40%
Campos do Jordao, SP 44 1.728,89 1.795,90 2.534,43 8,19 4.80%
Bombinhas, SC 44 1.923,96 1.998,53 2.820,38 9,12 7.70%
Vitoria, ES 44 1.912,92 1.987,06 2.804,20 9,13 5.80%
Aparecida, SP 44 1.669,87 1.734,59 2.447,91 7,93 6.50%
Natal, RN 44 1.617,04 1.679,71 2.370,46 7,70 6.70%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Recepcionista de Hotel. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Recepcionista de Hotel no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Hotéis 1.736,39 1.803,68 2.545,41 5.60%
Condomínios prediais 2.173,80 2.258,05 3.186,62 5.10%
Motéis 1.637,04 1.700,49 2.399,78 6.20%
Locação de mão-de-obra temporária 2.211,26 2.296,96 3.241,55 5.30%
Outros alojamentos 1.612,99 1.675,51 2.364,52 5.20%
Restaurantes e similares 1.715,54 1.782,03 2.514,86 5.80%
Apart-hotéis 1.865,30 1.937,60 2.734,39 6.40%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.751,48 1.819,37 2.567,54 8.20%
Pensões (alojamento) 1.588,16 1.649,72 2.328,13 5.90%
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 1.888,26 1.961,45 2.768,05 4.10%
Albergues, exceto assistenciais 1.598,23 1.660,17 2.342,89 5.00%
Serviços de reservas e outros serviços de turismo 1.718,85 1.785,47 2.519,71 5.60%
Gestão e administração da propriedade imobiliária 1.797,14 1.866,79 2.634,47 6.00%
Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas 1.698,82 1.764,66 2.490,34 7.70%
Cabeleireiros 1.718,00 1.784,59 2.518,46 6.10%
Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê 1.641,11 1.704,71 2.405,74 4.50%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 1.703,01 1.769,01 2.496,48 4.40%
Serviços de assistência social sem alojamento 2.565,61 2.665,05 3.761,00 4.40%
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais 1.930,06 2.004,86 2.829,33 6.40%
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências 2.261,94 2.349,61 3.315,83 7.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.