O dissídio de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233220 no cargo de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 17.278,50

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Mato Grosso do Sul

147 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Campo Grande - MS

R$ 5.647,28

Cidade que mais contrata

Campo Grande - MS

47 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agroflorestal no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar tecnologias de uso e ocupação do solo por florestas nativas e plantadas, e exploração de produtos madeireiros e não madeireiros Promove a aprendizagem em situações de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, produtos e serviços, insumos e equipamentos, custos e tempos operacionais.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.

O que faz um Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal

O Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agroflorestal no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos de produção do sistema agroflorestal de produtos madeireiros e não madeireiros, instalações e necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático, define e prepara recursos de trabalho.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agroflorestal, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.

Ensina técnicas agroflorestais, considerando aspectos estruturais e funcionais, referentes a processos, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instalações, aproveitamento de recursos naturais, estimativa de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudo de casos, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas de uso e ocupação do solo, nos processos de produção e na realização de serviços agroflorestais, considerando aspectos tais como qualidade do solo e da água, condições climáticas, medições e demarcações de áreas, controle biológico, práticas de irrigação e drenagem, composição de espécies, manejo integrado de doenças e pragas, uso de ferramentas tecnológicas, logística de distribuição e a de comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros como madeira, látex, frutos, celulose, fibras, entre outros.

Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.

Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.

Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.

Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.

Pode prestar assessoria e coordenar equipe de docentes de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Reaproveita materiais e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.

Funções do Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal

O profissional Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal deve desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, planejar metas e estratégias de ações educacionais, prestar serviços À comunidade, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, elaborar material pedagógico, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho.

Condições de trabalho da profissão

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal

Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal deve demonstrar capacidade de aprendizagem, investigar diferentes recursos didáticos, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, adequar material pedagógico, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, organizar exposições de produtos, identificar características e interesses pessoais dos alunos, executar a manutenção preventiva, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, expressar-se com clareza, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, fixar critérios de avaliação dos alunos, utilizar referenciais de avaliação normatizados, encaminhar alunos para atendimentos específicos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, dialogar com os alunos, conferir a execução da manutenção, demonstrar tolerância e paciência, criar relacionamentos de confiabilidade, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, estabelecer referenciais de avaliação, participar de atividades de elaboração do plano de curso, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, consultar manual do equipamento para manutenção, sistematizar os termos técnicos da área, identificar novas fontes para atualização, dialogar com outros setores ou unidades da escola, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, agir eticamente na profissão, sistematizar a legislação na sua área, corrigir trabalhos, provas, exercícios, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, comprovar qualificação profissional na área de atuação, prestar assessoria técnica à comunidade, promover a exposição e venda de produtos do curso, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), negociar projetos e cursos, divulgar ideias através de projetos de ensino, preparar recursos audiovisuais, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, demonstrar liderança, demonstrar flexibilidade, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, revisar material pedagógico, avaliar competências adquiridas anteriormente, elaborar os planos de aula, participar de campanhas educativas, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, processar materiais para a utilização em ensino, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, controlar o estoque de peças de reposição, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, comprovar certificação das competências, dialogar com os outros professores, confeccionar apostilas para apoio às aulas, programar calendário de atividades para estágios de alunos, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, participar de ações institucionais com objetivo social, registrar controles de estoque, tomar providências em casos de emergência, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, dialogar com membros e instituições da comunidade, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, verificar o estado dos equipamentos de segurança, promover intercâmbios institucionais, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, preencher planilhas de custo, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, auto avaliar-se, tomar parte na organização do currículo escolar, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, analisar as avaliações, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, limpar os equipamentos, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, dialogar com os meios de comunicação de massa, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, demonstrar perseverança, preencher diários de classe ou similares, comprovar experiência na área específica, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, demonstrar capacidade de organização, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, sistematizar a produção científica da área, sistematizar as mudanças tecnológicas, demonstrar criatividade, criar situações interativas com o mercado de trabalho, orientar os alunos, sistematizar as normas técnicas, demonstrar capacidade de avaliação, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, criar situações de trabalho em equipe, registrar as tarefas executadas pelos alunos, participar da captação de recursos financeiros e físicos, especificar equipamentos para manutenção e reposição, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, integrar-se em eventos da área.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 6.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal ficou em 8.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2024

O salário de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal mostrado aqui é resultado do levantamento de 211 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal CBO 233220 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Mato Grosso do Sul 40h 5.370,21 5.578,34 7.872,32 27,78 7.00%
São Paulo 40h 4.700,67 4.882,85 6.890,83 24,26 7.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal.

Dissídio de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal por cidade

Quanto ganha um Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Campo Grande, MS 40 5.436,57 5.647,28 7.969,61 28,24 5.90%
Três Lagoas, MS 40 5.228,66 5.431,30 7.664,82 26,92 5.20%
Dourados, MS 40 5.460,56 5.672,20 8.004,78 28,36 7.40%
Corumbá, MS 40 5.460,56 5.672,20 8.004,78 28,36 4.60%
Aparecida do Taboado, MS 40 5.408,81 5.618,44 7.928,92 28,09 5.40%
Lençóis Paulista, SP 42 5.395,41 5.604,52 7.909,27 26,80 7.40%
Itatinga, SP 44 4.941,21 5.132,72 7.243,45 23,33 7.80%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 5.439,71 5.650,54 7.974,21 7.70%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 4.590,56 4.768,48 6.729,42 4.20%
Fabricação de celulose e outras pastas para a fabricação de papel 5.324,28 5.530,64 7.805,00 4.40%
Cultivo de eucalipto 5.374,16 5.582,44 7.878,11 7.40%
Ensino de idiomas 3.450,40 3.584,13 5.058,02 4.20%
Fabricação de álcool 4.469,49 4.642,71 6.551,94 4.70%
Ensino médio 2.798,70 2.907,17 4.102,68 6.60%
Atividades de apoio à produção florestal 5.093,91 5.291,33 7.467,29 7.50%
Extração de madeira em florestas plantadas 3.374,71 3.505,50 4.947,07 4.90%
Moagem e fabricação de produtos de origem vegetal 2.406,72 2.500,00 3.528,08 5.90%
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária 3.128,74 3.250,00 4.586,50 8.00%
Comércio varejista de livros 1.482,54 1.540,00 2.173,29 5.00%
Serviços de assistência social sem alojamento 4.572,77 4.750,00 6.703,34 7.40%
Educação profissional de nível técnico 1.925,38 2.000,00 2.822,46 5.10%
Ensino fundamental 16.633,82 17.278,50 24.383,94 5.90%
Educação infantil - pré-escola 1.947,52 2.023,00 2.854,92 4.60%
Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo 2.428,86 2.523,00 3.560,53 4.40%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 2.541,50 2.640,00 3.725,65 6.00%
Atividades de teleatendimento 4.139,56 4.300,00 6.068,29 6.90%
Educação superior - graduação 1.486,15 1.543,75 2.178,59 7.90%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.