O dissídio de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 233220 no cargo de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso do Sul
R$ 5.590,89
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Mato Grosso do Sul
163 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Lençóis Paulista - SP
R$ 5.719,80
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Campo Grande - MS
49 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades de Ensino
R$ 5.769,10
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
142 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal Ministra aulas para a aprendizagem e o treinamento agroflorestal no ensino profissional, para o aluno desenvolver a capacidade de utilizar tecnologias de uso e ocupação do solo por florestas nativas e plantadas, e exploração de produtos madeireiros e não madeireiros Promove a aprendizagem em situações de trabalho, por meio do ensino de teorias e práticas referentes a processos, produtos e serviços, insumos e equipamentos, custos e tempos operacionais.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem e avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos, elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho de acordo com a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, ambientais e de qualidade.
O que faz um Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal planeja ações educacionais para aprendizagem e treinamento agroflorestal no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos de produção do sistema agroflorestal de produtos madeireiros e não madeireiros, instalações e necessidades do mercado de trabalho Seleciona material didático, define e prepara recursos de trabalho.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem e o treinamento agroflorestal, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com a área tecnológica e com o contexto social, político e econômico.
Ensina técnicas agroflorestais, considerando aspectos estruturais e funcionais, referentes a processos, insumos, produtos e serviços, equipamentos, instalações, aproveitamento de recursos naturais, estimativa de custos e tempos operacionais, com observância de normas técnicas, de segurança e saúde no trabalho, de preservação ambiental e de qualidade Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e princípios, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema e estudo de casos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades, envolvendo saberes e habilidades que possibilitam aplicar métodos e técnicas de uso e ocupação do solo, nos processos de produção e na realização de serviços agroflorestais, considerando aspectos tais como qualidade do solo e da água, condições climáticas, medições e demarcações de áreas, controle biológico, práticas de irrigação e drenagem, composição de espécies, manejo integrado de doenças e pragas, uso de ferramentas tecnológicas, logística de distribuição e a de comercialização de produtos madeireiros e não madeireiros como madeira, látex, frutos, celulose, fibras, entre outros.
Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos, habilidades e atitudes Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos e produtos.
Propõe estudos, projetos interdisciplinares e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisa.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, de observação, de resolução de situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.
Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, feiras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos.
Pode prestar assessoria e coordenar equipe de docentes de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino, de aula e de demonstração, diários de classe, fichas de alunos, planilhas, relatórios, reposição de materiais, ocorrências de manutenção, controle de estoques Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Zela pela integridade e manutenção dos recursos de trabalho Reaproveita materiais e identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação.
Funções do Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
O profissional Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal deve sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, planejar metas e estratégias de ações educacionais, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, elaborar material pedagógico, prestar serviços À comunidade, demonstrar competências pessoais, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal deve utilizar referenciais de avaliação normatizados, tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes), prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, demonstrar flexibilidade, criar relacionamentos de confiabilidade, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, especificar equipamentos para manutenção e reposição, executar a manutenção preventiva, limpar os equipamentos, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, identificar novas fontes para atualização, criar situações de trabalho em equipe, demonstrar capacidade de organização, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, comprovar experiência na área específica, dialogar com os meios de comunicação de massa, controlar o estoque de peças de reposição, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, divulgar ideias através de projetos de ensino, sistematizar as normas técnicas, agir eticamente na profissão, negociar projetos e cursos, sistematizar a produção científica da área, avaliar competências adquiridas anteriormente, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, dialogar com os alunos, sistematizar a legislação na sua área, criar situações interativas com o mercado de trabalho, elaborar os planos de aula, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, promover a exposição e venda de produtos do curso, verificar o estado dos equipamentos de segurança, mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, registrar controles de estoque, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, confeccionar apostilas para apoio às aulas, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, sistematizar os termos técnicos da área, participar de atividades de elaboração do plano de curso, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, estabelecer referenciais de avaliação, programar calendário de atividades para estágios de alunos, encaminhar alunos para atendimentos específicos, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, demonstrar perseverança, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, demonstrar liderança, participar de ações institucionais com objetivo social, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, prestar assessoria técnica à comunidade, demonstrar criatividade, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, demonstrar capacidade de aprendizagem, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, analisar as avaliações, comprovar certificação das competências, identificar características e interesses pessoais dos alunos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, demonstrar capacidade de avaliação, participar da captação de recursos financeiros e físicos, tomar providências em casos de emergência, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, promover intercâmbios institucionais, dialogar com membros e instituições da comunidade, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, auto avaliar-se, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, corrigir trabalhos, provas, exercícios, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, orientar os alunos, revisar material pedagógico, organizar exposições de produtos, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, investigar diferentes recursos didáticos, dialogar com outros setores ou unidades da escola, expressar-se com clareza, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, sistematizar as mudanças tecnológicas, avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, preencher diários de classe ou similares, conferir a execução da manutenção, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, participar de campanhas educativas, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, expor ideias e opiniões em reuniões da escola, demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, demonstrar tolerância e paciência, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, comprovar qualificação profissional na área de atuação, processar materiais para a utilização em ensino, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, preparar recursos audiovisuais, consultar manual do equipamento para manutenção, preencher planilhas de custo, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, tomar parte na organização do currículo escolar, integrar-se em eventos da área, registrar as tarefas executadas pelos alunos, fixar critérios de avaliação dos alunos, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, dialogar com os outros professores, adequar material pedagógico.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Instrutores de ensino profissional que ficou em 6.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal ficou em 9.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Instrutores de ensino profissional 2025
O salário de Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal mostrado aqui é resultado do levantamento de 227 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Instrutores de ensino profissional que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Instrutor de Ensino e Aprendizagem Agroflorestal com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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