O dissídio de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231210 no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental).
Estado com maior salário médio
Goiás
R$ 5.138,97
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
17.547 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.483,95
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.022 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Organizações Associativas Patronais e Empresariais
R$ 5.917,97
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Ensino Fundamental
15.229 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.
Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.
Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental)
O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.
Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.
Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.
Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.
Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.
Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.
Funções do Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O profissional Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) deve avaliar os alunos, comunicar-se, ministrar aulas, participar na elaboração do projeto pedagógico, demonstrar competências pessoais, efetuar registros burocráticos pedagógicos, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, preparar aulas, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) deve refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, registrar conceitos e notas dos alunos, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, exercer autoridade com critério, analisar material didático e paradidático, registrar conteúdos e atividades ministrados, selecionar material didático, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, conversar com os pais dos alunos, redigir relatório sobre alunos com problemas, trabalhar conceitos de família e cidadania, sugerir objetivos gerais e específicos, interagir com a comunidade escolar, traçar os objetivos dos eventos, contatar instituições para viabilização de atividades, opinar sobre propostas pedagógicas, listar fontes de pesquisa para o aluno, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst), acompanhar reuniões de conselho de classe e série, dialogar com os alunos, definir metodologias de ensino, fixar objetivos de avaliação, criar material didático, comunicar-se com diferentes faixas etárias, preparar o cronograma dos eventos, organizar palestras, organizar visitas a espaços culturais, estabelecer cronograma de atividades, trocar experiências com os pares e especialistas, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, registrar frequência dos alunos, preparar roteiro de observação para os alunos, estabelecer estratégias de avaliação, estabelecer conteúdos mínimos por série, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, manter vínculos afetivos com os alunos, anotar ocorrências anômalas, atuar em reuniões de professores, determinar objetivo da aula, propor atividades de comunicação oral ao aluno, ajustar planejamento à classe, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, pesquisar material didático e paradidático, atuar em assembleias escolares e conselhos de escola, sugerir projetos para a comunidade escolar, revisar conteúdos, propor situações-problema aos alunos, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, divulgar os eventos da escola, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, definir temas transversais e interdisciplinares, corrigir trabalhos dos alunos, apresentar capacidade de trabalho em equipe, relatar evasão escolar, orientar o aluno para atitudes de convívio social, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, preparar instrumentos para registro do evento, expressar-se em vários níveis de linguagem, escolher temas para reuniões, divulgar os trabalhos dos alunos, divulgar a produção da escola na comunidade, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, apresentar relatórios às autoridades competentes, preencher fichas descritivas, registrar aulas previstas e dadas, monitorar trabalhos em grupo, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, programar pauta das reuniões, discutir conceitos de religiosidade, empregar atividades de recuperação paralela, sugerir metodologias de ensino, relacionar os conteúdos aos temas transversais, atuar em reuniões de pais, atuar em reuniões periódicas de planejamento, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, definir estratégias de ensino, produzir material didático, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, proceder com ética e moral, definir critérios de avaliação, planejar as atividades periódicas da área, proceder com clareza, proceder com criatividade, sugerir formas para qualificação do docente, formar grupos para atuação nos eventos, propor trabalhos e atividades, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, convencionar regras de convivência, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, acompanhar trabalho diário do aluno, atualizar-se, aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno, aplicar instrumentos diversos de avaliação, notificar os pais sobre a situação dos alunos, consultar legislação educacional, criar atividade paralela de reforço, instruir os alunos para participar dos eventos, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, discutir o conteúdo científico com os alunos, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, dominar a modalidade escrita da língua.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que ficou em 5.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) ficou em 8.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) 2025
O salário de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) mostrado aqui é resultado do levantamento de 46.899 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: