O dissídio de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231205 no cargo de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série).
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 6.713,13
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
4.786 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Picos - PI
R$ 33.331,49
Cidade que mais contrata
Fortaleza - CE
1.007 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) ministra aulas de educação escolar de ensino fundamental, para jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade regular Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores do currículo.
Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Implementa atividades para incentivar convivência e interação social Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Registra informações do processo educacional Realiza pesquisas didático-pedagógicas Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série)
O Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e características individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos, define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem e as estratégias de ensino e avaliação.
Programa atividades e elabora cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
Define atividades extraclasse e projetos integradores Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial.
Prepara aulas, definindo a extensão e a profundidade da abordagem do conteúdo, considerando as áreas do conhecimento – Língua Portuguesa, Matemática e Estudos da Sociedade e da Natureza, a maturidade e o tempo de aprendizado individual, e a diversidade das turmas Define objetivos e estratégias de ensino.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Ministra aulas para jovens e adultos, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos, considerando os eixos articuladores (a cultura, o trabalho e o tempo) do currículo Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências humanas e da natureza, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, codificação e simbolização, e temáticas coletivas Organiza atividades - educativas, culturais e sociais – extraclasse.
Acompanha eventos em espaços extraescolares, tais como visitas, palestras e olimpíadas estudantis Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando os desenvolvimentos cognitivo, psicomotor e socioemocional dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação.
Analisa o resultado das avaliações e elabora relatório Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades de reforço e revisando conteúdos.
Orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento e atividades de leitura e pesquisa, tendo em vista o estímulo à continuidade da escolarização Elabora documentos, como registros de conteúdos e atividades, relato de observação e participação em eventos extraclasse, resultados de avaliações, aproveitamento e frequência, e relatórios Zela pelo cumprimento de prazos e fidedignidade das informações.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo informações com assertividade, objetividade e imparcialidade Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento às normas internas e externas Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar a convivência e a interação social e suscitar a conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos.
Intervém em situações de conflito no grupo e orienta sobre ações de segurança Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e temas transversais e interdisciplinares.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Realiza pesquisas didático-pedagógicas, sobre práticas e metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas na Educação de Jovens e Adultos.
Funções do Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O profissional Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) deve efetuar registros burocráticos pedagógicos, ministrar aulas, avaliar os alunos, comunicar-se, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, preparar aulas, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, demonstrar competências pessoais, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, participar na elaboração do projeto pedagógico.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série)
Um Professor da educação de jovens e adultos do ensino fundamental (primeira a quarta série) deve acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, divulgar os eventos da escola, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, determinar objetivo da aula, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, definir metodologias de ensino, atuar em reuniões periódicas de planejamento, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, listar fontes de pesquisa para o aluno, redigir relatório sobre alunos com problemas, planejar as atividades periódicas da área, escolher temas para reuniões, notificar os pais sobre a situação dos alunos, opinar sobre propostas pedagógicas, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, trocar experiências com os pares e especialistas, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, estabelecer cronograma de atividades, selecionar material didático, exercer autoridade com critério, corrigir trabalhos dos alunos, orientar o aluno para atitudes de convívio social, definir temas transversais e interdisciplinares, atualizar-se, convencionar regras de convivência, registrar conceitos e notas dos alunos, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, preparar instrumentos para registro do evento, comunicar-se com diferentes faixas etárias, estabelecer estratégias de avaliação, consultar legislação educacional, atuar em reuniões de professores, estabelecer conteúdos mínimos por série, apresentar capacidade de trabalho em equipe, aplicar instrumentos diversos de avaliação, pesquisar material didático e paradidático, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, traçar os objetivos dos eventos, relacionar os conteúdos aos temas transversais, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, dialogar com os alunos, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, proceder com criatividade, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, divulgar a produção da escola na comunidade, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, analisar material didático e paradidático, proceder com clareza, preparar roteiro de observação para os alunos, organizar palestras, registrar frequência dos alunos, ajustar planejamento à classe, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, sugerir objetivos gerais e específicos, formar grupos para atuação nos eventos, expressar-se em vários níveis de linguagem, organizar visitas a espaços culturais, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst), interagir com a comunidade escolar, apresentar relatórios às autoridades competentes, preencher fichas descritivas, anotar ocorrências anômalas, produzir material didático, relatar evasão escolar, instruir os alunos para participar dos eventos, monitorar trabalhos em grupo, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, manter vínculos afetivos com os alunos, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, propor trabalhos e atividades, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, registrar conteúdos e atividades ministrados, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, sugerir formas para qualificação do docente, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, programar pauta das reuniões, divulgar os trabalhos dos alunos, criar material didático, acompanhar trabalho diário do aluno, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, proceder com ética e moral, revisar conteúdos, adaptar conteúdos para séries diferentes da mesma classe (classes multisseriadas), criar atividade paralela de reforço, dominar a modalidade escrita da língua, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, propor situações-problema aos alunos, contatar instituições para viabilização de atividades, propor atividades de comunicação oral ao aluno, preparar o cronograma dos eventos, atuar em assembleias escolares e conselhos de escola, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, sugerir metodologias de ensino, aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno, fixar objetivos de avaliação, sugerir projetos para a comunidade escolar, registrar aulas previstas e dadas, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, discutir o conteúdo científico com os alunos, definir estratégias de ensino, empregar atividades de recuperação paralela, trabalhar conceitos de família e cidadania.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que ficou em 5.20% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) ficou em 8.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) 2024
O salário de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) mostrado aqui é resultado do levantamento de 19759 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 32h | 3.348,20 | 3.477,97 | 4.908,21 | 21,76 | 4.50% |
Paraná | 26h | 3.408,47 | 3.540,57 | 4.996,56 | 27,50 | 5.10% |
Rio de Janeiro | 31h | 2.434,57 | 2.528,92 | 3.568,89 | 16,55 | 6.40% |
Ceará | 34h | 3.948,52 | 4.101,55 | 5.788,23 | 23,85 | 6.00% |
Minas Gerais | 26h | 2.370,35 | 2.462,22 | 3.474,76 | 18,97 | 7.50% |
Goiás | 32h | 3.910,58 | 4.062,14 | 5.732,62 | 25,71 | 8.10% |
Mato Grosso | 30h | 3.467,99 | 3.602,40 | 5.083,82 | 23,88 | 4.20% |
Distrito Federal | 30h | 3.417,84 | 3.550,31 | 5.010,30 | 23,54 | 8.10% |
Bahia | 31h | 2.334,46 | 2.424,93 | 3.422,14 | 15,71 | 7.40% |
Pernambuco | 33h | 2.694,20 | 2.798,62 | 3.949,49 | 16,98 | 8.00% |
Maranhão | 36h | 2.292,30 | 2.381,15 | 3.360,35 | 13,35 | 6.50% |
Rio Grande do Norte | 39h | 2.522,03 | 2.619,78 | 3.697,11 | 13,36 | 6.90% |
Pará | 34h | 3.263,73 | 3.390,22 | 4.784,38 | 20,22 | 6.70% |
Piauí | 28h | 6.462,66 | 6.713,13 | 9.473,77 | 48,50 | 4.50% |
Rio Grande do Sul | 28h | 2.588,89 | 2.689,23 | 3.795,12 | 19,24 | 7.50% |
Santa Catarina | 33h | 3.062,86 | 3.181,57 | 4.489,93 | 19,46 | 4.70% |
Mato Grosso do Sul | 29h | 2.593,75 | 2.694,27 | 3.802,24 | 18,46 | 4.40% |
Paraíba | 37h | 1.984,47 | 2.061,39 | 2.909,09 | 11,13 | 4.40% |
Espírito Santo | 29h | 2.253,51 | 2.340,85 | 3.303,47 | 16,16 | 6.20% |
Tocantins | 39h | 4.932,18 | 5.123,34 | 7.230,20 | 25,96 | 7.50% |
Sergipe | 36h | 2.189,65 | 2.274,51 | 3.209,86 | 12,81 | 4.60% |
Amazonas | 40h | 2.457,46 | 2.552,70 | 3.602,45 | 12,78 | 6.60% |
Alagoas | 35h | 2.011,14 | 2.089,09 | 2.948,18 | 12,09 | 4.90% |
Rondônia | 39h | 2.546,35 | 2.645,04 | 3.732,76 | 13,51 | 8.00% |
Roraima | 30h | 2.597,96 | 2.698,65 | 3.808,41 | 18,04 | 5.50% |
Acre | 31h | 2.357,08 | 2.448,44 | 3.455,31 | 15,75 | 4.90% |
Amapá | 40h | 1.697,61 | 1.763,41 | 2.488,57 | 8,71 | 6.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série). |
Dissídio de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Fortaleza, CE | 34 | 3.055,95 | 3.174,39 | 4.479,80 | 18,52 | 5.50% |
São Paulo, SP | 32 | 3.614,89 | 3.755,00 | 5.299,16 | 23,26 | 5.30% |
Brasília, DF | 30 | 3.417,84 | 3.550,31 | 5.010,30 | 23,54 | 4.40% |
Rio de Janeiro, RJ | 32 | 2.983,03 | 3.098,64 | 4.372,89 | 19,66 | 4.70% |
Barra do Garças, MT | 30 | 3.999,09 | 4.154,08 | 5.862,36 | 27,27 | 5.40% |
Goiânia, GO | 27 | 3.219,35 | 3.344,12 | 4.719,32 | 24,49 | 4.40% |
São José dos Pinhais, PR | 22 | 9.381,45 | 9.745,05 | 13.752,50 | 89,65 | 7.80% |
Salvador, BA | 31 | 2.577,37 | 2.677,26 | 3.778,23 | 17,48 | 5.80% |
Sorocaba, SP | 36 | 5.309,62 | 5.515,41 | 7.783,51 | 30,70 | 6.80% |
Recife, PE | 30 | 2.522,34 | 2.620,10 | 3.697,56 | 17,41 | 4.40% |
Bandeirantes, PR | 20 | 1.796,60 | 1.866,24 | 2.633,69 | 18,42 | 6.50% |
Curitiba, PR | 32 | 2.240,06 | 2.326,88 | 3.283,77 | 14,75 | 5.40% |
Cosmópolis, SP | 33 | 3.337,31 | 3.466,66 | 4.892,25 | 21,02 | 7.20% |
Manaus, AM | 40 | 2.458,44 | 2.553,73 | 3.603,89 | 12,66 | 7.20% |
Natal, RN | 39 | 3.392,19 | 3.523,66 | 4.972,69 | 18,25 | 7.60% |
João Pessoa, PB | 37 | 1.951,42 | 2.027,05 | 2.860,64 | 10,94 | 8.20% |
Franca, SP | 32 | 3.541,39 | 3.678,64 | 5.191,41 | 23,01 | 5.70% |
Aparecida de Goiânia, GO | 34 | 10.856,84 | 11.277,61 | 15.915,31 | 67,21 | 4.70% |
Teresina, PI | 25 | 2.674,35 | 2.778,00 | 3.920,40 | 21,84 | 6.10% |
Belo Horizonte, MG | 26 | 2.202,04 | 2.287,39 | 3.228,03 | 17,28 | 5.90% |
São Luís, MA | 32 | 2.491,92 | 2.588,50 | 3.652,96 | 15,98 | 6.20% |
Aracaju, SE | 35 | 2.350,61 | 2.441,71 | 3.445,82 | 13,95 | 8.00% |
Ribeirão Preto, SP | 30 | 2.546,29 | 2.644,98 | 3.732,68 | 17,47 | 6.20% |
Serra, ES | 32 | 1.593,77 | 1.655,54 | 2.336,34 | 10,44 | 7.70% |
Maceió, AL | 35 | 1.830,88 | 1.901,84 | 2.683,93 | 10,91 | 4.80% |
Uberlândia, MG | 24 | 2.038,97 | 2.118,00 | 2.988,98 | 17,70 | 5.10% |
São Gonçalo, RJ | 31 | 1.682,11 | 1.747,31 | 2.465,85 | 11,28 | 5.60% |
Cuiabá, MT | 28 | 2.127,46 | 2.209,92 | 3.118,70 | 15,68 | 6.50% |
Palmas, TO | 41 | 6.301,65 | 6.545,88 | 9.237,75 | 32,09 | 5.40% |
Frutal, MG | 24 | 2.717,99 | 2.823,33 | 3.984,36 | 23,33 | 4.70% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Professor de Suplência do Ensino Fundamental (primeira a Quarta Série) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Ensino fundamental | 3.198,82 | 3.322,80 | 4.689,23 | 4.70% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.497,25 | 2.594,03 | 3.660,78 | 5.80% | |
Administração pública em geral | 3.905,15 | 4.056,50 | 5.724,65 | 4.40% | |
Educação infantil - creche | 2.406,29 | 2.499,55 | 3.527,44 | 7.80% | |
Ensino médio | 4.078,99 | 4.237,08 | 5.979,49 | 6.30% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.472,47 | 2.568,29 | 3.624,45 | 6.30% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 4.580,25 | 4.757,77 | 6.714,30 | 6.80% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.376,88 | 3.507,76 | 4.950,26 | 4.70% | |
Educação profissional de nível técnico | 4.125,92 | 4.285,83 | 6.048,30 | 5.40% | |
Atividades de condicionamento físico | 3.071,97 | 3.191,03 | 4.503,28 | 4.50% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 4.285,42 | 4.451,51 | 6.282,11 | 5.40% | |
Ensino de idiomas | 3.582,95 | 3.721,81 | 5.252,33 | 5.30% | |
Educação superior - graduação | 2.450,79 | 2.545,78 | 3.592,68 | 7.60% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 2.750,55 | 2.857,15 | 4.032,09 | 7.00% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 2.637,52 | 2.739,74 | 3.866,40 | 7.40% | |
Atividades de organizações religiosas | 1.936,10 | 2.011,13 | 2.838,17 | 8.30% | |
Educação superior - pós-graduação e extensão | 4.537,07 | 4.712,91 | 6.651,00 | 7.20% | |
Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares não especificadas anteriormente | 1.642,06 | 1.705,70 | 2.407,14 | 6.90% | |
Ensino de esportes | 4.430,74 | 4.602,46 | 6.495,13 | 4.40% | |
Cursos preparatórios para concursos | 5.363,36 | 5.571,23 | 7.862,29 | 5.30% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |