O dissídio de Professor Das Séries Iniciais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231210 no cargo de Professor Das Séries Iniciais.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 3.660,19

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

17.255 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Pompeia - SP

R$ 7.856,04

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

3.960 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.

Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.

Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor Das Séries Iniciais

O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.

Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.

Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.

Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.

Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.

Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.

Funções do Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O profissional Professor Das Séries Iniciais deve organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, efetuar registros burocráticos pedagógicos, preparar aulas, demonstrar competências pessoais, avaliar os alunos, participar na elaboração do projeto pedagógico, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, ministrar aulas, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) deve estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, atuar em assembleias escolares e conselhos de escola, preparar roteiro de observação para os alunos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno, registrar frequência dos alunos, preencher fichas descritivas, sugerir projetos para a comunidade escolar, atuar em reuniões de professores, definir estratégias de ensino, redigir relatório sobre alunos com problemas, convencionar regras de convivência, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, atualizar-se, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, corrigir trabalhos dos alunos, preparar instrumentos para registro do evento, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, organizar visitas a espaços culturais, dialogar com os alunos, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, manter vínculos afetivos com os alunos, apresentar capacidade de trabalho em equipe, propor atividades de comunicação oral ao aluno, notificar os pais sobre a situação dos alunos, criar material didático, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, pesquisar material didático e paradidático, analisar material didático e paradidático, contatar instituições para viabilização de atividades, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, definir critérios de avaliação, monitorar trabalhos em grupo, comunicar-se com diferentes faixas etárias, formar grupos para atuação nos eventos, preparar o cronograma dos eventos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, divulgar os eventos da escola, opinar sobre propostas pedagógicas, sugerir formas para qualificação do docente, registrar aulas previstas e dadas, anotar ocorrências anômalas, conversar com os pais dos alunos, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, expressar-se em vários níveis de linguagem, planejar as atividades periódicas da área, definir temas transversais e interdisciplinares, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, propor situações-problema aos alunos, divulgar os trabalhos dos alunos, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, definir metodologias de ensino, relacionar os conteúdos aos temas transversais, escolher temas para reuniões, dominar a modalidade escrita da língua, ajustar planejamento à classe, trabalhar conceitos de família e cidadania, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, organizar palestras, registrar conceitos e notas dos alunos, relatar evasão escolar, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, discutir o conteúdo científico com os alunos, propor trabalhos e atividades, orientar o aluno para atitudes de convívio social, fixar objetivos de avaliação, sugerir objetivos gerais e específicos, proceder com clareza, revisar conteúdos, estabelecer conteúdos mínimos por série, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, interagir com a comunidade escolar, apresentar relatórios às autoridades competentes, selecionar material didático, empregar atividades de recuperação paralela, acompanhar trabalho diário do aluno, registrar conteúdos e atividades ministrados, sugerir metodologias de ensino, exercer autoridade com critério, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, programar pauta das reuniões, listar fontes de pesquisa para o aluno, estabelecer cronograma de atividades, divulgar a produção da escola na comunidade, discutir conceitos de religiosidade, proceder com criatividade, atuar em reuniões de pais, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, criar atividade paralela de reforço, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, produzir material didático, instruir os alunos para participar dos eventos, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, estabelecer estratégias de avaliação, determinar objetivo da aula, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, aplicar instrumentos diversos de avaliação, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, traçar os objetivos dos eventos, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, proceder com ética e moral, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, atuar em reuniões periódicas de planejamento, trocar experiências com os pares e especialistas, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst), consultar legislação educacional, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor Das Séries Iniciais ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Das Séries Iniciais e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que ficou em 4.60% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Das Séries Iniciais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor Das Séries Iniciais ficou em 5.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) 2025

O salário de Professor Das Séries Iniciais mostrado aqui é resultado do levantamento de 44384 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Das Séries Iniciais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor Das Séries Iniciais CBO 231210 salário

Valor do salário na CCT 2025 de Professor Das Séries Iniciais em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor Das Séries Iniciais por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo 30h 3.384,50 3.515,67 4.961,42 23,26 8.10%
Santa Catarina 31h 3.102,43 3.222,67 4.547,93 20,67 8.10%
Paraná 26h 2.217,21 2.303,14 3.250,26 17,66 4.10%
Rio de Janeiro 28h 2.949,38 3.063,69 4.323,57 21,78 8.30%
Minas Gerais 24h 2.635,94 2.738,10 3.864,08 22,90 8.20%
Rio Grande do Sul 23h 2.964,28 3.079,16 4.345,41 27,11 5.90%
Goiás 27h 3.466,63 3.600,98 5.081,82 27,01 7.80%
Bahia 30h 2.282,73 2.371,20 3.346,31 15,64 6.80%
Distrito Federal 27h 3.523,63 3.660,19 5.165,37 27,48 8.20%
Espírito Santo 28h 2.362,10 2.453,65 3.462,67 17,30 5.10%
Pernambuco 33h 2.836,54 2.946,48 4.158,16 18,03 5.20%
Mato Grosso 24h 2.650,86 2.753,60 3.885,96 22,74 6.60%
Ceará 33h 2.609,12 2.710,24 3.824,77 16,31 6.00%
Pará 29h 2.483,21 2.579,45 3.640,20 17,53 5.70%
Mato Grosso do Sul 30h 3.192,58 3.316,32 4.680,09 22,16 4.70%
Rio Grande do Norte 37h 1.862,83 1.935,03 2.730,77 10,41 5.40%
Amazonas 40h 1.806,01 1.876,00 2.647,47 9,35 4.10%
Rondônia 32h 2.907,51 3.020,20 4.262,20 18,77 8.00%
Alagoas 33h 1.961,15 2.037,16 2.874,90 12,20 4.90%
Maranhão 33h 2.427,51 2.521,59 3.558,54 15,51 4.80%
Sergipe 32h 1.963,34 2.039,43 2.878,10 12,55 7.00%
Paraíba 33h 2.065,24 2.145,29 3.027,49 13,16 5.70%
Piauí 27h 2.012,59 2.090,59 2.950,31 15,31 6.10%
Acre 31h 2.667,65 2.771,04 3.910,57 17,74 8.00%
Tocantins 31h 2.349,97 2.441,04 3.444,87 15,57 4.60%
Amapá 42h 2.314,31 2.404,01 3.392,61 11,56 6.20%
Roraima 32h 2.112,61 2.194,49 3.096,93 13,93 4.40%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor Das Séries Iniciais.

Dissídio de Professor Das Séries Iniciais por cidade

Quanto ganha um Professor Das Séries Iniciais nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor Das Séries Iniciais na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo, SP 30 3.954,69 4.107,97 5.797,29 27,53 4.20%
Rio de Janeiro, RJ 27 3.194,88 3.318,70 4.683,45 24,21 4.10%
Brasília, DF 27 3.523,63 3.660,19 5.165,37 27,48 5.20%
Limeira, SP 31 3.062,43 3.181,12 4.489,29 20,86 6.40%
Goiânia, GO 25 4.661,60 4.842,27 6.833,56 39,40 7.60%
Gaspar, SC 42 4.018,75 4.174,50 5.891,18 20,08 6.90%
Belo Horizonte, MG 23 3.012,95 3.129,72 4.416,75 27,41 6.30%
Curitiba, PR 30 2.320,46 2.410,39 3.401,62 16,30 5.60%
Salvador, BA 31 2.717,98 2.823,32 3.984,36 18,09 6.70%
Barra de São Francisco, ES 29 2.196,23 2.281,35 3.219,51 15,80 5.00%
Braço do Norte, SC 20 2.198,35 2.283,55 3.222,62 22,60 5.30%
Guarulhos, SP 31 2.627,40 2.729,23 3.851,57 17,84 8.10%
Porto Alegre, RS 23 3.587,23 3.726,26 5.258,61 31,78 6.50%
Londrina, PR 36 2.618,61 2.720,10 3.838,68 14,99 8.10%
Manaus, AM 40 1.814,77 1.885,11 2.660,32 9,34 4.90%
Caçapava, SP 29 3.093,57 3.213,47 4.534,95 22,34 6.50%
Campinas, SP 26 3.060,64 3.179,26 4.486,67 24,59 6.40%
Recife, PE 34 3.062,37 3.181,06 4.489,21 18,92 4.80%
Fortaleza, CE 35 2.118,42 2.200,52 3.105,44 12,65 7.40%
Campo Grande, MS 29 2.727,40 2.833,11 3.998,17 19,50 6.70%
Santana de Parnaíba, SP 39 5.117,81 5.316,16 7.502,33 27,62 6.00%
Florianópolis, SC 32 3.081,77 3.201,21 4.517,65 20,17 6.60%
Cuiabá, MT 24 2.533,91 2.632,12 3.714,52 22,20 7.00%
Maceió, AL 32 2.050,17 2.129,63 3.005,40 13,29 5.70%
Piraju, SP 30 3.568,28 3.706,57 5.230,83 24,88 7.20%
São Bernardo do Campo, SP 32 3.574,11 3.712,63 5.239,38 22,98 4.30%
Bady Bassitt, SP 35 4.743,59 4.927,44 6.953,75 28,28 4.50%
Ibiúna, SP 34 2.475,32 2.571,25 3.628,63 14,99 4.70%
Ponta Grossa, PR 22 2.426,83 2.520,89 3.557,55 23,45 7.90%
Ourinhos, SP 28 2.667,48 2.770,87 3.910,33 20,08 5.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor Das Séries Iniciais. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor Das Séries Iniciais no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2025 (%)
Ensino fundamental 2.935,62 3.049,40 4.303,41 5.00%
Administração pública em geral 3.076,40 3.195,64 4.509,78 7.00%
Educação infantil - pré-escola 2.505,21 2.602,31 3.672,46 4.90%
Ensino médio 3.512,61 3.648,75 5.149,23 8.00%
Educação infantil - creche 2.564,11 2.663,48 3.758,79 7.40%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 4.344,26 4.512,64 6.368,37 8.10%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.764,43 2.871,57 4.052,44 4.90%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.109,38 3.229,89 4.558,11 7.00%
Educação superior - graduação 3.365,32 3.495,75 4.933,31 7.90%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 3.351,39 3.481,28 4.912,89 6.30%
Educação superior - graduação e pós-graduação 5.551,02 5.766,16 8.137,38 6.00%
Atividades de organizações associativas patronais e empresariais 5.609,62 5.827,03 8.223,28 4.40%
Locação de mão-de-obra temporária 4.117,89 4.277,48 6.036,51 4.10%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 3.306,24 3.434,38 4.846,69 7.60%
Educação profissional de nível técnico 2.212,29 2.298,03 3.243,05 7.20%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.554,84 2.653,86 3.745,21 5.70%
Atividades de organizações religiosas 3.176,25 3.299,35 4.656,15 7.50%
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais 2.897,00 3.009,28 4.246,78 6.70%
Cursos preparatórios para concursos 6.309,13 6.553,65 9.248,71 8.30%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 2.778,02 2.885,69 4.072,37 4.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.