O dissídio de Professor Das Séries Iniciais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231210 no cargo de Professor Das Séries Iniciais.

Estado com maior salário médio

Goiás

R$ 5.138,97

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

17.547 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.483,95

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.022 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Organizações Associativas Patronais e Empresariais

R$ 5.917,97

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

15.229 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.

Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.

Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor Das Séries Iniciais

O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.

Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.

Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.

Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.

Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.

Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.

Funções do Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O profissional Professor Das Séries Iniciais deve avaliar os alunos, efetuar registros burocráticos pedagógicos, demonstrar competências pessoais, preparar aulas, comunicar-se, participar na elaboração do projeto pedagógico, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, ministrar aulas.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) deve levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, conversar com os pais dos alunos, registrar conteúdos e atividades ministrados, determinar objetivo da aula, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst), redigir relatório sobre alunos com problemas, proceder com clareza, discutir o conteúdo científico com os alunos, ajustar planejamento à classe, dialogar com os alunos, sugerir metodologias de ensino, monitorar trabalhos em grupo, estabelecer estratégias de avaliação, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, dominar a modalidade escrita da língua, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, propor trabalhos e atividades, preparar instrumentos para registro do evento, corrigir trabalhos dos alunos, preencher fichas descritivas, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, discutir conceitos de religiosidade, registrar conceitos e notas dos alunos, criar material didático, divulgar a produção da escola na comunidade, estabelecer conteúdos mínimos por série, consultar legislação educacional, escolher temas para reuniões, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, convencionar regras de convivência, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, revisar conteúdos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, definir metodologias de ensino, atualizar-se, atuar em reuniões de pais, relacionar os conteúdos aos temas transversais, trocar experiências com os pares e especialistas, preparar o cronograma dos eventos, traçar os objetivos dos eventos, manter vínculos afetivos com os alunos, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, preparar roteiro de observação para os alunos, sugerir objetivos gerais e específicos, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, notificar os pais sobre a situação dos alunos, aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno, apresentar relatórios às autoridades competentes, planejar as atividades periódicas da área, organizar visitas a espaços culturais, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, pesquisar material didático e paradidático, trabalhar conceitos de família e cidadania, programar pauta das reuniões, apresentar capacidade de trabalho em equipe, orientar o aluno para atitudes de convívio social, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, definir critérios de avaliação, registrar frequência dos alunos, atuar em reuniões de professores, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, definir estratégias de ensino, produzir material didático, atuar em reuniões periódicas de planejamento, listar fontes de pesquisa para o aluno, definir temas transversais e interdisciplinares, anotar ocorrências anômalas, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, sugerir formas para qualificação do docente, propor situações-problema aos alunos, criar atividade paralela de reforço, comunicar-se com diferentes faixas etárias, registrar aulas previstas e dadas, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, instruir os alunos para participar dos eventos, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, organizar palestras, opinar sobre propostas pedagógicas, empregar atividades de recuperação paralela, expressar-se em vários níveis de linguagem, atuar em assembleias escolares e conselhos de escola, relatar evasão escolar, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, acompanhar trabalho diário do aluno, sugerir projetos para a comunidade escolar, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, aplicar instrumentos diversos de avaliação, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, fixar objetivos de avaliação, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, divulgar os trabalhos dos alunos, formar grupos para atuação nos eventos, divulgar os eventos da escola, interagir com a comunidade escolar, proceder com ética e moral, propor atividades de comunicação oral ao aluno, estabelecer cronograma de atividades, exercer autoridade com critério, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, selecionar material didático, analisar material didático e paradidático, contatar instituições para viabilização de atividades, proceder com criatividade.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor Das Séries Iniciais ficou em 4.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Das Séries Iniciais e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que ficou em 4.50% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Das Séries Iniciais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor Das Séries Iniciais ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) 2025

O salário de Professor Das Séries Iniciais mostrado aqui é resultado do levantamento de 46.899 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Das Séries Iniciais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor Das Séries Iniciais CBO 231210 salário