O dissídio de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231210 no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental).

Estado com maior salário médio

Goiás

R$ 5.138,97

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

17.547 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.483,95

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.022 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Organizações Associativas Patronais e Empresariais

R$ 5.917,97

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

15.229 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.

Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.

Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental)

O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.

Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.

Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.

Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.

Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.

Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.

Funções do Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O profissional Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) deve efetuar registros burocráticos pedagógicos, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, ministrar aulas, avaliar os alunos, preparar aulas, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, participar na elaboração do projeto pedagógico.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) deve trocar experiências com os pares e especialistas, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, divulgar os eventos da escola, escolher temas para reuniões, registrar conteúdos e atividades ministrados, selecionar material didático, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, orientar o aluno para atitudes de convívio social, criar material didático, fixar objetivos de avaliação, contatar instituições para viabilização de atividades, manter vínculos afetivos com os alunos, aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, preparar roteiro de observação para os alunos, definir temas transversais e interdisciplinares, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, estabelecer estratégias de avaliação, preparar o cronograma dos eventos, divulgar os trabalhos dos alunos, sugerir projetos para a comunidade escolar, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, apresentar relatórios às autoridades competentes, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, redigir relatório sobre alunos com problemas, dominar a modalidade escrita da língua, interagir com a comunidade escolar, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, trabalhar conceitos de família e cidadania, corrigir trabalhos dos alunos, preparar instrumentos para registro do evento, organizar palestras, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, propor atividades de comunicação oral ao aluno, atuar em reuniões de professores, discutir o conteúdo científico com os alunos, analisar material didático e paradidático, anotar ocorrências anômalas, sugerir metodologias de ensino, convencionar regras de convivência, empregar atividades de recuperação paralela, dialogar com os alunos, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, comunicar-se com diferentes faixas etárias, proceder com criatividade, instruir os alunos para participar dos eventos, registrar frequência dos alunos, propor trabalhos e atividades, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, criar atividade paralela de reforço, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, proceder com ética e moral, estabelecer conteúdos mínimos por série, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, conversar com os pais dos alunos, ajustar planejamento à classe, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, atuar em reuniões de pais, definir critérios de avaliação, acompanhar trabalho diário do aluno, sugerir formas para qualificação do docente, atuar em reuniões periódicas de planejamento, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, programar pauta das reuniões, pesquisar material didático e paradidático, propor situações-problema aos alunos, discutir conceitos de religiosidade, listar fontes de pesquisa para o aluno, consultar legislação educacional, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, estabelecer cronograma de atividades, atualizar-se, determinar objetivo da aula, notificar os pais sobre a situação dos alunos, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, proceder com clareza, expressar-se em vários níveis de linguagem, relacionar os conteúdos aos temas transversais, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, traçar os objetivos dos eventos, sugerir objetivos gerais e específicos, opinar sobre propostas pedagógicas, atuar em assembleias escolares e conselhos de escola, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst), orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, formar grupos para atuação nos eventos, monitorar trabalhos em grupo, registrar aulas previstas e dadas, aplicar instrumentos diversos de avaliação, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, planejar as atividades periódicas da área, exercer autoridade com critério, definir estratégias de ensino, produzir material didático, registrar conceitos e notas dos alunos, apresentar capacidade de trabalho em equipe, relatar evasão escolar, revisar conteúdos, organizar visitas a espaços culturais, divulgar a produção da escola na comunidade, definir metodologias de ensino, preencher fichas descritivas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que ficou em 8.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) ficou em 9.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) 2025

O salário de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) mostrado aqui é resultado do levantamento de 46.899 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 231210 salário