O dissídio de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231210 no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental).
Estado com maior salário médio
Goiás
R$ 5.138,97
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
17.547 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.483,95
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
4.022 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Organizações Associativas Patronais e Empresariais
R$ 5.917,97
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Ensino Fundamental
15.229 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.
Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.
Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental)
O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.
Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.
Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.
Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.
Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.
Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.
Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.
Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.
Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.
Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.
Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.
Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.
Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.
Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.
Funções do Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
O profissional Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) deve ministrar aulas, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, comunicar-se, avaliar os alunos, demonstrar competências pessoais, preparar aulas, participar na elaboração do projeto pedagógico, efetuar registros burocráticos pedagógicos, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas.
Condições de trabalho da profissão
Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.
Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)
Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) deve acompanhar reuniões de conselho de classe e série, dialogar com os alunos, analisar material didático e paradidático, interagir com a comunidade escolar, sugerir metodologias de ensino, fixar objetivos de avaliação, discutir conceitos de religiosidade, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, traçar os objetivos dos eventos, formar grupos para atuação nos eventos, sugerir projetos para a comunidade escolar, registrar conceitos e notas dos alunos, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst), atuar em assembleias escolares e conselhos de escola, revisar conteúdos, acompanhar trabalho diário do aluno, criar material didático, definir critérios de avaliação, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, sugerir formas para qualificação do docente, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, consultar legislação educacional, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, divulgar os trabalhos dos alunos, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, planejar as atividades periódicas da área, atualizar-se, orientar o aluno para atitudes de convívio social, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, relatar evasão escolar, dominar a modalidade escrita da língua, ajustar planejamento à classe, aplicar instrumentos diversos de avaliação, registrar frequência dos alunos, anotar ocorrências anômalas, redigir relatório sobre alunos com problemas, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, definir estratégias de ensino, empregar atividades de recuperação paralela, trocar experiências com os pares e especialistas, atuar em reuniões de professores, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, selecionar material didático, proceder com clareza, produzir material didático, preparar instrumentos para registro do evento, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, apresentar relatórios às autoridades competentes, manter vínculos afetivos com os alunos, organizar visitas a espaços culturais, estabelecer conteúdos mínimos por série, aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno, contatar instituições para viabilização de atividades, criar atividade paralela de reforço, expressar-se em vários níveis de linguagem, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, proceder com criatividade, convencionar regras de convivência, programar pauta das reuniões, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, opinar sobre propostas pedagógicas, listar fontes de pesquisa para o aluno, instruir os alunos para participar dos eventos, proceder com ética e moral, relacionar os conteúdos aos temas transversais, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, atuar em reuniões periódicas de planejamento, registrar aulas previstas e dadas, preparar o cronograma dos eventos, propor trabalhos e atividades, corrigir trabalhos dos alunos, determinar objetivo da aula, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, preencher fichas descritivas, pesquisar material didático e paradidático, exercer autoridade com critério, organizar palestras, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, apresentar capacidade de trabalho em equipe, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, trabalhar conceitos de família e cidadania, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, notificar os pais sobre a situação dos alunos, propor atividades de comunicação oral ao aluno, registrar conteúdos e atividades ministrados, discutir o conteúdo científico com os alunos, conversar com os pais dos alunos, monitorar trabalhos em grupo, atuar em reuniões de pais, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, estabelecer cronograma de atividades, preparar roteiro de observação para os alunos, divulgar os eventos da escola, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, sugerir objetivos gerais e específicos, escolher temas para reuniões, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, estabelecer estratégias de avaliação, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, comunicar-se com diferentes faixas etárias, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, definir temas transversais e interdisciplinares, propor situações-problema aos alunos, divulgar a produção da escola na comunidade, definir metodologias de ensino.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) ficou em 4.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que ficou em 4.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) ficou em 6.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) 2025
O salário de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) mostrado aqui é resultado do levantamento de 46.899 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: