O dissídio de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231210 no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental).

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 3.660,19

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

17.255 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Pompeia - SP

R$ 7.856,04

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

3.960 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.

Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.

Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental)

O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.

Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.

Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.

Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.

Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.

Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.

Funções do Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O profissional Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) deve preparar aulas, avaliar os alunos, participar na elaboração do projeto pedagógico, ministrar aulas, demonstrar competências pessoais, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, comunicar-se, efetuar registros burocráticos pedagógicos, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) deve escolher temas para reuniões, atuar em assembleias escolares e conselhos de escola, revisar conteúdos, definir estratégias de ensino, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, definir metodologias de ensino, propor atividades de comunicação oral ao aluno, apresentar capacidade de trabalho em equipe, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, preencher fichas descritivas, acompanhar trabalho diário do aluno, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno, analisar material didático e paradidático, orientar o aluno para atitudes de convívio social, trocar experiências com os pares e especialistas, discutir o conteúdo científico com os alunos, atuar em reuniões de professores, ajustar planejamento à classe, relacionar os conteúdos aos temas transversais, preparar o cronograma dos eventos, convencionar regras de convivência, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, proceder com ética e moral, notificar os pais sobre a situação dos alunos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, conversar com os pais dos alunos, divulgar a produção da escola na comunidade, criar atividade paralela de reforço, sugerir metodologias de ensino, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst), trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, exercer autoridade com critério, corrigir trabalhos dos alunos, sugerir objetivos gerais e específicos, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, definir critérios de avaliação, organizar palestras, registrar aulas previstas e dadas, opinar sobre propostas pedagógicas, produzir material didático, apresentar relatórios às autoridades competentes, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, aplicar instrumentos diversos de avaliação, atuar em reuniões de pais, estabelecer conteúdos mínimos por série, preparar instrumentos para registro do evento, proceder com clareza, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, consultar legislação educacional, monitorar trabalhos em grupo, atuar em reuniões periódicas de planejamento, preparar roteiro de observação para os alunos, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, programar pauta das reuniões, empregar atividades de recuperação paralela, dominar a modalidade escrita da língua, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, propor trabalhos e atividades, trabalhar conceitos de família e cidadania, registrar conceitos e notas dos alunos, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, expressar-se em vários níveis de linguagem, listar fontes de pesquisa para o aluno, comunicar-se com diferentes faixas etárias, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, pesquisar material didático e paradidático, divulgar os trabalhos dos alunos, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, propor situações-problema aos alunos, sugerir formas para qualificação do docente, estabelecer cronograma de atividades, instruir os alunos para participar dos eventos, traçar os objetivos dos eventos, formar grupos para atuação nos eventos, organizar visitas a espaços culturais, registrar conteúdos e atividades ministrados, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, proceder com criatividade, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, relatar evasão escolar, redigir relatório sobre alunos com problemas, discutir conceitos de religiosidade, definir temas transversais e interdisciplinares, criar material didático, aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, dialogar com os alunos, estabelecer estratégias de avaliação, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, contatar instituições para viabilização de atividades, planejar as atividades periódicas da área, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, sugerir projetos para a comunidade escolar, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, selecionar material didático, manter vínculos afetivos com os alunos, divulgar os eventos da escola, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, determinar objetivo da aula, registrar frequência dos alunos, atualizar-se, anotar ocorrências anômalas, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, fixar objetivos de avaliação, interagir com a comunidade escolar.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) ficou em 4.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que ficou em 4.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) ficou em 6.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) 2024

O salário de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) mostrado aqui é resultado do levantamento de 44384 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 231210 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 30h 3.384,50 3.515,67 4.961,42 23,26 7.20%
Santa Catarina 31h 3.102,43 3.222,67 4.547,93 20,67 4.30%
Paraná 26h 2.217,21 2.303,14 3.250,26 17,66 7.60%
Rio de Janeiro 28h 2.949,38 3.063,69 4.323,57 21,78 5.20%
Minas Gerais 24h 2.635,94 2.738,10 3.864,08 22,90 4.10%
Rio Grande do Sul 23h 2.964,28 3.079,16 4.345,41 27,11 8.10%
Goiás 27h 3.466,63 3.600,98 5.081,82 27,01 7.10%
Bahia 30h 2.282,73 2.371,20 3.346,31 15,64 7.50%
Distrito Federal 27h 3.523,63 3.660,19 5.165,37 27,48 8.10%
Espírito Santo 28h 2.362,10 2.453,65 3.462,67 17,30 6.30%
Pernambuco 33h 2.836,54 2.946,48 4.158,16 18,03 5.20%
Mato Grosso 24h 2.650,86 2.753,60 3.885,96 22,74 4.60%
Ceará 33h 2.609,12 2.710,24 3.824,77 16,31 6.70%
Pará 29h 2.483,21 2.579,45 3.640,20 17,53 4.10%
Mato Grosso do Sul 30h 3.192,58 3.316,32 4.680,09 22,16 5.10%
Rio Grande do Norte 37h 1.862,83 1.935,03 2.730,77 10,41 4.90%
Amazonas 40h 1.806,01 1.876,00 2.647,47 9,35 6.60%
Rondônia 32h 2.907,51 3.020,20 4.262,20 18,77 6.40%
Alagoas 33h 1.961,15 2.037,16 2.874,90 12,20 4.90%
Maranhão 33h 2.427,51 2.521,59 3.558,54 15,51 5.10%
Sergipe 32h 1.963,34 2.039,43 2.878,10 12,55 5.50%
Paraíba 33h 2.065,24 2.145,29 3.027,49 13,16 8.10%
Piauí 27h 2.012,59 2.090,59 2.950,31 15,31 6.30%
Acre 31h 2.667,65 2.771,04 3.910,57 17,74 5.70%
Tocantins 31h 2.349,97 2.441,04 3.444,87 15,57 6.70%
Amapá 42h 2.314,31 2.404,01 3.392,61 11,56 7.80%
Roraima 32h 2.112,61 2.194,49 3.096,93 13,93 4.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental).

Dissídio de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) por cidade

Quanto ganha um Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 30 3.954,69 4.107,97 5.797,29 27,53 5.60%
Rio de Janeiro, RJ 27 3.194,88 3.318,70 4.683,45 24,21 7.70%
Brasília, DF 27 3.523,63 3.660,19 5.165,37 27,48 5.00%
Limeira, SP 31 3.062,43 3.181,12 4.489,29 20,86 7.40%
Goiânia, GO 25 4.661,60 4.842,27 6.833,56 39,40 8.00%
Gaspar, SC 42 4.018,75 4.174,50 5.891,18 20,08 5.90%
Belo Horizonte, MG 23 3.012,95 3.129,72 4.416,75 27,41 5.80%
Curitiba, PR 30 2.320,46 2.410,39 3.401,62 16,30 5.60%
Salvador, BA 31 2.717,98 2.823,32 3.984,36 18,09 5.40%
Barra de São Francisco, ES 29 2.196,23 2.281,35 3.219,51 15,80 4.30%
Braço do Norte, SC 20 2.198,35 2.283,55 3.222,62 22,60 6.40%
Guarulhos, SP 31 2.627,40 2.729,23 3.851,57 17,84 8.10%
Porto Alegre, RS 23 3.587,23 3.726,26 5.258,61 31,78 4.10%
Londrina, PR 36 2.618,61 2.720,10 3.838,68 14,99 5.30%
Manaus, AM 40 1.814,77 1.885,11 2.660,32 9,34 4.10%
Caçapava, SP 29 3.093,57 3.213,47 4.534,95 22,34 7.30%
Campinas, SP 26 3.060,64 3.179,26 4.486,67 24,59 8.30%
Recife, PE 34 3.062,37 3.181,06 4.489,21 18,92 5.60%
Fortaleza, CE 35 2.118,42 2.200,52 3.105,44 12,65 4.80%
Campo Grande, MS 29 2.727,40 2.833,11 3.998,17 19,50 7.60%
Santana de Parnaíba, SP 39 5.117,81 5.316,16 7.502,33 27,62 4.80%
Florianópolis, SC 32 3.081,77 3.201,21 4.517,65 20,17 7.90%
Cuiabá, MT 24 2.533,91 2.632,12 3.714,52 22,20 5.90%
Maceió, AL 32 2.050,17 2.129,63 3.005,40 13,29 7.90%
Piraju, SP 30 3.568,28 3.706,57 5.230,83 24,88 5.40%
São Bernardo do Campo, SP 32 3.574,11 3.712,63 5.239,38 22,98 8.10%
Bady Bassitt, SP 35 4.743,59 4.927,44 6.953,75 28,28 4.10%
Ibiúna, SP 34 2.475,32 2.571,25 3.628,63 14,99 6.30%
Ponta Grossa, PR 22 2.426,83 2.520,89 3.557,55 23,45 7.60%
Ourinhos, SP 28 2.667,48 2.770,87 3.910,33 20,08 5.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Ensino fundamental 2.935,62 3.049,40 4.303,41 5.50%
Administração pública em geral 3.076,40 3.195,64 4.509,78 6.10%
Educação infantil - pré-escola 2.505,21 2.602,31 3.672,46 6.90%
Ensino médio 3.512,61 3.648,75 5.149,23 4.40%
Educação infantil - creche 2.564,11 2.663,48 3.758,79 7.60%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 4.344,26 4.512,64 6.368,37 8.30%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.764,43 2.871,57 4.052,44 6.10%
Serviços de assistência social sem alojamento 3.109,38 3.229,89 4.558,11 4.10%
Educação superior - graduação 3.365,32 3.495,75 4.933,31 6.50%
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares 3.351,39 3.481,28 4.912,89 7.30%
Educação superior - graduação e pós-graduação 5.551,02 5.766,16 8.137,38 8.00%
Atividades de organizações associativas patronais e empresariais 5.609,62 5.827,03 8.223,28 6.70%
Locação de mão-de-obra temporária 4.117,89 4.277,48 6.036,51 5.00%
Atividades associativas não especificadas anteriormente 3.306,24 3.434,38 4.846,69 5.20%
Educação profissional de nível técnico 2.212,29 2.298,03 3.243,05 5.20%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 2.554,84 2.653,86 3.745,21 7.90%
Atividades de organizações religiosas 3.176,25 3.299,35 4.656,15 7.70%
Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais 2.897,00 3.009,28 4.246,78 7.90%
Cursos preparatórios para concursos 6.309,13 6.553,65 9.248,71 7.70%
Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte 2.778,02 2.885,69 4.072,37 8.30%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.