O dissídio de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 231210 no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental).

Estado com maior salário médio

Goiás

R$ 5.138,97

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

17.547 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.483,95

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

4.022 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Organizações Associativas Patronais e Empresariais

R$ 5.917,97

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Fundamental

15.229 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais, em instituições públicas e privadas Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planejando e promovendo situações de ensino e aprendizagem e avaliando as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos educandos.

Prepara aulas, elabora recursos didáticos e organiza atividades escolares Pode propor e organizar atividades extraclasse Registra informações das atividades desenvolvidas.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas Interage com as famílias dos alunos e com a comunidade Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem.

Cumpre legislação educacional, normas e procedimentos técnicos, e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental)

O Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas dos alunos Estabelece objetivos educacionais e define o conteúdo programático de acordo com a legislação, a proposta pedagógica da escola, as situações de aprendizagem, e as estratégias de ensino e de avaliação.

Analisa e seleciona ou cria recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Programa atividades e elabora o cronograma para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem Define atividades extraclasse e projetos integradores.

Propõe ações para adaptação de alunos que requerem atenção especial Replaneja a prática em intervalos predefinidos ou necessários.

Prepara aulas, definindo objetivos e selecionando conteúdos formativos.

Define estratégias de ensino e recursos didáticos, levando em consideração as áreas do conhecimento e as características dos alunos Ministra aulas nos cinco primeiros anos do ensino fundamental, de acordo com a legislação e as diretrizes educacionais.

Propõe situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática, estabelecendo relações e inter-relações entre conteúdo programático, temas transversais, atitudes, princípios e valores.

Propõe temas e atividades relacionadas ao cotidiano, à vivência e às necessidades dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas Propõe situações e estratégias de ensino e de avaliação da aprendizagem de modo a relacionar conteúdos ao contexto dos alunos Responsabiliza-se pelo processo de construção de conceitos e conhecimentos relativos a leitura, comunicação escrita e oral, ciências naturais, matemática, fatos históricos, tempo e espaço, arte e cultura, e temáticas coletivas.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos Define critérios e aplica estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e observação individual e coletiva, utilizando questões orais e escritas, desenhos, linguagem corporal, códigos e símbolos Estabelece estratégias para recuperação da aprendizagem, criando atividades paralelas de reforço e procedendo à revisão de conteúdos.

Registra e analisa o resultado das avaliações, elaborando relatório Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Implementa atividades e estratégias integradoras para incentivar convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo Orienta sobre ações de segurança, higiene e hábitos de saúde.

Pode organizar atividades - educativas, culturais e sociais - extraclasse Pode acompanhar a ida a espaços extraescolares, como realizar visitas a zoológico, aquário e horto florestal, assistir peças infantis em teatros, entre outros Interage com a família dos alunos - em reuniões e atendimentos individuais - e com a comunidade, participando de eventos.

Elabora documentos, como registro de conteúdos e atividades, resultados de avaliações e frequência, e relatórios Zela pela fidedignidade das informações e pelo cumprimento de prazos Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, transmitindo conhecimentos, informações e conceitos, com assertividade, objetividade e imparcialidade.

Participa de reuniões pedagógicas e administrativas, para troca de informações e proposição de novas práticas Contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino, temas transversais e interdisciplinares Mantém o local de trabalho limpo e organizado Conserva a integridade dos recursos de trabalho Controla desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento.

Realiza pesquisas de práticas e de metodologias de ensino e aprendizagem Participa de cursos e programas da área educacional, para autodesenvolvimento e atualização profissional.

Funções do Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

O profissional Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) deve atuar em reuniões administrativas e pedagógicas, avaliar os alunos, organizar eventos e atividades sociais, culturais e pedagógicas, efetuar registros burocráticos pedagógicos, participar na elaboração do projeto pedagógico, planejar o curso de acordo com as diretrizes educacionais, ministrar aulas, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, preparar aulas.

Condições de trabalho da profissão

Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) desenvolvem trabalho junto a crianças, adolescentes e adultos, em comunidades com contextos culturais e sociais diversificados, em escolas e instituições de ensino das redes federal, estadual, municipal e privada,ONGs etc., como estatutários ou empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e em equipes, sob supervisão, predominantemente em zonas urbanas, tanto em espaços especialmente destinados ao ensino, como em ambientes improvisados, em horários regulares e variáveis. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos a condições especiais de trabalho, como permanência em posições desconfortáveis por períodos prolongados, exposição a ruídos e ao desgaste proveniente do uso intensivo da voz.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível superior na área específica de educação e concurso público, no caso da rede pública.

Atividades exercidas por um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série)

Um Professor de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta série) deve dominar a modalidade escrita da língua, registrar conceitos e notas dos alunos, redigir relatório sobre alunos com problemas, ajustar o projeto pedagógico ao tipo de aluno, empregar atividades de recuperação paralela, estabelecer objetivos gerais e específicos do curso, sugerir formas para qualificação do docente, programar pauta das reuniões, relatar evasão escolar, criar atividade paralela de reforço, trabalhar conteúdos de acordo com os problemas sociais dos alunos, formar grupos para atuação nos eventos, propor situações-problema aos alunos, pesquisar material didático e paradidático, definir metodologias de ensino, orientar o aluno no processo de construção de conceitos de ciências naturais, escolher temas para reuniões, atribuir conceitos/notas ao desenvolvimento do aluno, preencher fichas descritivas, proceder com criatividade, preparar roteiro de observação para os alunos, registrar os resultados do processo ensino-aprendizagem, preparar instrumentos para registro do evento, registrar conteúdos e atividades ministrados, planejar as atividades periódicas da área, levantar o perfil cognitivo e social dos alunos, propor atividades visando a prevenção do uso das drogas e de doenças sexualmente transmissíveis (dst), comunicar-se com diferentes faixas etárias, aplicar instrumentos de autoavaliação do aluno, estabelecer cronograma de atividades, trocar experiências com os pares e especialistas, atuar em assembleias escolares e conselhos de escola, divulgar os eventos da escola, criar material didático, corrigir trabalhos dos alunos, listar fontes de pesquisa para o aluno, relacionar os conteúdos aos temas transversais, orientar o aluno para atitudes de convívio social, instruir os alunos para participar dos eventos, dialogar com os alunos, preparar o cronograma dos eventos, acompanhar reuniões de conselho de classe e série, integrar propostas pedagógicas pessoais ao projeto da escola, avaliar o aproveitamento dos alunos nos eventos, amoldar o projeto pedagógico ao espaço físico e vice-versa, propor atividades diversas baseadas no mesmo tema, organizar palestras, opinar sobre propostas pedagógicas, trabalhar conceitos de família e cidadania, consultar legislação educacional, iniciar o aluno no processo de codificação e simbolização, sugerir objetivos gerais e específicos, sugerir projetos para a comunidade escolar, estabelecer conteúdos mínimos por série, proceder com ética e moral, expor os trabalhos dos alunos durante a aula, criar atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, definir estratégias de ensino, selecionar material didático, atuar em reuniões de professores, discutir o conteúdo científico com os alunos, atuar em reuniões periódicas de planejamento, discutir conceitos de religiosidade, orientar o aluno no processo de construção das noções de tempo e espaço, divulgar os trabalhos dos alunos, notificar os pais sobre a situação dos alunos, definir critérios de avaliação, manter vínculos afetivos com os alunos, produzir material didático, registrar aulas previstas e dadas, solicitar autorização dos pais para participação dos alunos nos eventos, determinar objetivo da aula, monitorar trabalhos em grupo, traçar os objetivos dos eventos, revisar conteúdos, divulgar a produção da escola na comunidade, conversar com os pais dos alunos, atuar em reuniões de pais, contatar instituições para viabilização de atividades, refletir sobre os aspectos qualitativos e quantitativos das avaliações, ajustar planejamento à classe, atualizar-se, apresentar capacidade de trabalho em equipe, exercer autoridade com critério, convencionar regras de convivência, relacionar conteúdos às diversidades pessoais e regionais dos alunos, definir temas transversais e interdisciplinares, fixar objetivos de avaliação, proceder com clareza, aplicar instrumentos diversos de avaliação, acompanhar as etapas do desenvolvimento cognitivo e social do aluno, propor trabalhos e atividades, solicitar autorização da direção da escola para realização do evento, explorar conteúdo de acordo com a maturidade e diversidade da turma, organizar visitas a espaços culturais, acompanhar trabalho diário do aluno, interagir com a comunidade escolar, apresentar relatórios às autoridades competentes, propor atividades de comunicação oral ao aluno, orientar o aluno no processo de construção da leitura e da escrita, estabelecer estratégias de avaliação, sugerir metodologias de ensino, expressar-se em vários níveis de linguagem, anotar ocorrências anômalas, caracterizar a demanda qualitativa e quantitativa dos alunos, analisar material didático e paradidático, orientar o aluno no processo de construção de conceitos matemáticos, registrar frequência dos alunos, acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor do aluno, orientar o aluno em atividades artísticas e corporais, estabelecer estratégicas de recuperação do aluno.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que ficou em 5.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) ficou em 9.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) 2025

O salário de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) mostrado aqui é resultado do levantamento de 46.899 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de nível superior do ensino fundamental (primeira a quarta séries) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor Dos Ciclos Iniciais (ensino Fundamental) CBO 231210 salário