O dissídio de Professor de Psicologia no Ensino Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232160 no cargo de Professor de Psicologia no Ensino Médio.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 12.561,27

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

22 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Canoas - RS

10 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Ensino Médio

14 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de psicologia no ensino médio Ministra aulas de psicologia no ensino médio, considerando teorias comportamentais, sociais e cognitivas nos processos de ensino e aprendizagem aplicadas no contexto educativo, articulando os saberes específicos da área com princípios didático-pedagógicos e metodológicos Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando.

Seleciona e elabora recursos didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de atividades institucionais, eventos da área, reuniões pedagógicas e administrativas Aplica estratégias de comunicação e providencia o registro de atividades desenvolvidas e de resultados do processo Atua conforme a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança, de qualidade e de conservação ambiental.

O que faz um Professor de Psicologia no Ensino Médio

O Professor de psicologia no ensino médio ministra aulas de psicologia no ensino médio, referentes às teorias comportamentais, sociais e cognitivas nos processos de ensino e aprendizagem, aplicadas no contexto educativo, articulando os saberes específicos da área com princípios didático-pedagógicos e metodológicos Planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas.

Define conteúdo programático de psicologia, situações de aprendizagem, articulando teoria e prática educativa, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona e elabora materiais e recursos didáticos.

Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com os contextos educacional, social, político, econômico e cultural, fatos atuais e o cotidiano dos alunos, tendo em vista aprendizagens significativas, apropriação de elementos argumentativos, desenvolvimento de raciocínio abstrato, reflexão crítica e compreensão da realidade e do comportamento humano.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento dos alunos, elaborando instrumentos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, razão e entendimento, validade e verdade, respeito à natureza, às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os homens.

Propõe temas e projetos interdisciplinares Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas.

Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a argumentação e a pesquisa com autonomia.

Estabelece rotinas e regras de conduta Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde.

Participa de ações e atividades institucionais, em cursos, programas de formação e atualização, conselhos escolares e de classe, grupos de estudos, eventos culturais, científicos, esportivos da escola Contribui na elaboração do projeto pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares Realiza pesquisas didático-pedagógicas e na área de psicologia, participa de cursos de formação continuada, aplica tecnologias educacionais, avalia e cria material e recursos didáticos impressos, audiovisuais e informatizados.

Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, com assertividade e objetividade Elabora documentos como planos de ensino, relatórios, requisição de materiais e de serviços, registros de ocorrências e de desempenho dos alunos, dentre outros.

Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde, de qualidade e de conservação ambiental Mantém o local de trabalho limpo e organizado Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.

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Funções do Professor de psicologia no ensino médio

O profissional Professor de Psicologia no Ensino Médio deve demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.

Atividades exercidas por um Professor de psicologia no ensino médio

Um Professor de psicologia no ensino médio deve preparar-se para concursos docentes, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, incentivar a capacidade criadora dos alunos, acompanhar processo de aprendizagem, refletir continuamente sobre a própria prática docente, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, estimular a continuidade da escolaridade, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, expressar-se com clareza, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, administrar conflitos, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, estimular a participação do aluno nas atividades.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Psicologia no Ensino Médio ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Psicologia no Ensino Médio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 7.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Psicologia no Ensino Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Psicologia no Ensino Médio ficou em 6.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2025

O salário de Professor de Psicologia no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 60 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Psicologia no Ensino Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Psicologia no Ensino Médio CBO 232160 salário