O dissídio de Professor de Medicina Veterinária 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234440 no cargo de Professor de Medicina Veterinária.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 10.412,02
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
52 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belo Horizonte - MG
R$ 6.288,79
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Vassouras - RJ
24 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Superior - Graduação
R$ 10.412,02
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação
99 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de medicina veterinária Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de doenças e lesões de animais, defesa sanitária animal, clínica veterinária, produção industrial, tecnologia e controle de qualidade de produtos de origem animal, entre outros da área de medicina veterinária do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Medicina Veterinária
O Professor de medicina veterinária planeja cursos na área de medicina veterinária, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático e experimentos.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de doenças e lesões de animais, defesa sanitária animal, clínica veterinária, produção industrial, tecnologia e controle de qualidade de produtos de origem animal, entre outros da área de medicina veterinária Coordena seminários e grupos de discussão e supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas especiais.
Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.
Estimula o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios, prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação.
Aplica avaliação Corrige provas e trabalhos acadêmicos.
Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da medicina veterinária, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos.
Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa.
Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados.
Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente.
Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de medicina veterinária, junto à comunidade Presta assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Participa da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas, fazendas relacionadas às universidades e biotérios.
Funções do Professor de medicina veterinária
O profissional Professor de Medicina Veterinária deve desenvolver pesquisas, participar da administração universitária, divulgar produção acadêmica, orientar alunos, realizar atividades de extensão, avaliar alunos, disciplinas e cursos, preparar aulas teóricas e práticas, ministrar atividades didáticas, comunicar-se, planejar cursos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de medicina veterinária
Um Professor de medicina veterinária deve desenvolver equipamentos e materiais, redigir boletins, definir carga horária, integrar direção de associações científicas e profissionais, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, estimular desenvolvimento de conduta ética, participar de eventos científicos, coordenar disciplinas, instruir alunos em técnicas especiais, supervisionar experimentos, propor convênios, implementar ações educativas e preventivas, coordenar seminários e grupos de discussão, interpretar mensagens orais (compreensão oral), selecionar conteúdo, compor apresentação final de publicações, identificar demanda de mercado, proferir palestras e conferências, integrar corpo editorial de revistas, elaborar pareceres diversos, adaptar equipamentos e materiais, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, coordenar eventos científicos, constituir corpo docente, supervisionar estágios curriculares, revisar avaliações, conceder entrevistas à mídia, coordenar missões científicas, registrar frequência de aluno, agir com senso crítico, gerenciar recursos das pesquisas, estabelecer intercâmbio científico, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, ministrar aulas práticas, difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade, estimular auto aprendizado, estimular realização de trabalhos em grupo, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, demonstrar capacidade de síntese, integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino, estimular atitude crítica, orientar elaboração de projetos e textos científicos, estabelecer número de vagas, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, preparar material didático, divulgar resultados de avaliação, orientar percurso acadêmico do aluno, executar consultoria ´ad hoc´, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, discutir avaliação com aluno, argumentar com clareza e consistência, definir bibliografia, definir políticas acadêmicas, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, prestar assessorias e consultorias, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, expressar-se oralmente, orientar execução de tarefas, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, demonstrar capacidade de análise, coletar dados, participar de comissões, selecionar metodologia de ensino, submeter textos para publicação, definir elenco de disciplinas, oferecer cursos, demonstrar capacidade de motivação, demonstrar criatividade, partilhar conhecimento, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, ministrar atividades de campo, registrar resultados de avaliações, coordenar implantação de cursos, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, definir critérios e calendário de avaliação, elaborar projetos, elaborar proposta de criação de curso, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise), prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, elaborar cronograma de atividades, identificar pré-requisitos, analisar processo de avaliação, agir com disciplina, estabelecer metodologia de pesquisa, trabalhar em grupo, participar de bancas de concursos, participar de órgãos colegiados, preparar apresentação de resultados, analisar dados, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, definir perfil de profissional de conclusão, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, instruir alunos na formação de atitudes, coordenar pesquisa, coordenar projetos institucionais, ter visão global, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, demonstrar capacidade de organização, liderar pessoas, propor alterações em estrutura curricular, preparar documentação científica, ministrar aulas expositivas, revisar literatura, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, chefiar departamento, presidir órgãos colegiados, esclarecer dúvidas, treinar equipe de pesquisa, definir objetivos de cursos, expressar-se por escrito, revisar textos, corrigir trabalhos acadêmicos, captar recursos materiais e financeiros, obter financiamento para publicação, elaborar ementas, interpretar mensagens escritas (compreensão escrita), constituir equipe de pesquisa, preparar avaliações, atualizar literatura.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Medicina Veterinária ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Medicina Veterinária e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que ficou em 6.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Medicina Veterinária em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Medicina Veterinária ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior 2025
O salário de Professor de Medicina Veterinária mostrado aqui é resultado do levantamento de 234 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Medicina Veterinária com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
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- Professor de Clínica Médica (ensino Superior)
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