O dissídio de Professor de Medicina Veterinária 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234440 no cargo de Professor de Medicina Veterinária.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 10.412,02
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
52 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belo Horizonte - MG
R$ 6.288,79
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Vassouras - RJ
24 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Educação Superior - Graduação
R$ 10.412,02
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação
99 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de medicina veterinária Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de doenças e lesões de animais, defesa sanitária animal, clínica veterinária, produção industrial, tecnologia e controle de qualidade de produtos de origem animal, entre outros da área de medicina veterinária do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.
Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Professor de Medicina Veterinária
O Professor de medicina veterinária planeja cursos na área de medicina veterinária, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.
Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.
Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.
Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático e experimentos.
Faz uso das tecnologias disponíveis.
Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de doenças e lesões de animais, defesa sanitária animal, clínica veterinária, produção industrial, tecnologia e controle de qualidade de produtos de origem animal, entre outros da área de medicina veterinária Coordena seminários e grupos de discussão e supervisiona estágios curriculares.
Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas especiais.
Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em unidades clínicas, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.
Estimula o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios, prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação.
Aplica avaliação Corrige provas e trabalhos acadêmicos.
Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira da medicina veterinária, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos.
Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa.
Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados.
Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente.
Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de medicina veterinária, junto à comunidade Presta assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Participa da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas, fazendas relacionadas às universidades e biotérios.
Funções do Professor de medicina veterinária
O profissional Professor de Medicina Veterinária deve divulgar produção acadêmica, orientar alunos, planejar cursos, demonstrar competências pessoais, preparar aulas teóricas e práticas, realizar atividades de extensão, ministrar atividades didáticas, avaliar alunos, disciplinas e cursos, participar da administração universitária, desenvolver pesquisas, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Atividades exercidas por um Professor de medicina veterinária
Um Professor de medicina veterinária deve participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, treinar equipe de pesquisa, atualizar literatura, demonstrar capacidade de análise, corrigir trabalhos acadêmicos, elaborar ementas, preparar documentação científica, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, definir carga horária, propor convênios, demonstrar capacidade de organização, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, propor alterações em estrutura curricular, coordenar implantação de cursos, gerenciar recursos das pesquisas, obter financiamento para publicação, estabelecer intercâmbio científico, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, preparar apresentação de resultados, identificar pré-requisitos, coordenar projetos institucionais, participar de bancas de concursos, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, analisar processo de avaliação, captar recursos materiais e financeiros, proferir palestras e conferências, identificar demanda de mercado, elaborar proposta de criação de curso, revisar avaliações, supervisionar experimentos, demonstrar capacidade de motivação, executar consultoria ´ad hoc´, ministrar aulas práticas, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, definir objetivos de cursos, elaborar projetos, demonstrar capacidade de síntese, participar de órgãos colegiados, integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino, selecionar conteúdo, estimular atitude crítica, participar de comissões, demonstrar criatividade, coordenar disciplinas, compor apresentação final de publicações, revisar literatura, constituir equipe de pesquisa, preparar material didático, registrar resultados de avaliações, redigir boletins, agir com disciplina, estimular realização de trabalhos em grupo, discutir avaliação com aluno, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, ministrar atividades de campo, definir elenco de disciplinas, presidir órgãos colegiados, adaptar equipamentos e materiais, definir critérios e calendário de avaliação, esclarecer dúvidas, constituir corpo docente, coordenar pesquisa, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, coordenar eventos científicos, interpretar mensagens escritas (compreensão escrita), supervisionar estágios curriculares, definir bibliografia, selecionar metodologia de ensino, chefiar departamento, orientar execução de tarefas, expressar-se por escrito, definir políticas acadêmicas, registrar frequência de aluno, coordenar missões científicas, agir com senso crítico, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, revisar textos, elaborar pareceres diversos, participar de eventos científicos, estabelecer metodologia de pesquisa, integrar direção de associações científicas e profissionais, analisar dados, argumentar com clareza e consistência, orientar elaboração de projetos e textos científicos, estimular auto aprendizado, estimular desenvolvimento de conduta ética, desenvolver equipamentos e materiais, coletar dados, integrar corpo editorial de revistas, divulgar resultados de avaliação, instruir alunos na formação de atitudes, implementar ações educativas e preventivas, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, orientar percurso acadêmico do aluno, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise), trabalhar em grupo, conceder entrevistas à mídia, instruir alunos em técnicas especiais, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, expressar-se oralmente, prestar assessorias e consultorias, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, elaborar cronograma de atividades, coordenar seminários e grupos de discussão, difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade, ter visão global, interpretar mensagens orais (compreensão oral), preparar avaliações, partilhar conhecimento, oferecer cursos, ministrar aulas expositivas, liderar pessoas, prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária, estabelecer número de vagas, definir perfil de profissional de conclusão, submeter textos para publicação, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Medicina Veterinária ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Medicina Veterinária e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que ficou em 7.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Medicina Veterinária em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Medicina Veterinária ficou em 4.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior 2025
O salário de Professor de Medicina Veterinária mostrado aqui é resultado do levantamento de 234 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Medicina Veterinária com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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