O dissídio de Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 234405 no cargo de Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 8.303,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

151 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Luís - MA

R$ 6.493,83

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

82 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Superior - Graduação

R$ 6.879,27

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação

182 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor de ciências biológicas do ensino superior Planeja cursos, prepara e ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades de ensino, realiza orientação e avaliação de alunos, bem como avaliação de disciplinas e cursos, sobre temas de biologia celular, genética e biotecnologia, botânica, ecologia e biodiversidade, ambiente e saúde, entre outros da área de ciências biológicas do ensino superior Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica e de extensão Participa da administração universitária Cumpre legislação do ensino superior, normas técnicas e normas regulamentadoras de higiene, saúde, segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior

O Professor de ciências biológicas do ensino superior planeja cursos na área de ciências biológicas, utilizando conhecimentos e técnicas de planejamento curricular, seguindo normas da educação, levando em conta problemas, tendências e inovações, a fim de atender demandas relacionadas ao ensino superior Define perfil profissional de conclusão e estabelece os objetivos dos cursos em função desses indicadores.

Define organização curricular e elabora ementas de disciplinas, identificando pré-requisitos e definindo cargas horárias.

Elabora propostas de criação de cursos e as defende em instâncias pertinentes Coordena implantação de cursos.

Prepara aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, elaborando cronograma de atividades, selecionando conteúdos formativos e definindo metodologias de ensino Prepara material didático e experimentos.

Faz uso das tecnologias disponíveis.

Ministra aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades do ensino superior, sobre temas de biologia celular, genética e biotecnologia, botânica, ecologia e biodiversidade, ambiente e saúde, entre outros da área de ciências biológicas Coordena seminários e grupos de discussão e supervisiona estágios curriculares.

Instrui alunos para a formação de atitudes e para a aprendizagem de técnicas especiais.

Orienta alunos em percurso acadêmico, em execução de tarefas acadêmicas, em procedimentos de metodologia científica, em elaboração de projetos e textos científicos, em atividades de estágios, pesquisas e monitorias, entre outras Orienta sobre utilização de fontes de pesquisa e sobre utilização de equipamentos e materiais Supervisiona o trabalho de alunos em campo, laboratórios e outros cenários de atividades práticas.

Estimula a realização de trabalhos em grupo, o desenvolvimento de conduta ética, a atitude crítica e a autoaprendizagem Realiza avaliação de alunos, de disciplinas e de cursos, utilizando instrumentos específicos e com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais de avaliação Define critérios e calendários de avaliação.

Prepara itens de teste, provas e outros instrumentos de avaliação Aplica avaliação.

Corrige provas e trabalhos acadêmicos Divulga resultados e discute avaliações com alunos Analisa o processo de avaliação, gerando indicadores para o aperfeiçoamento permanente de disciplinas e cursos.

Participa de bancas de seleção, qualificação e titulação Planeja, prepara e realiza atividades de pesquisa e desenvolvimento, inclusive em áreas avançadas ou de fronteira das ciências biológicas, bem como analisa e divulga os resultados dos trabalhos Revisa literatura, elabora projetos e estabelece metodologia de pesquisa.

Capta recursos, constitui e treina equipe Coordena o processo de pesquisa Gerencia recursos, supervisiona experimentos e coleta dados.

Desenvolve e adapta equipamentos e materiais Analisa dados e prepara apresentação de resultados de processos de pesquisa e desenvolvimento Coordena e participa de eventos científicos Estabelece intercâmbios e coordena missões científicas Realiza atividades de divulgação da produção acadêmica, redigindo textos didáticos, científicos e técnicos, bem como relatórios técnicos, científicos e boletins, preparando documentação científica, produzindo materiais iconográficos e ilustrativos e revisando textos.

Profere palestras e conferências e concede entrevistas para meios de comunicação Realiza atividades de extensão, ofertando e ministrando cursos, prestando assessorias e consultorias, organizando campanhas e programas de saúde e meio ambiente Difunde métodos, técnicas e produtos relacionados à área de ciências biológicas, junto à comunidade Participa da administração universitária, colaborando na definição de políticas acadêmicas, participando de comissões e órgãos colegiados, coordenando projetos institucionais e chefiando departamentos Executa curadoria de coleções Participa da administração de museus e biotérios.

Funções do Professor de ciências biológicas do ensino superior

O profissional Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior deve divulgar produção acadêmica, comunicar-se, participar da administração universitária, ministrar atividades didáticas, realizar atividades de extensão, desenvolver pesquisas, orientar alunos, preparar aulas teóricas e práticas, planejar cursos, avaliar alunos, disciplinas e cursos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior os cargos dessa família CBO exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.

Atividades exercidas por um Professor de ciências biológicas do ensino superior

Um Professor de ciências biológicas do ensino superior deve captar recursos materiais e financeiros, divulgar resultados de avaliação, implementar ações educativas e preventivas, expressar-se oralmente, ministrar atividades de campo, identificar demanda de mercado, preparar material didático, proferir palestras e conferências, agir com senso crítico, estimular atitude crítica, coordenar missões científicas, participar de órgãos colegiados, definir carga horária, discutir avaliação com aluno, registrar resultados de avaliações, prestar assessorias e consultorias, participar de eventos científicos, supervisionar estágios curriculares, integrar corpo editorial de revistas, interpretar mensagens orais (compreensão oral), constituir equipe de pesquisa, orientar alunos em procedimentos de metodologia científica, definir critérios e calendário de avaliação, coordenar implantação de cursos, coordenar disciplinas, coletar dados, gerenciar recursos das pesquisas, instruir alunos na formação de atitudes, participar de comissões, preparar apresentação de resultados, preparar documentação científica, orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias, orientar sobre utilização de fontes de pesquisa, esclarecer dúvidas, preparar avaliações, elaborar projetos, integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino, ministrar aulas práticas, corrigir trabalhos acadêmicos, coordenar eventos científicos, selecionar conteúdo, demonstrar capacidade de análise, orientar sobre utilização de equipamentos e materiais, agir com disciplina, desenvolver equipamentos e materiais, expressar-se por escrito, liderar pessoas, estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, demonstrar criatividade, orientar execução de tarefas, conceder entrevistas à mídia, atualizar literatura, estabelecer metodologia de pesquisa, partilhar conhecimento, chefiar departamento, integrar direção de associações científicas e profissionais, instruir alunos em técnicas especiais, definir perfil de profissional de conclusão, estabelecer intercâmbio científico, propor convênios, ministrar aulas expositivas, analisar processo de avaliação, constituir corpo docente, integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias, orientar percurso acadêmico do aluno, participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise), coordenar pesquisa, redigir textos didáticos, científicos e técnicos, definir objetivos de cursos, ter visão global, demonstrar capacidade de organização, analisar dados, selecionar metodologia de ensino, organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente, definir bibliografia, registrar frequência de aluno, oferecer cursos, defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes, adaptar equipamentos e materiais, elaborar cronograma de atividades, elaborar ementas, participar de bancas de seleção, qualificação e titulação, revisar textos, propor alterações em estrutura curricular, elaborar pareceres diversos, redigir relatórios técnicos, científicos e boletins, supervisionar experimentos, executar consultoria ´ad hoc´, coordenar seminários e grupos de discussão, exercer curadoria de coleções, compor apresentação final de publicações, estimular auto aprendizado, submeter textos para publicação, elaborar relatórios acadêmico-administrativos, treinar equipe de pesquisa, participar de bancas de concursos, presidir órgãos colegiados, estabelecer número de vagas, definir elenco de disciplinas, produzir materiais iconográficos e ilustrativos, estimular desenvolvimento de conduta ética, demonstrar capacidade de síntese, orientar elaboração de projetos e textos científicos, revisar avaliações, interpretar mensagens escritas (compreensão escrita), definir políticas acadêmicas, argumentar com clareza e consistência, revisar literatura, obter financiamento para publicação, ensinar métodos e técnicas de pesquisa, trabalhar em grupo, coordenar laboratórios de ensino e pesquisa, coordenar projetos institucionais, estimular realização de trabalhos em grupo, demonstrar capacidade de motivação, providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa, elaborar proposta de criação de curso, participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros, identificar pré-requisitos, difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade, redigir boletins.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior ficou em 7.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que ficou em 7.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior ficou em 7.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior 2025

O salário de Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior mostrado aqui é resultado do levantamento de 469 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Professor de Ciências Biológicas do Ensino Superior CBO 234405 salário