O dissídio de Professor de Geografia no Ensino Médio 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 232135 no cargo de Professor de Geografia no Ensino Médio.
Estado com maior salário médio
Maranhão
R$ 8.086,77
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
417 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 5.395,70
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
179 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Ensino Médio
R$ 5.745,06
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Ensino Fundamental
518 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Professor de geografia no ensino médio Ministra aulas de geografia no ensino médio, considerando conhecimentos e conceitos referentes a espaços geográficos, nas dimensões de território, lugar, paisagem e região e sua interação com fatores naturais, sociais, econômicos e políticos Responsabiliza-se pela formação dos alunos, planeja situações de ensino e aprendizagem, integradas ao projeto educacional, avalia as atividades e o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo do educando.
Prepara aulas, seleciona e elabora recursos e didáticos, organiza atividades escolares, pesquisa práticas e metodologias de ensino e aprendizagem, participa de reuniões pedagógicas e administrativas Registra informações das atividades desenvolvidas Propõe atividades extraclasse.
Atua de acordo com a legislação educacional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade
O que faz um Professor de Geografia no Ensino Médio
O Professor de geografia no ensino médio planeja a prática pedagógica, identificando necessidades e potencialidades individuais e coletivas Define conteúdo programático de geografia, situações de aprendizagem, estratégias de ensino e de avaliação, seleciona e elabora recursos didáticos.
Define atividades extraclasse, projetos integradores e propõe ações para atendimento a alunos que requerem atenção especial.
Ministra aulas de geografia no ensino médio, de acordo com legislação e diretrizes educacionais Estabelece metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática.
Estimula debates em classe para desenvolver atitudes e valores Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas, estabelecendo relações com fatos sociais, políticos e históricos e o cotidiano dos alunos, tendo em vista compreender o significado de território e fronteiras, considerando ocupação espacial e temporal.
Promove a educação dos alunos, responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos de geografia, conceitos, procedimentos e atitudes referentes a espaços geográficos, nas dimensões de território, lugar, paisagem e região e sua interação com fatores naturais, sociais, culturais, econômicos e políticos, e as relações de tempo e espaço que envolvem os fenômenos geográficos, na perspectiva em que o mundo é compreensível, explicável e passível de transformações.
Propõe atividades para que o aluno compreenda e analise a ocupação humana e a produção no espaço em diferentes tempos, aplicando princípios de origem e constituição de espaços e territórios, considerando localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, que contribuem para o raciocínio geográfico Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, respeito à natureza e às diversidades, às diferenças sociais e culturais entre os povos.
Propõe temas e projetos interdisciplinares.
Orienta os alunos para o desenvolvimento de atitudes de convívio social e de atendimento a normas internas e externas Cria atividades de reforço, revisa conteúdos, orienta alunos sobre estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a pesquisa com autonomia Avalia o processo de ensino e aprendizagem, verificando o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo dos alunos, definindo critérios, aplicando estratégias de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica e de observação individual e coletiva, projetos integradores e situações-problema.
Analisa o resultado das avaliações e define estratégias para recuperação da aprendizagem Estabelece regras de conduta e rotinas Implementa atividades para incentivar a convivência e interação social e suscitar a conscientização sobre direitos e deveres dos cidadãos.
Intervém em situações de conflito no grupo, orienta sobre ações de segurança, higiene, hábitos de saúde Participa de reuniões, contribui na elaboração do Projeto Pedagógico, propondo metodologias de ensino e de avaliação, temas transversais e interdisciplinares.
Organiza atividades extraclasse educativas, culturais e sociais, e acompanha eventos em espaços extraescolares, como eventos cívicos e culturais, visitas, exposições, palestras, observatórios espaciais Realiza pesquisas didático-pedagógicas, participa de cursos de especialização, aplica tecnologias educacionais, analisa e cria material e recursos didáticos, impressos, audiovisuais e informatizados Elabora documentos como diário de classe, planos escolares, registros de frequência e de aproveitamento, relatórios.
Aplica técnicas e estratégias de comunicação oral e escrita, verbal e não verbal, comunicando-se com assertividade, objetividade e imparcialidade Atua conforme a legislação e as diretrizes da unidade, segue normas e procedimentos de segurança e saúde no trabalho, ambientais e de qualidade Mantém o local de trabalho limpo e organizado.
Cumpre prazos e zela pela fidedignidade de informações.
Funções do Professor de geografia no ensino médio
O profissional Professor de Geografia no Ensino Médio deve comunicar-se, planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, preparar aulas, avaliar o processo de ensino e aprendizagem, participar de atividades institucionais, acompanhar a produção da Área educacional e cultural, ensinar, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Professores do ensino médio trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de adolescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais. Atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual, municipal, da rede privada e ONG. Trabalham em zonas urbanas, como estatutários ou empregados registrados em carteira. Desenvolvem suas atividades de forma individual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade de ensino. Em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso, à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, conforme a área de atuação. Na rede pública de ensino, requer-se concurso público.
Atividades exercidas por um Professor de geografia no ensino médio
Um Professor de geografia no ensino médio deve solicitar atendimento dos profissionais especializados em orientação educacional e pedagógica, definir objetivos para a área de conhecimento, diagnosticar conhecimento e habilidades prévias dos alunos, rever procedimentos e estratégias de ensino com base nos resultados, informar o aluno sobre a relevância do conhecimento para o desenvolvimento humano, compor conselhos de classes e escolares deliberativos, atuar nas associações sindicais e acadêmicas, definir o calendário, requisitar material pedagógico, demandar da escola condições de acesso às publicações de interesse docente, refletir continuamente sobre a própria prática docente, aplicar instrumentos de avaliação, manter registros atualizados sobre o desenvolvimento dos alunos, definir conteúdos e atividades interdisciplinares, avaliar o desenvolvimento dos alunos através de registros específicos, reunir-se com pais, mães ou responsáveis pelos alunos, informar-se sobre a produção científica, cultural, artística, filosófica, zelar por uma postura ética na ação pedagógica, desenvolver atividades para raciocínio abstrato e reflexão crítica dos alunos, solicitar manutenção de materiais, equipamentos e salas, dominar os conhecimentos da área específica e da área pedagógica, respeitar as diferenças culturais, econômicas e sociais da comunidade escolar, comunicar resultados das avaliações dos alunos, adequar o conteúdo programático ao tempo de aula disponível, concorrer em certames literários, científicos e esportivos, organizar eventos e estudos culturais, científicos, esportivos e filosóficos, influir na definição dos planos de carreira, produzir material didático e pedagógico de acordo com a proposta pedagógica da escola, analisar a adequação do material didático ao projeto pedagógico, estruturar a transmissão do conhecimento, estimular a continuidade da escolaridade, eleger estratégias, metodologias e abordagens de ensino, informar-se sobre as tendências relativas ao ensino do campo específico de conhecimento, desenvolver atividades para estabelecimento de relações entre conteúdos e práticas, selecionar textos e bibliografia da aula, manter um ambiente que possibilite o aprendizado na sala de aula, desenvolver atividades para compreensão política dos problemas da sociedade, medir o conhecimento específico, acompanhar processo de aprendizagem, coletar diferentes recursos didáticos para a aula, informar-se sobre exigências e necessidades da sociedade relacionadas com áreas de conhecimento, reunir-se com os pares da disciplina e da área para discussões de questões pedagógicas, assumir cargos de coordenação, representação, direção, preencher diários de classe: frequência, conteúdos e avaliação, elaborar instrumentos de avaliação, pesquisar sobre o conteúdo a ser trabalhado em cada aula, desenvolver atividades para inserção nas linguagens específicas e códigos de cada disciplina, preparar-se para concursos docentes, tomar parte em eventos culturais, científicos , esportivos e filosóficos da escola, realizar o retorno contínuo das atividades desenvolvidas para os alunos, discutir os sistemas de avaliação utilizados na escola, solicitar verbas e pessoal para a realização de eventos na escola, levantar bibliografia de material didático e pedagógico, administrar conflitos, ministrar aulas teóricas e práticas, incentivar a capacidade criadora dos alunos, expressar-se com clareza, corrigir provas, trabalhos e outros instrumentos de avaliação, levantar necessidades e interesses do aluno quanto ao material didático, desenvolver atividades relacionadas à produção científica, filosófica e artística contemporânea, propor a aquisição e manutenção de equipamentos e instalações, discutir a prática docente em reuniões pedagógicas, orientar alunos para participação em concursos literários, científicos, artísticos e esportivos, atualizar-se no uso de novas tecnologias de informação, discriminar especificações do material didático e pedagógico para aquisição, relacionar-se com a comunidade escolar, estabelecer empatia com os alunos, redigir relatórios de atividades docentes e discentes, selecionar material didático e pedagógico a ser trabalhado na aula, manter linhas de comunicação com os órgãos dirigentes, comentar os resultados das avaliações com os alunos, zelar pela manutenção das conquistas e direitos do professor, tomar parte nas atividades de formação de professores realizadas pela escola, sensibilizar os alunos para a importância do conteúdo para o desenvolvimento humano, solicitar apoio dos pais na resolução de questões de aprendizagem dos alunos, dialogar com os alunos, atentar para reações dos alunos na sala, solicitar participação dos pais nos eventos da escola, encaminhar memorandos para a direção e para a coordenação, indicar os avanços da aprendizagem, transformar os resultados das avaliações em estímulo ao avanço da aprendizagem, estimular a participação do aluno nas atividades, intervir na definição de orçamentos municipais, estaduais e federais com relação à educação, instrumentalizar os alunos para as atividades de estudo, diagnosticar os problemas do processo de aprendizagem, informar aos pares sobre os encaminhamentos sindicais e assuntos de interesse da categoria docente, desenvolver atividades para a produção do conhecimento pelos alunos, frequentar teatro, cinema, exposições e bibliotecas, influir na decisão da aquisição de material didático, estimular o aluno para a aprendizagem contínua, demandar das instâncias competentes as condições para atualização do professor nas novas tecnologias, estimular as vocações profissionais através do conteúdo das disciplinas, conceber o projeto pedagógico da escola, apropriar o conteúdo aos objetivos pré-definidos e ao conhecimento prévio do aluno, ler jornais, revistas, periódicos e livros, desenvolver as percepções estética, ética e política nos alunos, selecionar informações científicas, filosóficas e culturais divulgadas pela mídia para análise em aula, indicar compra de material didático e pedagógico, adequar o planejamento às aulas, frequentar cursos de atualização na disciplina ou áreas afins, solicitar serviços de apoio técnico e legal para o exercício da profissão docente, transpor o conhecimento para as situações de ensino e aprendizagem, sondar a situação socioeconômica e cultural dos alunos, intervir na definição dos orçamentos da escola, escolher material didático e pedagógico, integrar grupos de estudos interdisciplinares, examinar os parâmetros curriculares nacionais para a definição da proposta pedagógica da escola, determinar temas e conteúdos da disciplina, discutir questões pedagógicas com os pares, atender pais e alunos, ajustar a proposta da disciplina à proposta da escola, tomar conhecimento da proposta pedagógica da escola e da disciplina, interagir com os alunos, modificar estratégias durante a aula para maior aprendizagem, garantir o desenvolvimento do conteúdo das disciplinas, contribuir para o estabelecimento de relações democráticas na escola, adequar material pedagógico aos objetivos da aula, subsidiar os alunos para autoavaliação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Professor de Geografia no Ensino Médio ficou em 3.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Professor de Geografia no Ensino Médio e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores do ensino médio que ficou em 3.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Professor de Geografia no Ensino Médio em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Professor de Geografia no Ensino Médio ficou em 9.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores do ensino médio 2025
O salário de Professor de Geografia no Ensino Médio mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.220 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores do ensino médio que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Professor de Geografia no Ensino Médio com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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